Todo material produzido pelo marketing precisa passar por uma reunião de briefing. Em alguns casos, até muitas reuniões.

E estar preparado para todos os tipos de reunião de briefing é fundamental para conseguir trabalhar bem e entregar um resultado final que agrade todo mundo e tenha boa performance. 

Quando falamos de briefing em si, estamos adentrando um mundo mais diverso, pois esse conceito pode ser aplicado em várias áreas – aqui, vamos focar na produção publicitária, com foco na criação de materiais e estratégias para geração de leads

Pensando nisso, antes de mostrar a você como fazer sua reunião de briefing, bora conhecer mais sobre o conceito e tudo que você pode explorar com ele 👇

O que é um Briefing? 

O que é um Briefing? 

O briefing é um documento que compila diversas informações importantes sobre um projeto.

Dentre elas podemos citar missão, metas, desafios, público-alvo, custos, direcionamento criativo, entre outros detalhes importantes que compõem o processo.

Ele é a primeira etapa do processo de produção de um material.

É por meio do briefing que há um alinhamento entre desejos e necessidades de quem solicita com o que quem executa consegue entregar.

Dito isso, esse conceito também pode ser dividido em dois grupos:

  • Briefing com o cliente – o “cliente” nesse caso é quem está solicitando um material. No caso de agências, alguns trabalhadores chave participam da reunião para entender o que vai ser preciso fazer e como. No caso de departamentos internos de marketing também é a mesma coisa. 
  • Briefing com quem vai executar – depois desse primeiro momento, quem estava na reunião com o cliente volta para a agência ou departamento de marketing e repassa todas as informações para a equipe de marketing digital que vai participar do projeto.
🔎Leia também: Marketing digital para iniciantes: 15 dicas e 6 ferramentas

Quais são os Tipos de Briefings

Quais são os tipos de briefings

Acima te mostrei as duas principais categorias da reunião de briefing – com quem está solicitando e com quem vai executar. 

Em alguns casos essas reuniões também vão ser um pouco diferentes.

É comum que o solicitante faça a reunião diretamente com quem vai executar, com a mediação de um gestor de projetos, por exemplo. 

Expandimos um pouco mais sobre isso agora, mostrando os tipos de briefing por reunião e formato da peça.

Saiba mais: 

Briefings com o cliente

Nesse tipo de briefing, ao falar “cliente” estamos nos referindo à pessoa que solicitou o trabalho

No caso de uma agência de publicidade e marketing, realmente vai ser um cliente, mas também pode ser um chefe de um departamento solicitando o trabalho de uma equipe em uma mesma empresa

Briefings com um departamento

Nos briefings com um departamento estamos tratando da necessidade de passar as informações para a equipe após coletá-las.

É muito comum o briefing realizado com o cliente ser o suficiente para fazer uma reunião com sua equipe e explicar as necessidades e quais serão as próximas ações.

Briefing com só um profissional

Como o próprio nome já diz, você vai fazer uma reunião de briefing com apenas uma pessoa.

Nesse tipo de briefing também pode ser usado o briefing já feito com o cliente, aproveitando as informações e focando nas explicações.

Briefings de acordo com a necessidade

Por fim, temos aqui os briefings mais específicos, ou seja, aqueles produzidos seguindo a necessidade do projeto.

Assim que todas as informações foram coletadas no briefing com o cliente, podemos ter que dividir cada dado para um tipo de material ou objetivo, como:

  • Briefing para criação de site;
  • Briefing de design;
  • Briefing para criação de campanha de marketing;
  • Briefing para blogs e posts nas redes sociais.
🔎Leia também: 6 Exemplos de Briefing para Download Grátis

5 Passos Simples para fazer uma Reunião de Briefing

5 passos simples para fazer uma reunião de briefing

Agora que você já sabe os principais tipos de briefing que podem chegar no seu dia a dia de trabalho, vamos aprender como, em apenas 5 passos, você pode fazer uma reunião de briefing para qualquer tipo de material.

Confira:

Captar o máximo de informações

Informação é poder, certo?

Por isso, não desperdice nenhuma oportunidade de captar o máximo de dados que conseguir. 

Lembre-se que essas informações que vão compor o seu briefing e orientar todas as suas ações no processo.

🔎Leia também: [Modelo grátis] Como fazer proposta de marketing digital?

Formalizá-las e compartilhá-las

Após coletar todas as informações, chegou o momento de organizá-las e formalizá-las, para em seguida compartilhar com a equipe responsável pelos próximos passos.

Para que tudo esteja organizado, junte os dados em um documento de forma objetiva, mas que passe as instruções necessárias.

🔎Leia também: [2023] Tabela de Preços para Marketing Digital

Discuti-las com a equipe (briefing da equipe)

Você não precisa seguir 100% a risca tudo o que está no briefing, nem tudo que está no documento será realmente colocado em prática.

Lembre-se de priorizar as ações e discutir com a sua equipe quais são as melhores ações a serem tomadas.

🔎Leia também: Como Fazer um Plano de Ação para os Clientes da sua Agência? Especialistas Respondem

Validar com supervisores

Ter alguém que revise e valide suas ações sempre é um ponto essencial para que tudo dê certo no final.

Por isso, já coloque em sua rotina a validação de um supervisor que poderá analisar seu briefing e realmente trazer aquele “olhar de fora” que vai gerar ainda mais novos insights.

🔎 Leia também: Marketing de conteúdo em 2023 - o que muda e boas estratégias

Apresentar o pitch e executar o job

Muitas agências ou departamentos de marketing só começam a realmente executar o material combinado depois que tudo está alinhado. 

As reuniões anteriores são para iniciar o processo de conceituação do material.

Normalmente, uma última etapa é necessária junto ao solicitante para que ele aprove a ideia. 

É nessa hora que você precisa vender seu peixe!

Se você ainda não sabe muito bem como construir seu pitch, saiba que a Leadster já tem um material que pode te ajudar. 

Nele falamos muito sobre o pitch de vendas, e os pontos que abordamos podem ser facilmente transmitidos para a apresentação de uma campanha.

➡️ Leia mais:  Pitch de Vendas: 8 Dicas para Criar um Discurso que Vende!

Modelo de Briefing de Marketing Pronto

Modelo de briefing de marketing pronto

Perfeito, agora você sabe como fazer uma reunião de briefing em apenas 5 passos!

Mas que tal a gente ir um pouco além?

Temos modelos de briefing prontos e gratuitos te esperando.

Baixando esse material você vai ter acesso a:

  • Briefing geral para campanha de marketing;
  • Briefing para posts de mídias sociais;
  • Briefing para criação de site;
  • Briefing para criação de logo;
  • Briefing para materiais ricos;
  • Briefing para blog posts.

Todos esses briefings são muito importantes para a boa execução dos seus materiais.

Baixe agora que a gente continua essa conversa por lá, beleza? 

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Categorias: Marketing digital

Beatriz Testa

Redatora na Leadster e jornalista em formação. Há 2 anos trabalhando com SEO, Marketing de Conteúdo, Hard News e muito mais!

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