/ / Como se Preparar para a Black Friday 2024 [Checklist Completo]

Acabou a pandemia e finalmente vamos ter uma Black Friday normal em 2024!

Aliás, as expectativas apontam para uma Black Friday 2024 mais do que normal: as pessoas estão dispostas a comprar mais do que elas compraram ao longo da pandemia.

Segundo uma pesquisa da Méliuz apresentada pelo e-commerce Brasil, o número de pessoas interessadas em comprar esse ano aumento 4%.

Isso considerando que em 2022 a Black Friday apresentou queda de mais de 23% no faturamento, um recorde histórico que esperamos que nunca se repita.

A expectativa da Méliuz esse ano também prevê aumento no Ticket Médio: a pesquisa aponta que 32% das pessoas que vão comprar querem gastar mais de R$ 1.000.

Pensando nisso, a Leadster preparou este artigo completo para a sua empresa sobre como se preparar para a Black Friday 2022. Siga no texto para saber mais!

Quando é a Black Friday 2024?

Quando é a Black Friday

A Black Friday sempre acontece na última sexta-feira do mês de novembro. Isso ocorre porque nos Estados Unidos, local onde o evento foi criado, a Black Friday deve ser na sexta após o dia de Ação de Graças – feriado comemorado na última quinta-feira de novembro.

E este ano não seria diferente, a Black Friday 2024 acontecerá no dia 29 de novembro de 2024.

Como Escolher um Portfólio de Produtos para a Black Friday 2024?

Como Escolher um Portfólio de Produtos para a Black Friday 2022

Um dos desafios das empresas nessa época do ano é definir quais produtos serão anunciados na Black Friday, afinal o ponto-chave é aumentar suas vendas, dando descontos, mas sem causar nenhum tipo de prejuízo.

Dito isso, pense naqueles produtos parados no estoque ou que têm pouca saída; você também pode aproveitar para dar descontos maiores em itens com menor custo, como estratégia para atingir novos clientes; por fim, pense também no cross-selling – forma de venda de produtos complementares para aumentar seu ticket médio.

Mas, fique atento, independente do produto ou serviço ofertado, sempre confira seu estoque antes e prepare-se para uma alta demanda.

Confira esse Checklist Exclusivo para Arrasar na sua Black Friday 2024 

Confira esse Checklist Exclusivo para Arrasar na sua Black Friday 2022

Agora que você já tem as informações básicas para o evento, vamos ao checklist da Leadster sobre como se preparar para Black Friday 2024!

Saiba o que fazer em cada momento!

 Leia também: Google Ads vs Facebook Ads: Qual o Melhor para Geração de Leads?

Antes da Black Friday ✔️

Quais pontos alinhar e preparar antes do tão esperado dia 25 de novembro? Confira!

Marketing para Diversos Canais

Aproveite para investir em todos os canais onde está presente, ou seja, redes sociais, site e até mesmo e-mail marketing.

Crie artes específicas para cada canal, além de conteúdos personalizados, informativos e explicativos. Dessa forma seus consumidores já vão tirando dúvidas e entendendo como o evento funcionará no seu negócio.

Lembre também de programar quais e-mails serão enviados anteriormente e nos dias das promoções.

Revise o seu planejamento de marketing para esta campanha e não deixe de definir objetivos específicos e mensuráveis com o seu time ou agência externa.

E mais: preparamos também um guia com os melhores softwares de marketing com desconto na Black Friday, que será constantemente atualizado até o dia 25. Confira!

Revise seu Estoque e Faça um Bom Planejamento de Compras

Imagine que um cliente realiza um pedido, está esperando pelo produto e recebe uma mensagem de cancelamento do pedido por falta de estoque. Não há situação pior do que essa para o seu negócio.

Por isso, confira se os produtos escolhidos para entrar no portfólio da Black Friday estão, em quantidade suficiente no estoque, caso contrário já solicite mais itens.

Lembrando que ao comprar itens em maior quantidade, conseguem-se preços melhores e, comprando mais barato, melhores descontos podem ser oferecidos, sem prejuízo.

Revise o seu planejamento de compras para se preparar melhor para a Black Friday 2024.

Acrescente Mais Dias na Entrega ou Negocie com as Empresas de Transporte

Com toda certeza os seus clientes estarão ansiosos para receber o pedido, então invista no serviço de entrega para que o produto esteja nas mãos do consumidor quanto antes. Esse pode ser um grande diferencial para a sua empresa em relação à concorrência.

