Tão importante quanto alcançar as metas estabelecidas é saber montar uma boa apresentação de resultados.

Por isso, preparamos este conteúdo no blog!

Com ele, você aprenderá os primeiros passos para criar uma apresentação eficiente, os tipos e modelos, o que não pode faltar nesse tipo de apresentação, além dos resultados mais interessantes de serem apresentados.

Continue a leitura:

O que é uma apresentação de resultados?

O que é uma apresentação de resultados?

Uma apresentação de resultados é uma forma de contar uma história.

Ela envolve as metas projetadas, os esforços realizados e o que foi obtido a partir daí para atingir ou não cumprir os objetivos.

Tipos de resultados para a sua apresentação

Você pode apresentar diferentes tipos de resultado nas suas montagens, sempre adaptando para o que faz sentido para a sua necessidade.

Vale também mesclar os tipos de resultados, caso eles sejam relevantes. 

São eles:

Tipos de resultados para a sua apresentação

Resultados gerais

Os resultados gerais e principais, é claro, precisam estar contidos em uma apresentação de resultados.

Nossa recomendação é que você comece por esses dados de maior impacto e interesse, quando a atenção do seu público está completamente focada na apresentação.

Nessa categoria estão resultados financeiros, números alcançados, crescimento e evolução ao longo do tempo.

Resultados por produto ou serviço

Se sua apresentação está atrelada aos resultados obtidos com determinado produto ou serviço, os resultados específicos podem e devem ser explicados na apresentação.

O mesmo vale para a análise de que soluções estão trazendo os melhores resultados, se isso fizer parte dos objetivos da apresentação.

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Resultados por região ou área geográfica

Seus resultados também podem ser segmentados por região ou área geográfica, caso a empresa atue em diferentes praças.

Esse tipo de apresentação e análise, a comparação entre as áreas é interessante para chegar a insights.

Gráficos de resultados

Outra forma de apresentar os resultados são os gráficos de diferentes formatos.

Eles são elementos visuais muito interessantes para tornar os dados facilmente compreensíveis.

 Leia também: O que é Dashboard e Como Criar um Painel para Demonstrar os Resultados da sua Equipe

Como montar uma apresentação de resultados do zero?

Confira nosso passo a passo para criar a sua apresentação de resultados:

Como montar uma apresentação de resultados do zero?

1. Organize suas informações com antecedência

Você precisa estar preparado para a apresentação de resultados, e isso significa ter planejamento para tal.

O primeiro passo para ter segurança e eficiência no que se deseja mostrar é começar a preparar a apresentação com antecedência.

O controle de dados e acompanhamento de métricas devem fazer parte da sua rotina.

Assim, no momento de apresentar esses índices, bastará organizá-los no formato desejado e fazer as análises necessárias.

Essa antecipação também auxilia em casos de incongruência dos dados, caso alguma informação adicional seja necessária ou caso a apresentação seja solicitada com urgência.

2. Saiba do que está falando

Se você mesmo vai montar a apresentação de resultados, essa apresentação será mais fácil, já que você saberá o que foi incluso ali.

Mas, se existe qualquer parte ou informações que serão incluídas por outras pessoas e que serão apresentadas por você, tenha certeza de que você não estará perdido sobre elas. 

Converse com os profissionais envolvidos para ganhar segurança.

3. Foco nas metas

A sua apresentação deve ser guiada pelo objetivo central buscado pela empresa.

Afinal, é isso que interessa: como os resultados obtidos aproximaram essa meta de se concretizar.

Reúna e apresente as informações mais relevantes nesse sentido.

Prepare seus argumentos com isso em mente.

4. Conheça sua audiência

Os dados, o visual, o discurso e muitas vezes até mesmo o tempo que temos para apresentar os resultados muda de acordo com quem será o público para quem ela será apresentada. 

Uma apresentação para a sua equipe é diferente de uma apresentação para a diretoria, por exemplo.

Tenha em mente o seu público para adaptar todos esses fatores, bem como para o detalhamento necessário para cada ponto apresentado.

5. Mais do que números e palavras

Lembre-se que você não estará simplesmente criando um relatório.

Em uma apresentação de resultados é importante tornar as informações dinâmicas, atrativas e facilmente compreendidas. 

