Sumário
Atrair tráfego para site é um dos seus principais objetivos?
Você não está sozinho!
Esse é um dos principais desafios para os profissionais de marketing, que concorrem com diversos outros endereços pela atenção dos usuários online.
E não basta levar um volume interessante de visitantes ao site, já que existem diversos tipos de tráfego que podem resultar na geração de leads e criação de oportunidades.
Continue sua leitura para entender como esse percurso funciona, como diferentes tráfegos podem ser utilizados e como eles levam leads qualificados para seu site.
O que é tráfego qualificado?
O tráfego qualificado é aquele que reúne os visitantes que estão dentro do seu perfil de consumidor ideal e que estão interessados no conteúdo oferecido nas suas páginas.
Os usuários que compõe o tráfego qualificado podem estar em diferentes fases do funil de venda, mas de alguma forma encontram no seu site algo que lhes é de interesse, como um post no blog, um material rico, uma página de dúvidas, um contato, um orçamento ou mesmo um produto ou serviço desejado.
Qual é a importância do tráfego qualificado?
Esse é o tráfego para site mais interessante para os esforços de marketing, pois esses visitantes são aqueles que representam o retorno sobre o investimento.
São essas pessoas que ficarão mais tempo no site, que auxiliarão o ranqueamento do site nos buscadores como Google, que criarão um relacionamento com a marca, que se tornarão leads e que poderão ser qualificados até a abordagem comercial.
O tráfego qualificado tem maior potencial de conversão em cliente, pois possui a necessidade, o perfil e a abertura para percorrer todo o funil de vendas.
Os tipos de tráfego que um site pode gerar
Os visitantes de um site chegam através de diferentes estímulos e canais.
Portanto, entender esses tipos de tráfego separadamente auxilia no entendimento de quais estratégias estão funcionando e daquelas que necessitam melhorias.
Tráfego orgânico
O primeiro tipo de tráfego para site é o orgânico.
Esse visitante chega naturalmente através de plataformas de busca, como o Google ou o Bing.
Tráfego pago
O tráfego pago é aquele proveniente das campanhas de mídia online.
Seja em redes sociais ou nas plataformas de busca, é possível investir para atrair cliques que têm como destino as páginas do seu site.
Leia mais: Tráfego Pago e Orgânico: Qual Gera Mais Resultado?
Tráfego direto
Já o tráfego direto é aquele que reúne usuários que escreveram o endereço do seu site no navegador e, assim, sem intermediários, acessam alguma página.
Todos os cliques que chegam às páginas do seu site através de links compartilhados nas redes sociais, sem ser através de anúncios, fazem parte deste tipo de tráfego.
Tráfego de referência
Caso existam links do seu site em outros sites, como de clientes ou parceiros, eles gerarão o chamado tráfego de referência.
Tráfego de e-mail marketing
Aqui, como o nome sugere, estão os visitantes que chegaram ao site após clicar em um link ou campanha de e-mail marketing.
Como atrair mais visitantes para o seu site
Entendidos os tipos de tráfego para site (todos eles, aliás, podem gerar tráfego qualificado), chegou a hora de conhecer as dicas que vão trazer um maior volume de visitantes interessados.
1. Crie conteúdo
Se você ainda não possui um blog, pode começar a desenvolver essa estratégia para atrair visitantes que ainda não estão no final do funil de vendas, mas que têm interesse no conteúdo que você tem a oferecer.
Por exemplo, um pet shop pode atrair os tutores dos animais com posts com dicas de como iniciar o adestramento, sobre qual o melhor tipo de coleira para cada porte ou sobre itens que tornam a vida dos animais mais confortável.
Você pode oferecer esse conhecimento sobre a sua área em diferentes formatos, como e-books, vídeos, ferramentas, etc.
2. Faça seu blog ser relevante
Para atrair o público desejado, seu blog precisa ter posts que reflitam os interesses do mesmo.
Assim, invista em textos de fácil leitura, com palavras-chave que aparecem nos buscadores e que tenham foco na experiência do visitante que chega até ali.
Entregue no conteúdo o que o título promete, com informações e qualidade, dados de embasamento, exemplos e experiências coletadas ao longo dos anos de atuação no seu nicho.
O co-marketing é também uma forma de aumentar a relevância do seu blog e de criar laços entre empresas e somar forças para aumentar o alcance dos seus conteúdos, campanhas e materiais para atrair tráfego qualificado.
