Sumário
Você já ouviu falar em brand persona?
Ela é a personificação das características, personalidade e linguagem de uma marca, que guia o tom de voz e a representação dos ideais daquela empresa na comunicação e no contato com o público.
Uma das ferramentas exploradas pelos profissionais para construção dessa identidade são os arquétipos de marca.
Para que você possa conhecer melhor essa técnica e, a partir dela, determinar o arquétipo da sua marca, preparamos este post.
Continue sua leitura para saber mais sobre o tema!
O que são arquétipos de marca?
Os arquétipos de marca são conjuntos de padrões utilizados para definir detalhes sobre a personalidade da mesma e atribuir características que transmitam os valores e propósitos da marca, reforçando, assim, a imagem com que ela quer ser percebida pelo público.
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A origem dessa ferramenta está na teoria de arquétipos do psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung, que descreve 12 tipos de personalidades presentes na herança e no inconsciente coletivo.
Nos anos 80 a teoria de arquétipos ganhou destaque nos estudos de neuromarketing.
Já nos anos 2000, voltou a chamar atenção nos setores de comunicação e marketing, impulsionada pelo livro “O Herói e o Fora da Lei”, de Carol S. Pearson e Margaret Mark.
Onde aplicar esse conceito?
O uso dos arquétipos é uma forma de definir uma forte identidade para a marca, criar conexão com o público pretendido e, assim, permitir ao consumidor se identificar com uma marca por meio dos seus desafios, objetivos e propósitos.
O conceito dos arquétipos de marca é explorado especialmente no branding para definir o tom de voz, territórios de marca, construção de audiência, relacionamento com cliente, etc.
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6 motivos para definir o arquétipo da sua marca
Se ainda não está convencido sobre o porquê de investir e definir o arquétipo da sua marca, confira os 6 motivos que separamos aqui!
Garanto a você que após esses motivos você não vai se arrepender de escolher seu arquétipo de marca, pois eles:
- São intuitivamente compreensíveis;
- Se conectam mais profundamente com o público;
- Tornam a marca mais atraente e mais lembrada pelo consumidor;
- Vendem um estilo de vida, e não apenas um produto ou uma solução;
- Criam uma diferenciação dos concorrentes;
- Despertam desejo de compra, identificação e gatilhos emocionais.
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Lista de Arquétipos para Vendas
Como comentamos, os arquétipos de marca seguem a proposta inicialmente pensada de forma antropológica por Carl Jung, utilizando-se dos 12 tipos definidos e adaptando-os para as marcas:
- O Inocente
- O Explorador
- O Sábio
- O Fora da Lei
- O Mago
- O Herói
- O Cuidador
- O Criador
- O Governante
- O Amante
- O Bobo
- A Pessoa Comum
Vamos abordar em detalhes cada um deles.
O Inocente
O arquétipo “Inocente” está conectado à ideia de simplicidade e da felicidade nas pequenas coisas.
Características como otimismo, honestidade, pureza, juventude, espontaneidade, transparência, lealdade e boas virtudes compõem este perfil.
Nicho de marketing: empresas com valores fortes. Aquelas que são vistas como confiáveis e honestas, são associadas à moralidade, boas virtudes, simplicidade e nostalgia.
Marcas como Dove e Aveeno são bons exemplos deste arquétipo.
O Explorador
Liberdade: essa é a principal palavra que resume o perfil do arquétipo “Explorador”.
Esse perfil é construído com características como a vontade de descobrir e viver novas experiências, a ambição, a independência, o individualismo, o pioneirismo.
Nicho de marketing: empresas que visam o emocionante, arriscado e autêntico.
Alguns exemplos de marcas dentro deste arquétipo são: Jeep, The North Face e Patagônia.
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O Sábio
A verdade e o conhecimento são as respostas.
Essa é a crença do perfil “O Sábio”, que é inteligente, tem poder de análise, é aconselhador, é influente, confiável e opinativo.
Marcas com esse perfil assumem o papel de estimular o conhecimento, tanto o aprendizado quanto o compartilhamento, e muitas vezes são vistas como consultoras ou mentoras.
Nicho de marketing: empresas que auxiliam o processo de compreender melhor o mundo, fornecendo informações práticas.
