Sumário
Criar um chatbot do WhatsApp pode ser fácil ou difícil dependendo da rota que você escolhe para fazer esse trabalho.
É isso o que nós vamos ver ao longo desse texto. Mas antes, precisamos tirar um momento para conversar sobre a importância de dar esse passo extra no atendimento e na geração de leads do seu negócio.
Trabalhar com um chatbot do WhatsApp traz algumas vantagens. A mais importante de todas, porém, é alinhar a sua mensagem com o seu posicionamento.
O marketing digital exige esses dois elementos para te trazer sucesso. A criatividade e a efetividade da sua mensagem precisa ser complementada com onde e quando você aparece para os seus clientes e futuros clientes.
É isso o que o chatbot para o WhatsApp te proporciona: a possibilidade de estar sempre próximo de quem vai comprar com você. E claro — a facilidade desse processo que seria muito complexo e custoso sem a ajuda dos chatbots.
Bom, já começamos o texto carregados com bastante informação, né? 😅 Então já vamos logo conversar sobre isso porque hoje o assunto é esse: como criar um chatbot do WhatsApp? Veja um tutorial e algumas dicas de melhores práticas.
Ah, e tem exemplos de mensagens também no finalzinho do texto. Começando:
O que é o Chatbot do WhatsApp?
Um chatbot do WhatsApp é exatamente o que seu nome diz: um robô que conversa com seus clientes, leads, clientes em potencial etc.
O funcionamento do chatbot do WhatsApp, porém, não é completamente controlado por um robô. Na verdade, só a entrega das mensagens é feita automaticamente: a criação da estratégia e a redação das mensagens ainda é feita por pessoas.
Mas, como você vai ver ao longo do texto, isso está mudando pouco a pouco. Cito até alguns exemplos mais pra frente de plataformas que criam o chatbot do WhatsApp e ainda usam Inteligência Artificial para respostas automáticas.
O chatbot do WhatsApp tem várias funcionalidades e vantagens. Todas elas relacionadas principalmente com o posicionamento da sua empresa e uma maior organização nas suas listas de clientes e de leads.
Vamos conversar mais em detalhes sobre esses pontos agora. Vem comigo:
Quais as vantagens de criar um chatbot do WhatsApp?
A maior vantagem de todas é com certeza se adequar ao nível do mercado atual.
Veja, tudo está sempre mudando, mas hoje essa mudança acontece muito mais rápido do que há algumas décadas atrás.
Assim que o WhatsApp surgiu, já tinham empresas trabalhando atendimento pela plataforma de algum jeito.
E agora, com a disponibilidade do chatbot no WhatsApp, já existem milhares fazendo seus atendimentos e prospecção de vendas por essa rota.
Então, ter um chatbot no WhatsApp traz muitas vantagens, mas a maior delas é a sua adequação aos tempos, que já mudaram há algum tempo.
Você não quer ser aquela empresa que só atende pelo telefone. E você também não quer ser aquela empresa que não responde no WhatsApp na hora por falta de funcionários.
O chatbot do WhatsApp resolve esses dois problemas. E agora conversamos um pouco mais sobre como exatamente:
Disponibilidade total
O chatbot do WhatsApp não tem dias de folga. Ele também não tem horário de trabalho, não tira férias, não almoça e nem precisa sair para resolver algum problema.
Com ele, você tem total disponibilidade no atendimento dos seus clientes e na sua prospecção outbound.
👩🏫 Dever de casa: Outbound Marketing: O Que é e Quando a Estratégia é a Melhor Opção
Esse é um ponto muito importante porque o conceito dos chatbots é exatamente esse: você estar disponível sempre, para qualquer pessoa, em qualquer horário.
E esse também é um dos motivos que muitos pequenos negócios citam para não ter um atendimento via WhatsApp: se for pra funcionar só quando tiver gente na empresa, então é melhor disponibilizar um telefone com um dos trabalhadores, certo?
O chatbot do WhatsApp resolve esses dois problemas. E ainda mais alguns, olha só:
Escalabilidade sem gastar demais
E se essa estratégia nova, de atendimento direto pelo WhatsApp, estiver fazendo tanto sucesso que você quer expandi-la e torná-la ainda mais abrangente?
