Sumário
- 1 O que é a Black Friday?
- 2 O que é a Cyber Monday?
- 3 Características das empresas B2B
- 4 8 Grandes Ideias para Black Friday e Cyber Monday no Mercado B2B
- 4.1 1. Ofereça descontos e benefícios para fidelizar clientes
- 4.2 2. Ofereça opções diferenciadas de pagamento e parcelamento
- 4.3 3. Busque oportunidades para upgrades, cross sell e upsell
- 4.4 4. Ofereça vantagens para os seus clientes atuais
- 4.5 5. Aproveite a oportunidade para renovar ou estender contratos
- 4.6 6. Crie uma estratégia para reativar leads desengajados e vendas perdidas
- 4.7 7. Aproveite para promover um novo produto ou serviço
- 4.8 8. Ofereça vantagens extras para pessoas que indicarem novos clientes
Uma das datas comerciais mais importantes do calendário do varejo é a Black Friday.
O dia já se incorporou totalmente ao mercado brasileiro e, em muitos casos, as empresas exploram não só um dia de ofertas, como também o fim de semana, a semana toda ou até todo o mês de novembro.
Com o cenário atual, que impulsiona as vendas online, a Black Friday promete ser um momento de altas taxas de venda.
As expectativas para este ano são grandes e vêm cheias de esperança: em 2022, tivemos queda de mais de 24% no faturamento.
Em 2023, assim como em 2024, já houve um aumento na intenção de compras, e os consumidores planejam gastar mais.
Mas… Será mesmo que só o varejo consegue se beneficiar da Black Friday?
Já adiantamos que a data também pode render excelentes resultados para o B2B, e vamos te mostrar como neste post recheado de ideias para Black Friday.
O que é a Black Friday?
Uma das mais tradicionais datas comerciais americanas, a Black Friday se espalhou para todo o mundo como uma oportunidade para as marcas e para os consumidores de fazerem ótimos negócios.
O sucesso de vendas da data no Brasil inclusive impulsionou outras versões, como Black Week e Black Month, que transformam o evento em uma semana ou em um mês completo de ofertas.
No calendário comercial brasileiro essa já é uma das datas mais importantes, com faturamento que só perde para o Natal.
Quando é a Black Friday 2024?
Tradicionalmente a data acontece depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.
Em 2024, a Black Friday está confirmada para 29 de novembro.
O que é a Cyber Monday?
Para aproveitar a atenção e o tráfego gerado com a Black Friday, além de aproveitar a intenção de compra daqueles consumidores que acabam não comprando durante a Black Friday, foi criada a Cyber Monday.
Sempre na segunda-feira seguinte à Black Friday, a Cyber Monday costuma focar em descontos e oportunidades de negócios exclusivas para eletrônicos, jogos e outros itens de tecnologia.
Quando é a Cyber Monday 2024?
Em 2024, a data está confirmada para 02 de dezembro.
Características das empresas B2B
Uma empresa B2C (Business to Consumer) concretiza as vendas diretamente para o consumidor final, sem intermediários.
Já se a marca vende para outra empresa, ela se encaixa no formato B2B (Business to Business).
A venda entre empresas lida com compradores com motivações estratégicas e com comportamentos e objetivos diferentes de um comprador que seja o consumidor final.
O comprador B2B é profissional e está comprando em nome da empresa, então deve estar alinhado com as necessidades desta.
Normalmente este tipo de negociação é mais acirrada e o conhecimento técnico para avaliação do padrão de qualidade é mais alto.
Mas tem algo que não muda: A venda é feita de pessoas para pessoas!
Portanto, as estratégias de convencimento e ações planejadas precisam levar isso em conta.
E pessoas, sejam consumidores finais, sejam compradores de empresas, querem garantir as melhores negociações para resolver os problemas que enfrentam e necessidades de consumo que têm.
Portanto, a Black Friday pode e deve ser explorada também no mercado B2B.
Leia também: 13 Diferenças de Vendas B2B e B2C e como Otimizar sua Estratégia
8 Grandes Ideias para Black Friday e Cyber Monday no Mercado B2B
Neste mesmo cenário que vivemos nos últimos meses, o mercado B2B também se adaptou e mudou as dinâmicas de divulgação e de modelo de negócios.
Segundo pesquisa da consultoria McKinsey, 96% das empresas neste segmento adotaram novas opções de vendas e o número de pedidos via aplicativos cresceu 250% durante o período da pandemia de Covid-19.
Para aproveitar essa e outras tendências durante a Black Friday e na Cyber Monday, confira as dicas que compartilhamos por aqui:
1. Ofereça descontos e benefícios para fidelizar clientes
No mercado B2B é comum que as compras ou contratações sejam feitas de forma recorrente.
Essa dinâmica pode ser explorada de diversas formas durante a Black Friday, para garantir descontos e condições especiais para contratos recorrentes.
Uma das formas é, por exemplo, dar descontos progressivos conforme o tempo de contrato firmado aumenta ou conforme a quantidade de produtos que é comprada de uma só vez.
2. Ofereça opções diferenciadas de pagamento e parcelamento
As ideias para Black Friday não precisam estar, necessariamente, atreladas a ofertas, descontos ou vantagens relacionadas ao valor do produto ou serviço.
Sua marca pode oferecer, nesta data comercial, diferentes opções de pagamento ou de parcelamento.
Por exemplo, você pode aumentar o número de parcelas sem juros ou oferecer um valor diferente para contratos mais longos.
Mas lembre-se sempre de calcular se essas vantagens não trarão problemas operacionais e financeiros para sua empresa no futuro.
3. Busque oportunidades para upgrades, cross sell e upsell
Uma forma de aproveitar a Black Friday e oferecer aos seus clientes algo que gere interesse durante esse período é a oferta de upgrades e upsell, além de oferecer aos clientes atuais e novos clientes opções de cross sell.
- Upgrades e Upsell: Ofereça, apenas durante o período da Black Friday, upgrades de planos ou versões mais modernas com a estratégia de upsell, das soluções ou produtos já contratados com valores ou condições de pagamento mais interessantes. Você pode também oferecer testes desse upgrade logo antes da promoção, assim instiga o consumidor a entender como aquele upgrade pode ser interessante para ele;
- Cross sell: já a estratégia de cross sell é aplicada quando uma marca oferece produtos ou serviços complementares àqueles que já foram adquiridos. Você pode utilizar esse tipo de dinâmica de vendas depois da aquisição de um produto, no caso de clientes, mas também pode oferecer kits de serviços ou produtos com preços especiais já na oferta de venda.
4. Ofereça vantagens para os seus clientes atuais
Além da estratégia descrita anteriormente, você pode oferecer, na Black Friday, vantagens para clientes recorrentes ou que já compraram com você pelo menos uma vez.
Essa é uma forma de aumentar os contratos e aumentar a fidelização.
Seja transparente com seu cliente atual e realmente ofereça para ele vantagens diferentes daquelas que você oferecerá para atrair novos contratos.
5. Aproveite a oportunidade para renovar ou estender contratos
Outra opção para o mercado B2B é oferecer vantagens para a renovação ou extensão de tempo de contrato.
Você pode oferecer descontos, upgrades e outras vantagens descritas aqui com a condicional atrelada ao contrato.
Essa é uma forma de garantir mais estabilidade e previsão de caixa para empresas que vendem para outras empresas.
6. Crie uma estratégia para reativar leads desengajados e vendas perdidas
Tem uma oferta ou vantagem em um produto ou serviço que é realmente imperdível e que será utilizada como gancho para novas vendas na Black Friday?
Então aqueles leads desengajados ou oportunidades que não fecharam negócio com você em outro momento precisam saber disso!
O momento pode ser mais oportuno e o desconto oferecido pode ser o que faltava para que você reative esses leads e feche alguns contratos.
Para esse tipo de ação, explore principalmente campanhas de remarketing e e-mail marketing.
7. Aproveite para promover um novo produto ou serviço
Tem um lançamento de produto ou serviço previsto para os próximos meses?
Escolher a Black Friday para anunciar esse lançamento é uma oportunidade de atrair ainda mais atenção para ele.
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8. Ofereça vantagens extras para pessoas que indicarem novos clientes
Indicações tem baixo custo e trazem leads melhor qualificados e com maior nível de confiança na sua marca logo de cara.
Então, para a Black Friday, uma opção interessante pode ser o oferecimento de vantagens para indicações.
Essa é uma prática que funciona muito bem no mercado B2C e pode ser aplicada também no B2B.
Isso inclui a importância de fazer um acompanhamento mais próximo e mais longo do que uma venda apenas na data comercial da Black Friday.
Criando relacionamentos sólidos com seus clientes e assim estabelecendo a confiança necessária para que eles indiquem suas soluções.
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7 Melhores Softwares de Marketing com Desconto na Black Friday 2021 · 24 de novembro de 2021 às 17:49
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