Alguns exemplos são o Google, a BBC e a TED.
O Fora da Lei
O perfil “Fora da Lei” é aquele que tem características de uma personalidade rebelde, questionadora, inquieta e que não aceita as barreiras impostas.
Para o Fora da Lei as regras existem para serem quebradas e precisa existir luta pela autoridade.
Este perfil sente um incômodo pelo que é considerado padrão pela sociedade, por isso, também é um perfil bastante atrelado à inovação.
Nicho de marketing: empresa agente de mudança. Defende os desprivilegiados, permite que as pessoas desabafem e rompe com as convenções.
Algumas marcas que se encaixam nesse arquétipo são Harley Davidson e Diesel.
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O Mago
As características de personalidade do perfil “O Mago” são: o conhecimento, a transformação, a crença, a visão, o mistério, a improvisação e, é claro, a magia.
O arquétipo se destaca por ter ideias e atitudes fora do comum ou do esperado, de forma criativa e lúdica, realizando sonhos e criando momentos mágicos, únicos e especiais.
Nicho de marketing: negócios que auxiliam as pessoas a transformarem seu próprio mundo. São aquelas que inspiram mudanças e expandem a consciência.
A Red Bull, a Coca-Cola e a Disney são exemplos de marcas dentro do arquétipo Mago.
O Herói
“O Herói” é aquele que quer mudar o mundo e transformá-lo em um lugar melhor, através de conceitos como honestidade, coragem, bondade, honra, força e determinação.
Marcas com esse perfil pretendem ser inspiradoras, resolver problemas e criar um impacto positivo no mundo.
Nicho de marketing: esse tipo de empresa quer deixar uma marca positiva no mundo. Visam resolver os principais problemas e inspirar outros a fazê-lo.
Alguns exemplos de marca com o arquétipo de herói são: Nike, FedEx e Greenpeace.
O Cuidador
O arquétipo do “Cuidador” está relacionado ao serviço e à proteção.
Esse perfil é generoso, acolhedor e igualitário.
Através do suporte, da ajuda, do reconhecimento e da gratidão, esse perfil se sacrifica pelos outros e pensa no coletivo antes do individual.
Marcas com esse perfil também se posicionam em relação a assuntos pertinentes e combinam suas ações com estes posicionamentos.
Nicho de marketing: negócios que ajudam as pessoas a cuidarem de si mesmas. Visam servir o público por meio da saúde, programas educacionais ou de ajuda humanitária.
Empresas como Unicef, Médicos sem Fronteiras e Benetton podem ser consideradas cuidadoras.
O Criador
Criar algo com valor e significado. Este é o objetivo do arquétipo “o Criador”.
Engenhoso, curioso, criativo, inventivo, empreendedor, artístico, imaginativo, provocativo, inspiracional e visionário são algumas das características do perfil.
Nicho de marketing: empresas visionárias. Querem ajudar os clientes a expressar e estimular sua imaginação.
Pode ser identificado em marcas como LEGO, Adobe e Apple.
O Governante
O “Governante” é o arquétipo do poder e do controle.
O objetivo deste perfil é criar ordem, através da liderança, responsabilidade, organização e exemplo.
Nicho de marketing: esse tipo de empresa quer ajudar as pessoas a se tornarem mais organizadas. Além disso, visam restaurar a ordem, criar mais estabilidade e segurança em um mundo caótico.
Autoridade, status, sucesso, confiança e grande poder persuasivo são características de marcas como Microsoft, Rolex e Mercedes-Benz, que apostam no arquétipo Governante como posicionamento e identidade de marca.
O Amante
O perfil do “Amante“, mais do que o romantismo, busca inspirar intimidade.
Isso significa que marcas com este arquétipo dão grande valor para a personalização.
Algumas outras características fundamentais são: idealização, paixão, desejo, empatia, exclusividade, compromisso, sensualidade, conexão, construção de relacionamentos.
Nicho de marketing: esse tipo de empresa quer ajudar as pessoas a se sentirem apreciadas. Além de desenvolver um sentimento de pertencimento, conexão, desfrutar da intimidade e construir relacionamentos.
Victoria’s Secret, Chanel, Paco Rabanne, Dior e outras marcas de luxo estão dentro deste arquétipo.
O Bobo
Este arquétipo é representado, muitas vezes, pela figura do bobo da corte.
Ele tem como objetivo trazer diversão para o mundo, através do humor, da irreverência, da leveza e do otimismo.
Este tipo de marca reforça que devemos aproveitar o momento e busca proporcionar momentos de prazer.
Nicho de marketing: aqui as empresas auxiliam as pessoas a se divertir ou desfrutar do que estão fazendo. O foco é permitir que as pessoas sejam mais impulsivas e espontâneas.
Ben & Jerry’s e Snickers são exemplos dentro deste arquétipo.
A Pessoa Comum
Este arquétipo representa uma personalidade amigável, humilde e autêntica.
A mensagem por trás disso é a de que a marca é exatamente como o consumidor e, assim, consegue se conectar com o público, através do sentimento de pertencimento.
Outras características são a democracia, a praticidade e a acessibilidade.
Nichos de marketing: empresas com um toque comum. Porém, elas possuem virtudes sólidas, as quais dão um sentimento de pertencimento.
Marcas como Tok&Stok, GAP e Havaianas estão dentro deste arquétipo.
Como descobrir o arquétipo da sua marca?
Estudando e entendendo melhor cada um dos arquétipos e suas características, pode ser que você já comece a imaginar em que perfil a sua marca se encaixa, certo?
Se você quer explorar essa metodologia de identidade e de conexão com o público, pode explorar ferramentas que auxiliam no processo.
Para quem quer aprofundar os conhecimentos e colocar em prática os arquétipos de marcam, confira o quiz “Como descobrir o arquétipo da sua marca?”.
Você pode acessá-lo agora, fazer o teste e começar a impulsionar a sua comunicação e relacionamento com cliente através dessa importante ferramenta de branding.
Como usar os arquétipos para atrair clientes?
Com o arquétipo da sua marca identificado, você poderá aplicar a personalidade definida, reforçar características que deseja que sejam percebidas pelo público e até mesmo treinar os colaboradores, equipe de vendas e de atendimento ao cliente para criar um padrão no contato com o consumidor.
Use seu arquétipo para:
- Entender o poder e o potencial da sua marca;
- Conhecer melhor o seu público;
- Construir uma conexão emocional e uma identificação entre os dois;
- Explorar linguagem e simbologia como uma força;
- Reforçar sua expertise de mercado e se posicionar como referência;
- Tornar sua marca mais lembrada pelo consumidor;
- Apresentar a visão, missão e valores da sua empresa de uma forma muito mais moderna e relevante para o público;
- Criar diferenciação dos seus concorrentes;
- Vender um estilo de vida, um impacto positivo, uma transformação… e não apenas um produto ou uma solução;
- Vender através da criação de desejo, identificação e de gatilhos emocionais;
- Estimular a recompra, a fidelização e a recomendação dos seus clientes para novos consumidores.
Leia também: Como Captar Clientes para Agência de Marketing? Do Básico ao Avançado
Como o arquétipo aparece na identidade visual?
Já sabemos que as cores têm um papel fundamental na questão de despertar sentimentos e sensações nas pessoas. Por isso, investir na identidade visual da sua marca, relacionada ao seu arquétipo, é essencial.
Logo quando a pessoa bater o olho no seu logo, por exemplo, diversas emoções já poderão ser sentidas, como o uso de traços simples e cores neutras para remeter ao arquétipo de governante.
Vamos a alguns exemplos:
- Pessoa Comum:
- Mago:
- Criador:
- Herói
- Cuidador
- Explorador
Referência: Lytron
Como o arquétipo influencia o posicionamento de marca?
Os arquétipos de marca ajudam você a posicionar sua marca, já que destacam a empresa dentro de seu setor.
Por isso, analisar quais são os arquétipos mais utilizados dentro de seu segmento é importante para conseguir inovar e se destacar no mercado.
Como o arquétipo afeta as estratégias de comunicação?
O arquétipo de marca está presente em todo o desenvolvimento do tom e voz de sua empresa, pois a partir dessa definição você saberá como estabelecer estratégias para sua comunicação.
