Sumário
Agências de marketing e serviços de inteligência artificial podem ter uma ótima relação. As duas se complementam, ainda mais quando várias ferramentas são usadas em conjunto.
Com o ChatGPT ficando cada vez mais famoso, várias agências já estão usando o recurso para aumentar sua produção e fechar com mais clientes. Mas o chat não é a única I.A. por aí.
Ao longo desse texto, vou te mostrar quais são as principais inteligências artificiais do mercado, e também todas as funcionalidades que elas oferecem para uma agência.
Com elas, você vai melhorar – e muito – a sua produção e começar a oferecer serviços que você talvez nunca tinha imaginado oferecer.
Mas primeiro, precisamos deixar algo bem claro:
O que é a inteligência artificial?
A inteligência artificial, como estamos vendo hoje, são ferramentas que, através de um alto poder computacional, conseguem realizar tarefas que antes eram delegadas apenas aos humanos.
Tarefas criativas, explicativas, que envolvem tomada de decisão e interpretação de recursos, antes eram impossíveis de delegar a qualquer programa de computador.
Hoje elas fazem esse trabalho muito bem. Através do machine learning, as I.As conseguem aprender com base em grandes bancos de dados – construídos por humanos, inclusive – e reproduzir um resultado indistinguível de um ser humano.
O aprendizado machine learning é feito através de algoritmos, que combinam um questionamento específico com os dados disponíveis na base.
Esses algoritmos podem ser:
- Algoritmos de Regressão: prevêem valores numéricos a partir de um conjunto de dados;
- Algoritmos de Classificação: categorizam dados em classes predefinidas pelos desenvolvedores;
- Algoritmos de Clustering: agrupam dados em grupos parecidos;
- Algoritmos de Redução de Dimensionalidade: reduzem a complexidade dos dados para facilitar a análise e o processamento;
- Algoritmos de Redes Neurais: são como o cérebro humano, reconhecendo padrões em imagens, reconhecendo vozes etc.
Agência de marketing e serviços de inteligência artificial convergem em um ponto comum: as ferramentas específicas para várias utilidades.
Por exemplo: para modelos de conversação similares à humana, existe o ChatGPT. Para criar imagens, existe outra ferramenta. Para criar música e vozes, outra ferramenta, e por aí vai.
Mas que ferramentas são essas? Confira agora como agências de marketing e serviços de inteligência artificial trabalham juntos:
10 ferramentas de I.A. para conhecer e usar
Para entender como agências de marketing digital e serviços de inteligência artificial trabalham juntas, precisamos primeiro saber quais são as ferramentas que já estão disponíveis.
Muita gente está focando no ChatGPT como a maior revolução da inteligência artificial de todos os tempos.
Mas mesmo antes dele, já existiam ferramentas que faziam tarefas inacreditáveis.
Imitar a voz humana. Criar storyboards para vídeos. Criar imagens e até desburocratizar documentos. Tudo isso pode ser feito hoje, e vou te demonstrar como agora:
ChatGPT
O ChatGPT vem primeiro porque ele é o que está recebendo o maior foco da mídia hoje. E as pessoas estão até misturando o que ele pode fazer com outras ferramentas que vou apresentar ao longo do texto.
Hoje, a maior funcionalidade do ChatGPT é criar textos que simulam um ser humano. Veja o exemplo abaixo: pedi para o ChatGPT dar um oi pra vocês, leitores da Leadster:
Para ilustrar o que ele é capaz de fazer, pedi para que ele fosse ainda mais entusiasmado. Olha o resultado:
Viu a diferença? Fiz um último experimento, pedindo um oi similar a esses, mas dessa vez envolvendo alguns dos nossos assuntos favoritos: geração de leads e tráfego orgânico:
As respostas mudam, mas perceba que elas ficam dentro de um mesmo “eixo” e são um pouco repetitivas. Essas são as limitações que o ChatGPT tem no momento, limitações essas que podem sumir conforme ele vai ficando mais inteligente.
O ChatGPT é grátis e pode ser acessado pelo site da OpenAI. A sua versão paga custa US$ 20 por mês, cerca de R$ 100 reais.
➡️ Temos um texto completo sobre o ChatGTP aqui no blog. Clique para conferir!
DALL-E 2
O DALL-E 2 também é da OpenAI, empresa que criou o ChatGPT. Ele trabalha com a geração de imagens ao invés de texto.
Basicamente, você digita o que quer ver e a I.A. faz o resto. Nesse exemplo, alguém pediu “um cão da raça Shiba Inu usando uma boina” e o resultado foi esse:
O DALL-E 2 não é gratuito, mas você pode usar 15 créditos por dia no site. Cada imagem é um crédito. 165 créditos saem por US$ 15.
