Um dos pontos mais importantes na hora de montar um negócio é conhecer seu público-alvo e definir suas personas.

Porém, essas informações não podem sair das nossas próprias cabeças. 🙃

Por isso, a pesquisa de marketing é uma estratégia fundamental para dar andamento às metas e objetivos da sua empresa.

Pense que por meio dela você colhe e analisa dados e informações relevantes, atualizados e que abrem seus olhos para novos insights sobre seu próprio segmento de mercado.

Bora começar nosso conteúdo sobre esse tema e já te deixar preparado para essa estratégia?

Vamos aos 4 conceitos mais importantes. 👇

4 conceitos importantes sobre a pesquisa de marketing

Gráfico ilustrativo de uma pesquisa de marketing.

Ao invés de apenas explicar o que é pesquisa de marketing aqui para você, achei melhor separar esse conceito em 4 pilares importantes.

Cada um desses tópicos vai te ajudar a entender como a pesquisa de marketing funciona como um todo.

Vamos lá!

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Qual é o objetivo da pesquisa de marketing?

O objetivo geral de uma pesquisa de marketing é entender melhor uma parcela da população que representa a sua marca

Já os objetivos específicos variam conforme cada empresa.

Normalmente as pesquisas se importam com a demografia, comportamento em relação a produtos similares, hábitos, informações geográficas e também dados dos concorrentes.

Resumindo, a pesquisa de marketing abrange tudo aquilo que a empresa precisa saber sobre seu entorno para planejar suas ações futuras.

Quais informações são importantes para uma pesquisa de marketing?

Mais uma vez estamos entrando numa questão mais subjetiva, já que as informações mais importantes vão variar conforme o que a empresa quer descobrir com a pesquisa.

As pesquisas podem ser para análise de mercado, desenvolvimento de novos produtos, design da experiência do cliente, coleta de feedbacks, entre outros. 

Porém, alguns dos dados mais comuns e recorrentes são:

  • Média de idade; 
  • Gênero;
  • Cidade/Estado;
  • Informações comportamentais;
  • Hobbies;
  • Preferências de consumo.
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Como as pesquisas de marketing costumam ser feitas?

Existem vários jeitos de realizar uma pesquisa de marketing, mas ela é normalmente feita por e-mail com a base de leads da sua empresa, por formulários instalados no site ou por meio de agências especializadas

Inclusive, o mais comum – e que mais vamos falar ao longo do texto – são as pesquisas feitas via Google Forms

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Onde os resultados da pesquisa de marketing são aplicados?

Bom, se as pesquisas de marketing podem ter diversos direcionamentos, nada surpreende que os resultados sejam aplicados em áreas também diversas.

Dito isso, os resultados podem ser utilizados para;

  • Desenvolvimento de novos produtos;
  • Ações de divulgação;
  • Construção de personas;
  • Planejamento de campanhas publicitárias;
  • Ajustes de valores;
  • Updates de produtos e planos.

5 passos para desenvolver uma pesquisa de marketing

Imagem com ícones ilustrativos que mostram os 5 passos para elaborar uma pesquisa de marketing.

Agora que você já sabe todos os conceitos que envolvem a pesquisa de marketing, vamos entender como desenvolver essa estratégia.

Relaxa que não é nenhum bicho de sete cabeças!

Na verdade, em apenas 5 passos você terá sua pesquisa em mãos.😉

Objetivos da pesquisa

Para começar, é essencial que você defina claramente quais serão os objetivos da sua pesquisa.

Ou seja, pense porque você está a colocando em prática e quais são os insights que você vai obter por meio dela.

Para ajudar você nessa etapa, separamos alguns possíveis objetivos que você pode aproveitar no seu negócio:

  • Analisar o mercado consumidor ou um segmento específico;
  • Compreender as oportunidades e problemas enfrentados nesse setor;
  • Criar, aperfeiçoar e analisar ações de marketing;
  • Entender os benchmarks do mercado.
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Delimitação de quem responde

Agora que a parte de planejamento de objetivos já está feita, podemos partir para as etapas de desenvolvimento.

Para começar, é necessário delimitar quem vai responder sua pesquisa.

Pense se os resultados da pesquisa serão aplicados ao mercado consumidor ou se serão para os seus clientes atuais.

A partir disso, segmente o público conforme o interesse, conhecimento sobre o assunto e até mesmo usuários que são mais engajados

Formulação da hipótese

O próximo passo na etapa de criação da pesquisa é a formulação da hipótese central.

Essa hipótese deve ser inteiramente baseada nos objetivos estabelecidos. Vamos ao exemplo:

Ou seja, a pesquisa vai responder a você se realmente o marketing conversacional é uma nova tendência e qual é a sua relação com a geração de leads.

Criação das perguntas

Chegou o momento principal: a hora de criar as perguntas!

As perguntas devem estar alinhadas com os objetivos, da mesma forma que as hipóteses foram.

