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/ / Geração de Leads Imobiliários: 9 Estatísticas para 2025

A geração de leads imobiliários é um trabalho constante, e acontece de várias formas diferentes. 

Dentro do marketing digital mesmo essas formas são bastante variadas. Ao invés de concentrar esforços em plataformas que dão mais resultados, o segmento busca abrir os braços o máximo possível e trabalhar com o máximo de possibilidades ao mesmo tempo. 

Você deve estar pensando que isso é comum para qualquer marca, não é? Mas nem tanto. Existem vários segmentos analisados aqui no Panorama da Geração de Leads 2025 que focam em um ou dois canais, e os resultados comprovam isso. 

Aliás, os resultados vão comprovar o motivo dessa necessidade de abraçar várias ferramentas ao mesmo tempo. 

Mas já estou dando spoilers, não é? Vamos entender melhor o segmento analisando dados. Vamos só conversar um pouco melhor sobre o próprio Panorama e aí começamos: 

O Maior Estudo Sobre Geração de Leads de 2025 no Brasil

O Panorama da Geração de Leads é o maior estudo sobre Inbound e geração de leads do Brasil. Ele é anual e vem cheio de informações: são mais de 260 páginas de conteúdo dividido em várias áreas diferentes. 

A metodologia é simples: como a Leadster é uma plataforma dedicada para a geração de leads, usamos as informações dos nossos próprios clientes (com consentimento e de forma anônima, é claro) para entender o que realmente está acontecendo no mundo do marketing digital. 

Esse ano, contamos com o apoio da Reportei, Zoho e da Conversion para a divulgação do material. Essas empresas são, aliás, parte do mercado de software que atua no Brasil. 

Além do mercado de software, o estudo também analisou outros 16 segmentos: 

  • Agências de viagens; 
  • Consultorias empresariais; 
  • Educacional; 
  • Energia; 
  • Financeiro; 
  • Imóveis; 
  • Jurídico; 
  • Indústria e fabricação; 
  • Logística e transporte; 
  • Marketing e publicidade; 
  • Seguros; 
  • Serviços médios e saúde; 
  • Softwares; 
  • Tecnologia e TI; 
  • Telefonia e internet; 
  • Varejo; 
  • Prestação de serviços. 

Esse já é o terceiro Panorama que lançamos, com o primeiro estudo sendo lançado lá em 2023, bem no pós pandemia. 

Você pode acessar todos os outros estudos clicando nos links logo abaixo: 

➡️ Panorama da Geração de Leads 2023

➡️ Panorama da Geração de Leads 2024

➡️ Panorama da Geração de Leads 2025

Bom, isso é tudo o que rolou até hoje nos nossos Panoramas. Vamos entender o que está acontecendo no mercado imobiliário no Brasil? 

Geração de Leads Imobiliários: as Estatísticas mais Importantes de 2025

Todo o Panorama de 2025 — ou melhor dizendo, todos os segmentos analisados no Panorama — apresentaram quedas. 

A taxa de conversão está em queda, o volume de leads gerados está em queda, a quantidade de visitantes, enfim: essa edição traz notícias interessantes, mas muito poucas boas notícias de verdade. 

Isso é especialmente desafiador para a geração de leads imobiliários, um trabalho que sempre foi multidisciplinar e depende de boas taxas de conversão em diferentes canais. 

Quando todos os canais estão apresentando queda — um dos dados que vamos analisar mostra justamente isso — a situação fica complicada para o marketing imobiliário. 

Mas é importante entender que esse é o momento de continuar investindo. Quando tudo está caindo, você precisa trabalhar e investir mais para garantir que seus resultados não vão sofrer tanto. 

Mas chega de te assustar: vamos analisar os dados?

A Maturidade Digital do Segmento Imobiliário está Abaixo da Média

O Índice de Maturidade Digital do segmento imobiliário ficou abaixo da média nessa edição do Panorama, sendo um dos piores do estudo. 

O ìndice busca entender o quão desenvolvido digitalmente um setor é, levando em conta três principais fatores: 

Aqui no segmento de imobiliárias, percebemos uma disparidade nos investimentos, especialmente no orgânico. 

Veja como 41% das imobiliárias trabalha com mídias pagas, mas apenas 23% delas trabalha com SEO e busca orgânica. 

Isso é um problema sério. As buscas orgânicas são fundamentais para resultados escaláveis e de longo prazo. A geração de leads por esse canal é o primeiro passo em estratégias de Inbound Marketing. 

Essa baixa maturidade digital acaba atrapalhando os outros índices do setor imobiliário, que como entendemos, depende bastante da variedade de canais para apresentar seus serviços, converter leads e vender. 