O horário comercial é o pior para gerar suas imagens, porque os servidores ficam lotados. O melhor é tentar de noite ou durante a madrugada.
Lumen 5
O Lumen 5 é como o Canva dos vídeos. Ele é um recurso bem simples para criar vídeos e animá-los, quase como um power point, mas com vídeos.
Seu recurso mais interessante, porém, vai bem além disso. A inteligência artificial é o seu carro chefe.
A melhor parte do que o Lumen 5 oferece é a possibilidade de criar um vídeo a partir de um blog post com poucos cliques, em 10 ou 15 minutos.
Através da I.A., o Lumen 5 identifica qual é o assunto principal do seu texto e quais são as principais palavras que deixam esse assunto claro.
Depois disso, a ferramenta une vídeos e imagens animadas com essas palavras para criar o vídeo perfeito.
Abaixo você vê um exemplo, criado a partir desse texto aqui. Compare os dois para entender como a ferramenta funciona de fato:
O Lumen 5 é pago, sendo que o plano mais barato é US$ 19. O plano mais caro é US$ 149. Ele oferece free trial.
Looka
Quando mencionei no texto que agências de marketing e serviços de inteligência artificial se completam, não estava brincando.
Existe uma I.A. para praticamente qualquer tipo de serviço oferecido por uma agência. A Looka, por exemplo, faz logos personalizados através da inteligência artificial.
Através dessa logo, a Looka consegue criar todo o seu material de identidade visual, inclusive anúncios, papelaria e mock-up de um site.
O trabalho é rápido e muito simples. Você pode fazer uma logo grátis, para começar, e personalizá-la com opções limitadas.
O valor da assinatura é de US$ 8.
Deep Nostalgia
O Deep Nostalgia é um dos aplicativos de Inteligência Artificial mais simples, mas também com um dos resultados mais impressionantes que você vai ver aqui.
Seu trabalho é simples: ele usa fotos antigas, qualquer foto, e faz pequenas animações com a ajuda da I.A.
Uma foto da sua avó e do seu avô, por exemplo. Com o Deep Nostalgia, elas ficam animadas. Os olhos piscam, a boca se mexe, pequenas expressões corporais assim.
O Deep Nostalgia pode ser usado no site MyHeritage, e é grátis. O próprio site MyHeritage oferece outros serviços, com foco em encontrar familiares distantes e criar sua árvore genealógica.
Legal Robot
Entre todas as relações entre agências de marketing e serviços de inteligência artificial, o Legal Robot é um dos menos úteis para a parte de produção.
Seu foco está na simplificação de contratos. Basicamente, você faz o upload de um contrato e ele te entrega um texto falando a mesma coisa, mas de uma forma mais simplificada.
Infelizmente ele ainda está na fase de testes, e não está disponível para contratos brasileiros. Acompanhe o site para mais notícias.
Cleanup.Pictures
O Cleanup.pictures faz exatamente o que seu nome diz: ele limpa imagens de conteúdo indesejado.
Veja essa imagem, por exemplo:
Para fazer o teste, usei o Cleanup.pictures para remover todas aquelas montanhas lá do fundo. Usando uma simples borracha, o resultado final foi esse:
Você pode fazer esse trabalho com praticamente qualquer foto, retirando qualquer elemento indesejado. Eu posso até retirar a pessoa dessa foto, se eu quiser:
Bem incrível, né? O plano grátis te permite editar quantas imagens você quiser na resolução 720p. Por US$ 3, você já tem resolução ilimitada e quantas edições quiser.
Fireflies
O Fireflies é bem útil para quem faz bastante reuniões online.
A I.A. consegue fazer anotações de pontos importantes automaticamente, transcrever a reunião inteira (com nomes dos usuários) e até oferecer respostas para perguntas difíceis!
Ele também toma nota de informações particularmente importantes ou inspiradoras da reunião e salva o trecho de áudio e vídeo para você ouvir depois ou compartilhar no YouTube e nas redes sociais.
Nessa era dos Webinars, ter uma Inteligência Artificial do seu lado é fundamental para agilizar o trabalho de compartilhá-lo em formatos menores.
O plano mais barato custa US$ 10 por mês (a cada usuário), mas o site também oferece uma versão free, mais limitada.
Murf
A inteligência artificial da Murf é dedicada em fazer vozes que se parecem com vozes humanas.
Esse serviço já existe há algum tempo. O Google foi o primeiro assistente de voz, logo seguido pela Microsoft, mas nenhum deles está tão adiantado em naturalidade quanto a Murf.
