/ / Ticket Médio: 6 Estratégias para Aumentar suas Vendas

O ticket médio é uma das principais métricas para quem trabalha com marketing e vendas, além de ser um dos indicadores da saúde financeira da empresa.

Se você quer saber como calcular esse dado, além de ter acesso a estratégias para melhorar a taxa, chegou ao conteúdo certo!

Confira tudo em detalhes no artigo. 

O que é ticket médio de vendas?

O que é ticket médio de vendas?

O ticket médio é a métrica que representa o valor médio que cada cliente gasta nas compras ou contratos com uma empresa.

Quanto maior o valor do ticket médio, maior o valor gasto em média pelos clientes. 

Como calcular ticket médio de vendas?

Como calcular ticket médio de vendas

Entender o ticket médio e a saúde deste indicador depende muito do tipo de produto ou serviço vendido, dos custos dos mesmos, da sazonalidade de vendas e dos objetivos de rentabilidade e lucro.

Existem duas formas de calcular o ticket médio, cada uma delas mais adequada de acordo com a dinâmica do negócio. 

Como calcular ticket médio de vendas com base em número de vendas

Para calcular o ticket médio de vendas com base no número de vendas, você deve seguir a fórmula abaixo, sempre levando em conta um período determinado:

Ticket médio =

Faturamento total de vendas ou contratos / número de vendas ou contratos

Esse tipo de cálculo é mais indicado caso a empresa queira saber qual o valor médio de cada compra, independentemente se houve recompra ou não entre os clientes.

Como calcular ticket médio de vendas com base em número de clientes

Já para o cálculo com base no número de clientes, para ter em mãos o valor que cada consumidor, em média, gerou durante determinado período, a fórmula muda para:

Ticket médio =

Faturamento total de vendas ou contratos / número de clientes do período

O que significa aumentar o ticket médio?

O que significa aumentar o ticket médio?

O ticket médio é um dos principais indicadores do sucesso de vendas da empresa.

Ele precisa garantir os custos de aquisição de cliente e ainda fornecer a margem de lucro desejada.

Aumentar essa métrica significa melhorar a saúde financeira (no caso de taxas que estão desequilibradas), estimular a recompra ou o aumento do gasto de cada consumidor e também é uma possibilidade de projetar o crescimento do negócio. 

6 estratégias para aumentar o ticket médio

6 estratégias para aumentar o ticket médio

Vamos às dicas para aumentar então essa métrica tão relevante?

Existem algumas formas de estimular compras de maior valor e recompra.

Selecionamos as 6 principais aqui:

1. Cashback

O cashback é um sistema em que a compra de algum produto ou serviço gera uma parte do dinheiro de volta para o consumidor.

Assim, o desconto não é dado na primeira compra, mas o cliente pode utilizar o saldo de cashback numa próxima compra ou ainda em uma rede de parceiros.

Esse tipo de recurso está se popularizando nos últimos tempos e existem duas formas de oferecê-lo aos seus clientes:

  • Sua empresa pode aceitar pagamentos através de uma ferramenta que ofereça esse tipo de benefício, como o PicPay ou Ame Digital;
  • Ou pode criar um sistema próprio de cashback, em que o consumidor fica com saldo para próxima compra, como diversos mercados fazem hoje.

2. Programas de fidelidade e recompensas

Programa de fidelidade, pontos e recompensas são ótimas opções para estimular a recompra.

Isso porque as pessoas gostam de sentir que estão ganhando algo, principalmente quando estão gastando dinheiro.

Lembre-se que, para utilizar esse tipo de estímulo, é preciso que a recompensa realmente seja interessante e atrativa, para que os consumidores queiram atingir os objetivos para a troca. 

 Leia também - Automação de Vendas: Entenda Tudo Sobre a Estratégia

3. Clubes de assinatura

A compra recorrente é uma das formas de estimular um ticket médio mais alto e a fidelização de clientes.

E uma das maneiras é investir em clubes de assinatura.

Com esse tipo de estratégia, você define o produto ou serviço e a frequência de entrega. 

Por exemplo, todo mês o consumidor pode receber em casa produtos de um nicho específico, como alimentação, livros e papelaria ou cosméticos — três mercados que já exploram bastante esse tipo de compra.

Os clubes de assinatura também funcionam para a contratação de serviços de forma recorrente, onde o consumidor pode desfrutar de comodidade durante todo o tempo da assinatura.

4. Campanhas e promoções

Você pode encorajar seus consumidores a comprar e a gastar mais em cada compra, aumentando assim o ticket médio, com a criação de campanhas e promoções.

Datas comemorativas, como Black Friday ou Natal, por exemplo, costumam ter um ticket médio mais alto, mesmo quando os produtos estão com valores promocionais.

Isso porque o consumidor se prepara para comprar nessas datas e acaba comprando em uma quantidade ou variedade maior para aproveitar as ofertas. 

Além disso, você pode criar estímulos do tipo “compre três e pague dois”, fornecer um mês gratuito numa assinatura de 12 meses ou oferecer desconto na compra de um segundo item, para citar algumas ideias. 

5. Invista no marketing

A divulgação dos produtos ou serviços faz parte da conquista de clientes e também dos objetivos financeiros.

De nada adianta criar estratégias para aumentar o ticket médio, como as citadas aqui, se o seu público-alvo não souber que elas existem, certo?

Então, invista em diferentes ações e canais de marketing para a divulgação dessas promoções, ofertas e dinâmicas.

Faça publicações nos seus canais de forma orgânica, envie e-mails marketing com as novidades para a sua base de leads atual e também invista em campanhas de mídia paga para atrair tanto novos consumidores como aqueles que já tiveram contato com a sua marca.

6. Ofereça produtos ou serviços complementares

Estratégias como cross selling também auxiliam no aumento do ticket médio.

Nesse tipo de venda, você oferece um produto ou serviço complementar ao que o consumidor vai adquirir.

Além de uma estratégia para que o cliente faça uma compra com maior valor, ela também é uma forma de oferecer uma melhor experiência para ele.

Foque em produtos que realmente são complementares e que façam sentido para a necessidade do cliente, ou então essa nova oferta não será relevante.

Aumente seu ticket médio agora!

Aumente seu ticket médio agora!

Com nossas dicas e com a implementação dessas estratégias, aumentar o ticket médio se torna um objetivo mais próximo de ser concretizado.

Faça os cálculos da sua empresa, defina as metas e desejos em relação a esse indicador e comece agora as ações para melhorar os resultados.

Gostou deste conteúdo?

Aprenda como outra estratégia, a de gestão de clientes, também é fundamental para empresas que querem criar um relacionamento com os seus consumidores e potencializar os resultados em vendas. 

Acesse agora o post “6 Dicas Indispensáveis para uma Gestão de Clientes Eficaz” e continue sua leitura.

Categorias: Vendas

Rafaela Soares

Sales Manager at Leadster - apaixonada pela área de inteligência comercial e comunicação com clientes.

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