Insira nas suas páginas a opção de compartilhamento nas redes sociais, através de botões.
Aqui neste post você pode observar um exemplo, com botões à direita da página e que seguem a navegação pelo conteúdo.
Esses botões estimulam essa ação dos visitantes, principalmente se seu conteúdo por de qualidade.
4. Elimine os erros do site
Ninguém gosta de navegar em um site com erros ou com tempo de carregamento muito alto.
Portanto, esse é um ponto de atenção se você quer atrair tráfego para o site.
Eliminar os erros e otimizar um site significa melhorar fatores de estrutura e conteúdo.
Desta forma, você aumenta o volume de visitas, oferece conteúdo relevante para o seu público, melhora a relevância online da sua marca e melhora as taxas de conversão.
Confira: 5 Motivos para Melhorar a Velocidade do Site Agora Mesmo
5. Formulário de conversão
E falando em conversão, essa é outra dica.
Além de gerar tráfego, é claro que você quer aproveitar para também gerar leads qualificados.
Para isso, espalhe pelo seu site ganchos e formas de seu visitante dar esse passo.
Você pode fazer isso através de formulários estáticos ou ferramentas interativas mais modernas (como chatbots), para solucionar dúvidas, oferecer novos conteúdos e materiais, sugerir o recebimento de novidades por e-mail, etc.
6. Responda ao seu público
A interação é um dos resultados que podem aparecer com o aumento do volume dos visitantes.
E seja através de um formulário de contato, de um comentário em blog post ou da interação com um assistente virtual ou chatbot, o visitante espera ter uma resposta.
De preferência, uma resposta rápida.
Isso cria relacionamento com o visitante e faz com que ele volte mais vezes ao seu site.
7. Revise a persona com frequência
Muitas empresas pecam ao criar uma persona lá no início da comunicação da marca e se apegarem a ela como se fosse fixa e imutável.
Assim como a marca muda ao longo do tempo, o consumidor da sua solução também muda.
Por isso, a importância da revisão da persona.
Essa revisão não significa que seu público vai ser outro, mas sim que sua marca se preocupa em entender as novas necessidades e desejos dele.
Também fazem parte dessa revisão o entendimento de novas ferramentas que ele pode passar a utilizar e como elas transformam os hábitos de consumo dele.
A atualização da persona deve vir acompanhada da atualização das estratégias pensadas para ela.
Como analisar a eficácia das suas estratégias para gerar tráfego qualificado?
Algumas métricas auxiliam no acompanhamento do tráfego do seu site.
São elas:
Quantidade de leads gerados
O número de leads gerados através do site é o primeiro indicativo sobre a qualidade do tráfego para site.
Isso porque você pode ter um volume grande de visitantes, mas se tem pouca conversão, de duas uma:
- Precisa melhorar os ganchos de conversão do site;
- Precisa melhorar a qualidade do tráfego, pois os visitantes não estão interessados em percorrer o seu funil de vendas.
Tráfego total e taxa de rejeição
O tráfego total mostra o número de visitantes que acessam suas páginas.
Outra métrica atrelada a essa é o tempo de permanência na página, utilizada pelas plataformas de busca para entender a relevância do seu conteúdo, com base na experiência dos visitantes que já o acessaram.
Um baixo tempo de permanência ou uma alta taxa de rejeição impactam negativamente os resultados do site.
Retorno sobre o investimento (ROI)
ROI é a sigla para “Return on Investment” — ou, em português, Retorno Sobre o Investimento.
Essa é uma das métricas mais importantes para a empresa e merece sua atenção e monitoramento constante.
No caso do site, o ROI calcula quanto foi investido para atrair visitantes X quanto essas visitas renderam em número de vendas ou contratações.
Isso permite com que você e sua equipe tenham controle dos resultados das campanhas, ações e novas estratégias de marketing implementadas.
Taxa de conversão
A taxa de conversão, no caso do site, é a relação entre o número de visitantes e o número de leads gerados através das páginas.
Não existe apenas uma taxa ideal, pois ela varia de acordo com o segmento de atuação, conteúdo ofertado e estágio do funil de vendas.
Saiba mais sobre essa métrica no post “Benchmark da Taxa de Conversão por Segmento de Mercado”.
Atraia tráfego para o site de forma estratégica
Além do volume de visitantes, se preocupe em atrair aqueles que estão de acordo com o perfil desejado.
Assim, você constrói relações com oportunidades relevantes para o seu setor comercial!
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