Lançamento: ative a Inteligência do ChatGPT no seu site

Conheça a funcionalidade
Leadster
/ / Canvas da Proposta de Valor – O que é e Como Criar o Seu

Você já ouviu falar sobre Canvas da Proposta de Valor?

Essa ferramenta é uma representação visual da proposta de valor de uma empresa. 

Quer entender melhor como ela funciona, quais são os benefícios e como montar o seu?

Então confira o conteúdo completo que preparamos.

O que é a proposta de valor?

O que determina se um consumidor vai optar por determinada marca dentre tantas no mercado?

Uma proposta de valor é uma promessa a ser entregue por uma marca.

De forma clara e sintética é o que a sua empresa tem a oferecer através dos produtos e serviços.

E é também a principal razão pela qual o consumidor deve comprar com você.

Quando ele se depara com uma solução é essa proposta de valor que se destaca e que reforça que aquela é a melhor opção para ele. 

A proposta de valor deve ser clara, forte e focada no consumidor.

É assim que o marketing do seu negócio irá se destacar em relação à concorrência, principalmente se a sua marca está iniciando e ainda é pouco conhecida.

O que é o Canvas da Proposta de Valor?

Um Canvas da Proposta de Valor é uma ferramenta que facilita a definição e visualização desta parte estratégica da empresa.

Ele é uma parte aprofundada do Business Model Canva ou Canva de Modelo de Negócio.

O Canvas da Proposta de Valor leva em consideração fatores como o perfil do consumidor e o perfil da solução.

Cada um dos pontos é definido conforme o modelo abaixo. 

Com o descritivo pronto, fica mais fácil definir qual será o foco da proposta de valor a ser elaborada.

Assim, é possível alinhar as necessidades e desejos do cliente com os benefícios oferecidos pela sua marca

Mas não se preocupe, ao longo deste post vamos abordar em detalhes cada um dos pontos do Canvas da Proposta de Valor para que você possa criar o seu.

O que é o Business Model Canva?

Como comentamos, o Canvas da Proposta de Valor é uma das partes do Business Model Canvas.

Essa é uma ferramenta mais ampla, que utiliza conceitos do Design Thinking, criada pelo consultor suíço Alexander Osterwalder.

Através dessa proposta, bastante visual, a estratégia de modelo de negócios é dividida em nove blocos:

  • Parcerias Chave;
  • Atividades Chave;
  • Recursos Chave;
  • Proposta de Valor (este é o ponto que estamos trabalhando neste artigo);
  • Relacionamento;
  • Canais;
  • Segmento de Clientes;
  • Estrutura de Custos;
  • Fontes de Receita.

Por que definir um Value Proposition Canvas?

É a partir da proposta de valor construída e apresentada que o consumidor decide se vai ou não fechar uma compra ou negociação.

Se, ao entrar em contato com algum material, site, ou equipe de vendas da empresa, ele não obtiver claramente quais são os benefícios e os diferenciais do produto ou serviço, a venda estará perdida. 

Portanto, definir a proposta de valor da sua empresa e utilizá-la na sua comunicação é essencial para mostrar ao consumidor o que você tem a oferecer.

E para chegar a essa proposta de maneira mais concreta, visual e colaborativa, você pode e deve explorar o Canvas da Proposta de Valor.

Ao utilizar essa ferramenta, você economiza tempo e recursos. 

Confira outros motivos para definir um Value Proposition Canvas:

1. Você conhece melhor seu cliente

Com essa ferramenta você define com mais clareza quem é seu público, conhece melhor as dores e necessidades dele e entende realmente quais são os seus hábitos de consumo.

Com isso, pode criar melhores soluções, processos, experiências e comunicações, que vão entregar melhores resultados para o consumidor e para você.

  Confira também - As 27 Chamadas que mais Convertem na Leadster (e Por que Funcionam)

2. Você define objetivos mais claros

Ter claro quais são os objetivos da empresa é fundamental para qualquer novo passo ou ação que será realizada.

Apenas sabendo para onde está o norte da empresa é possível treinar as equipes, criar campanhas, estratégias e táticas que estão alinhadas com o que realmente importa e vale o esforço. 

