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/ / Robô de Leads: Como Escolher o Certo para o que Você Precisa?

O nome “Robô de Leads” já diz tudo: Um robô, em forma de chatbot, que faz a captação de leads para o seu site. 

Agora repare no título desse texto. Não estou falando sobre “como saber se você precisa de um”, mas sim como escolher o robô de leads mais adequado. Sabe por que essa distinção? 

Porque hoje, no cenário altamente competitivo que a gente vive nas vendas pela internet, ter um robô de leads é uma necessidade bem urgente. 

Se você não tem um, seu concorrente tem, e os leads do seu mercado estão indo pra ele. 

Essa é uma realidade difícil se você não tem um robô de leads instalado, mas fique tranquilo: conseguir um é bastante fácil — no mesmo dia que você decidir, já é possível configurá-lo e capturar seus primeiros leads. 

Mas hoje quero falar sobre as principais características de um robô de leads de sucesso para te ajudar nessa escolha. 

Vamos juntos? 

O que é um Robô de Leads?

Imagem de um robô de leads captando visitantes em um site, com o texto "converta 3x mais leads"

Um robô de leads é o nome dado para os chatbots de vendas e marketing responsáveis pela captação automática de leads no seu site. 

Funciona assim: você e seu marketing trabalham para levar cada vez mais pessoas para o seu site, certo? 

Vocês fazem campanhas no Google Ads e Social Ads? Fazem Marketing de Conteúdo junto com Inbound Marketing? Fazem campanhas offline, Outbound

🤓 Aliás, todos esses links são bastante importantes se você não faz alguma dessas ações. Acesse hoje para saber mais! 

Então, todas essas ações estão levando visitantes para o seu site. O que acontece com eles lá? 

Vou te contar a realidade da maioria dos sites que não usam robô de leads: esses visitantes são direcionados para páginas específicas — como uma Landing Page de vendas, por exemplo — ou direto para a home do site. 

Veja um exemplo aqui da Leadster mesmo: 

Captura de tela mostrando o chatbot Leadster em funcionamento.

O robô de leads é instalado em qualquer página do seu site, e consegue abordar esses visitantes de forma personalizada, aumentando suas conversões. 

🤿 Se aprofunde: 7 Motivos para Explorar o Poder Abordagens Personalizadas no seu Marketing

Isso em qualquer estágio do Funil de Vendas e Marketing — do Topo ao Fundo.

Mas esse é o tipo clássico de robô de leads. Existem alguns outros que precisamos conversar um pouco também. Vem comigo: 

Onde os Robôs de Leads são Usados? 

Pra gente entender os usos dos robôs de leads, precisamos ir um pouco além da sua instalação nos sites. 

Isso porque, se olharmos somente para o site, estamos determinando que os robôs de leads só servem, então, para quem tem um site e vende pela internet — seja produtos ou serviços. 

A realidade hoje em dia é bem diferente disso. Os robôs de leads podem ser usados em praticamente todos os segmentos, indo desde a própria captura de leads até a realização da venda inteira, passando pelo suporte ao cliente. 

Separei aqui nesse tópico alguns usos mais comuns dos robôs de leads, indo muito além do site. Vamos ver juntos? 

Chatbot para WhatsApp

Além dos robôs de leads instalados no seu site, também é possível criar um chatbot para o WhatsApp, para automatizar seu atendimento aos seus clientes em potencial e até para fechar vendas. 

Mas nesse caso, o chatbot para WhatsApp é bem mais geral do que o robô de leads instalado no site — ele tem várias funções e, em muitos casos, a conversão de leads nem é tanto a sua prioridade. 

Os chatbots para WhatsApp são muito usados no varejo, por exemplo, para responder automaticamente clientes que entram em contato. 

Eles também são usados em restaurantes, por exemplo, para anotar pedidos automaticamente. 

E claro: eles também são usados nos sites que disponibilizam o botão do WhatsApp para orçamentos e dúvidas, por exemplo. 

