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/ / O que é e como aumentar o alcance no Instagram? 5 ideias para 2024

O alcance no Instagram é uma métrica muito interessante de conversar sobre. Mas ela sempre acaba ficando em um lugar um pouco obscuro entre o foco indevido e a completa falta de foco. 

Explico: o alcance no Instagram é uma meta válida, mas muitas vezes ela é vista com uma validade maior do que ela tem. 

E em outras muitas vezes, ela é completamente ignorada. 

No primeiro caso, o alcance no Instagram é visto como um medidor de sucesso de pequenas campanhas: se muita gente viu, deu certo! 

No segundo caso, o alcance é completamente ignorado: o que importa são as conversões que aquele anúncio gerou. 

Ambas as formas têm problemas cruciais de análise. E nesse texto vamos entender melhor o porquê. Trouxe muito mais detalhes sobre o alcance do Instagram e várias dicas para melhorá-lo. 

Vamos lá? 

O que é o alcance no Instagram?

A métrica mais básica do Instagram é o alcance. Ele determina quantas pessoas — ou contas individuais — viram uma publicação sua. 

Esse alcance é medido tanto em posts orgânicos na rede social quanto em posts patrocinados. 

O alcance é uma métrica muito importante para quem trabalha nas redes sociais, já que ela determina se os seus esforços na produção de conteúdo estão tendo respaldo dos seus seguidores ou não. 

Aliás, o alcance também é responsável por muitos mal entendidos sobre métricas de vaidade. 

Por exemplo: é muito comum encontrar por aí pessoas falando que o número de seguidores é uma métrica de vaidade. 

Mas a questão é que esse número só é uma métrica de vaidade quando ele não está relacionado com outra métrica — como o alcance. 

De que adianta ter 100.000 seguidores se, a cada post, você só consegue 200 visualizações? 

O alcance do Instagram serve, no fim das contas, pra isso: para entender se seus posts estão sendo vistos. E depois para informar outras métricas e análises, que vamos conversar ao longo do texto. 

Mas por agora: 

Qual a diferença de alcance para impressões?

Aqui as coisas ficam um pouco mais complicadas, mas também nem tanto. 

Toda vez que seu conteúdo é entregue para uma pessoa, nem que seja passando pelo seu feed, o alcance aumenta. Mas essa métrica é individual — cada conta é capaz de gerar apenas um número ali no contador de alcance. 

Logicamente porque usuários só conseguem ser “alcançados” por um post apenas uma vez, já que são apenas uma pessoa cada. 

As impressões é uma métrica diferente. Ela indica quantas vezes seu post ou anúncio foi visto no total. 

Isso fica ainda mais simples de entender pensando nos anúncios do Instagram

Quando você vê um anúncio no Instagram, você muito provavelmente não vai vê-lo apenas uma vez em um dia. 

É bem provável que você o visualize pelo menos umas 3 vezes ao longo do dia e umas 10 ao longo da semana. 

As impressões determinam isso: quantas vezes um post ou um anúncio foi visualizado, independente de serem vistas repetidas ou não. 

O que significa contas alcançadas no Instagram?

Ainda sobre esse ponto acima, o Google Analytics têm métricas bastante similares. 

Por exemplo: ele diferencia “usuários” de “novos usuários”, indicando quantas pessoas entraram no seu site pela primeira vez e quantas não.

Ele também diferencia “visualizações” de “usuários” — exatamente a mesma diferença entre alcance e impressões. “Visualizações” indica quantas vezes uma página foi vista (impressões). “Usuários” indica quantas pessoas realmente entraram no seu site (alcance). 

Dessa forma, “contas alcançadas” é sinônimo de alcance. Os dois nomes indicam a mesma coisa: visualizações únicas do seu post. 

O que é exatamente uma visualização? 

Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Se o alcance no Instagram indica quantas vezes uma publicação foi vista, o que podemos considerar como uma visualização? 

Bem simples de entender: em posts estáticos, sem vídeo e nativos do Feed, a exibição do post já contabiliza uma visualização para o alcance. 

Nos Reels a história é um pouco diferente. Aqui, a visualização só é contada quando alguém dá play no vídeo e o assiste por pelo menos 3 segundos. 

Mesmo sendo exibidos no Feed, mesmo sendo assistidos direto no perfil. Eles precisam do play e dos 3 segundos de visualização. 

O YouTube também segue a mesma ideia. No Facebook, também produto da Meta, é a mesma coisa. 

Estamos entendidos? Então aproveitando que já estamos falando sobre diferenças no Feed e Reels, vamos conversar melhor sobre o algoritmo do Instagram?

Como funciona o algoritmo do Instagram?