Se você estivesse só com colaboradores atendendo o telefone ou conversando no WhatsApp o dia inteiro, essa expansão seria difícil e cara.
E esse é o desafio da inovação, não é? Para que algo funcione dentro da empresa, seu crescimento não pode atingir níveis críticos assim e causar impactos nas suas rotinas.
O chatbot do WhatsApp já chega com todo seu potencial pronto para ser usado. Você pode atender 1 cliente ou 1.000 no primeiro dia: ele funciona da mesma forma.
Todo mundo usa
Esse é o ponto mais importante, e o que a gente estava conversando no início desse tópico também: todo mundo está no WhatsApp.
Todos os seus clientes usam a plataforma e não vão pensar duas vezes antes de tentar conversar com você por lá. Aliás, muitos vão desistir se não conseguirem entrar em contato.
Essa é uma estratégia de posicionamento. Você precisa estar onde as pessoas estão pra conseguir vender.
Olha só: se no final dos anos 70 já existisse internet, com certeza já teria um texto te falando sobre a necessidade de migrar para o atendimento por telefone, porque todo mundo usa.
Nos anos 80, teriam vários textos te ensinando como fazer essa transição. Mas nos anos 90, os textos estariam todos dizendo que a hora já passou de atender por telefone e que agora é urgente: ou você usa ou vai ser engolido pelos seus concorrentes.
Nesse momento, estamos na transição dos anos 70 para os 80. A tecnologia do chatbot do WhatsApp não é exatamente nova, mas as empresas ainda estão fazendo suas implementações.
E, enquanto isso, seu público está em massa na plataforma, só te esperando.
Profissionalismo
Quem conversa com você no WhatsApp precisa ter uma experiência perfeita. E isso é muito difícil de garantir só com atendentes humanos.
Primeiro: através do chatbot, você consegue ter controle total sobre a mensagem que está sendo passada para o cliente. Em todas as mensagens, em todas as interações, independente do cliente, horário etc.
Só isso já é impossível de garantir só com atendentes humanos. Variações no humor, no nível de treinamento e na motivação da pessoa fazendo o atendimento podem melhorá-lo ou piorá-lo.
Segundo: você tem tempo para criar o melhor fluxo de chatbot e escrever as melhores mensagens. E depois, você tem dados para modificá-las de acordo com a sua performance.
Esses dois pontos vão trazer muito mais eficiência e facilidade para o seu processo de atendimento.
É claro que você ainda vai precisar de agentes fazendo atendimentos mais complexos e abordagens comerciais mais aprofundadas. Mas pelo menos esse primeiro contato você já tem garantido.
O que é e como fazer WhatsApp Marketing?
Estamos entrando em um assunto muito interessante aqui e acho que vale bastante a pena se aprofundar um pouco mais nele: o WhatsApp Marketing.
Como o nome diz, o Marketing para WhatsApp é um conjunto de técnicas, métodos e ferramentas com o intuito de transformar o seu WhatsApp em muito mais que um ponto de contato: ele passa a gerar vendas.
As estratégias vão das mais simples até as mais complexas. Nós temos um texto sobre o assunto que é super interessante, listando todas e até trazendo alguns exemplos. Acesse abaixo:
➡️ WhatsApp Marketing: O que é, Como Aplicar e 5 Cases de Sucesso
Isso dito, trouxe aqui nesse tópico algumas orientações gerais para você tirar seu WhatsApp Marketing do papel. Para se aprofundar, leia o texto do link acima, ok?
Objetivos de campanha para anúncios que levam ao WhatsApp
Esse é um ponto mais técnico mas também fundamental no WhatsApp Marketing: como configurar anúncios nos Social Ads e no Google Ads para garantir que quem clica cai direto no WhatsApp?
Aliás, esse também é um ponto bastante relacionado com os chatbots do WhatsApp. Você pode configurar respostas automáticas para responder essas pessoas e gerar mais leads e vendas.