Nós temos um texto inteiro que fala sobre chatbots para WhatsApp, incluindo três formas diferentes de instalá-lo. Saiba mais no link abaixo: 

➡️ Como criar um chatbot do WhatsApp? 3 maneiras + exemplos

Robô de Leads no Telegram

O chatbot para Telegram funciona da mesma forma que o chatbot para WhatsApp, o que muda aqui é principalmente a plataforma. 

E claro, para os casos de criação do chatbot do zero, existem diferenças bem drásticas na API do Telegram e suas configurações de privacidade dos usuários. 

Mas como no caso do WhatsApp, esses modelos de criação do chatbot do zero são geralmente desencorajados. 

Isso porque, se você for fazer o chatbot do zero, você vai precisar de programadores para criá-lo e sempre que precisar de uma configuração nova. 

Por isso, normalmente esses chatbots são feitos através de plataformas de atendimento, como a Zendesk e outras plataformas de automação. 

Nós também conversamos sobre esse assunto com mais detalhes no nosso texto dedicado aos chatbots para Telegram. Saiba mais no link abaixo: 

➡️ Como criar chatbot do Telegram? O jeito fácil e o difícil

Chatbot no WordPress

Agora já estamos falando totalmente dos robôs de leads que são instalados em sites. 

A grande maioria dos sites hoje é feito através do WordPress. Isso porque ele é open source, o que garante uma economia bem grande, e também uma compatibilidade enorme com outros sistemas. 

É justamente por causa dessa compatibilidade que nós conseguimos instalar o nosso chatbot no seu site. E você mesmo também consegue através do nosso plugin para o WordPress. 

O funcionamento do robô de leads no WordPress é bem simples e sem grandes problemas. Mas existem sites que são feitos em outras plataformas. Como os robôs de leads são usados neles? 

🤖 Leia também: 10 Melhores Chatbots para WordPress em 2024

Chatbot em Outros Sites

Existem outros sites que também podem se beneficiar dos chatbots. 

Aliás, é muito difícil hoje encontrar algum site que não ofereça a possibilidade de instalação de um robô de leads. 

A questão é que eles precisam ser avaliados caso a caso. Veja, por exemplo, o Wix: depois do WordPress, ele é um dos mais populares no Brasil. 

No caso do Wix, é possível instalar um robô de leads sem problema. 

Dependendo da plataforma que você escolher, pode ser mais fácil ou mais difícil instalar um robô de leads.

Temos um texto sobre chatbots no Wix que fala mais sobre esse lado do robô de leads. Leia no link logo abaixo: 

➡️ 10 Melhores Chatbots para Wix e Como Instalar

Quais as Vantagens de Usar um Robô de Leads?

7 problemas que você pode resolver com o marketing de conversa

Olha, vou ser bem sincero com você: não existem desvantagens em usar um robô de leads. 

Não tem nada, absolutamente nada, que pode ficar pior caso você instale um chatbot no seu site. E você nem vai ter que fazer nenhum trade-off aplicando a estratégia. 

Explico melhor: para trabalhar com tráfego orgânico, por exemplo, você está fazendo um trade-off: os resultados não vêm rápido, mas eles duram por anos e anos. 

Ao trabalhar com as mídias pagas, você está fazendo um trade-off similar: os resultados vêm rápido, mas se você parar de investir, eles desaparecem. 

Com um robô de leads não tem nada disso. Eles serão sempre vantajosos para o seu site. 

Seu preço é justo, e mesmo assim ele não costuma ser alto. A instalação é simples, seu site não fica mais pesado e você ainda tem acesso a uma dashboard completa mostrando a saúde da sua geração de leads. 

Mas as vantagens de um robô de leads no seu site não param por aí. Vamos conversar sobre todas elas agora. Vem comigo: 

Automação da Conversão

O melhor ponto da instalação de um robô de leads no seu site com certeza é a automação da conversão. 

Você não vai precisar ficar criando Landing Pages toda vez que você lançar uma campanha nova, se você não quiser — pela home do site mesmo você consegue fazer conversões. 

É claro que nesses casos ter uma LP é fundamental para aumentar as conversões, mas se você não tiver tempo, sua campanha inteira fica parada até ela ser criada. 

Com um chatbot, você está convertendo o tempo todo e em todas as suas páginas, não só nas suas Landing Pages. 

Pense em alguém que conhece sua marca de nome e resolve entrar no seu site por livre e espontânea vontade, sem ter caído em nenhuma campanha. 

Essa pessoa precisa ser abordada de alguma forma. Se não fosse o robô de leads convertendo automaticamente, ela teria muito menos chances de se converter em algum dos seus materiais ou até pedir um orçamento. 

Essa é a principal vantagem dos robôs de leads, mas não é a única. Vamos continuando: 

Marketing Personalizado

Outra grande vantagem de usar robôs de leads no seu site é a possibilidade de personalizá-lo do jeito que vai agradar melhor os seus leads. 

Primeiro tem a personalização mais superficial, que mesmo com esse nome ainda é bem impressionante. 

Nesse nível, você consegue oferecer mensagens diferentes para cada página do seu site. 

Literalmente cada página do seu site. Não estou falando só da home, categorias e produtos: se o seu blog tem 500 artigos publicados, por exemplo, é possível colocar um chatbot com uma abordagem diferente em cada um deles. 

E existe um nível que vai mais a fundo também: a personalização por ponto de contato. 

Se seu lead veio do Google Ads, por exemplo, é possível abordá-lo mencionando isso: o chatbot identifica a origem automaticamente. O mesmo para campanhas no Meta Ads.

No fim das contas, grande parte dos cases de sucesso que geramos com a Leadster têm na personalização do marketing e das abordagens sua maior arma.

E, não à toa, essa personalização pode aumentar em até 3x a sua captação de leads. Você pode perder bastante oportunidades de vendas sem isso.  

Veja, logo abaixo no banner, o que conseguimos entregar para a PUC-PR. Conversamos melhor sobre a personalização do marketing por lá. 

Moça sorrindo ao lado do Logo da leadster + pósPUCdigital, com o texto: "Faça como o Pós PUC-PR e Aumente seus Resultados"

Funcionamento 24 horas por Dia

Se alguém tiver alguma dúvida ou quiser um orçamento a partir das 19 horas, o atendimento inicial da maioria das empresas vai demorar, no mínimo, 13 horas para ser realizado. 

Não estou nem falando sobre o envio do orçamento em si ou a resposta para a dúvida: um mero olá só vai ser dado ao lead no outro dia, no início das atividades da empresa. 

Um robô de leads oferece esse suporte imediatamente. Isso melhora a relação do lead com a sua marca e também agiliza o processo e a resolução do que ele precisa. 

Por exemplo: alguém pede um orçamento nesse horário, e o robô de leads informa tudo: quando o orçamento vai ser enviado, qual é o processo necessário, por onde o orçamento vai chegar etc. 

E para o comercial responsável por fazer esse orçamento, o robô de leads já deixa tudo pronto e preparado: todas as informações necessárias foram captadas no primeiro atendimento. 

Tá vendo como ter um robô de leads tem aplicações práticas na conversão geral da sua empresa? Ao pedir o orçamento, o visitante se tornou lead através do chatbot. E ao mesmo tempo, o bom atendimento o deixou mais próximo de fechar uma venda com você. 

Como Escolher o Melhor Robô de Leads?

Homem segurando caneca de café ao lado de mockup do chatbot Leadster

Escolher o melhor robô de leads é uma tarefa que exige bastante pesquisa. 

Aliás, a pesquisa não vai ser tão extensa aqui no Brasil porque, se você realmente está procurando um chatbot para gerar leads, você não vai encontrar tantas ferramentas disponíveis. 

Existem alguns mais conhecidos, mas eles não são tantos quanto os chatbots para o WhatsApp, por exemplo. 

Mas mesmo entre esses robôs de leads disponíveis no mercado, como saber qual é o melhor para as suas necessidades? 

Fiz essa lista rápida aqui para te ajudar nessa escolha. Vem comigo saber mais? 

Onde Ele Vai Ser Usado?

O primeiro passo é entender onde seu robô de leads vai ser usado e pra que. 

Como a gente estava conversando ao longo do texto, existem vários locais onde você pode instalar o seu robô de leads, cada um com uma finalidade diferente. 

Se você vai instalá-lo no WhatsApp, você precisa de um tipo de chatbot específico, e uma plataforma de atendimento ao cliente. 

Mas se você vai instalar no site, uma plataforma de atendimento ao cliente não oferece as vantagens que um chatbot para gerar leads oferece. 

Então, o primeiro passo é ter bem delimitado o que o seu robô de leads vai fazer. Essa é a parte mais fácil! Você só vai precisar pesquisar um pouco. 

E depois vem o próximo passo: 

Qual é o Nível de Personalização que você Precisa?

Quanto mais personalizado for o seu chatbot, mais conversões você vai gerar. 

Pra você ter uma ideia, 90% dos profissionais de marketing entrevistados pelo Google citam a personalização como um fator decisivo para o aumento das conversões. 

A personalização no marketing é fundamental para gerar mais leads. Mas não são todos os robôs de leads que oferecem esses dois níveis — superficial e profundo — para você escolher. 

É importante que você determine qual é a sua necessidade de personalização, porque isso será fundamental na hora de escolher o robô de leads, ok? 

Então decidimos: você quer o máximo de personalização possível. E agora, qual é o próximo passo?

Conversão ou Atendimento?

Esse ponto é bastante importante. A escolha do seu robô de leads precisa ser bem informada nesse ponto para você não ter frustrações depois. 

E esse “depois” vem bem cedo. Se você contrata um chabot de atendimento para fazer a captação de leads, vai acabar se frustrando porque esse não é o trabalho dele. 

E se você faz o contrário — contrata um robô de leads para fazer seu atendimento — a frustração é ainda maior. 

Cada um desses chatbots tem um funcionamento bem específico. Aqui mesmo na Leadster você vai ver que nosso chatbot é inteiramente focado na conversão. 

Muitas tecnologias que são básicas para chatbots de atendimento não estão presentes nos chatbots para conversão, e vice-versa. 

Faça essa escolha com o máximo de informações que puder e, se possível, teste antes. 

E fazer esse teste é bem possível: na verdade, até bem fácil! Teste a Leadster grátis por 14 dias sem cartão de crédito clicando no banner abaixo.

Imagem de um rapaz e uma moça sorrindo com o texto "teste a leadster por 14 dias grátis"

De onde Vêm seus Leads?

Visitantes que vêm majoritariamente do Google e das suas campanhas de mídias pagas precisam de um chatbot esperando no seu site. 

Agora, se você recebe muitas solicitações de contato pelo WhatsApp, por exemplo, não adianta trabalhar com um chatbot para gerar leads no seu site. 

Esse entendimento é bastante importante para que o seu trabalho de marketing, conversão, vendas e atendimento estejam muito bem alinhados. 

E esse entendimento também vai perpassar outro, que vamos abordar agora: 

Qual é o Estilo do seu Negócio?

Pergunta: se o seu negócio tem um site muito movimentado, você  precisa de um robô de leads instalado? 

Depende! Pode parecer contraproducente essa resposta, ainda mais com tudo o que a gente discutiu até aqui. 

Entenda, ter um alto número de visitas no seu site não quer dizer muita coisa. Na verdade, é o seu objetivo de negócio que irá determinar se você precisa e qual é o seu tipo e estilo de chatbot. 

Se o seu negócio é inteiramente baseado na geração de leads para contato posterior, é fundamental que você tenha um robô de leads instalado no seu site. 

Mas, ao mesmo tempo, se o seu negócio receber todos os seus leads através de contato direto, essa necessidade não é tão urgente. 

É tudo uma questão de pensar na finalidade do chatbot e como ele se enquadra ao que você precisa fazer, ok? 

Por que Escolher a Leadster Como o seu Robô de Leads?

Mockup de chatbots da Leadster

Olha só, durante o texto inteiro eu tentei ser o mais imparcial possível, você reparou? 

Mas é que realmente existem casos e casos. 

E se você for procurar na internet, a grande maioria dos textos acaba sendo muito superficial e mal aborda essas características distintas, que são as mais importantes de pensar. 

Mas agora que já fizemos todas essas ressalvas, gostaria de conversar contigo só sobre a Leadster. 

E não porque eu quero te vender nem nada disso — temos nossas próprias estratégias em ação gerando clientes de outras formas.

Quero te mostrar nossas funcionalidades porque nós somos os melhores em chatbots para gerar leads, sem discussão. 

Então, se baseie nas nossas qualidades como parâmetro de pesquisa, pode ser?

Vamos lá:

Usamos IA para Facilitar a Criação dos seus Fluxos

Esse é um recurso que você não vai encontrar em muitos chatbots de geração de leads. Na verdade, é bem provável que você só vai encontrá-lo aqui na Leadster. 

Digo “bem provável” porque não sabemos o dia de amanhã. Hoje, a Leadster é a única que oferece a análise completa das suas páginas e sugestões de chamadas criadas com o ChatGPT para cada uma delas. 

Se não ficou muito claro, explico: quando você instala a Leadster, ela vai começar a coletar dados do seu site. 

Dentro de alguns dias — normalmente 10 — você já vai ter disponível uma lista com as suas páginas mais lidas e as sugestões de chamadas personalizadas para os seus fluxos. 

Isso te poupa bastante tempo sem você perder em performance. A criação dessas chamadas pode te tomar um dia inteiro — é preciso ler bem cada uma das páginas e só aí escrevê-las. 

Na Leadster, a IA faz isso por você! 

Entregamos os Leads por Roleta de WhatsApp

Outro ponto bastante positivo da Leadster é a entrega dos leads para a área comercial seguindo uma estrutura de roleta, caso você utilize whatsapp no seu processo comercial. 

Funciona assim: o lead pede um orçamento para o chatbot no site, e o chatbot vai enviá-lo para o vendedor 1. 

Se outro lead pede um orçamento 2 minutos depois, o chatbot vai enviá-lo para o vendedor 2. 

E assim sucessivamente. Dessa forma, você não gera filas no seu atendimento, e consegue respostas cada vez mais rápidas de leads que já estão no Fundo do Funil

Fazemos Abordagem Personalizada de Acordo com a Origem do Leads

Nós já comentamos sobre isso acima, mas vale a pena relembrar! 

A Leadster consegue oferecer mensagens personalizadas de acordo com a origem do Lead — ele veio do Google Ads? Do Meta Ads? 

Cada um desses canais de origem pode receber, se você quiser, uma abordagem diferente dentro do fluxo. 

Isso é bastante útil para campanhas que têm variações bem específicas entre os canais, ou também para aumentar o nível de personalização que você oferece. 

E como vimos, quanto mais personalizada é a sua abordagem, mais conversões você vai ter. 

É o Melhor Custo-benefício

Tá, olha só: eu sei que eu disse que a gente ia usar essa parte como comparativo, mas esse item aqui vai soar bastante vendedor. 😅

Mas prometo que nem tanto. Só queria te mostrar um comparativo rápido entre a Leadster e as outras principais plataformas de chatbot do mercado. 

Como a gente estava conversando lá no começo do texto, os robôs de leads não costumam ser muito caros. 

Mas ao mesmo tempo, você precisa ficar de olho no custo benefício que eles trazem.

Nós fizemos esse comparativo pra você acompanhar: 

De toda a lista, a Leadster é o chatbot mais bem avaliado nas plataformas B2B, e dentre todos os chatbots especializados na captura de leads no site, a Leadster é o que oferece a maior quantidade de funcionalidades. 

Custo benefício é isso, ainda mais quando estamos falando de softwares que raramente vão ultrapassar os R$400 por mês. 

Nesses casos, a diferença entre um chatbot e outro pode ser mínima e morar nos detalhes. E é justamente nesses detalhes que a Leadster brilha ☀️ 

Quando você for fazer suas próprias pesquisas, sugiro que você comece com essas marcas e elenque as principais funções dos seus chatbots do mesmo jeito que a gente fez aí. 

Dessa forma, você vai conseguir entender melhor as funcionalidades, elencar as que você precisa e fazer uma comparação mais justa. 

Sistema de Lead Scoring Integrado

Outro ponto que vale a pena investigar na hora de escolher seu robô de leads são essas funcionalidades extras que outras ferramentas raramente vão ter. 

O Lead Scoring é um processo de atribuir pontuações aos seus leads de acordo com as suas interações com a sua marca. 

Normalmente, esse processo é feito por um CRM de vendas, um ERP ou uma plataforma de marketing, como a HubSpot e a RD Station. 

Mas a gente também faz! Temos o sistema embutido diretamente no chatbot Leadster, garantindo que você faça o Lead Scoring de acordo com as interações do seu lead com o nosso chatbot. 

Agendamento de Reuniões pelo Chat

Esse é um ponto importantíssimo e, pessoalmente, o que eu acho mais interessante dentro do chatbot Leadster. 

Pense na pessoa que está entrando no seu site após o horário comercial para entender o que sua marca pode oferecer para ela. 

Essa pessoa achou tudo ótimo e está pronta para fechar pelo menos uma demonstração com você. 

Ela entra em contato e pede uma reunião, que você só vai conseguir marcar no próximo dia útil. 

Isso te faz perder tempo e, possivelmente, a pessoa talvez nem se interesse mais pela reunião. Talvez tenha um feriado prolongado no meio. Talvez seja final de semana. E a pessoa continuou pesquisando e encontrou seu concorrente. 

Com a Leadster, seus visitantes podem marcar uma reunião diretamente pelo chatbot, sem o envolvimento de ninguém dna sua equipe. 

A reunião vai direto para os comerciais e fica salva automaticamente nas suas agendas, com todos os lembretes do Google funcionando perfeitamente. 

Integrações Nativas 

A Leadster não é daqueles chatbots complicados que você vai precisar ficar configurando por meses a fio depois de fechar a parceria. 

  • “A gente é parceiro da RD, né? Então a RD veio com a solução da Talos também, que é um chat e tudo mais, porém não tem comparação. Em relação à introdução, mexer na ferramenta e instalar não se compara, é bem mais tranquilo trabalhar com a Leadster” – Carlos Carvalho, Consultor Comercial.

Pelo contrário. Nós temos integrações nativas com os melhores CRMs do mercado, além de com o Google Ads e o Meta Ads para a identificação da origem do seu lead. 

Você pode ver a lista completa aqui. 


E agora só falta eu te falar para fazer um teste gratuito aqui na Leadster! 

O teste é completamente grátis e não exige nem um cartão de crédito. Você pode começar hoje e ver tudo isso que conversamos na prática. 

Aliás, por essa natureza democrática do teste grátis da Leadster, sugiro que você comece por aí a fazer as suas pesquisas pelo melhor robô de leads para a sua estratégia. 

Use a Leadster como um parâmetro e vá vendo se os outros chatbots que você analisou têm as mesmas funcionalidades — talvez você ache algum que chegue perto das nossas. 😛 

Para começar o processo, é só clicar no banner aqui embaixo. Vou ficar te esperando, ok? 

Obrigado pela leitura e a gente se vê no próximo texto! 

Categorias: Geração de Leads

Fernanda Andreazzi

Especialista de Marketing na Leadster

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Fernanda Andreazzi

Especialista de Marketing na Leadster


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