Sumário
- 1 O que é uma apresentação de resultados?
- 2 Tipos de resultados para a sua apresentação
- 3 Como montar uma apresentação de resultados do zero?
- 3.1 1. Organize suas informações com antecedência
- 3.2 2. Saiba do que está falando
- 3.3 3. Foco nas metas
- 3.4 4. Conheça sua audiência
- 3.5 5. Mais do que números e palavras
- 3.6 6. Monte a apresentação de resultados
- 3.7 7. Prenda a atenção do público
- 3.8 8. Crie unidade pelas cores
- 3.9 9. Não exagere nas imagens ou animações
- 3.10 10. Nos textos, menos também é mais!
- 3.11 11. Esteja preparado
- 3.12 12. Crie um ambiente acolhedor
- 3.13 13. Invista em um projeto profissional
- 4 O que não pode faltar na sua apresentação de resultados
- 5 Comece a criar as melhores apresentações de resultados!
Tão importante quanto alcançar as metas estabelecidas é saber montar uma boa apresentação de resultados.
Por isso, preparamos este conteúdo no blog!
Com ele, você aprenderá os primeiros passos para criar uma apresentação eficiente, os tipos e modelos, o que não pode faltar nesse tipo de apresentação, além dos resultados mais interessantes de serem apresentados.
Continue a leitura:
O que é uma apresentação de resultados?
Uma apresentação de resultados é uma forma de contar uma história.
Ela envolve as metas projetadas, os esforços realizados e o que foi obtido a partir daí para atingir ou não cumprir os objetivos.
Tipos de resultados para a sua apresentação
Você pode apresentar diferentes tipos de resultado nas suas montagens, sempre adaptando para o que faz sentido para a sua necessidade.
Vale também mesclar os tipos de resultados, caso eles sejam relevantes.
São eles:
Resultados gerais
Os resultados gerais e principais, é claro, precisam estar contidos em uma apresentação de resultados.
Nossa recomendação é que você comece por esses dados de maior impacto e interesse, quando a atenção do seu público está completamente focada na apresentação.
Nessa categoria estão resultados financeiros, números alcançados, crescimento e evolução ao longo do tempo.
Resultados por produto ou serviço
Se sua apresentação está atrelada aos resultados obtidos com determinado produto ou serviço, os resultados específicos podem e devem ser explicados na apresentação.
O mesmo vale para a análise de que soluções estão trazendo os melhores resultados, se isso fizer parte dos objetivos da apresentação.
Resultados por região ou área geográfica
Seus resultados também podem ser segmentados por região ou área geográfica, caso a empresa atue em diferentes praças.
Esse tipo de apresentação e análise, a comparação entre as áreas é interessante para chegar a insights.
Gráficos de resultados
Outra forma de apresentar os resultados são os gráficos de diferentes formatos.
Eles são elementos visuais muito interessantes para tornar os dados facilmente compreensíveis.
Leia também: O que é Dashboard e Como Criar um Painel para Demonstrar os Resultados da sua Equipe
Como montar uma apresentação de resultados do zero?
Confira nosso passo a passo para criar a sua apresentação de resultados:
1. Organize suas informações com antecedência
Você precisa estar preparado para a apresentação de resultados, e isso significa ter planejamento para tal.
O primeiro passo para ter segurança e eficiência no que se deseja mostrar é começar a preparar a apresentação com antecedência.
O controle de dados e acompanhamento de métricas devem fazer parte da sua rotina.
Assim, no momento de apresentar esses índices, bastará organizá-los no formato desejado e fazer as análises necessárias.
Essa antecipação também auxilia em casos de incongruência dos dados, caso alguma informação adicional seja necessária ou caso a apresentação seja solicitada com urgência.
2. Saiba do que está falando
Se você mesmo vai montar a apresentação de resultados, essa apresentação será mais fácil, já que você saberá o que foi incluso ali.
Mas, se existe qualquer parte ou informações que serão incluídas por outras pessoas e que serão apresentadas por você, tenha certeza de que você não estará perdido sobre elas.
Converse com os profissionais envolvidos para ganhar segurança.
3. Foco nas metas
A sua apresentação deve ser guiada pelo objetivo central buscado pela empresa.
Afinal, é isso que interessa: como os resultados obtidos aproximaram essa meta de se concretizar.
Reúna e apresente as informações mais relevantes nesse sentido.
Prepare seus argumentos com isso em mente.
4. Conheça sua audiência
Os dados, o visual, o discurso e muitas vezes até mesmo o tempo que temos para apresentar os resultados muda de acordo com quem será o público para quem ela será apresentada.
