A Black Friday é um dos momentos do ano mais aguardados por empresas e consumidores, afinal, é uma excelente oportunidade para fazer ótimos negócios e melhorar as taxas de venda e de faturamento.

Então, com muitas empresas direcionando esforços e investimentos para a data comercial, como se destacar e atrair a atenção dos clientes em potencial?

Neste artigo vamos apresentar dicas para criar campanhas de mídia online, ideias de anúncios de Black Friday e e-mails para leads para sua marca explorar na data.

Vá direto ao ponto

Veja os 8 Melhores Anúncios

O que é a Black Friday?

A Black Friday surgiu no varejo americano e se espalhou para todo o mundo como uma das maiores datas comerciais para todos os setores. 

O sucesso de vendas da data no Brasil impulsionou outras versões, como Black Week (semana de ofertas) e Black Month (mês todo de ofertas).

No calendário comercial brasileiro essa já é uma das datas mais importantes, com faturamento que só perde para o Natal.

Quando é a Black Friday 2021?

Em 2021, a data está confirmada para 26 de novembro.

Tradicionalmente a data acontece depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.

Data Black Friday 2021
  Leia também: Como Aumentar as Vendas na Black Friday e Cyber Monday 2021

O que é a Cyber Monday?

A Cyber Monday surgiu para aproveitar a atenção e o tráfego gerado com a Black Friday, além de aproveitar a intenção de compra daqueles consumidores que acabam não comprando durante a sexta. 

Sempre na segunda-feira seguinte à Black Friday, a Cyber Monday costuma focar em descontos e oportunidades de negócios exclusivas para eletrônicos, jogos e outros itens de tecnologia.

Quando é a Cyber Monday 2021?

Em 2021, a data está confirmada para 29 de novembro.

Data Cyber Monday 2021

Dicas para anunciar na Black Friday

Para que sua marca possa se destacar na Black Friday 2021, trouxemos algumas dicas e exemplos. 

  Confira também: Plano de Mídia Paga 2022: Guia para Criar Anúncios Online

Destaque os benefícios e proposta de valor que o seu produto pode trazer para o consumidor

Uma proposta de valor é uma promessa a ser entregue.

De forma clara e sintética é o que a sua empresa ou marca tem a oferecer.

É a principal razão pela qual o consumidor deve comprar com você.

E na Black Friday o consumidor está interessado nos melhores preços, mas também nos benefícios daquela compra.

Por este motivo, os anúncios deste período devem reforçar ainda mais qual é o ganho do consumidor ao realizar a compra ou contratação.

Ofereça bons negócios, dentro das suas possibilidades

Muitas empresas deixam de participar dessa data comercial tão relevante por não conseguirem oferecer altos descontos e acreditarem assim que não vão chamar atenção.

Mas a verdade é que nem só de descontos e preços especiais a Black Friday é feita. 

As marcas podem explorar outras possibilidades para promoverem seus produtos e serviços, como frete grátis, brindes, diferentes formas e condições de pagamento, parcelamento, upgrade de planos, etc.

Confira um exemplo, em que a empresa oferecia um carregador de brinde para compras realizadas durante a Black Friday:

Crie conteúdo em diferentes formatos

O anúncio estático ainda funciona, mas os outros formatos como vídeo, coletânea e Facebook Canva Ads são opções que se destacam nas redes sociais como Facebook e Instagram, cada vez mais voltados para conteúdos assim mais dinâmicos.  

Veja alguns exemplos:

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Crie uma LP com a mesma linguagem e visual utilizados nos anúncios

Além de ser uma data excelente para concretização de vendas, a Black Friday também é interessante para impulsionar a geração de leads para a sua marca.

Esses contatos podem ser aproveitados e ativados em diferentes momentos depois da data comercial.

Para fazer essa geração de leads, uma das formas é direcionar parte dos anúncios para Landing Pages de captação, que devem ter a mesma linha criativa dos anúncios, para gerar uma unidade em toda a campanha.

Comunique a ação em outras páginas do seu site

Além das páginas de captação e dos descontos aplicados diretamente nas páginas dos produtos ou serviços, você deve explorar todo o seu site para chamar a atenção para a ação promocional.

Utilize banners, textos, CTAs e links internos que reforcem, em todo o site, as oportunidades que os visitantes podem aproveitar na Black Friday da sua marca.

Divulgue em todos os seus canais

Antes da chegada da Black Friday, defina em quais plataformas de anúncios você vai utilizar durante as campanhas.

Pense naqueles em que seu público está, faça testes previamente e invista naqueles com melhores resultados.

Além dos anúncios, explore os demais canais da sua marca, como blog, redes sociais, e-mail marketing, materiais de ponto de venda, WhatsApp, etc.

8 Melhores anúncios de Black Friday para se inspirar

Confira mais alguns exemplos que aplicam as estratégias citadas no post para atrair a atenção do público.

1. Gerando expectativa

2. Criando uma hashtag exclusiva

3. Explorando senso de urgência

4. Combinando vantagens

5. Utilizando contagem regressiva

6. Oferecendo desconto na compra de mais de um item

7. Aplicando desconto em todos os itens da loja

8. Comprando um, levando mais

Bônus: Melhores e-mails de Black Friday

Como citamos, os anúncios de Black Friday não são os únicos formatos que as marcas podem e devem explorar durante a data.

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa e que vai potencializar a divulgação das ações.

Entre alguns benefícios ao incluir o e-mail como parte da estratégia estão a otimização da captação de leads, a nutrição desses contatos através de um canal menos invasivo do que telefone e WhatsApp, por exemplo, a possibilidade de utilizar ferramentas de automação desenvolvidas para marketing e, com isso, a redução do tempo de vendas, a melhora nos resultados e análise de dados para tomada de decisão.

Na estratégia de e-mail marketing para a Black Friday explore fatores que farão diferença, como a personalização, a segmentação, o invisto em um bom copywriting e em CTAs de impacto.

Aproveite a Black Friday Fora de Época da Leadster!

Tem receio de levar tráfego para o site, mas não conseguir a conversão que deseja para a Black Friday e Cyber Monday?

Investir na otimização da conversão de leads é a pedida certa. 

Com a ferramenta de marketing conversacional da Leadster isso é possível – e o melhor é que também entramos na antecipação da Black Friday para que nossos clientes possam chegar até a data mais do que preparados!

Vamos adiantar a nossa Black Friday para que os clientes possam implementar a Leadster no site e converter mais na data. 

Confira todos os detalhes da ação na página da campanha e aumente suas vendas na Black Friday 2021!

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Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.