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/ / [2024] 8 Estatísticas do Mercado Brasileiro de Software

Você já parou para pensar como o mercado brasileiro de softwares está se saindo no cenário atual? 🤔

Estamos falando de uma realidade ainda mais competitivo, com janela de atenção do consumidor menor e mais concorrentes…

É aí que as estatísticas do Panorama de Geração de Leads entram em cena, já que é a partir delas que você analisa os resultados gerais de conversão no seu mercado.

E então, bora ficar por dentro dos oito principais dados do setor de software? 👇

O que é o Panorama da Geração de Leads 2024?

O Panorama de Geração de Leads é um estudo da Leadster que acompanha e analisa o cenário de geração de leads em todo o Brasil

Nesta edição de 2024, além de ter novas análises e contar com a participação da Rock Content, V4Company e HubSpot no lançamento, o report se baseou em mais de 2 mil sites, 147 milhões de acessos e 3,5 milhões de leads gerados.

Elenquei aqui tudo que você pode ver no Panorama:

  • Taxas de conversão geral e de segmentos do mercado – com visualização de dados em top, mid e bottom performers;
    • Atenção: consideramos como taxa de conversão apenas as conversões de fundo de funil, ou seja, a relação entre o número de usuários que acessou o site ou visualizou determinada campanha – e aqueles que efetivamente converteram na oferta.
  • Canais com melhor conversão;
  • Dados sobre desktop vs mobile;
  • Volume de acessos mensais por canal e dispositivo;
  • Idade e região dos usuários;
  • Índice de Maturidade Digital;
  • Análise aprofundada sobre a taxa de conversão por segmento: B2B, Software, Educacional, Agências, Venda de Serviços, Venda de Produtos, Financeiro, Jurídico e Imobiliário.

Baixe a edição de 2024 hoje clicando no banner logo abaixo:

Introdução aos dados do mercado de software no panorama

Se ainda está meio confuso para você o que é o mercado de software, vou dar uma breve explicação.

As empresas de software são as que desenvolvem aplicações e sistemas para digitalizar ou automatizar as demandas de trabalho dos clientes – que podem ser o consumidor final ou outras empresas. 

É o caso da Leadster: uma empresa SaaS B2B que oferece uma plataforma de Marketing Conversacional para outras marcas implementarem em seus sites.

Sua empesa se encaixa nessas características? Então pode seguir no texto para se atualizar sobre seu mercado. 📝

Inclusive, leve spoiler: o segmento cresceu exponencialmente nos últimos anos. 

Segundo dados da Associação Brasileira de Startups, 40,3% de todas as startups brasileiras fazem parte do setor de SaaS, 2 vezes mais que qualquer outro modelo de negócio. 

Além disso, 53,2%delas têm foco no mercado B2B, que possui conversões historicamente menores.

🔎Leia também: Inteligência Artificial no Marketing Digital – 21 Casos de Uso

Panorama do mercado de software brasileiro em 2024

  • Saber sobre o Panorama ✅
  • Entender mais sobre o mercado de Software✅

Bom, agora que você já sabe esses pontos mais básicos, mas super importantes para nosso conteúdo, vamos às oito estatísticas principais do segmento de software!

Em queda: a taxa de conversão média do setor foi de 2,1%

Pela terceira vez consecutiva, a taxa de conversão média do segmento de softwares apresentou queda, dessa vez para 2,1%. 

No Panorama de 2023, o índice estava em 2,43%, o que já era uma queda em relação ao índice anterior, 4,12%. 

Essa taxa de conversão média foi a segunda menor de todas as analisadas no Panorama 2024, perdendo apenas para os segmentos de Consultoria e Imóveis. 

O índice é preocupante para quem está no setor. Mas ele também pode indicar um resfriamento natural do ciclo de hype das startups de tecnologia. 

Depois da IA, não tivemos nenhum outro grande lançamento para impulsionar o setor, que — também muito por conta dessa tecnologia —  vem ficando cada vez mais inflado. 

Vamos para a análise dos dados: 

Taxa de conversão do segmento software

Acompanhe a transcrição dos dados logo abaixo: 

  • Maior performance: 5,27% em 2024, 5,55% em 2023; 
  • Performance média: 2,10% em 2024, 2,43% em 2023; 
  • Performance inferior: 0,83% em 2024, 0,9% em 2023.

🌎 Benchmark Global: de acordo com estudo realizado pelo Unbounce com empresas de diversos países, a conversão mediana no segmento de SaaS é de 3%.

LinkedIn Ads teve maior conversão – 4,64%

No Panorama de 2023, o LinkedIn Ads ficou em segundo lugar entre os canais que mais geraram leads para o mercado brasileiro de softwares. 

Esse ano ele retorna como campeão, sendo o que gerou a maior quantidade de leads entre todos os outros canais analisados. 

Isso é normal e completamente esperado no segmento SaaS. Pelo seu foco no B2B, anúncios no LinkedIn realmente saem na frente com o público-alvo

Vamos para a análise direta dos dados: 

Acompanhe a transcrição dos dados logo abaixo: 

  • LinkedIn Ads: 7,35% em 2021, 3,57% em 2023, 4,64% em 2024;
  • Meta Ads: 2,29% em 2021, 3,85% em 2023, 3,78% em 2024; 
  • Google Ads: 4,48% em 2021, 2,06% em 2023, 2,22% em 2024; 
  • Orgânico: 2,77% em 2021, 1,21% em 2023, 1,63% em 2024; 
  • Direct: 2,55% em 2021, 1,72% em 2023, 1,23% em 2024. 