Uma apresentação para a sua equipe é diferente de uma apresentação para a diretoria, por exemplo.
Tenha em mente o seu público para adaptar todos esses fatores, bem como para o detalhamento necessário para cada ponto apresentado.
5. Mais do que números e palavras
Lembre-se que você não estará simplesmente criando um relatório.
Em uma apresentação de resultados é importante tornar as informações dinâmicas, atrativas e facilmente compreendidas.
Para isso, explore elementos visuais e maneiras de envolver o público na apresentação.
Você pode usar infográficos, imagens, vídeos e representações dos dados.
6. Monte a apresentação de resultados
Como sua apresentação será criada e mostrada?
Quais são os recursos que você tem para isso?
Esses pontos precisam estar presentes no desenvolvimento do seu trabalho.
Uma apresentação presencial é diferente de uma apresentação online, por exemplo.
Bem como os recursos disponíveis nesses dois casos.
Além disso, atente-se a outros detalhes como o tempo de apresentação, se você dividirá o discurso com mais algum profissional durante esse tempo, como serão os recursos tecnológicos disponíveis e se você consegue centralizar tudo em um único arquivo ou se precisará acessar dados em outro lugar.
Deixe tudo isso programado.
7. Prenda a atenção do público
A ordem que você apresenta os dados conta uma história que vai ajudar a prender a atenção do seu público.
Mais uma vez, leve em consideração quem são as pessoas que participarão da apresentação e teste diferentes ordens para entender qual delas funciona melhor.
8. Crie unidade pelas cores
Um visual atraente também ajuda a manter o público interessado na apresentação.
Passando para dicas relacionadas à parte visual, a primeira é criar uma apresentação coesa e harmônica.
O visual está ali para ajudar e não para desviar a atenção do que realmente importa: os resultados.
Escolha cores que tenham relação com as cores da marca para os detalhes e prefira cores mais neutras para o fundo e para os textos.
Isso torna a leitura mais fácil e não cansa a visão.
9. Não exagere nas imagens ou animações
Novamente, as imagens, vídeos, animações e qualquer outro recurso visual devem estar presentes para tornar a apresentação melhor, mas não para desviar a atenção dos resultados e dados presentes ali.
Por isso, não exagere.
10. Nos textos, menos também é mais!
O conteúdo em texto também deve ser usado com equilíbrio.
Ele funcionará como um suporte para a sua apresentação, mas precisa ser objetivo.
Inclua frases curtas e, se precisar incluir bastante conteúdo, considere apresentá-lo em formato de lista.
Também preste a atenção na escolha da fonte, que precisa ser de leitura fácil e em cores bem visíveis em relação ao fundo aplicado.
11. Esteja preparado
Com a apresentação pronta, chega a hora de preparar o discurso que será utilizado na reunião.
A segurança sobre a apresentação é a sua amiga mais fiel nesses casos.
Para se preparar vale revisar o conteúdo, rever e treinar a apresentação com alguém antes ou mesmo gravar a sua performance para verificar como está se saindo.
12. Crie um ambiente acolhedor
Durante a apresentação, tente criar um ambiente leve e criar uma conexão com quem está ali presente.
Se existem pessoas com as quais você não tem proximidade, apresente-se e relembre porque a apresentação foi marcada.
Deixe aberto o espaço para o diálogo e compartilhe a responsabilidade do trabalho realizado e das metas atingidas com toda a equipe.
13. Invista em um projeto profissional
Você também tem a opção de procurar por ajuda especializada para criar a apresentação de resultados.
Seja na parte de acompanhamento e análise de dados, seja na parte estética ou mesmo no treinamento para a apresentação, existem profissionais e ferramentas qualificadas para te auxiliar.
Entenda as necessidades e possibilidades no caso da sua apresentação.
Você pode se interessar: Funcionalidades Leadster: Resultados em Tempo Real com o Dashboard de Performance
O que não pode faltar na sua apresentação de resultados
Por fim, reforçamos aqui alguns pontos de atenção no momento de revisar a sua apresentação de resultados.
Garanta que esses pontos estão presentes:
- Escolha seu documento e estilo visual — e siga-o!
- Crie sempre um índice para criar uma visão geral do relatório;
- Explique os seus objetivos e os reforce sempre;
- Utilize bullet points e resumos.
Comece a criar as melhores apresentações de resultados!
Com nossas dicas você já pode aperfeiçoar as suas apresentações e ganhar confiança para mostrar os resultados obtidos pela sua equipe.
Ficou com alguma dúvida?
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