Sumário
Uma proposta de marketing digital não faz milagres: ela faz o que ela foi feita para fazer – te ajudar a fechar uma venda.
E quando a gente pensa assim, podemos concluir que quanto melhor a proposta, mais facilidade você vai ter em fechar um contrato. E se ela não for boa o suficiente, você pode acabar perdendo a chance com o seu potencial cliente.
Fazer uma proposta de marketing digital não tem grandes mistérios. Algumas informações você vai precisar incluir sempre, e outras dependem do cliente e do escopo do trabalho.
Para te ajudar, duas coisas: ao longo do texto vamos falar mais sobre as informações que não podem faltar na sua proposta de marketing digital. E no final dele, vamos te oferecer um modelo de proposta no Canva para você editar como quiser, ok?
Começando:
Quando fazer uma proposta de marketing digital?
Toda vez que alguém te pedir um orçamento, por menor que ele seja, uma boa proposta de marketing digital vai te ajudar muito a fechar o serviço.
Muitas agências costumam fazer esse trabalho direto por e-mail. Ao invés de montar uma proposta bacana, elas só descrevem os serviços e preços direto no corpo do e-mail.
Para algumas pessoas, isso é o suficiente – mas o suficiente não impressiona. Quando você tira um tempo para formatar uma proposta bacana e apresenta para o seu prospect, você tem muito mais chances de fechar.
E quando você tem um template pronto, em pouco tempo consegue atualizar com todas as informações necessárias para fazer brilhar os olhos de quem te solicitou um orçamento. Pensa só: investir meia hora de trabalho para fechar uma conta nova é um investimento minúsculo do seu dia e com um retorno enorme.
Mas antes de chegar no template e te mostrar o que você precisa fazer, vamos falar sobre a reunião inicial?
Como se preparar para fazer uma proposta de marketing digital?
A preparação é tudo na hora de fazer uma proposta de marketing digital. Assim que seu potencial cliente entra em contato com você solicitando um orçamento, peça uma reunião rápida para entender melhor o que ele precisa.
Essa é uma reunião de briefing inicial. Se seu prospect não conseguir parar pra conversar com você, um e-mail para captar mais informações ou um formulário de pesquisa já é o suficiente.
Siga esses passos para montar uma proposta de marketing digital:
Anote tudo nas reuniões preliminares
Quando você se reunir com seu cliente, é muito importante captar o máximo possível de informações sobre o que ele está precisando.
Isso é bom tanto para que você consiga fazer a proposta correta, com as necessidades que seu cliente tem, e também para tentar oferecer alguns serviços extras.
O mais importante na reunião é anotar os pontos chave. Muitas agências levam pelo menos duas pessoas na reunião: uma com foco em apresentar a agência e discutir os serviços e outra para “fazer a ata” – escrever tudo o que foi discutido.
É claro que todo mundo conversa. E todo mundo anota um pouco. Mas quando alguém tem a responsabilidade de registrar tudo, a chance da proposta refletir perfeitamente o que o cliente precisa é bem maior.
E se não tiver reunião?
“Ah, meu cliente nunca acha horário. O que eu faço?” – você pode montar um documento de briefing simples, com algumas perguntas que ele pode responder por e-mail ou até mesmo um formulário no Google Forms.
Essas perguntas podem ser:
- Quais são seus produtos e serviços?
- Qual é a sua maior necessidade?
- Quais são seus principais meios de comunicação hoje?
- Você tem equipe de marketing própria?
- Você já coloca em prática alguma estratégia de marketing?
- Quais são seus objetivos com o seu marketing?
- Você tem alguma meta em vendas que quer atingir com o marketing?
E outras perguntas relacionadas aos serviços da sua agência.
Discuta com seu time o que vocês conseguem fazer
Com todas as notas da reunião na mão ou o briefing já preenchido pelo cliente, você vai precisar fazer uma reunião rápida com o time para entender o que vocês conseguem fazer.