Nomes para perfis de marketing digital no Instagram

Precisamos conversar sobre o algoritmo do Instagram porque o alcance no Instagram não está relacionado somente com anúncios. 

Em posts orgânicos, você está completamente dependente do algoritmo do Instagram para aumentar o seu alcance. 

Ou melhor dizendo, dos algortimos do Instagram, no plural. 

As recomendações que trouxe ao longo do texto, nos próximos tópicos, são bastante voltadas para o que os algoritmos do Instagram entendem como um post relevante — e portanto, preferíveis. 

Mas sem mais delongas, vamos entender melhor como funcionam os algoritmos. O primeiro passo é entender que ele são três: 

  • O algoritmo do Feed: ele exibe o conteúdo de perfis que os usuários seguem, anúncios e as recomendações do Instagram. A maioria das pessoas entende “o algoritmo” como essas recomendações. Mas até a ordem de exibição no Feed é controlada por ele. Por exemplo: você vai ver primeiro um post sugerido ou um post de alguém que você já segue? O algoritmo do Feed é quem decide, com base nas suas interações anteriores; 
  • O algoritmo dos Reels: grande parte do conteúdo do Reels é de contas que os usuários nunca viram antes. O algoritmo dá preferência a esse conteúdo para que você conheça novos produtores;
  • O algoritmo do Explorar: também bastante similar ao dos Reels, com preferência a conteúdo que de perfis que você nunca viu antes. Na verdade, essa é a sua maior função, segundo o Instagram: te ajudar a conhecer novos criadores de conteúdo;
  •  O algoritmo dos Stories: os usuários vêem stories de contas que eles seguem e anúncios, nada mais. Não existem sugestões nos stories. 

O maior problema de conversar sobre os algoritmos do Instagram é que essas são praticamente todas as informações sobre eles que temos disponíveis. 

O verdadeiro funcionamento por trás disso tudo é um segredo proprietário da Meta, que não é divulgado. 

O máximo que temos de informação extra é um detalhamento um pouco maior — foco em um pouco, ao invés de maior — de como realmente o sistema de recomendações funciona.

Mais sobre isso no item logo abaixo: 

Como funciona o sistema de recomendações do Instagram? 

O funcionamento exato do sistema de recomendações do Instagram é um pouco misterioso, ninguém sabe ao certo tudo o que se passa nos algoritmos. 

Mas o próprio Instagram nos conta algumas coisas. Não tudo, mas pelo menos um pouco. 

O sistema de recomendações do Instagram olha para as interações de um usuário para entender o que recomendar em seguida. 

Os algoritmos levam em conta o que a pessoa já curtiu, quais páginas ela segue, qual a velocidade com que ela curte e interage com um conteúdo, quanto tempo ela passa assistindo vídeos de um conteúdo, quais conteúdos ela ignora etc. 

Não sabemos todos os fatores, e na verdade, é bem possível que nem o próprio Instagram saiba. 

Os maiores sinais, porém, são os próprios usuários que oferecem: ao interagir com um conteúdo e ao marcar as recomendações do Instagram como inadequadas. 

Como alcançar mais pessoas no Instagram? Práticas atualizadas para 2024

Mulher com expressão pensativa ao lado de ícones de pessoas

Aumentar o alcance no Instagram é um daqueles casos que não tem fórmula mágica. Tudo está muito relacionado com a forma como você, como produtor de conteúdo, encara a plataforma. 

Todas as dicas que trouxemos aqui estão relacionadas a isso. Não existe hack, não existe mistério nenhum: quem faz um bom trabalho de forma consistente consegue aumentar o alcance no Instagram. 

Aliás, a tendência geral do Instagram é que o alcance sempre aumente, desde que você não esteja perdendo seguidores. 

Mas as dicas abaixo não são só pra aumentar o alcance no Insta e pronto. Na verdade, elas servem para te ajudar a aumentá-lo rápido. 

Mais uma vez: não existem atalhos ou fórmulas mágicas. Mas já que é necessário ter uma rotina de produção que faça sentido com a plataforma, é melhor que essa rotina seja a mais otimizada possível.

Vamos direto para a lista? 

Crie conteúdo envolvente e original

Isso parece ser básico, e seria básico 10 anos atrás. 

Agora, em 2024, criar conteúdo original não é algo tão básico assim. A régua do que é “original” subiu bastante, muito por conta da quantidade enorme de marcas tentando fazer a mesma coisa. 

A originalidade do seu conteúdo está bastante relacionada com a forma com que você decide produzi-lo. 

Muitas marcas determinam que vão postar 3 vezes na semana, mas não fazem nenhum outro esforço além de pensar em assuntos para falar sobre. 

É necessário pensar em novos formatos, é necessário analisar o conteúdo que está dando certo e o que não está, é preciso entender o que a sua audiência quer ler ou ver. 

