A Black Friday é um dos momentos do ano mais aguardados por empresas e consumidores, afinal, é uma excelente oportunidade para fazer ótimos negócios e melhorar as taxas de venda e de faturamento.

Então, com muitas empresas direcionando esforços e investimentos para a data comercial, como se destacar e atrair a atenção dos clientes em potencial?

Neste artigo vamos apresentar dicas para criar campanhas de mídia online, ideias de anúncios de Black Friday e e-mails para leads para sua marca explorar na data.

Vá direto ao ponto
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O que é a Black Friday?

A Black Friday surgiu no varejo americano e se espalhou para todo o mundo como uma das maiores datas comerciais para todos os setores. 

O sucesso de vendas da data no Brasil impulsionou outras versões, como Black Week (semana de ofertas) e Black Month (mês todo de ofertas).

No calendário comercial brasileiro essa já é uma das datas mais importantes, com faturamento que só perde para o Natal.

Vendas na Black Friday ao longo dos anos
Fonte: Adobe Analytics

Quando é a Black Friday 2023?

Seguindo a tradição de ocorrer na última sexta-feira do mês de novembro, a Black Friday 2023 acontecerá no dia 24 de novembro de 2023.

  Leia também: Como Aumentar as Vendas na Black Friday e Cyber Monday 2023

O que é a Cyber Monday?

A Cyber Monday surgiu para aproveitar a atenção e o tráfego gerado com a Black Friday, além de aproveitar a intenção de compra daqueles consumidores que acabam não comprando durante a sexta. 

Sempre na segunda-feira seguinte à Black Friday, a Cyber Monday costuma focar em descontos e oportunidades de negócios exclusivas para eletrônicos, jogos e outros itens de tecnologia.

Fonte: Adobe Analytics

Quando é a Cyber Monday 2023?

Em 2023, a data está confirmada para 28 de novembro.

Dicas para anunciar na Black Friday

Dicas para anunciar na Black Friday

Para que sua marca possa se destacar na Black Friday 2023, trouxemos algumas dicas e exemplos. 

  Confira também: Plano de Mídia Paga 2023: Guia para Criar Anúncios Online

Se planeje com antecedência e prepare a equipe

Prepare sua empresa, no mínimo, 3 meses antes da Black Friday

Faça o planejamento de suas campanhas, com objetivos e metas já definidas, além de preparar as equipes de marketing, vendas, customer success (CS) e atendimento ao cliente para que o evento aconteça da forma mais fluida possível.

Leia também: Estrutura de Vendas: Qual a Importância e Como Montar uma

Destaque os benefícios e proposta de valor que o seu produto pode trazer para o consumidor

Uma proposta de valor é uma promessa a ser entregue.

De forma clara e sintética é o que a sua empresa ou marca tem a oferecer.

É a principal razão pela qual o consumidor deve comprar com você.

E na Black Friday o consumidor está interessado nos melhores preços, mas também nos benefícios daquela compra.

Por este motivo, os anúncios deste período devem reforçar ainda mais qual é o ganho do consumidor ao realizar a compra ou contratação.

Ofereça bons negócios, dentro das suas possibilidades

Muitas empresas deixam de participar dessa data comercial tão relevante por não conseguirem oferecer altos descontos e acreditarem assim que não vão chamar atenção.

Mas a verdade é que nem só de descontos e preços especiais a Black Friday é feita. 

As marcas podem explorar outras possibilidades para promoverem seus produtos e serviços, como frete grátis, brindes, diferentes formas e condições de pagamento, parcelamento, upgrade de planos, etc.

Confira um exemplo, em que a empresa oferecia um carregador de brinde para compras realizadas durante a Black Friday:

Crie conteúdo em diferentes formatos

O anúncio estático ainda funciona, mas os outros formatos como vídeo, coletânea e Facebook Canva Ads são opções que se destacam nas redes sociais como Facebook e Instagram, cada vez mais voltados para conteúdos assim mais dinâmicos.  

Veja alguns exemplos:

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Crie uma identidade visual para o evento

Além de ser uma data excelente para concretização de vendas, a Black Friday também é interessante para criar autoridade para a sua marca.

