Sumário
- 1 O que é o Facebook Ads?
- 2 Por que anunciar no Facebook Ads?
- 3 Quais são os conceitos básicos do Facebook Ads?
- 3.1 Gerenciador de Negócios
- 3.2 Ad / Anúncio
- 3.3 Pixel de conversão
- 3.4 Feed de notícias
- 3.5 Publicação impulsionada
- 3.6 Publicação patrocinada
- 3.7 Dark Post
- 3.8 Conversion Lift
- 3.9 ROAS (Return Over Ad Spend)
- 3.10 Teste A/B
- 3.11 Impressões
- 3.12 Cliques
- 3.13 Visualizações de vídeo
- 3.14 Conversões
- 3.15 Central de Criativos
- 4 Como fazer um anúncio no Facebook Ads?
- 4.1 1. Crie uma conta de negócios para seu negócio
- 4.2 2. Escolha seu objetivo
- 4.3 3. Configure seu anúncio
- 4.4 4. Defina o orçamento e período da campanha
- 4.5 5. Defina sua audiência
- 4.6 6. Escolha onde veicular o anúncio
- 4.7 7. Otimize a campanha
- 4.8 8. Personalize sua campanha
- 4.9 9. Publique o anúncio
- 4.10 10. Acompanhe os resultados e gerencie o anúncio
- 5 Conclusão
Quer aprender um passo a passo de como anunciar no Facebook Ads e aproveitar o máximo desta plataforma tão relevante?
Confira o post completo que criamos sobre o tema.
O que é o Facebook Ads?
O Facebook Ads é a plataforma de publicidade da empresa Meta.
Nessa plataforma você pode criar campanhas de mídia paga para Facebook, Instagram, Audience Network e Messenger, já que todas essas redes sociais pertencem ao mesmo grupo.
Você também pode explorar uma infinidade de formatos de anúncios, segmentações e diferentes configurações para campanhas de alto impacto online.
Por que anunciar no Facebook Ads?
Investir em mídia paga é uma forma de divulgar sua marca, potencializar campanhas e conseguir melhores resultados em um período de tempo mais curto.
E o Facebook Ads é uma das plataformas disponíveis para esse tipo de investimento.
A ferramenta de anúncios está entre as mais utilizadas em todo o mundo e oferece benefícios como campanhas personalizáveis, possibilidade de testes, mensuração de resultados e alto controle dos investimentos.
A diversidade de usuários e alcance do Facebook Ads também é um grande diferencial.
O próprio grupo sabe disso e investe pesado em novos formatos e funcionalidades, pensadas para cada canal que engloba.
Leia também: 18 Melhores Canais de Mídia Paga para Anunciar na Internet
Quais são os conceitos básicos do Facebook Ads?
Antes de investir em anúncios da plataforma, é interessante que você conheça alguns conceitos e termos que vai encontrar por lá:
Gerenciador de Negócios
O Gerenciador de Negócios do Facebook Ads é a plataforma para criação e gestão de anúncios.
Nele você poderá criar suas contas de anúncios, criar, configurar e colocar no ar as campanhas, selecionar as segmentações, monitorar os resultados e distribuir os investimentos.
Ad / Anúncio
Ad e anúncios são termos sinônimos, utilizados na plataforma para se referir aos anúncios veiculados por ali.
Eles englobam não apenas a parte visual do anúncio, mas toda a mídia completa com imagem, textos, CTA, público e pagamento.
Pixel de conversão
O Pixel do Facebook é um recurso que fornece dados de rastreamento dos usuários e visitantes de sites, Landing Pages e páginas de blogs.
Através de um trecho de código JavaScript inserido nas páginas desejadas, se torna possível integrar diferentes canais, exibir anúncios de forma estratégica e segmentada, além de mensurar de forma mais detalhada os resultados das campanhas.
Com a instalação do Pixel do Facebook você pode integrar diferentes canais, mensurar os resultados dos anúncios e impactar quem já entrou no site com anúncios mais específicos de remarketing.
Saiba mais sobre esse recurso no post: Pixel do Facebook: Para que Serve e Como Configurar no Site?
