Sumário
Está em dúvida de como anunciar no Google Ads e como começar a explorar essa opção de mídia paga?
Continue a leitura do post que preparamos e tire todas as suas dúvidas de como a plataforma funciona e os tipos de anúncios que oferece.
O que é o Google Ads?
Pode ser que você já tenha ouvido falar da plataforma Google Ads como Google Adwords, antigo nome da mesma.
Essa é a plataforma de mídia paga do Google, que aproveita o alcance de seus diferentes canais como o Youtube, o próprio Google e a rede se sites parceiros, para que marcas possam construir e veicular anúncios para a audiência de usuários.
Por que anunciar no Google Ads?
Existem alguns motivos que fazem com que as marcas procurem o Google Ads como plataforma de investimento de mídia online.
São eles:
Maior plataforma de anúncios online
O Google recebe quase 80% de todas as buscas online realizadas hoje.
Com o passar do tempo e com as mudanças de consumo, a empresa detentora da plataforma de buscas, que foi se tornando cada vez mais popular, percebeu que havia uma grande oportunidade de negócio em possibilitar que outras marcas anunciassem na plataforma.
Depois de desenhar essa nova ferramenta pensada para um novo mercado, o Google Ads foi aprimorando o produto, que hoje conta com a rede de display em sites parceiros (que alcança hoje 90% dos usuários da internet em todo o mundo), o Google Shopping, a rede de busca e melhorias de experiência em todas as funcionalidades.
Segmentação
Outra vantagem de anunciar no Google Ads é o alto controle em relação às segmentações que serão impactadas pelos anúncios.
Você pode escolher usuários de acordo com dados de perfil dos mesmos como idade, localização, gênero; palavras-chave e tópicos buscados, que demonstram interesses específicos; acessos a diferentes sites; além da possibilidade de trabalhar com remarketing, para direcionar anúncios para usuários que já tiveram contato com o seu negócio.
Facilidade de medir resultados
Por ser um investimento online e centralizado na plataforma de anúncios, é muito fácil acompanhar os resultados das campanhas configuradas e até mesmo editá-las para otimizar ou redistribuir os investimentos.
Flexibilidade
Diferente de um canal de mídia mais tradicional, que define quanto custa um anúncio naquele canal, no Google Ads é sua marca que determina quanto quer investir nas campanhas.
Além disso, também tem flexibilidade na escolha dos formatos, datas e, como citamos, para editar campanhas que estão em andamento.
Confira também: 18 Melhores Canais de Mídia Paga para Anunciar na Internet
Como funciona o Google Ads?
A plataforma possibilita a criação de anúncios online em diferentes formatos e que são exibidos em diferentes canais do grupo (Rede de Pesquisa, Rede de Display e Vídeo).
As campanhas são segmentadas e configuradas de acordo com os objetivos e estratégias de cada marca.
A cobrança também é feita de acordo com as configurações das campanhas, o que possibilita um alto controle de quem está investindo.
Leia também: Como Definir o Melhor Objetivo de Campanha nos Anúncios
Tipos de anúncio do Google Ads
Como comentamos, existem diversas possibilidades ao explorar como anunciar no Google Ads.
Para começar, são diferentes possibilidades de tipos de anúncios:
Rede de Pesquisa do Google
Os anúncios através de redes de pesquisa são aqueles que aproveitam as buscas realizadas pelos usuários em plataformas de busca, como Google ou Youtube.
A rede de pesquisa do Google abrange Google Search, Google Shopping, Gmail e Google Play.
Rede de Display do Google
Já a rede de display do Google Ads funciona através de banners que são distribuídos entre os milhares de sites parceiros.
Essa é uma forma de aproveitar o grande volume de usuários e pode ser aplicada a diversas opções na plataforma, como Google Display, Google Play e YouTube.
Google Shopping
Como o nome já diz, o Google Shopping já é uma parte da plataforma voltada para vendas.
Ali, o usuário faz a pesquisa também por palavras-chave, mas os resultados são focados em produtos que possam atender às expectativas.
Além dos resultados orgânicos, a plataforma também mostra, logo na primeira linha, os anúncios das marcas.
Vídeo no Google
Através da rede de pesquisa ou da rede de display você pode inserir vídeos como anúncios, seja no Youtube ou mesmo na página de busca do Google “Vídeos”.
Apps
Também podem ser inseridos anúncios para o usuário que está buscando por aplicativos, na Google Play Store, mas também na rede de pesquisa, rede de display e no YouTube.
Smart
Você pode optar também pela criação “smart”, que na verdade não é um tipo de anúncio, mas sim uma opção de criação de campanha pela própria plataforma.
Nesta opção, a marca preenche algumas informações, mas o restante da campanha é configurado pelo próprio Google Ads.
