Sumário
Sabemos que a prospecção é uma etapa essencial para as vendas da sua empresa, afinal, é por meio dela que você encontrará novas oportunidades de negócio.
Imagine automatizar esse processo… demais, não é? Por isso, vamos falar hoje sobre as ferramentas de prospecção B2B.
A partir delas você consegue sair na frente dos demais concorrentes, além de aumentar a produtividade de sua equipe.
Siga no texto para saber mais sobre as ferramentas, seus benefícios e quais são as melhores do mercado.
Vamos lá!
O que é uma Ferramenta de Prospecção?
Uma ferramenta de prospecção é um software que automatiza o processo de identificação de compradores em potencial, captando-os e convertendo-os em clientes.
Para isso, a ferramenta fornece informações de contato objetivas, atualizadas e compatíveis, como dados demográficos, tecnológicos e geográficos sobre os possíveis compradores.
O que é B2B em Vendas?
O Business to Business (B2B) é a relação de empresas para empresas.
O foco desse modelo de negócio é a oferta de produtos e serviços para outras empresas.
Como exemplo, podemos citar a própria Leadster, nós somos uma empresa que vende uma ferramenta tecnológica para outras empresas, e não para pessoas físicas.
Leia também: 13 Diferenças de Vendas B2B e B2C e como Otimizar sua Estratégia
O que é Prospecção B2B?
A prospecção de vendas B2B é o conjunto de ações, como gerar, nutrir e construir relacionamento, com uma rede de contatos (possíveis clientes), esperando que se convertam em vendas.
Diferentemente do mercado B2C – modelo de negócio entre uma empresa e o consumidor final -, no qual as ações de prospecção buscam um público mais amplo, o segmento B2B possui ações mais pontuais, pois as empresas precisam entrar em contato com os decisores certos.
Saiba mais: 10 Estratégias de Prospecção B2B das Melhores Empresas
Como Utilizar Ferramentas de Prospecção?
Antes de tudo, devemos lembrar que a ferramenta de prospecção pode atuar separadamente do CRM de vendas, porém, ela não o substitui. Por isso, utilize os softwares de maneira conjunta, pois eles vão se complementar.
Lembre-se que com a ferramenta de prospecção você vai automatizar e otimizar o processo de prospecção B2B da sua empresa.
Por isso, fique atento aos dados coletados (e-mail, telefone, nome da empresa), atualização das listas e veracidade das informações.
Quais as Vantagens de uma Ferramenta de Prospecção B2B?
Separamos aqui quatro benefícios das ferramentas de prospecção B2B, vamos a eles:
1. Aumento da produtividade do vendedor
Com um software identificando e captando as informações essenciais do lead, o vendedor conseguirá fazer uma abordagem muito mais direta, além de conseguir se organizar melhor, já que sobrará mais tempo para outras demandas.
2. Programação de diferentes fluxos de cadência
Todos os seus fluxos seguirão o perfil do cliente que já mapeado pela ferramenta. Portanto, o processo de personalização estará ainda mais de acordo com seu público.
3. Controle da rotina
Tendo todos os processos automatizados, você conseguirá ver na própria plataforma como anda o seu dia a dia de trabalho, quais são os pontos a dar mais atenção e quais aqueles que estão bem encaminhados.
Além de conseguir ter uma visão geral de sua empresa, detalhando as informações dos clientes e em que etapa do funil de vendas e marketing estão.
4. Simplificação na visualização de métricas importantes
Imagine todos os dados mais importantes sobre o seu setor de vendas em um único local e apresentados de maneira intuitiva. É isso que a ferramenta de prospecção B2B vai oferecer ao seu negócio.
A partir disso, você saberá quais ações tomar e quais já estão dando resultado.
Quais as Melhores Ferramentas de Prospecção B2B?
Separamos aqui as 5 melhores ferramentas de prospecção B2B do mercado para você investir.
Vamos lá!
Econodata
Por meio do big data, a Econodata extrai dados da internet e organiza as listas de contato, facilitando a segmentação e abordagem do time de vendas.
Para otimizar ainda mais o processo, você pode aplicar os filtros de informações, como CNAE, tamanho da empresa, região e setor de atuação.
Lembrando que a ferramenta é paga e os valores são dados conforme a necessidade de seu negócio.
Ramper
A Ramper é um software que reúne informações sobre inúmeras marcas, focada nas pequenas e médias empresas.
Algumas de suas funcionalidades são:
- Definição do seu cliente ideal (ICP);
- Criação de listas segmentadas de e-mails;
- Automatização das abordagens;
- Acompanhamento de métricas.
A Ramper também é uma plataforma paga, na qual os preços e planos mudam seguindo a necessidade da empresa.
Geofusion
Com o Geofusion, você utiliza o geomarketing – estratégia que faz o mapeamento da localização para as empresas conhecerem melhor os seus consumidores.
Por meio dessa ferramenta, haverá um maior direcionamento do mercado e dos esforços da força de vendas, ou seja, você vai alinhar a prospecção de clientes com a localização.
Atenção, pois os planos e valores do Geofusion são estabelecidos conforme o segmento de seu negócio.
O LinkedIn é a principal rede social do mundo corporativo, ou seja, já é ótimo para negócios B2B.
A plataforma tem até mesmo uma ferramenta específica, mais como um plug-in, para você fazer sua prospecção B2B: o LinkedIn Sales Navigator.
Algumas de suas funcionalidades são:
- Pesquisas avançadas de leads e empresas;
- Sugestões personalizadas com indicação de leads;
- Integração com CRM.
O LinkedIn Sales Navigator possui três planos pagos: Core, Advanced e Advanced Plus. Dê uma olhada no site deles para entender mais.
Lista Online Serasa
Como o próprio nome já diz, a Lista Online Serasa é um mailing segmentado em massa que o Serasa disponibiliza para os assinantes.
Como Gerar Leads B2B?
Não existe uma única resposta para essa pergunta, mas além de realizar da prospecção ativa, sua empresa pode investir em:
- Inbound marketing;
- Marketing de eventos;
- Marketing de conteúdo;
- Conhecimento sobre o próprio público (sim, é muito importante já ter sua persona definida).
Saiba mais: Como Gerar Leads B2B? As Estratégias Mais Atuais
Conheça a Leadster
A Leadster pode até não ser uma ferramenta de prospecção B2B, mas você deve ter percebido que no texto falamos muito sobre abordagem personalizada, segmentação de leads e automatização e otimização da rotina, principalmente das áreas de marketing e vendas.
Dito isso, pode ter certeza que nossa ferramenta de marketing conversacional vai auxiliar todos esses pontos na rotina de sua empresa.
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