Feed de notícias
O feed de notícias — ou apenas feed — é o conteúdo principal exibido para cada usuário.
Sabe quando você entra no Facebook ou no Instagram e percorre as publicações das páginas que segue?
Este é o feed.
É ali que os conteúdos publicados, patrocinados ou orgânicos, são exibidos para os usuários
Publicação impulsionada
Uma publicação impulsionada acontece quando você publica algo na sua página, de forma orgânica, e depois investe algum orçamento para distribuí-la para usuários que ainda não tiveram contato com ela.
Publicação patrocinada
Já uma publicação patrocinada também surge a partir de uma publicação feita organicamente na sua página, mas que com o patrocínio ganha força de exibição.
A diferença é que a publicação patrocinada é exibida apenas para usuários que já têm contato com a sua marca, sem atingir novos públicos, como pode ser feito através de uma publicação impulsionada.
Dark Post
Um Dark Post, por sua vez, é um anúncio.
Ele é criado diretamente no Gerenciador de Negócios e, portanto, não aparece na sua página, como uma publicação orgânica.
Ele será exibido para o usuário no formato e no local escolhido, para o público selecionado e com o objetivo determinado no momento de configuração da campanha.
Conversion Lift
O Conversion Lift é a ferramenta, dentro do Facebook Ads, que permite acompanhar as conversões e os resultados de vendas gerados através dos anúncios.
ROAS (Return Over Ad Spend)
O ROAS (Return Over Ad Spend) ou Retorno sobre investimento em anúncios mede os lucros obtidos através de campanhas de mídia paga, neste caso dentro do Facebook Ads.
Essa métrica é fundamental para entender se os investimentos estão valendo a pena e também para identificar as campanhas e anúncios com melhor performance.
Teste A/B
Testes A/B apresentam duas versões de um mesmo anúncio, mas com pequenas modificações em uma variável, como algum elemento de texto, visual ou até botão CTA.
As duas versões são aplicadas ao público durante um período de teste e depois a que tem a melhor performance continua como fixa.
Impressões
O número de impressões corresponde ao número de vezes que seu anúncio foi exibido.
Cliques
O número de cliques equivale ao número de vezes que seu anúncio foi clicado pelos usuários.
Ele monitora esse tipo de interação, que varia de acordo com o que foi configurado no botão ou link do anúncio.
Visualizações de vídeo
Se seu anúncio inclui um vídeo, o Facebook Ads irá contabilizar a quantidade de visualizações do mesmo, a partir de quantas vezes os usuários visualizaram pelo menos três segundos do seu conteúdo.
Conversões
O número de conversões está relacionado com o objetivo determinado para cada anúncio, pois conta como conversão a ação completa do usuário.
Por exemplo, pode ser considerada como conversão o clique no CTA ou pode ser considerada uma conversão o preenchimento de um formulário.
Central de Criativos
A Central de Criativos é um recurso disponibilizado na plataforma, para criação da parte visual dos ads, da escolha dos formatos, dos testes dessas artes e até mesmo uma biblioteca de anúncios para inspiração.
Como fazer um anúncio no Facebook Ads?
Entendidos os termos mais relevantes, chegou a hora de aprender como anunciar no Facebook Ads. Confira o passo a passo:
1. Crie uma conta de negócios para seu negócio
Se você ainda não tem uma conta de negócios no Facebook Ads, é por aí que você vai começar.
Isso significa criar uma conta comercial, que pode criar e gerenciar os anúncios.
Sua marca provavelmente já tem uma página no Facebook e é esse o acesso que você utilizará.
Se não for o caso, você pode criar uma página através do login em um usuário pessoal.
2. Escolha seu objetivo
No mesmo menu da imagem acima, depois da criação da conta, você poderá começar a criar seus anúncios, na opção que contém esse título.
Você será então redirecionado para o Gerenciador de Negócios.
Caso sua conta já esteja ativa, você pode pular a etapa anterior e simplesmente acessar diretamente o gerenciador.
Ao chegar até ele, você vai clicar no botão “Criar” e ao iniciar uma nova campanha, o primeiro passo será selecionar o objetivo desejado para ela.