Como anunciar no Google Ads passo a passo
Vamos ao passo a passo para começar a anunciar no Google Ads?
Configuração da conta
Se você ainda não tem uma conta Google, esse é o primeiro passo para iniciar.
Entre no site do Google Ads e clique no botão “Começar agora”.
Você pode então selecionar uma conta existente ou então criar uma apenas para gerenciar seus anúncios.
Depois do login, algumas perguntas serão feitas na plataforma, para entender melhor seu perfil, além da inclusão da forma de pagamento e do aceite na política de uso.
Definição de orçamento
Antes de começar a campanha, a plataforma vai solicitar também o orçamento definido.
Sem essa informação não é possível seguir.
Então, se você deseja fazer alguns testes e explorar antes a plataforma, sugerimos inserir um valor mais baixo e ir aumentando conforme for pegando prática e segurança.
Segmentação de clientes
Agora chega a hora de definir para quem sua campanha será exibida.
Explore as opções da plataforma e tente aproximar a segmentação da sua persona, perfil de cliente ideal e público-alvo.
Não se esqueça também de levar em conta o estágio do funil de venda da campanha que você está criando.
Seleção do tipo de anúncio
Depois, você deverá selecionar o tipo de anúncio da sua campanha.
Se ainda tem dúvida sobre eles, você pode voltar aqui no conteúdo para entendê-los em detalhe.
Escolha de palavra-chave
Então chega a hora de definir as palavras-chave que guiarão seu anúncio.
Elas são importantes para associar os interesses do público com o que ele irá encontrar.
É importante aqui escolher diversas palavras-chave para aumentar seu alcance e você poderá inclusive escolher entre as sugestões da plataforma para você.
Criação do anúncio
No fim, você efetivamente fará a configuração do anúncio, seja subindo imagens e vídeos ou, no caso da rede de busca, escrevendo o texto do anúncio.
Lembre-se que ele precisa ser breve, atrativo para o seu público e estimular o clique com um CTA.
Dicas para anunciar no Google Ads
Preparamos também algumas dicas para você potencializar ainda mais sua experiência ao anunciar no Google Ads:
Título do anúncio
O título é um forte elemento, principalmente nos anúncios da rede de pesquisa.
Ele precisa ser curto (o limite da plataforma é de 2 linhas de 30 caracteres), precisa se conectar com o que o usuário está pesquisando e chamar a atenção para leitura.
Descrição do anúncio
É o texto menor, que vem logo abaixo do título e que pode ter no máximo 80 caracteres.
Ele é lido por quem foi fisgado pelo seu título e precisa, além de explicar melhor, gerar o interesse para o clique.
Você pode explorar aqui gatilhos mentais como curiosidade, autoridade, prova social, etc.
URL de visualização
É a URL mais curta, que aparece no anúncio e que você define.
Essa linha também é importante e precisa estar conectada com a necessidade do usuário e com a etapa do funil que ele está.
URL de destino
Já a URL de destino é aquela que realmente será encontrada pelo usuário ao clicar no seu anúncio e ser redirecionado para o seu site.
Aqui, não cometa o erro de mandar o visitante para uma página que não tem a ver com o anúncio.
Isso só causará frustração e ele imediatamente vai buscar outra opção que melhor corresponda ao que ele busca.
Extensões de anúncio
As extensões de anúncio são informações adicionais que podem ser configuradas para melhorar a performance das suas campanhas.
Nem sempre elas serão exibidas, pois isso depende dos formatos escolhidos e das pesquisas relacionadas, mas de qualquer forma recomendamos que sejam preenchidas e pensadas estrategicamente.
Atualmente as extensões disponíveis no Brasil são: sitelink (links para outras páginas do site), frase de destaque, snippets estruturados, chamada, inclusão de telefone, mensagem, local, preço, aplicativos, comentários.
Além disso, existem também extensões automáticas, criadas pelo Google Ads automaticamente.
Anúncios dinâmicos
Os anúncios dinâmicos são uma opção interessante para atingir usuários do Google que pesquisam exatamente o que você oferece, o nome da sua solução ou da sua marca.
Os anúncios são segmentados com base no conteúdo do seu site (é importante, nesse caso, que você invista também em soluções de SEO) e preenchem as lacunas das suas campanhas com base nessas palavras-chave.
Você pode saber mais sobre esse recurso aqui.
Comece você também a explorar o Google Ads
Com essas dicas você está pronto para começar a fazer seus testes e campanhas, impulsionar sua marca e atrair tráfego qualificado para o seu site.
Gostou desse conteúdo?
Continue sua leitura com “Tráfego para Site: Tipos e Como Atrair Tráfego Qualificado”.
0 comentário