No entanto, caso isso não seja possível e como a demanda na Black Friday é maior, as entregas podem acabar acontecendo em prazos maiores, mas deixe isso bem claro, para não haver frustrações.

Veja se o Fluxo do seu Site Está Funcionando Perfeitamente

Mais uma vez, evite frustrações: teste todas as áreas do seu site, desde cadastro, catálogo, carrinho e formas de pagamento.

Evite imprevistos e “bugs” em sua plataforma, principalmente porque haverá um fluxo maior de visitantes nesse momento.

Durante a Black Friday ✔️

Chegou o dia do evento, sobre quais pontos sua empresa deve se atentar? Vamos a eles!

Esteja Presente nas Redes Sociais, Responda os Usuários em Tempo Real

Mesmo com as artes e conteúdos informativos criados e já publicados em antecipação, muitos usuários vão procurar pela sua empresa no dia do evento para tirar dúvidas, comentar em seus posts e interagir nas redes. Por isso, esteja ativo.

Responda aos directs, acompanhe o que está sendo falado, quais publicações são mais curtidas etc. 

Acompanhe as Vendas e Faça as Alterações Necessárias

O site deu algum erro ou algum produto acabou? Você só saberá a resposta acompanhando suas vendas e, logo em seguida, avisando seus clientes sobre o problema.

Além disso, caso algum item não esteja sendo tão buscado, faça outra promoção, chame a atenção dos visitantes para ele.

Pós Black Friday ✔️

O evento acabou, o que fazer?

Retire Banners e outras Comunicações de Ofertas

Não traga problemas para o seu negócio. Assim que acabar a Black Friday, tire todas as informações de descontos e promoções anteriores. Do contrário, o consumidor pode exigir, por lei, pagar o valor promocional já que estava apontado no site.

Acompanhe as Entregas e Esteja Atento aos Canais de Comunicação

O processo de venda não acaba com a compra! 

Fique atento aos pedidos, se todos chegaram certos e se não há nenhuma reclamação ou problema com os seus consumidores.

Acompanhe também os seus canais de comunicação: muitos clientes podem entrar em contato para fazer perguntas e até mesmo entender melhor sobre o produto e serviço, por isso, esteja disponível e responda quanto antes.

Avalie seus Resultados

Você só vai saber se sua estratégia de como se preparar para a Black Friday 2024 deu certo se analisar seus resultados.

Defina metas e quais métricas serão avaliadas, como taxa de conversão, CAC, ticket médio etc. Dessa forma, você acompanha o seu desempenho e já prevê quais ações poderão ser feitas no ano seguinte.

12 Dicas para a sua Loja Virtual Aproveitar a Black Friday e Vender Mais!

12 Dicas para a sua Loja Virtual Aproveitar a Black Friday e Vender Mais!

Para complementar o nosso conteúdo de como se preparar para a Black Friday 2024, vamos a mais dicas para aplicar em sua loja virtual!

 Leia também: Aumentar a Taxa de Conversão de Vendas e Leads: 9 Dicas Práticas

1. Defina a Duração das Promoções

Quanto mais informações você fornecer aos clientes, mais instigados eles ficarão para comprar.

Além disso, sua estratégia de venda se torna mais organizada quando já existe uma definição de tempo para as promoções.

Você pode também fazer uma contagem regressiva para chamar ainda mais a atenção dos usuários, utilizando o gatilho da escassez.

2. Prepare um Atendimento ao Cliente de Qualidade

Pense que o fluxo de visitantes no seu site, redes sociais e até mesmo e-mail vai aumentar durante a Black Friday.

Muitas perguntas serão feitas, dúvidas surgirão, assim como alguns problemas, por isso, prepare um time focado apenas no atendimento ao cliente. Dessa forma, sua empresa terá pessoas focadas especificamente nesta demanda.

Além disso, você também pode criar FAQs, antecipando as principais dúvidas de seus clientes e investir em chatbots para haver um reforço no atendimento, já que essa ferramenta oferece respostas personalizadas e instantâneas.

‍3. Negocie com Fornecedores

Invista no relacionamento com seus fornecedores para reforçar o estoque de seus produtos por itens em grande quantidade a um valor mais baixo.

Converse com os fornecedores sobre o processo de entrega também para não haver nenhum tipo de problema com prazos.

4. Faça Parcerias 

Sua empresa pode fechar parcerias com outras empresas e até mesmo influenciadores digitais.