3. Você direciona melhor os esforços das equipes

A clareza de objetivo, de público e do que a empresa comercializa direciona também as equipes, que trabalham alinhadas para um único propósito.

Ter um Canva da Proposta de Valor facilita inclusive no crescimento das equipes, pois novos colaboradores já entendem visualmente para o que estão ali.

4. Você fortalece a sua marca e sua empresa

Uma marca que conhece seu público, sabe com firmeza quais são os seus objetivos e conta com uma equipe qualificada colhe excelentes resultados.

Utilize o Canvas da Proposta de Valor para fortalecer sua marca ao oferecer para o consumidor a melhor experiência que ele procura.

  Você pode gostar - Aumente sua Conversão de Leads com 3 Passos Validados em 1600 Sites

Como criar o Canvas da Proposta de Valor?

A proposta de valor da sua marca deve apresentar a resposta para perguntas fundamentais como: 

  • Qual produto ou solução a sua empresa oferece?
  • Qual é o benefício final obtido com a compra ou contratação?
  • Qual é o tipo de consumidor que se beneficia ao fechar um negócio com a sua empresa?
  • O que faz da sua oferta única e diferente do que seus concorrentes oferecem?

Para responder a todos esses pontos de forma visual, o Canvas da Proposta de Valor se divide em algumas sessões que devem ser analisadas e preenchidas.

Perfil do Cliente

Os três primeiros pontos estão relacionados ao Perfil do Cliente.

Tarefas do Cliente

O primeiro ponto são as “Tarefas do Cliente” que descrevem o que os clientes fazem, não apenas relacionado ao produto ou serviço que você oferece, mas também em outras áreas da vida como hobbies, trabalho, família. 

A descrição deve ser feita pensando em ações ou tarefas que eles tentam realizar no dia a dia, como exemplo conseguir uma promoção no trabalho ou se sentir financeiramente seguro.

Dores dos Clientes

A proposta de valor é sempre focada na solução desta necessidade e, se você não conhecer o seu público, não saberá nem o que, nem como ele procura e decide a compra da solução.

Não fique apenas com apostas e impressões superficiais, faça pesquisas com clientes atuais ou consumidores em potencial para obter as respostas de quais são as dores e necessidades do cliente e quais são os atritos e empecilhos que o afastam da solução.

Ganhos do Cliente

Aqui entram os benefícios que o cliente pode obter e os resultados que ele espera.

Esses ganhos podem ser financeiros, de tempo, emocionais, utilitários e sociais.

Provavelmente, nas três sessões anteriores, você chegará a uma listagem parecida com esta:

Certifique-se de ordenar as prioridades, pois elas devem se destacar no Canvas da Proposta de Valor.

Proposta de Valor

Agora, os próximos três itens dizem respeito à Proposta de Valor em si. 

Produtos e Serviços

Liste quais são os produtos ou serviços da sua marca ou empresa que podem ser atrativos para o cliente determinado, além de incluir também quais são os diferenciais dos mesmos e a frequência de compra/uso.

Aliviadores de Dores

Aqui, o foco deve ser em como esses produtos ou serviços resolveram as dores descritas no perfil do cliente.

Entenda como eles fazem o consumidor se sentir melhor em todos os pontos que abordamos: emocional, financeiro, social, funcional, etc.

Criadores de Ganhos

Como a sua solução transformará a rotina ou vida do seu consumidor positivamente?

Essa informação precisa estar clara na proposta de valor da sua empresa.

Afinal, é para isso que o seu cliente em potencial está ali, para comprar ou contratar algo que ele deseja ou precisa.

Se logo de cara ele não for impactado pelo benefício, você provavelmente não conseguirá nem mesmo prender a atenção dele, quem dirá vender.

Conclusão

Coloque em prática o que aprendeu neste post e crie uma ferramenta visual com potencial incrível.

Seu Canvas da Proposta de Calor vai ajudar a sua marca a comunicar claramente o que oferece e porque ela é a melhor solução para o seu cliente.


Fernanda Andreazzi

Especialista de Marketing na Leadster

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Fernanda Andreazzi

Especialista de Marketing na Leadster


Nosso conteúdo é escrito por humanos :)


Publicado em:


Última atualização: