/ / Como Captar Clientes para Agência de Marketing? Do Básico ao Avançado

Segundo dados do Data & Marketing Association (DMA), 57% dos profissionais de marketing afirmam que a aquisição de clientes é a parte crucial dos gastos da área.

Ou seja, saber como captar clientes para agência de marketing é essencial para o sucesso de seu negócio, afinal, é por meio da venda de seu produto/serviço que sua empresa sobrevive.

Pensando nisso, separei aqui o passo a passo de como conseguir clientes para sua agência nova; como crescer sua base, para agências pequenas; e como escalar a base para agências médias e grandes.

Vamos lá!

Para Agências Novas: Como Conseguir os Primeiros Clientes?

Para Agências Novas: Como Conseguir os Primeiros Clientes?

Aqui vamos falar das estratégias básicas para você que acabou de criar sua agência.

Fique atento, pois são esses passos que vão impulsionar a captação de seus primeiros clientes.

1. Fale com seu círculo social e profissional

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É certo que pessoas do seu círculo social e profissional, como amigos, família, relacionamentos profissionais etc., já terão um certo nível de confiança em você e seu trabalho.

Será com essas pessoas que você conseguirá seus primeiros cases, estratégia essencial para o seu negócio.

Mas lembre-se de tratá-los normalmente como clientes e criar uma relação, além de cordial e pessoal, também profissional. Aproveite para começar a ganhar nome no mercado.

2. Participe de mentorias, grupos e associações

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Esteja presente em grupos, mentorias e associações relacionadas aos serviços da sua agência para garantir seu networking.

Nesses eventos, é normal oferecer palestras e conteúdos para seus associados. Por isso, crie uma apresentação pensando no valor apresentado especificamente para o público que visa atingir.

Alguns exemplos de associações são: Abradi, BNI, ACSP e Sebrae.

3. Defina o seu perfil de cliente ideal (ICP)

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Antes de criar qualquer estratégia em seu planejamento de marketing, é necessário definir o seu ICP.

O perfil de cliente ideal nada mais é do que uma descrição detalhada do que seria o seu cliente perfeito. Ou seja, aquele que vê muito valor no seu produto/serviço, além de gerar retorno suficiente para que sua empresa alcance o lucro.

A partir dessa definição, você conseguirá:

  • Definir melhores filtros de qualificação de leads;
  • Priorizar os atendimentos conforme os clientes mais qualificados;
  • Definir suas personas e público-alvo;
  • Alinhar as expectativas e os resultados entre as equipes de marketing e vendas;
  • Criar campanhas de marketing com segmentações mais assertivas;
  • Gerar leads mais qualificados;
  • Melhorar as abordagens de vendas;
  • Gerar mais valor para os clientes;
  • Aumentar o Life Time Value (LTV) dos seus clientes.

E, lembre-se: o seu perfil de cliente ideal pode mudar ao longo do tempo, à medida que sua agência “se encontra” no mercado. Não tenha receio de mudar as suas estratégias!

4. Tenha um bom atendimento e preocupe-se com o pós-venda

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Mesmo que ainda não seja possível estabelecer grandes processos, ou até mesmo um departamento de pós-vendas ou Customer Success (CS), é essencial se preocupar com o cliente e mantê-lo como prioridade em sua nova agência. 

Este tipo de comportamento aumenta as chances de gerar novas indicações, à medida que os clientes vão fortalecendo os laços com a sua marca e percebendo o valor de seus serviços.

5. Crie posicionamento local

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Nesta estratégia é importante focar em dois pontos:

  • Utilização de técnicas de SEO – o SEO é um conjunto de métodos que otimizam o seu site, tornando-o mais legível. Esses métodos possibilitam que ele esteja sempre entre os melhores resultados de posicionamento do Google e outros mecanismos de busca. 
  • Google Meu Negócio – uma ferramenta gratuita criada para que as empresas gerenciem suas presenças online, dentro até mesmo do Google Maps e das páginas de pesquisa. Por meio do Google Meu Negócio, você consegue editar informações como endereço, horário de funcionamento, avaliações de consumidores, média de preço, produtos etc.

Com essas duas estratégias, a possibilidade de sua agência ser encontrada mais facilmente pelos novos clientes locais aumenta.

Para Pequenas Agências: Como Começar a Crescer a Base de Clientes?

Para Pequenas Agências: Como Começar a Crescer a Base de Clientes?

Agora que você já sabe como captar os clientes para sua agência de marketing, vamos pensar em como crescer a sua base de clientes.

Confira!

 Leia também: 28 Estratégias de Marketing para Pequenas Empresas

1. Crie um site otimizado para conversão

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Por meio de um site otimizado, você poderá definir objetivos da própria plataforma, como:

  • Guiar visitantes para ações específicas;
  • Fornecer informações;
  • Fazer uma compra;
  • Aumentar o tempo de navegação.

Além dessas possíveis metas, pense que o resultado final ideal para a sua agência é a conversão do visitante em lead e posteriormente em cliente. Para isso, invista nos seguintes fatores:

  • URLs confiáveis;
  • Palavras-chave ao longo do site;
  • Meta-descrições e títulos amigáveis;
  • Bom tempo de carregamento;
  • Link building;
  • Responsividade;
  • Atenção ao tamanho de imagem e textos alternativos.

2. Formalize as indicações de clientes

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Com um bom atendimento, as chances de você ganhar indicações de clientes aumenta. Mas, para melhorar ainda mais os seus resultados, pense em criar um programa de indicações completos, por exemplo.

Se ainda restam dúvidas de como essa formalização funciona, confira a explicação do CEO da Leadster sobre o nosso programa de indicação, e utilize-o como um exemplo para sua empresa!