Vamos analisar os outros dados para entender melhor a situação: 

A Taxa de Conversão de Leads Imobiliárias é Baixa em Todos os Canais

Esse é o principal motivo das imobiliárias usarem vários canais de conversão ao mesmo tempo: todos eles têm uma taxa de conversão bem baixa no segmento. 

Aliás, o Meta Ads é o único canal com uma taxa de conversão acima da média geral, e nem por muito — 1,84% da Meta contra 1,52% da média. 

Veja os dados no gráfico logo abaixo: 

Com taxas de conversão baixas assim, não é nenhum mistério entender que as imobiliárias não podem ficar presas apenas a um canal. 

O Meta Ads é o que dá mais resultados, mas esse resultado é só 0,8% melhor do que a média do canal que tem a menor taxa de conversão. 

Por conta disso, baixas na taxa de conversão ao longo de todos os canais trazem um impacto significativo para o segmento. 

E como está a evolução dessas taxas? Elas vêm aumentando ou diminuindo ao longo dos anos? 

Bom, como vimos, temos notícias interessantes, não boas notícias. Acompanhe logo abaixo: 

Houve uma Pequena Recuperação na Taxa de Conversão ao Longo dos Anos

A notícia interessante, que pode até ser vista como boa pelos mais otimistas, é que o segmento está dando mostras de recuperação da taxa de conversão, que na verdade nunca foi muito boa. 

Veja o gráfico logo abaixo: 

A taxa de conversão geral infelizmente apresentou quedas em relação ao Panorama 2024, quando ela apresentou um modesto crescimento. 

A busca orgânica, por incrível que pareça no nosso mundo pós-IA, vei com crescimento. Do mesmo jeito, o Google Ads trouxe um crescimento de 21% e o Meta Ads 14%. 

Esses são bons resultados quando analisamos o valor percentual, mas as diferenças são muito pequenas quando olhamos para os valores absolutos. 

O maior renascimento foi o do Google Ads, mas os 21% representam 0,24% de aumento na taxa de conversão, que já era baixa. 

Então, as notícias são interessantes: em um Panorama onde praticamente todos os segmentos apresentaram queda histórica na taxa de conversão, o setor imobiliário surpreendeu e apresentou crescimento. 

Porém, essas notícias só seriam verdadeiramente boas se o crescimento fosse muito maior do que ele foi. 

Acessos por Canal — o Setor Imobiliário é um dos Mais Equilibrados do Estudo 

O principal equilíbrio no volume de acessos aos sites de imobiliárias vem da busca orgânica X as mídias pagas. 

Geralmente, as mídias pagas dominam a quantidade de acessos por canal, sendo que o segundo lugar fica para a busca orgânica com uma diferença de 10%, mais ou menos. 

O setor imobiliário foi diferente: todos os canais estão bem equilibrados, sendo que a diferença entre orgânico e Ads ficou em apenas 3%. 

Veja os dados logo abaixo: 

Um gráfico tão equilibrado assim não é fácil de encontrar em outros segmentos, muito por conta do efeito de centralização de esforços em poucos canais específicos. 

Como o setor imobiliário é muito competitivo digitalmente, é natural que os esforços sejam compartilhados entre várias plataformas. 

A situação também é bastante similar no volume de leads gerados:

Mobile Domina Desktop em Volume de Visitantes e Taxa de Conversão 

Esse movimento vem acontecendo desde o primeiro Panorama, mas nessa edição praticamente todos os segmentos tiveram acessos muito maiores no mobile do que nos desktops. 

Ou seja: as pessoas estão usando os smartphones para se converterem, não o desktop. 

Veja os dados logo abaixo:

Apenas 30% dos acessos vem do desktop, enquanto 70% vem dos smartphones. 

Agora vamos analisar a taxa de conversão por dispositivo: 

As taxas são parecidas, mas os smartphones ainda levam vantagem. 

Ou seja: se você não sabia que a maior parte dos seus acessos e conversões vem de smartphones, agora está sabendo. 

É fundamental colocar em prática ações que vão funcionar primeiro nos smartphones — ou seja, uma experiência mobile first ao invés de mobile friendly

Para finalizar, veja a taxa de conversão por canal e por dispositivo: 

Espero que esses resultados tenham trazido bons insights para a sua imobiliária ou à sua prática de corretor autônomo! 

E não deixe de baixar o estudo completo, disponível grátis hoje. É só clicar no banner logo abaixo: 


Gustavo Luby

CMO na Leadster

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