Sumário
Já ouviu falar sobre o método de vendas Spin Selling?
Neste artigo vamos explicar como ele funciona, quais são as suas etapas, seus prós e contras e porque a metodologia, criada há mais de 30 anos, continua relevante nos dias atuais.
Saiba mais sobre essa grande aliada dos vendedores.
Continue a leitura!
O que é a metodologia Spin Selling?
Criada em 1988, por Neil Rackham, no livro com título traduzido como “Alcançando a Excelência em Vendas: Spin Selling”, essa metodologia de vendas direciona as melhores perguntas que um vendedor deve fazer para entender o cenário e, assim, se utilizar da melhor abordagem de vendas.
O objetivo é conduzir a negociação gradualmente, fazendo com que o próprio consumidor chegue à conclusão de que a solução oferecida é a que ele precisa.
O que significa a sigla SPIN?
O método utiliza-se de quatro tipos de perguntas: situação, problema, implicação e necessidade.
Em inglês, essas palavras formam a sigla que dá nome à metodologia SPIN :
- Situation;
- Problem;
- Implication;
- Need-Payoff.
Vamos abordar em detalhes cada uma dessas categorias:
Situação
O primeiro conjunto de perguntas, segundo a técnica Spin Selling, tem a função de coleta de informações, para entendimento do terreno e do contexto.
O vendedor precisa entender quem é o cliente, como ele chegou até ali e qual é a maturidade dele no funil de vendas.
Alguns exemplos de pergunta de situação são:
- Qual é a sua função na empresa?
- Como “x” interfere no seu dia a dia?
- Quem é o seu atual fornecedor e por que o escolheu?
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Problema
Para a etapa seguinte, um bom vendedor deve auxiliar o consumidor a descobrir quais são os problemas, insatisfações e dificuldades que ele enfrenta.
As perguntas servem para guiar o consumidor em potencial, ao passo que também auxiliam o próprio vendedor a entender o perfil do lead.
- Você tem capacidade de absorver mais clientes?
- Seu fornecedor atual atende todas as suas necessidades?
- Qual a sua maior dificuldade na hora de gerar leads?
Ao começar a questionar sobre os problemas, naturalmente, o consumidor começará a procurar por uma saída.
Implicação
As perguntas de implicação são aquelas que levantam as consequências dos problemas identificados.
Que tipo de questões esses problemas acarretam?
Se eles não forem resolvidos, o que acontece?
Se eles forem resolvidos, o que melhora para o consumidor?
Alguns exemplos:
- Quanto tempo e recursos você tem perdido?
- Quanto esse problema está custando para você/ sua empresa?
- Se você conseguisse reduzir esse custo, onde investiria esse valor extra?
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Necessidade
Por fim, o vendedor deve direcionar o cliente, através de perguntas, para o cenário ideal, com a solução que ele oferece como a forma de solucionar o problema e as implicações.
Nesse momento, o produto ou serviço passa a ser uma necessidade.
- Que tipo de serviço ou produto poderia resolver essa situação?
- O que acontece se conseguirmos aumentar as suas vendas em X%?
Quais as etapas do Spin Selling?
Aplicar essas perguntas em etapas e de acordo com uma ordem é o que torna a metodologia uma forma de levar o consumidor a sentir que chegou na resolução com as suas próprias conclusões.
As etapas propostas pelo Spin Selling são:
Abertura
A primeira etapa deve ser breve e o início da abordagem comercial.
Ela deve consistir na abertura de diálogo entre o vendedor e o consumidor em potencial.
Desde o início o foco não deve ser no produto ou na empresa, mas sim no universo do lead.
O objetivo da abertura é conquistar a atenção e começar a ganhar a confiança do lead.
O vendedor deve gerar boas primeiras impressões e se posicionar como alguém que está ali para oferecer uma consultoria no tema em específico.
Muitas vezes o primeiro contato é a etapa de abertura e as próximas etapas ficam para um segundo momento, quando o lead tem mais tempo, como uma reunião ou ligação.
Se esse for o caso, para garantir que as próximas etapas aconteçam, faça um convite para uma nova conversa e firme este compromisso ao final do contato.
Investigação
É na fase de investigação que as perguntas SPIN são aplicadas, para identificar e esclarecer os pontos comentados anteriormente.
É essa a parte mais importante da metodologia e, segundo Rackham, uma boa estratégia de perguntas melhora em até 20% a sua taxa de fechamento.
Demonstração de capacidade
Uma vez que você conectou a sua solução às necessidades do consumidor, você precisa apresentar argumentos de que o que você está oferecendo é, realmente, o melhor para ele.
Segundo o autor da metodologia Spin Selling, existem basicamente três maneiras de fazer isso: através da apresentação das funcionalidades, das vantagens e dos benefícios do seu produto ou serviço.
E o foco maior deve estar nos benefícios. Afinal, são eles os fatores mais interessantes para o consumidor e também aqueles que aumentam a percepção de valor da solução oferecida.
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Obtenção de compromisso
A última etapa, da obtenção de compromisso, é o fechamento do negócio.
Nesse momento, é comum o vendedor ter que contornar algumas objeções feitas pelo consumidor, e é importante estar preparado para elas.
Se sua estratégia for bem sucedida, o prospect pode decidir fechar o negócio ou mesmo continuar o relacionamento com a empresa, ao demonstrar interesse.
O trabalho da equipe comercial continua.
Quais os prós e contras dessa metodologia?
Como em todas as metodologias, a de Spin Selling também apresenta vantagens e desvantagens.
Entre as vantagens, podemos citar:
- O foco no consumidor;
- A criação de uma relação de confiança entre vendedor e prospect;
- Um conhecimento mais aprofundado das dores e necessidades dos contatos;
- A criação de um relacionamento mais próximo que pode render indicações no futuro;
- A possibilidade de deixar a negociação mais persuasiva e personalizada.
E entre as desvantagens, citamos:
- Por ser uma abordagem mais pessoal, a automação dos processos de vendas fica mais limitada;
- É preciso investir em treinamentos para que seus vendedores estejam aptos a aplicar a metodologia nas abordagens de venda;
- Você com certeza vai encontrar muitos clientes que não estão abertos a responder tantas perguntas.
Conclusão
Cabe a você analisar, testar e decidir se a metodologia Spin Selling é a certa para a sua equipe de vendas conquistar os resultados desejados.
Aplique nossas dicas e comece a explorar essa técnica de persuasão tão popular!
1 comentário
Flavio Renato · 19 de fevereiro de 2023 às 16:40
Agora ficou bem compreendido o que seria a sigla SPIN.
Situação, Problema, Implicação e Necessidade
Irei aplicar estas técnicas nos meus processos.