Essa estratégia visa reforçar a marca, chamar mais clientes, atingir outros tipos de público e promover seu produto.

5. Informe os Clientes

Como já falamos neste texto, quanto mais informações fornecidas, melhor será para os seus clientes, pois eles já saberão como vai funcionar o evento, o que esperar e em qual horário comprar pelo site.

Ou seja, tendo clientes mais bem informados, o processo de compra será muito mais rápido e fácil, pois as informações básicas já terão sido dadas.

6. Ofereça Promoções Realmente Boas!

Os clientes vão saber se suas promoções e descontos não forem vantajosas quando comparadas a outros sites: não se esqueça que o público também faz a própria pesquisa.

Por isso, ofereça promoções atrativas e que valham a pena para o consumidor.

Você pode apostar em táticas, como:  grandes descontos, cupons, ofertas relâmpago, estratégias “leve 2, pague 1” etc.

7. Adapte seu Site ou Aplicativo de Pedidos

Para criar uma estratégia ainda mais personalizada, sua empresa pode adaptar ou até mesmo produzir novas Landing Pages (LPs) e aplicativos específicos para a Black Friday.

Desse modo, a experiência do cliente se torna até mais fácil, pois todas as chamadas, conteúdos e artes serão voltadas ao evento e a comunicação é única e coerente em todos os canais.

8. Invista em Cupons Limitados e Antecipados

Os cupons também estão dentro da estratégia de vendas da Black Friday. Com eles, você engaja ainda mais com o seu público, pois muitas pessoas se interessarão por cupons antecipados que garantem descontos exclusivos.

Os cupons podem ser fornecidos pelas redes sociais, e-mail marketing e até mesmo em embalagens de produtos anteriores.

Segmente os seus clientes e leads e ofereça diferentes tipos de cupons. Você pode oferecer um desconto maior aos seus clientes mais fiéis, que possuem um maior LTV, por exemplo.

9. Faça Promoções em Combo

As promoções em combo nada mais são do que aquelas com chamada: “Leve 2, pague 1”, “Na compra de 3 produtos, você leva 1 de brinde”.

Além de despertar o interesse do consumidor, esse tipo de promoção faz com que produtos parados em estoque circulem.

Aproveite para fazer isso principalmente em itens com preços menores para não ter prejuízo.

10. Valorize Clientes Fiéis – Dica Valiosa!

Sua empresa pode oferecer promoções exclusivas para clientes atuais e engajados com a marca, isso mostra o quanto o negócio acompanha seus usuários e valoriza essa troca, além de fortalecer ainda mais o relacionamento com eles.

11. Faça campanhas em Sites de Compra Coletiva

Coloque seus produtos em e-commerces de compras coletivas. Dessa forma, sua empresa atinge um público muito maior, além de poder ganhar destaque em meio a tantos outros negócios.

Aproveite e também esteja no Google Shopping – ferramenta que permite os usuários procurarem por produtos de forma online e comparem os preços – para que seus produtos sejam encontrados no topo das pesquisas.

12. Fidelize os Novos Clientes

Por último, nas dicas de como se preparar para a Black Friday 2024, vamos à fidelização dos novos clientes.

Não perca a chance de criar um relacionamento com os clientes que vieram junto às campanhas de Black Friday, continue os contactando, reforçando o e-mail marketing e criando conteúdos personalizados para eles.

Cuidados para Não ter Fraudes na sua Black Friday 2024

Cuidados para Não ter Fraudes na sua Black Friday 2022

Para fechar o nosso checklist de como se preparar para a Black Friday 2024, lembre-se que o evento deve ter descontos verdadeiros.

Não seja uma daquelas empresas que dobram o preço momentos antes do evento e, logo em seguida, voltam ao valor “normal”, dizendo que está na metade do preço, ou seja, a “metade do dobro do preço”, pois isso é fraude!

Forneça sempre o máximo de informações e seja transparente com o consumidor, não tente maquiar preços, invista sempre em situações reais, assim com certeza o seu negócio terá bons resultados.

Conclusão

Chegamos ao fim de nosso conteúdo de como se preparar para a Black Friday 2024!

Agora que você já sabe o que deve e o que não deve fazer, aproveite para conferir como é o comportamento de seu público, acesse o Panorama de Geração de Leads e fique por dentro das características de seus possíveis clientes e do benchmarking do seu mercado!


Beatriz Testa

Redatora na Leadster e jornalista em formação. Há 2 anos trabalhando com SEO, Marketing de Conteúdo, Hard News e muito mais!

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