E tudo isso com uma boa equipe, sem overworking e completamente dedicada ao Marketing de Conteúdo

Também é importante ir além dos formatos básicos. Em 12 meses, Jackson Olson, jogador de beisebol nos EUA, aumentou seu alcance em 6 vezes por conta dos seus reels. Por um ano, ele postou um vídeo por dia. 

E a diversificação do conteúdo também é importante. Se você é uma oficina mecânica, por exemplo, não precisa só postar fotos de carros. Use sua equipe para criar conteúdo relevante para pessoas que têm carros, não só para quem precisa de reparos. 

Tudo isso com constância, com um espírito curioso que está sempre atrás de fazer testes para ver o que dá certo e o que dá ainda mais certo. 

Colabore com outros criadores do seu nicho

As colabs do Instagram são ótimas para aumentar seu alcance, muitas vezes em figuras enormes e até da noite para o dia. 

A colab é quando você faz uma publicação em conjunto com outro perfil. Assim, seu post é exibido tanto para as pessoas que o seguem, quanto para as pessoas que te seguem. 

E claro: seu post também é entregue como recomendação para as pessoas que se interessam pelo seu conteúdo e pelo conteúdo da conta na colab. 

Essa é uma das melhores formas de aumentar o alcance no Instagram rapidamente. Mas como fazer uma colab se você não conhece ninguém da sua área no Instagram? 

Primeiro você precisa começar a conhecer pessoas. Fique de olho em eventos da sua área, nem que sejam online, e participe de todos. 

Faça também buscas pelo seu segmento, buscas pro hashtags, e faça uma lista dos perfis com a maior quantidade de seguidores e engajamento

Depois é só entrar em contato com esses perfis para solicitar uma parceria. Grande parte deles são abertos a isso. Mas não compensa buscar perfis que têm um alcance e um engajamento muito maior que o seu, ok? 

Escreva a bio da sua conta

Outro ponto muito importante também é preencher a bio da sua conta com informações relevantes para os seus usuários. 

Sua área de atuação, quem você é, o que você oferece de diferente, que tipo de conteúdo você produz? 

Isso tem impactos diretos nos algoritmos do Instagram e também na pesquisa. 

Por exemplo: um engenheiro segue várias contas de engenharia civil no Instagram. Os algoritmos, então, vão começar a sugerir outras contas de engenharia pra ele. 

Como o Instagram sabe que a sua conta é de engenharia? Pelos posts que você publica, pela sua base de seguidores e claro: pelo que você comunica pra ele. 

A bio é a forma de fazer essa comunicação. É quase um trabalho de SEO. Aliás, isso também faz com que o seu perfil seja exibido na própria busca do Instagram. 

Faça uma boa pesquisa por hashtags também e inclua as que você conseguir na sua bio. E nunca deixe de colocar algumas nos seus posts também. 

Interaja com sua comunidade

Interações no seu post é engajamento. E quando você responde esse comentário, você está sinalizando para o Instagram que você aprecia esse engajamento. 

E a pessoa que você respondeu pode ela própria responder novamente: mais uma vez, engajamento. 

Quanto mais engajamento você tiver, mais o alcance no Instagram aumenta. O engajamento é uma métrica fundamental para o algoritmo, já que ele indica que a sua conta é interessante para pessoas que consomem o conteúdo que você produz. 

Faça uso do tráfego pago no Instagram

Quem investe em anúncios aumenta seu alcance de duas formas diferentes. 

A primeira, e a mais óbvia, é que os anúncios geram alcance no Instagram. É a terceira principal métrica do tráfego pago, junto com o engajamento e as conversões. 

Importante: o alcance nos anúncios indica que seu anúncio está sendo visto por outras pessoas, mas não necessariamente que ele está tendo sucesso nos seus objetivos. 

Começamos a conversar sobre isso na introdução e, antes de fechar o texto, vamos retormar esse assunto. 

O segundo motivo é menos óbvio e também não é confirmado: o Instagram entende seus anúncios como uma forma de interação com a plataforma, e passa a te recomendar mais no Feed e nos Reels. 

Como acompanhar o crescimento do seu alcance no Instagram?

Todas essas informações ficam disponíveis no analytics do Instagram, que se chama Instagram Insights. 

Para acessá-lo, você precisa ter uma conta comercial, ok? Não é possível acessar o Insights com uma conta normal, de usuário. 

Certifique-se, então, que a sua conta é comercial, depois parta para o próximo passo.

E esse próximo passo não tem muito mistério. Na verdade, é só você acessar o menu superior direito, que tem aqueles três risquinhos. 