No vídeo abaixo, o canal Marketing Island mostra todas as funcionalidades da Murf. Vale a pena assistir e fazer o teste você mesmo:
Bônus: Leadster AI
Imagine otimizar ainda mais o seu processo de geração de leads com Inteligência Artificial! É isso que a nova ferramenta da Leadster traz para você.
A Leadster é uma plataforma de Marketing Conversacional que oferece um chatbot voltado para marketing e vendas. Por meio dele você cria chamadas de conversão personalizadas, qualifica os leads e os distribui de forma inteligente.
Não podemos esquecer também das outras funções que vão além da conversão, como os testes A/B, dashboard de performance, localização de leads e agendamento de reuniões automático.
E agora a novidade: a Leadster AI é um módulo da Leadster que utiliza a Inteligência Artificial do ChatGPT para responder os visitantes do site de maneira automática e imediata.
Com ela, é possível:
- Resolver 78% dos atendimentos do seu site automaticamente.
- Qualificar leads e reduzir o número de contatos desqualificados.
- Aumentar em até 50% a sua conversão em vendas, respondendo seus visitantes durante a compra.
- Além de vender 24 horas por dia, conversando sobre o seu produto/serviço em segundos.
O que acha de testar a Leadster AI agora mesmo por 14 dias grátis?🚀
Como agências de marketing e serviços de inteligência artificial se completam?
Quem trabalha com marketing sabe que a produção de alguns materiais é extremamente cara.
Fazer um vídeo institucional ou como parte de uma campanha digital, por exemplo, envolve vários custos. Primeiro há o custo de tempo da dupla redator e designer, que precisam fazer os roteiros e os storyboards.
Esse designer costuma trabalhar na agência, então até aqui o custo está só no tempo mesmo.
Outros profissionais, que não costumam ser parte de uma equipe de marketing digital, incluem animadores, fotógrafos/videomakers e locutores. Esses três profissionais cobram bem caro.
Um único vídeo de 1 minuto pode facilmente passar dos R$ 3.000 para ser elaborado. Em muitos casos, o preço do vídeo chega a ser maior que o investimento na campanha, por exemplo.
Isso acontece porque as agências, por décadas, só trabalhavam o audiovisual para fazer comerciais de TV. Elas cobravam caro e ainda levavam uma porcentagem na compra de mídia. O digital exige vídeos mais simples e mais baratos.
Muitos dos esforços em produção de conteúdo para agências de marketing digital sofrem do mesmo problema. A Inteligência Artificial surge para baratear esses custos e viabilizá-los para todos.
Veja alguns outros exemplos de agências de marketing digital e serviços de inteligência artificial trabalhando juntos:
Inspiração para redação SEO
O ChatGPT não escreve textos para o blog – pelo menos não textos com tanta qualidade. Ele não seria capaz de escrever esse texto que você está lendo agora, com referências, prints, links com mais informações etc.
Seu conteúdo é um pouco repetitivo, e quanto maior for o texto, mais chances ele tem de “alucinar” – termo técnico que inclui informações falsas, quebras de copyright e repetições exageradas.
Mas ao mesmo tempo, o ChatGPT consegue te ajudar na revisão do seu texto para SEO, por exemplo, incluindo mais palavras chave ou diminuindo seus parágrafos.
Ele também consegue trazer ótimas ideias de conteúdo, que vão te ajudar bastante na busca de palavras chave.
Mas cuidado: o ChatGPT não faz a menor ideia do que o seu público gosta ou do que está sendo pesquisado no Google em relação às palavras chave.
Ele te dá boas ideias para começar usando o Google Trends, a ferramenta mais básica de pesquisa de palavras chave.
Criação de vídeos
Vídeos não precisam demorar horas para serem criados. E em muitos casos, eles nem podem demorar tanto.
Com a ajuda da inteligência artificial, o que envolveria pelo menos três ou quatro profissionais diferentes pode ser feito por apenas um.
Por exemplo: o redator faz o roteiro, o diretor de arte faz o storyboard, o videomaker faz a animação do vídeo e o locutor faz a gravação.
Usando duas ferramentas que já apresentamos aqui (Lumen 5 e Murf), o redator pode fazer tudo em uma hora ou duas.
Usando o Lumen 5, também fica muito mais fácil criar vídeos para todos os seus blogs publicados, sem a necessidade de envolver outras pessoas. Assim que o blog fica pronto, o próprio redator pode entregar uma versão em vídeo.
Criação de trilhas de áudio
Outro grande problema para criar vídeos é encontrar boas trilhas sonoras sem royalties para usar.
A relação entre agências de marketing e serviços de inteligência artificial fica ainda melhor quando um trabalho que é muito frustrante se torna fácil e até divertido.
O SOUNDRAW é um aplicativo de inteligência artificial que te permite criar músicas sem royalties e direitos autorais. Você pode escolher o estilo, o mood, o tempo da batida e até o instrumento sendo utilizado.