Para cada tipo de página e de empresa, os objetivos sugeridos são diferentes.
Saiba mais: Como Definir o Melhor Objetivo de Campanha nos Anúncios
Você definirá o objetivo de acordo com os estágios do funil de vendas e com o que deseja como ação principal do usuário que for impactado.
3. Configure seu anúncio
Ao selecionar o objetivo, uma nova janela aparecerá e algumas configurações serão necessárias.
Você vai então determinar um nome para a campanha e as demais informações podem variar de acordo com o objetivo.
Em uma campanha de tráfego, por exemplo, você precisará incluir o link de destino dos usuários.
Mas não se preocupe, a plataforma é bastante intuitiva e explica também o que precisa ser configurado.
4. Defina o orçamento e período da campanha
Chega o momento de definir o orçamento e o horário que sua campanha será exibida.
Em termos de orçamento, você terá duas opções: a primeira, com orçamento diário, que determina um valor máximo de investimento por dia; e outra opção de orçamento total, com distribuição por todo o período em que a campanha ficará no ar.
5. Defina sua audiência
Depois desse passo, é o momento de definir a audiência da sua campanha, para quem seu anúncio será exibido.
Como já comentamos, essa é uma das grandes vantagens e diferenciais da plataforma de Facebook Ads, já que muitas opções estão disponíveis para segmentação do público.
Você pode segmentar sua audiência de acordo com dados de perfil de cada usuário como localização, idade, gênero, idioma utilizado, interesses.
Além disso, também pode explorar as conexões, como incluir ou excluir pessoas que já acompanham suas páginas ou aplicativos.
Você pode salvar o público e escolhê-lo numa nova campanha ou criar uma nova segmentação.
Outro recurso interessante neste momento é a “Definição do público”, na lateral da página.
Ali, o Facebook Ads mostra se seu público está muito amplo ou muito restrito, o que pode prejudicar a performance da sua campanha.
Leia também: Público-Alvo: Como Anunciar para as Pessoas Certas
6. Escolha onde veicular o anúncio
Depois, você escolherá os canais de veiculação do seu anúncio, dentro das opções do Facebook Ads, como Facebook, Instagram e Messenger.
Além disso, também determina onde, em cada uma dessas plataformas, seu anúncio será exibido (feed, stories, inbox etc).
7. Otimize a campanha
A próxima etapa é a determinação do controle dos gastos e da otimização dos mesmos.
Aqui, você pode definir, por exemplo, quanto deseja pagar pelo clique ou, para outro exemplo, otimizar os recursos para que um anúncio seja exibido várias vezes para um mesmo usuário, para aumentar a lembrança do anúncio.
8. Personalize sua campanha
Aqui acontece a montagem do seu anúncio.
Você vai escolher o formato do anúncio, subir as imagens preparadas para ele, escrever os textos, inserir os CTAs, vídeos e links.
Aqui também é possível ativar o Pixel do Facebook, que comentamos anteriormente.
E lembre-se que você também pode selecionar uma publicação anteriormente postada na sua página para utilizá-la como anúncio também.
9. Publique o anúncio
Com tudo pronto, revise seu anúncio e configure a forma de pagamento, caso ainda não tenha nenhuma forma cadastrada nesta conta.
O Facebook Ads permite pagamento com cartão de crédito, PayPal ou boleto bancário.
Pronto, você já pode solicitar a publicação do seu anúncio, que será enviado para avaliação da plataforma e posteriormente liberado para veiculação no período escolhido.
Essa aprovação costuma ser ágil e qualquer objeção será enviada para o e-mail da conta, para que os detalhes possam ser corrigidos, se necessário.
10. Acompanhe os resultados e gerencie o anúncio
Depois que sua campanha entra no ar, você pode acompanhar em tempo real os resultados e investimentos relacionados a ela.
É possível criar diversas campanhas simultaneamente e editar as campanhas que estão no ar, para otimizar os resultados para sua marca.
Conclusão
Com essas dicas você poderá aproveitar a plataforma e já saberá como anunciar no Facebook Ads!
Explore a ferramenta e crie anúncios de impacto a partir de agora.
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