Depois, vá até o submenu “para profissionais”, e em seguida, “Insights do Instagram”. 

Pronto! Agora você já tem todas as informações sobre o alcance do Instagram na palma da sua mão. 

Pelo Instagram Insights, você também consegue acompanhar outras informações, como a evolução dos seus seguidores, sua taxa de engajamento, informações demográficas dos seguidores, etc. 

Importante: você só consegue ver essas informações pelo celular. No desktop não é possível acessar o Insights. 

Qual é um bom nível de alcance no Instagram?

O que é Copywriting para Instagram?


É bem difícil determinar um número absoluto que vai te mostrar exatamente qual é o melhor nível de alcance no Instagram que você deveria ter. 

Alguns estudos tentam determinar qual é a melhor taxa média, mas eles são bem gerais e não levam em consideração o principal: a realidade da sua marca. 

A Hootsuite, software de agendamentos de post e Dashboards para Instagram, determinou que marcas maiores, com um grande número de seguidores, geralmente têm uma taxa de alcance de 8% dos seus seguidores. 

Ou seja: olhando o número total de seguidores, 8% deles visualiza todos os posts que as marcas postam. 

O alcance no stories é bem menor: 1% do número total de seguidores. 

Veja como é difícil analisar essa métrica: ela está relacionada com o número de seguidores, certo? Mas e a quantidade de pessoas que recebe o post por recomendação? 

Mesmo com a métrica um pouco torta, ainda é seguro dizer que uma taxa entre 8% e 10% é o padrão. Se você tiver muito menos que isso, hora de correr atrás.

E se tiver muito mais, hora de comemorar. 

Outras marcas também divulgam seus benchmarks, mas todos giram mais ou menos em torno desse valor. 

A questão é que não compensa tanto se comparar com outras marcas. Esse valor de 8% a 10% é o padrão para outros tipos de posts no Instagram, até de pessoas comuns.

Nos anúncios, vale a pena olhar isso por uma outra ótica: o quanto você investiu, qual era o objetivo do anúncio e como o alcance te ajudou a chegar nesse resultado. 

Por exemplo: você investiu R$ 100 em uma campanha, e teve 10 conversões nela, com um alcance de 1.000 contas. 

Em uma outra campanha, você investiu R$ 50 e teve 20 conversões, com um alcance de 2.000 contas. 

O alcance, nesses casos, é um indicador complementar, que fala mais sobre a eficácia da sua campanha do que necessariamente sobre seu sucesso. 

Vamos conversar melhor sobre isso agora, no último tópico do texto. Olha só: 

O alcance no Instagram é uma métrica de vaidade?

Mulher com expressão pensativa ao lado de ícone de alvo


A nossa posição aqui na Leadster é que não existem métricas que são intrinsecamente de vaidade. 

Ou seja: a métrica sozinha não tem culpa de nada. Quem a transforma em “de vaidade” ou “de verdade” é quem a interpreta. 

O alcance muitas vezes é transformado em métrica de vaidade. Normalmente quando ele é visto como uma forma de determinar o sucesso de uma campanha. 

Pense no exemplo anterior. Entendemos ali que o alcance dobrou com metade do investimento. Ou seja: o anúncio foi mais eficiente, provavelmente por uma segmentação de público melhor. 

Mas se alguém te mostrasse somente os dois alcances, 1.000 e 2.000, e te pedisse para escolher qual é o melhor?

Em termos absolutos, 2.000 é melhor que 1.000. E é aí onde mora o perigo: métricas de vaidade costumam lidar com absolutos. 

E se com 500 contas alcançadas você gerou mais conversões do que anúncios que tiveram 5.000? 

Então, o alcance não é de forma alguma uma métrica de vaidade sozinha, porque isso não existe. 

Mas para evitar usá-lo como uma métrica de vaidade, é importante relacioná-lo com outras métricas. É só assim que você consegue contar a história completa dos seus esforços em marketing. 


Depois de tanto conversar sobre métricas, que tal você conhecer as nossas métricas aqui na Leadster? 

Isso mesmo que você ouviu. Você pode, hoje mesmo, ter acesso às nossas principais métricas de 2023. 

É o nosso Benchmark Aberto, a primeira vez que uma marca abriu tanto dos seus indicadores para o público completamente de graça. 

O webinar completo está disponível logo abaixo, no banner. Você pode acessá-lo hoje.

Ele é um pouco longo, mas vale muito a pena assistir. Falamos sobre conteúdo, redes sociais e mídias pagas com muitos detalhes. 

Vou ficar te esperando, ok? Obrigado pela leitura e a gente se vê no próximo texto! 

Categorias: Marketing digital

Thiago Sgobero

Especialista de Conteúdo na Leadster

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Thiago Sgobero

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