Para isso, explore elementos visuais e maneiras de envolver o público na apresentação.

Você pode usar infográficos, imagens, vídeos e representações dos dados.

Tipos de resultados para a sua apresentação

6. Monte a apresentação de resultados

Como sua apresentação será criada e mostrada?

Quais são os recursos que você tem para isso?

Esses pontos precisam estar presentes no desenvolvimento do seu trabalho.

Uma apresentação presencial é diferente de uma apresentação online, por exemplo.

Bem como os recursos disponíveis nesses dois casos.

Além disso, atente-se a outros detalhes como o tempo de apresentação, se você dividirá o discurso com mais algum profissional durante esse tempo, como serão os recursos tecnológicos disponíveis e se você consegue centralizar tudo em um único arquivo ou se precisará acessar dados em outro lugar.

Deixe tudo isso programado.

7. Prenda a atenção do público

A ordem que você apresenta os dados conta uma história que vai ajudar a prender a atenção do seu público.

Mais uma vez, leve em consideração quem são as pessoas que participarão da apresentação e teste diferentes ordens para entender qual delas funciona melhor.

8. Crie unidade pelas cores

Um visual atraente também ajuda a manter o público interessado na apresentação. 

Passando para dicas relacionadas à parte visual, a primeira é criar uma apresentação coesa e harmônica.

O visual está ali para ajudar e não para desviar a atenção do que realmente importa: os resultados.

Escolha cores que tenham relação com as cores da marca para os detalhes e prefira cores mais neutras para o fundo e para os textos.

Isso torna a leitura mais fácil e não cansa a visão.

9. Não exagere nas imagens ou animações

Novamente, as imagens, vídeos, animações e qualquer outro recurso visual devem estar presentes para tornar a apresentação melhor, mas não para desviar a atenção dos resultados e dados presentes ali. 

Por isso, não exagere.

10. Nos textos, menos também é mais!

O conteúdo em texto também deve ser usado com equilíbrio.

Ele funcionará como um suporte para a sua apresentação, mas precisa ser objetivo.

Inclua frases curtas e, se precisar incluir bastante conteúdo, considere apresentá-lo em formato de lista. 

Também preste a atenção na escolha da fonte, que precisa ser de leitura fácil e em cores bem visíveis em relação ao fundo aplicado. 

11. Esteja preparado

Com a apresentação pronta, chega a hora de preparar o discurso que será utilizado na reunião. 

A segurança sobre a apresentação é a sua amiga mais fiel nesses casos.

Para se preparar vale revisar o conteúdo, rever e treinar a apresentação com alguém antes ou mesmo gravar a sua performance para verificar como está se saindo.

12. Crie um ambiente acolhedor

Durante a apresentação, tente criar um ambiente leve e criar uma conexão com quem está ali presente. 

Se existem pessoas com as quais você não tem proximidade, apresente-se e relembre porque a apresentação foi marcada.

Deixe aberto o espaço para o diálogo e compartilhe a responsabilidade do trabalho realizado e das metas atingidas com toda a equipe.

13. Invista em um projeto profissional

Você também tem a opção de procurar por ajuda especializada para criar a apresentação de resultados.

Seja na parte de acompanhamento e análise de dados, seja na parte estética ou mesmo no treinamento para a apresentação, existem profissionais e ferramentas qualificadas para te auxiliar.

Entenda as necessidades e possibilidades no caso da sua apresentação.

 Você pode se interessar: Funcionalidades Leadster: Resultados em Tempo Real com o Dashboard de Performance

O que não pode faltar na sua apresentação de resultados

O que não pode faltar na sua apresentação de resultados

Por fim, reforçamos aqui alguns pontos de atenção no momento de revisar a sua apresentação de resultados.

Garanta que esses pontos estão presentes:

  • Escolha seu documento e estilo visual — e siga-o!
  • Crie sempre um índice para criar uma visão geral do relatório;
  • Explique os seus objetivos e os reforce sempre;
  • Utilize bullet points e resumos.

Comece a criar as melhores apresentações de resultados! 

Com nossas dicas você já pode aperfeiçoar as suas apresentações e ganhar confiança para mostrar os resultados obtidos pela sua equipe. 

Ficou com alguma dúvida?

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Categorias: Marketing digital

Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster. Atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom

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