Existem vários jeitos de fazer essa configuração nas plataformas de anúncio. Contamos com a nossa especialista em Mídias Pagas, a Karinne Garcia Lo Gullo, para nos ajudar:
“Na minha opinião, o melhor objetivo de campanha em cada mídia é:
- Facebook Ads: campanha com objetivo de tráfego (mais barato) ou conversão (mais caro), integrando o WhatsApp na conta de anúncio e tendo uma campanha objetiva na mensagem, com proposta de valor sobre o que o usuário terá após o clique no CTA.
- Google Ads: se o objetivo é aumentar leads pelo WhatsApp, criar campanha com objetivo de maximizar conversão, levando usuário para uma LP curta, mensagem direta e tempo de carregamento o menor possível, com um botão do WhatsApp para gerar o lead.”
Geração de leads com foco em WhatsApp
Existem algumas formas diferentes de gerar leads pelo WhatsApp.
Uma delas é através do cold outreach, uma estratégia de Outbound que consiste em enviar mensagens massivas para uma lista de contatos não qualificada.
Muitas vezes, essa estratégia é usada com pessoas que já compraram na loja. Esse é um dos motivos para a maioria das grandes franquias e lojas no shopping exigirem um cadastro com e-mail e telefone.
De certa forma, esse não é um jeito de gerar leads, já que você está conversando com pessoas que já compraram na sua loja.
Outra maneira mais clássica e “purista” é através do botão do WhatsApp. Você o configura no seu site e envia todos os seus visitantes interessados na sua marca e nos seus serviços automaticamente para o atendimento.
Isso também, é claro, pode ser automatizado. E junto com outras estratégias, como o uso de Landing Pages que levam para o WhatsApp, por exemplo.
Como criar uma estratégia de relacionamento
Essa parte é muito importante tanto para o WhatsApp Marketing quanto para o próprio funcionamento do chatbot para WhatsApp.
A estratégia de relacionamento não é nada mais do que o esqueleto dos seus fluxos de chatbot. O que exatamente seu cliente vai solicitar? E qual é a melhor maneira de entregar sua solicitação?
Junto disso também entram outras questões relacionadas com a logística. Se existe um fluxo de venda pelo WhatsApp, também vamos oferecer entrega ou apenas retirada?
Se durante uma estratégia de abordagem fria de clientes antigos alguém resolver comprar, como o chatbot vai resolver o link do pagamento, por exemplo?
Esse mapeamento é fundamental para construir seus fluxos. A automação acontece somente na conversa. Tudo o que existe por trás dela é de responsabilidade da sua empresa.
Como planejar o conteúdo para WhatsApp
O conteúdo que você vai criar para alimentar seus fluxos estão diretamente relacionados com a sua estratégia de relacionamento. Essa mesma que você criou aí atrás.
Aqui, o melhor é realmente focar em ser útil e de acordo com o que a pessoa interagindo com você está esperando daquela mensagem.
Ser criativo é super bacana na hora de buscar mais clientes, por exemplo. Ou de gerar mais leads. Mas em uma conversa operacional, é bom ser objetivo e facilitar o trabalho para quem está conversando com você.
Leve sempre isso em mente. E respeite o processo anterior, de elaboração da estratégia. Ela vai guiar a grande maioria dos seus esforços.
Como automatizar o envio para o WhatsApp
Aqui já estamos um pouco mais técnicos e entrando no assunto principal do texto. Automatizar o envio e o atendimento do WhatsApp é o mesmo que criar um chatbot do WhatsApp.
A maneira de automatizar esse envio é através da API do WhatsApp. E já adiantando, não é possível criar um chatbot do WhatsApp diretamente pela plataforma: você vai precisar de outra, terceirizada, para fazer esse trabalho.
Aqui no texto, no próximo tópico, vou te mostrar as três maneiras mais simples de fazer esse trabalho e efetivamente criar um chatbot do WhatsApp.
Mas antes, precisamos conversar também sobre a API. Toda a automação e as integrações necessárias para fazer o chatbot do WhatsApp funcionar vão passar por ela.
Me acompanhe:
Entendendo a API do WhatsApp Business
Um API Token é uma linha de código que permite uma comunicação de programa para programa.
No nosso caso, a API Token do Whatsapp, ou só “API do WhatsApp” (como dizem os desenvolvedores 😛) é o código que vai permitir que outros softwares usem o WhatsApp para se comunicar com os seus clientes.