Lembre-se de coletar os dados de contato, como nome, e-mail e telefone – (principalmente se os usuários não forem seus clientes), dados demográficos e geográficos. Pense nesse trio como a base da sua pesquisa.

Após essa definição, o céu é o limite para suas ideias.

Mas, cuidado para não fazer um questionário enorme que vai espantar as pessoas.

Foque nas perguntas realmente necessárias e mais objetivas.

Opte também por questões de múltipla escolha ou caixa de seleção, pois elas tendem a ser mais respondidas do que aquelas discursivas.

Divulgação

Chegou o momento de divulgar!

Claro que cada marca possui uma estratégia de divulgação única, mas separamos aqui alguns canais que você pode aproveitar. Confira:

Dentre outras. Uma ótima ideia é checar no Google Analytics quais são os seus conteúdos com mais acessos, e incluir neles um banner para que os leitores respondam.

Como elaborar as perguntas de uma pesquisa de marketing?

Mulher com expressão de dúvida.

Para fechar nosso conteúdo completo sobre pesquisa de marketing, não podíamos deixar de fora algumas dicas para a criação de perguntas.

Então bora entender como elaborar certas questões!

O que é uma pergunta desqualificatória?

Uma pergunta desqualificatória é aquela que delimita a sua pesquisa, garantindo que só o público que você quer responda a sua pesquisa.

Por exemplo: você desenvolve uma pesquisa para beneficiar a sua marca, e ela só atende pessoas de outras empresas.

Então, os únicos dados que importam pra você são de pessoas que trabalham.

Uma pergunta desqualificatória nesse caso seria “você está empregado?”.

Se a pessoa responder não, você já avisa imediatamente que ela não pode continuar a pesquisa. 

Como elaborar perguntas para uma pesquisa B2B

Já as perguntas para pesquisa B2B precisam focar mais nas necessidades e desafios específicos do setor da empresa.

Por isso, pense em perguntas que explorem as principais preocupações dos usuário e já emendam em questões que podem ajudá-los.

Fora isso, adicione perguntas para que ele dê mais dados quantitativos sobre a empresa.

Como elaborar perguntas para uma pesquisa demográfica

As perguntas demográficas estão presentes em quase todas as pesquisas, as informações que elas pedem são:

  • Idade;
  • Renda;
  • Gênero;
  • Região em que vive;
  • Sobre a empresa em que trabalha.

Já se as perguntas forem voltadas ao B2B, aí você pode explorar:

Como elaborar perguntas para clientes que você já tem

Aproveite as pesquisas para clientes atuais para também colher feedbacks, por isso, aposte nesses perguntas:

  • O que você mais gosta em nossa marca?
  • Você já indicou nossa empresa para amigos ou familiares?
  • Quais foram suas primeiras impressões quando começou a usar nosso produto/serviço?
  • Como podemos melhorar sua experiência com nossa empresa?
  • Qual foi a maior dificuldade que você enfrentou ao utilizar nosso produto/serviço?
  • Você acredita que nosso produto/serviço atendeu às suas expectativas?
  • Como você avalia nosso atendimento ao cliente?
  • Quais são as funcionalidades de nosso produto/serviço que você mais utiliza?
  • Você já teve algum problema ao utilizar nosso produto/serviço? Se sim, como foi resolvido?
  • O que mais lhe agrada em nosso produto/serviço e o que poderíamos fazer para melhorá-lo ainda mais?

Como elaborar perguntas abertas

As perguntas abertas são ótimas para explorar ideias e sentimentos do público mais a fundo.

Por isso, tenha em mente que as respostas podem ser mais longas e difíceis de analisar e também são mais complicadas para obter, já que as pessoas precisam separar um pouco mais de tempo para respondê-las.

Para elaborá-las foque nas questões mais subjetivas e de experiência do cliente.

Como elaborar perguntas fechadas

Por fim, as perguntas fechadas são aquelas mais quantitativas.

Aqui você vai coletar dados mais objetivos, o que vai ser mais fácil de analisar e aplicar em suas estratégias.

Para elaborar essas questões, foque em perguntas de múltipla escolha ou caixa de seleção, que tem respostas diretas e sem muita margem para a subjetividade.


E aí, pesquisa pronta?

Agora que você já sabe como implementar sua estratégia de marketing, deixe-me convidar você a participar de um bate-papo rápido com o nosso chatbot que vai mostrar mais uma forma de fazer esse tipo de pesquisa.

Em alguns segundos ele já vai coletar suas informações e já te direcionar para o teste gratuito de 14 dias da Leadster, para você implementar nossa estratégia de Marketing Conversacional em qualquer pesquisa que você quiser conduzir. 

E falando sério: se você tem uma pesquisa para elaborar hoje, hoje mesmo você consegue testar a Leadster e conduzir sua pesquisa por ela. 

Vou ficar te esperando. Um abraço! 

Categorias: Marketing digital

Beatriz Testa

Redatora na Leadster e jornalista em formação. Há 2 anos trabalhando com SEO, Marketing de Conteúdo, Hard News e muito mais!

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