Se estiver corrido e a reunião não acontecer, é importante que você conheça bem as rotinas e as especialidades de todo mundo na agência para conseguir fazer uma proposta bem embasada.
Como fazer uma proposta de marketing digital?
O importante, além de ter uma proposta de marketing digital muito bem formatada e profissional, é o que você está prometendo nela.
É muito comum que agências vendam produtos que seus clientes acabam nem entendendo o que são, porque não existe um pacote de produtos compreensível.
Também é comum ver clientes frustrados com a agência anterior porque ela não conseguiu entregar o que prometeu. Se você procurar por “agência de marketing” no Reclame Aqui, vai ver uma sequência de relatos de insucesso.
Siga esses passos sempre ao montar uma proposta de marketing digital. Eles vão te ajudar não só a vender, mas também a manter o contrato de pé.
Leia também: 10 Dicas para Criar uma Apresentação de Resultados
Tenha um pacote de serviços bem desenhado
Importantíssimo para falar com qualquer potencial cliente e para fazer uma proposta de marketing digital: ter pacotes de serviços desenhados previamente.
Assim você tem até um bom vocabulário na reunião. Mas tudo bem se não tiver e todas as suas soluções forem customizadas. Só desenhe um pacote compreensível e que faça sentido para o seu cliente na hora de elaborar a proposta.
Ofereça só o que você consegue entregar
Esse é um erro que muitas agências cometem ao fazer uma proposta de marketing digital: oferecer mais do que elas conseguem produzir.
E olha, não é só o que sua agência faz de melhor, o tempo dos envolvidos nas entregas também é importante aqui. Talvez sua agência seja especialista em SEO, mas o seu único especialista já está cuidando de 5 projetos diferentes.
Nessa etapa você precisa entender duas coisas: se sua agência consegue fazer o trabalho e se os profissionais dentro dela são o suficiente para executá-lo.
Tenha no mínimo 3 planos de preços
Essa parte é de grande relevância para qualquer proposta. Clientes sempre vão pedir um desconto, a famosa pechincha.
Para se prevenir, você pode criar 3 planos diferentes, mostrando a flexibilidade da negociação. Mas é uma flexibilidade controlada, onde você já acelera a negociação oferecendo preços progressivos.
O comum é fazer:
- Um pacote completo, com tudo o que o cliente precisa;
- Um pacote um pouco menor;
- Um pacote com só o básico.
Mantenha a consistência nos preços
A sua precificação não pode ser diferente entre um cliente e outro. Esse é um erro muito comum nas agências, que às vezes cobram mais caro de clientes maiores e mais barato de clientes menores.
O problema é que, além disso ser antiético, abre um precedente difícil de lidar: existem clientes que valem mais e clientes que valem menos, mas não de acordo com os serviços prestados, e sim com a quantia faturada.
Isso atrapalha a mensuração de valor de um cliente e o impacto que ele causa na rotina da agência. A agência vai naturalmente dar preferência para o cliente que paga mais em detrimento do que paga menos.
O correto é alocar pessoas em projetos de acordo com a sua complexidade, e não com quanto ele fatura.
Porque quando você tem muita gente trabalhando em uma conta “grande”, as contas “pequenas” sofrem, e isso não está pautado na realidade do trabalho, mas sim na expectativa de ganhar mais.
A curto prazo você não vai perceber muitos problemas. Mas isso se desenvolve em uma cultura, e vai ficando difícil mensurar o quanto de esforço é gasto para executar algumas tarefas.
No longo prazo, fica mais difícil determinar uma precificação com base na realidade, e também vai ficando complicado tomar decisões chave: contratar mais pessoas ou não?
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Imagine não ter que se preocupar com nada disso que a gente falou ao longo do texto toda vez que você for fazer uma proposta de marketing digital?
Isso é possível com um template que você já deixa salvo e depois só edita. E nós temos esse template feito no Canva. É só você salvar na sua conta e pronto: você pode alterar como você quiser.
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