Mas tudo bem: você deve estar se perguntando agora o porquê dessa integração ser necessária. Por que outro software tem que se envolver?
Simples: porque o WhatsApp sozinho não é capaz de criar um chatbot.
Por isso, todo o trabalho que vamos te mostrar logo abaixo só acontece com o apoio da API do WhatsApp. Sem ela não tem nada!
E falando nisso, vamos ver de uma vez por todas como é o processo de criação do chatbot para WhatsApp?
Como criar um chatbot do WhatsApp
Tudo bem: chegamos no ponto principal do texto. E aqui, prepare para se aprofundar um pouco mais, porque não existe uma única maneira de criar um chatbot no WhatsApp.
Na verdade, existem duas principais e uma de “bônus”.
O primeiro tipo de chatbot do WhatsApp e o mais simples é aquele construído junto com uma plataforma de atendimento ao cliente que também oferece integração com o WhatsApp.
A imensa maioria dos chatbots que você já viu e interagiu são assim. Esse é o caminho mais popular porque é o mais fácil e simples de replicar e ajustar pela própria equipe de atendimento.
O segundo método é através de um pequeno software em Python. Para esse caso, você precisa de uma equipe de TI na sua empresa ou dominar a linguagem o suficiente para programar o bot.
O terceiro método é um bônus porque ele é um pouco menos confiável. É possível criar um chatbot do WhatsApp através do Google DialogFlow, mas esse trabalho é um pouco mais difícil e imprevisível que os outros dois.
Isso dito, vamos nos aprofundar em cada um dos métodos?
Como criar um chatbot do WhatsApp com plataformas de Chatbot
Esse é o jeito mais simples de criar um chatbot do WhatsApp porque, na maioria das vezes, você só vai precisar usar o modelo que a sua plataforma disponibiliza.
Normalmente, esse modelo é feito através de um sistema sem códigos, uma régua de relacionamento simples só com blocos e texto.
Nesse caso, o processo para a criação do chatbot é o seguinte:
- Criação do WhatsApp Business com um número de telefone válido;
- Escolha do provedor adequado;
- Introdução da API pelo provedor;
- Criação dos fluxos e publicação no WhatsApp.
É fácil assim. Na verdade, com uma plataforma de atendimento dedicada do seu lado, você normalmente só vai precisar esperar pela liberação da API do WhatsApp, já que a solicitação é feita diretamente por essa provedora.
Depois disso, cada empresa vai ter seus próprios meios de criação de fluxos. O processo de cada uma varia muito.
Aqui nesse link você pode acessar uma grande lista de todas as provedoras oficiais de serviços de automação no WhatsApp.
E logo abaixo, uma lista rápida de ferramentas que já conhecemos e citamos algumas vezes aqui no blog:
- Zendesk;
- Blip;
- Octadesk;
- Landbot;
- Aivo.
Como criar um chatbot do WhatsApp com o Google Dialogflow
Esse trabalho é bem mais complexo. O Google tem uma ferramenta específica, o Dialogflow, que permite a criação de chatbots simples para o uso em sites.
A questão é que esses chatbots, por mais simples que eles sejam de criar na plataforma, ainda exigem um conhecimento técnico bem amplo para implementar.
O Dialogflow é uma ferramenta muito interessante para quem sabe bastante o que está fazendo. No nosso caso, o trabalho é dividido em duas etapas principais:
- Primeira etapa: conseguir a API do WhatsAPP e criar o fluxo no Dialogflow;
- Segunda etapa: transformar o fluxo criado e salvo em um executável e integrá-lo via API no WhatsApp.
A API do WhatsApp era mais difícil de obter antigamente. Ela só costumava ser disponibilizada para os provedores autorizados que então as aplicavam para os seus clientes.
Hoje isso está um pouco diferente, com a API de Nuvem. Você pode ter todas as informações sobre ela clicando no link.
Se eu for colocar o passo a passo para a criação do fluxo e sua implementação no Dialogflow, a gente vai ficar aqui pra sempre. Acompanhe então no vídeo logo abaixo:
Como criar um chatbot do WhatsApp com programação
Também é possível criar um chatbot do WhatsApp fazendo o seu próprio programa de disparos, mas isso é mais pra quem realmente entende de programação e quer se desafiar.