Criação de trilhas de voz
As trilhas de voz também são bem difíceis de gravar. Primeiro porque você precisa no mínimo de um bom microfone e uma sala com ótimo isolamento. Sem isso, o resultado final fica terrível.
E além desses recursos básicos, você também precisa de alguém com uma boa cadência, uma voz clara e que não tenha muitas variações. Fazer esse trabalho sem um locutor pode levar um dia inteiro.
As agências de marketing usam esses serviços de inteligência artificial para agilizar o processo e, em muitos casos, até viabilizá-lo.
Correção ortográfica
Nada substitui um editor humano. Mas até os editores humanos têm problemas com a revisão ortográfica.
Isso porque os editores estão muito mais preocupados com a estrutura do texto em geral. Coesão, coerência, cadência, adequação à persona, público alvo e ICP etc.
O próprio editor pode usar o ChatGPT para fazer uma revisão ortográfica rápida, e ter a certeza de fazer um bom trabalho de editoração sem se preocupar com esses detalhes pequenos.
Não recomendo, porém, usar o ChatGPT para fazer o trabalho de um editor dedicado. Isso porque em um mundo onde todo mundo usa a I.A., seu texto pode ficar parecido demais com o dos seus concorrentes e não ter destaque por isso.
Além disso, mesmo o Google voltando atrás sobre sua decisão de penalizar conteúdo feito por I.A.s, ele ainda vai manter um olhar forte para conteúdo considerado como SPAM. E conteúdo muito similar pode ser entendido por ele como SPAM.
Retoques em imagens
Diretores de arte têm mais o que fazer do que ficar tirando um objeto aqui ou uma pessoa ali de uma imagem para subir no blog.
Com a inteligência artificial, o próprio redator pode fazer um trabalho simples assim. Vamos supor que seu post seja sobre uma receita de frango e você achou uma imagem que mostra frango, porco e bife na mesma tábua.
Pra que pedir para o designer retirar? Você mesmo consegue usando o Cleanup.pictures!
Pesquisa mais simples
O grande trunfo do ChatGPT é seu banco de dados e sua exibição instantânea.
Eu posso estar escrevendo sobre “os maiores anúncios publicitários dos anos 80”, por exemplo. Se eu for usar o Google, vai ser difícil encontrar textos de qualidade sobre o assunto.
Mas usando o ChatGPT, eu posso guiar minha pesquisa. Posso perguntar primeiro quais foram os maiores publicitários dos anos 80. E depois, pedir um glossário dos seus melhores trabalhos. Ou ainda pesquisar por cada publicitário direto no Google.
Algumas pesquisas levam horas, senão dias. Muitos redatores podem passar um dia inteiro pesquisando no Google para encontrar um livro que eles ainda precisam ler para escrever o texto.
O ChatGPT funciona como o Google. Só que melhor. Só tome cuidado com as alucinações 😅
Automação de atendimento e vendas
A inteligência artificial também pode ser utilizada para atender os visitantes no site ou nas redes sociais de maneira automática e imediata, inclusive servindo como apoio no processo de vendas.
Aqui na Leadster, após muitos testes, descobrimos que a IA pode ser aplicada durante a qualificação do lead para responder dúvidas, aumentando o engajamento dos visitantes e fazendo com que eles informem mais dados relevantes para sua empresa.
Ou seja, mais dados = mais facilidade e mais qualidade para seu time de vendas.💡
E você pode configurar facilmente, subindo a base de informações dos seus times de vendas e atendimento, e incluindo um bloco de inteligência artificial nos seus fluxos já existentes da Leadster.
O que acha de testar essa ferramenta de forma gratuita por 14 dias?
Espero que esse texto tenha te ajudado a entender melhor a relação entre agências de marketing e serviços de inteligência artificial!
As agências têm muito a comemorar com essa nova onda de assistentes virtuais. Eles barateiam bastante a produção, como você pode ver, e com isso, aumentam também seus lucros.
Além disso, a inteligência artificial abre toda uma gama de serviços que podem ser adicionados ao catálogo das agências de marketing, aumentando também o ticket médio dessas empresas.
Pois é, até parece um sonho, mas essa realidade já está batendo na porta.
Você pode sair na frente dos seus concorrentes adicionando um novo serviço em seu portfólio – além de aproveitar os resultados dos seus clientes para criar histórias de sucesso.
E ainda há um outro jeito de ter sempre mais lucro com a sua agência de marketing. Fazendo parcerias com outras empresas.
A Leadster oferece uma parceria assim. Saiba mais sobre o programa clicando neste link.
Obrigado pela leitura e nos vemos no próximo texto 😉
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