Ao criar uma identidade visual única para a Black Friday, você mostra ao cliente como a sua empresa se preparou para o evento e que ela se importa com a experiência que os visitantes vão ter.

A identidade visual da Black Friday deve ser aplicada em todos os materiais de divulgação da campanha, como landing pages, blog, redes sociais e e-mail marketing.

Comunique a ação em outras páginas do seu site

Além das páginas de captação e dos descontos aplicados diretamente nas páginas dos produtos ou serviços, você deve explorar todo o seu site para chamar a atenção para a ação promocional.

Utilize banners, textos, CTAs e links internos que reforcem, em todo o site, as oportunidades que os visitantes podem aproveitar na Black Friday da sua marca.

Divulgue em todos os seus canais

Antes da chegada da Black Friday, defina em quais plataformas de anúncios você vai utilizar durante as campanhas.

Pense naqueles em que seu público está, faça testes previamente e invista naqueles com melhores resultados.

Além dos anúncios, explore os demais canais da sua marca, como blog, redes sociais, e-mail marketing, materiais de ponto de venda, WhatsApp, etc.

Além desses pontos, você pode investir no marketing de influência, estratégia que utiliza os produtores de conteúdo independentes como forma de influência sobre grandes públicos engajados. Os influenciadores serão a ponte entre o público e a sua marca.

Leia também: Ciclo de Vendas: O que é, Como Reduzir e Fechar Negócios mais Rápido?

10 Melhores anúncios de Black Friday para se inspirar

Confira mais alguns exemplos que aplicam as estratégias citadas no post para atrair a atenção do público.

1. Gerando expectativa

2. Criando uma hashtag exclusiva

3. Explorando senso de urgência

4. Combinando vantagens

5. Utilizando contagem regressiva

Ao utilizar uma contagem regressiva você estará usando o gatilho mental de escassez. Ou seja, sua empresa utiliza de estratégias para informar que determinada venda está prestes a expirar, por isso, é melhor que o cliente ou lead a efetue o quanto antes

6. Oferecendo desconto na compra de mais de um item

7. Aplicando desconto em todos os itens da loja

8. Comprando um, levando mais

9. Explorando a criatividade

A Magazine Luiza é uma empresa que está no setor de varejo, e este segmento do mercado é famoso por sempre divulgar seus preços.

Portanto, o que a Magazine Luiza fez foi desafiar o cliente. Você fecharia uma compra sem saber o que está comprando?

Aqueles que tiveram, saíram no lucro, pois cafeteiras de R$380 saíram por R$29, notebooks de R$1.699 por R$99, Smart TVs de 40 polegadas de R$2.299 por R$199 e lavadoras de R$3.599 por R$399.

Essa ação rendeu engajamento, vendas e até mesmo um prêmio por criatividade para a varejista.

10. Usando o marketing de guerrilha

A briga dos fast foods deu o que falar na internet no ano passado. Além de fazer o público rir e se engajar mais, você gera consciência de marca.

Bônus: Melhores e-mails de Black Friday

Bônus Melhores e-mails de Black Friday

Como citamos, os anúncios de Black Friday não são os únicos formatos que as marcas podem e devem explorar durante a data.

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa e que vai potencializar a divulgação das ações.

Entre alguns benefícios ao incluir o e-mail como parte da estratégia estão a otimização da captação de leads, a nutrição desses contatos através de um canal menos invasivo do que telefone e WhatsApp, por exemplo, a possibilidade de utilizar ferramentas de automação desenvolvidas para marketing e, com isso, a redução do tempo de vendas, a melhora nos resultados e análise de dados para tomada de decisão.

Na estratégia de e-mail marketing para a Black Friday explore fatores que farão diferença, como a personalização, a segmentação, e invista em um bom copywriting e em CTAs de impacto.

Conclusão

Chegamos ao fim de mais um dos nossos conteúdos estratégicos sobre a Black Friday!

Se você quer saber ainda mais como melhorar sua automação de vendas para realizar um ótimo evento e obter resultados ainda mais expressivos, confira o nosso conteúdo sobre Como usar Chatbots para Melhorar Automação de Vendas!


Gustavo Luby

CMO da Leadster, há 6 anos empreendendo no setor de tecnologia, apaixonado por CRO, Growth Hacking e Mídia paga.

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