Isso porque os dois métodos que apresentamos até agora resolvem basicamente qualquer necessidade que você tem. Com a programação, você acaba tendo que criar toda a interface para fazer o fluxo funcionar, e o Dialogflow já deixa isso resolvido.
De qualquer forma, vou deixar aqui o vídeo do mesmo canal que usei para ilustrar esse processo na criação de chatbots para o Telegram, no nosso texto sobre o assunto.
Acompanhe:
Bom, esse é o momento que você faz a pergunta clássica: qual é a melhor forma de criar um chatbot do WhatsApp?
Estou muito tentado a ser razoável e dizer que as três formas têm suas vantagens, e isso até que é verdade.
Mas as que envolvem programação são muito mais complexas e acabam alienando completamente a equipe que vai trabalhar com a ferramenta. Isso sem contar na simplicidade desse tipo de solução.
Com um provedor do chatbot do WhatsApp as coisas são um pouco diferentes. Tudo é bem mais rápido e você acaba não tendo que lidar com os aspectos mais técnicos.
Isso vem com um preço, é claro, mas esse preço é justificado pela acessibilidade e garantias que as ferramentas oferecem.
Mas agora, pra gente finalizar o texto, um último assunto super interessante:
5 exemplos de mensagens para chatbot do WhatsApp
Tudo é bastante específico no mundo dos chatbots para WhatsApp.
Aqui eu tentei ser o máximo generalista possível para te entregar uma listinha bem básica com alguns exemplos para te inspirar, e infelizmente não consigo ir muito além disso.
É porque os fluxos de chatbot dependem da sua estratégia e claro, dependem também do que você está oferecendo.
Por isso, separei aqui alguns textos relacionados não ao seu negócio, mas ao momento de contato com o seu cliente ou lead. Acompanhe:
- Primeiro contato: Olá! Somos da [NOME DA LOJA] e estamos com uma oportunidade incrível. Só hoje, temos [OFERTA]. E se você está vendo essa mensagem no WhatsApp, já ganhou desconto! Use o cupom [CUPOM] e economize 25% na primeira compra!
- Leads qualificados: Oi, tudo bem? Fiquei sabendo que você demonstrou interesse em um dos nossos produtos ou serviços. Estou aqui para te ajudar, ok? É só me dizer como que vou entrar em contato com nossa equipe comercial. Obrigado pelo interesse!
- Follow-up depois de uma mensagem inicial: Olá, [NOME DA PESSOA]. Aqui é o [NOME] da [NOME DA EMPRESA]. Retornando pra você sobre sua solicitação de orçamento. Segue em anexo.
- Marcar uma reunião: Olá! Obrigado pelo pedido de orçamento. Podemos nos reunir na semana que vem, no dia X às Y horas, para conversar melhor sobre a proposta? Fico no aguardo. Obrigado!
- Reativar um lead antigo: Opa, como vai? Aqui é o [NOME] da [NOME DA EMPRESA]. Na última vez que a gente se falou você estava procurando por um [SERVIÇO]. Conseguiu achar? Tenho um desconto aqui que pode se interessar caso não. Obrigado!
O veredito é que é mais fácil você começar seu trabalho no WhatsApp contando com a ajuda de uma parceira para facilitar a implementação.
Uma das principais funcionalidades de uma integração assim é a possibilidade de enviar automaticamente leads qualificados para o WhatsApp dos seus comerciais.
Essa é uma das funcionalidades que conseguimos oferecer aqui na Leadster. Distribuindo o contato para os comerciais de forma instantânea, você consegue trabalhar muito bem seu tempo de resposta, aumentando suas vendas.
Fazendo a integração da Leadster com o WhatsApp, você aumenta a quantidade de contatos ao mesmo tempo em que também gera leads.
E claro: você também consegue filtrar muito melhor essa geração de leads. Eles chegam para contato muito mais qualificados.
Foi isso que aconteceu com a PUC-PR. Temos todo um case falando exatamente sobre isso. Clique no link para saber mais e já inicie seu teste grátis hoje 😉
1 comentário
Lino · 13 de setembro de 2023 às 08:31
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