3. Cresça a sua base de parceiros

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Desenvolver uma estratégia de parceria com outras empresas auxilia você a aumentar sua base de clientes a partir desses novos contatos.

A Leadster, por exemplo, tem um programa de parceria para agências, visando gerar mais valor e novas receitas. Nós oferecemos uma estratégia completa de Marketing Conversacional para seus clientes e prospects.

4. Campanhas de mídia paga

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O tráfego pago é aquele gerado por meio de anúncios, visando promover sua empresa. Eles geram visitantes para as páginas ou sites, por meio de cliques direcionados.

A mídia paga pode estar presente, por exemplo, no Facebook, Instagram, Google, YouTube, Twitter, LinkedIn, entre outros.

5. Prospecção outbound

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A prospecção de vendas é uma etapa do ciclo de vendas que envolve pesquisa, identificação e construção de um relacionamento com consumidores que estão dentro do ICP e que podem vir a se tornar clientes da empresa.

Na prospecção outbound os representantes comerciais da marca vão ativamente atrás de novos contatos. 

Para isso são utilizadas as estratégias cold calls, telemarketing, e-mails, abordagens em eventos, redes sociais, além da criação de materiais, como flyers, malas diretas e apresentações. Separamos aqui também algumas dicas para sua agência prospectar novos clientes:

  • Torne a sua solução visível;
  • Seja proativo;
  • Ajuste seu mindset como vendedor;
  • Tenha um pitch personalizado;
  • Faça prospecção com vídeos.
 Leia também: 23 Modelos de Script de Vendas Prontos para Usar

Para Agências Médias a Grandes: Como Escalar a Base?

Para Agências Médias a Grandes: Como Escalar a Base?

Para fechar o nosso conteúdo completo do básico ao avançado sobre como captar clientes para agência de marketing digital, vamos às estratégias para você que está pensando em agora escalar a base de clientes!

 Leia também: Como a Agência Impac.to aumentou em 40% o volume de leads qualificados da Lumma Construtora utilizando a Leadster

1. Organize sua estrutura de marketing e vendas

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Alinhe todos os pontos de sua estrutura de marketing e vendas e avalie estrategicamente as suas contratações. 

Assim, pense em contratar uma equipe especializada e em documentar os processos.

Com a documentação dos processos você terá as seguintes vantagens:

  • Melhora no processo de comunicação;
  • Automatização no fluxo de trabalho;
  • Aumento da produtividade da equipe;
  • Redução dos custos e erros.
 Leia também: 7 Dicas para Fazer uma Boa Gestão de Agência de Publicidade

2. Invista em inbound marketing

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O inbound marketing é um conjunto de estratégias baseado na criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico.

Ele visa atrair consumidores em potencial por meio de um conteúdo relevante para as personas da marca. O inbound marketing está presente em:

  • SEO;
  • Blogs;
  • Materiais Ricos;
  • Social Media;
  • E-mail Marketing.
 Leia também: Como Fazer um Plano de Ação para os Clientes da sua Agência? Especialistas Respondem

3. Participe de eventos

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Participar de eventos maiores de marketing é essencial para fazer networking e captar clientes para sua agência.

Dito isso, já prepare seu pitch comercial e crie conteúdos exclusivos para essas oportunidades. Pense que os clientes em potencial estarão na plateia, dando palestras, “andando” por esses eventos e podem ter diversos níveis de interesse e complexidade.

Aproveite também os coffee breaks e happy hours para entrar em contato e criar conexões com eles.

4. Invista em tecnologia

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Os softwares e ferramentas estão no mercado para facilitar o dia a dia de seu negócio. Por meio deles você automatiza processos e otimiza o tempo, além de deixar seus funcionários com maior disponibilidade para focar em demandas mais importantes.

Separamos aqui 3 tipos de ferramentas para auxiliar você na captação de clientes para sua agência de marketing. Confira!

Automações de Marketing

A ferramenta de automação de marketing é um software responsável por centralizar informações e rotinas automatizadas dos processos de vendas e marketing.

Algumas das funções da ferramenta são: fluxos de automação, atribuição de leads, e-mail marketing, segmentação da base, monitoramento de leads, testes A/B,  relatórios, análise dos leads e integração com outros softwares.

Confira algumas das melhores ferramentas de automação de marketing:

CRMs

O Customer Relationship Management (CRM) é um sistema de gestão de clientes, que facilita a organização das informações, a visualização de dados e o desenvolvimento dos contatos de vendas.

O formato mais comum é o de um pipeline, no qual os leads podem ser movimentados entre diferentes estágios da jornada do cliente ou do funil de vendas.

Agora, vamos a alguns dos melhores softwares de CRM para vendas:

Chatbots

Os chatbots são softwares que geram conversas automatizadas, por meio de textos e roteiros pré-definidos, entre sistema e consumidores.

Eles podem ser utilizados nas áreas de atendimento e suporte, marketing, vendas, além de outras plataformas como WhatsApp, Messenger, Telegram, entre outras. 

Confira abaixo os melhores chatbots do mercado para usar em 2022:

  • Leadster – melhor chatbot de marketing e vendas;
  • JivoChat – melhor chatbot de atendimento e suporte;
  • Botsify – melhor chatbot para WhatsApp;
  • ManyChat – melhor chatbot para Facebook Messenger, Telegram e Skype.

Chegamos ao fim de nosso conteúdo completo sobre como captar clientes para agência de marketing!

Tenho certeza que todas essas estratégias vão auxiliar e melhorar seus resultados. Ah, e fique atento, porque você não precisa parar o contato com a Leadster por aqui!

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Categorias: Agências

Rafaela Soares

Sales Manager at Leadster - apaixonada pela área de inteligência comercial e comunicação com clientes.

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