Dentro disso estão inseridos pontos como:
- Atendimento;
- Produção de conteúdo;
- Escolha de tags;
- Desenvolvimento de slogan;
- Criação de jingle, se houver.
Leia também: 6 Passos para Trabalhar a Empatia em Vendas e Conquistar Clientes
Como utilizar arquétipos em storytelling?
Lembre que as narrativas e histórias de suas campanhas, produções de conteúdo e formas de atendimento devem estar alinhadas com o tipo de arquétipo escolhido.
A forma como você irá se comunicar com o público e criar suas estratégias serão baseadas no seu arquétipo.
Como utilizar os arquétipos para vendas?
Após definir o arquétipo de sua marca, veja como o seu público irá responder a ele.
A partir disso, utilize gatilhos mentais para vendas e táticas de persuasão (copywriting) que tenham a ver com o arquétipo escolhido para auxiliar sua estratégia de vendas.
Lembre-se: ninguém gosta de ser persuadido! Por isso, a estratégia mais eficiente é aquela não percebida de maneira clara pelo público.
Leia também: O que é Prospecção de Vendas e Quais são os Métodos para Prospectar Clientes
Perguntas Frequentes sobre arquétipos de vendas
Sabemos que o conteúdo sobre arquétipos de marca pode ser um pouco denso, afinal, são 12 tipos para estudar.
Por isso, separamos aqui as perguntas mais frequentes sobre o assunto. Vamos lá!
O que é um arquétipo?
Arquétipo significa modelo ou tipo. Ou seja, ele incorpora padrões ou motivações humanas fundamentais, provocando emoções.
O arquétipo tende a dominar a personalidade em geral.
Quais itens compõem uma marca?
Para entender o que compõe uma marca, vamos à fala do branded strategist e visual designer da Leadster, Thiago Silva:
“Marca é um conceito muito intangível, quase etéreo. De modo geral, ela é composta das impressões e sentimentos que as pessoas têm nos mais diversos pontos de contato, nos quais está presente.
Pensando assim poderia dizer que o arquétipo é mais um “como” da marca, que afeta outras coisas, como o tom de voz – atendimento, conteúdo, tags, slogan, jingle -, a identidade visual – logo, grafismos, fotografia, tipografias, ilustrações -, identidade olfativa – como a melissa -, identidade tátil – o peso e textura de um Macbook na mão, as bolinhas da garrafa de Fanta -, identidade de sabor – só a Coca-Cola tem gosto de Coca-Cola -, as ações de marca, campanhas, pessoas – quem está por trás, embaixadores, promotores -, relações com outras marcas (mesmo marcas pessoais), posicionamento social, público-alvo, localização etc”
Lembrando também que cada marca tem sua missão, visão e valores, que podem refletir na definição do arquétipo – e serem influenciados por ele.
Quais são os arquétipos de marcas?
Nós temos 12 arquétipos de marca. São eles:
- O Inocente;
- O Explorador;
- O Sábio;
- O Fora da Lei;
- O Mago;
- O Herói;
- O Cuidador;
- O Criador;
- O Governante;
- O Amante;
- O Bobo;
- A Pessoa Comum.
Como saber o arquétipo da minha marca?
Para saber qual o arquétipo de sua marca, basta realizar o quiz abaixo!
“Como descobrir o arquétipo da sua marca?”
Qual melhor arquétipo para atrair clientes?
Não há um único arquétipo bom.
Todos os 12 arquétipos, quando bem trabalhados dentro da marca, podem ser utilizados em estratégias para atrair clientes.
Qual é o arquétipo mais poderoso?
Os arquétipos que possuem o poder como uma de suas características são:
- Mago – poder no sentido “mágico”;
- Governante – poder no sentido de controle.
Contudo, todos os arquétipos têm características únicas que concedem poder em diferentes áreas e objetivos de marca.
Veja só: o Sábio possui grande autoridade e poder de análise, já o Bobo tem o poder de trazer mais leveza para as situações.
Lembre sempre que a criação de uma forte identidade da marca é uma forma de impulsionar a representatividade na mesma no mercado, de melhorar a imagem percebida pelo público, de atrair novas oportunidades de negócio e de melhorar seus resultados de venda.
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