“Vejo o LinkedIn Ads como um canal subutilizado no Brasil. O potencial de segmentação B2B dele é incrível e a plataforma, que tinha vários bugs nos anos anteriores, agora está cada vez mais robusta. Muitos profissionais se assustam com o custo por clique (CPC) da plataforma, mas é importante lembrar que essa métrica primária não possui grande importância se o seu custo por resultado, por aquisição (CPA) está saudável. Em nossas campanhas já vimos o CPA do LinkedIn ser mais barato que o Meta Ads, mesmo com o CPC sendo 4 vezes maior” – Gustavo Luby, CMO e Founder da Leadster

O segmento de softwares tem um dos maiores índices de acesso via Desktop

Não houve uma grande mudança aqui nessa métrica em relação ao ano passado. O segmento de softwares continua sendo uma grande estrela nos acessos Desktop, dessa vez com 55,15% contra 46,85% do Mobile. 

Ano passado, esses dados estavam em 53,87% do Desktop e 46,13% do Mobile. 

Esse resultado é absolutamente esperado. Quem trabalha nesse segmento geralmente passa a maior parte do tempo na frente do computador. 

E pela natureza B2B do segmento software, também precisamos pensar que quem está acessando os sites das marcas SaaS está, na maioria das vezes, acessando do trabalho, também de frente para o computador. 

Acessos por dispositivo

Quase 40% dos acessos do segmento vêm da Busca Orgânica

Lembra que eu falei sobre como o orgânico é bom em atrair tráfego? Pois bem, esse é o resultado: o canal representa 42% de todos os acessos no segmento de software

Já o Meta Ads – líder das conversões – está em último lugar (entre os canais principais), com 4,3% dos acessos.

Acessos por canal

Acompanhe a transcrição logo abaixo: 

  • 2023: Orgânico com 38,32%, Google Ads com 27,78%, Direct com 12,95%, Meta Ads com 4,41%, Outros com 16,43%;
  • 2024: Orgânico com 42%, Google Ads com 22,97%, Direct com 14,69%, Meta Ads com 4,3%, Outros com 15,79%.

Esse dado só reforça o quanto as empresas desse mercado estão investindo em SEO e Inbound Marketing. Mas, por outro lado, ainda têm dificuldade em gerar conversões a partir do tráfego orgânico.

Esse desafio pode ser superado por meio de boas ofertas e lead magnets incluídos ao longo dos conteúdos mais lidos. 

Ah, e outro problema para uma conversão tão baixa é a falta de parametrização das conversões – especialmente os links com UTM. Afinal, se seu conteúdo não está parametrizado, não tem como saber quantas conversões estão vindo de lá. 

Mesmo com a busca orgânica gerando mais acessos, quando o assunto é geração de leads, o Google Ads é o campeão.

Esse canal é responsável por 27,87% dos leads gerados, contra 17,52% da Meta – primeira em conversão em vendas.

Leads por canal

Veja a transcrição dos dados logo abaixo: 

  • 2023: Google Ads com 34,86%, Orgânico com 15,79%, Direct com 10,84%, Meta Ads com 7,53%, Outros com 30,98%;
  • 2024: Google Ads com 27,87%, Orgânico com 14,16%, Direct com 9,92%, Meta Ads com 17,52%, LinkedIn Ads com 1,63% Outros com 28,9%; 

Importante notar que o Meta Ads teve uma variação gigantesca em relação ao ano passado. Foi um aumento de 10% nas conversões geradas por esse canal. 

9,1 é o Índice de Maturidade Digital do segmento – é o maior do Brasil

Para fechar, nós temos aqui o índice de maturidade digital, uma nota que reflete o quanto as empresas estão adequadas às novas tecnologias, ações e formas de trabalho que têm emergido na era digital.

Foram analisados algumas estratégias para criar esse índice:

  • Investimento em mídia paga e percentual de URLs parametrizadas – Maturidade em Mídia Paga;
  • Quantidade de acessos orgânicos – Maturidade Orgânica;
  • Integração com outros sistemas – Maturidade em Vendas.

E olha que demais: a nota do segmento de software é a maior entre todas as outras. Esse resultado pode ser um reflexo da própria natureza do seu produto, que é 100% digital.

Veja a transcrição logo abaixo: 

  • Maturidade em mídia paga: 9,13%; 
  • Maturidade Orgânica: 8,2%; 
  • Maturidade em Vendas: 9,7%.

Destaque para a Maturidade em Vendas, que teve também o maior índice entre todos os segmentos analisados. 

Benchmarking rápido sobre o mercado de softwares brasileiro

E aí, qual aprendizado você conseguiu tirar dessas oito estatísticas do mercado de software no Brasil? 🤨

Saiba que o Panorama de Geração de Leads 2024 tem muitos insights para todos os setores analisados.

E o que torna ainda melhor é comparar a edição de 2024 com a de 2023 para entender ainda mais quais são as tendências de mercado e o que vem mudando ao longo do tempo.

Mas, a cereja do bolo é essa: você pode baixá-lo gratuitamente! Clique no banner abaixo para fazer o download hoje ainda. Tudo pronto? 

Categorias: Geração de Leads

Beatriz Testa

Especialista de Conteúdo na Leadster

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