Sumário
Ainda não é possível contratar os agentes de IA que o futuro promete, mas é muito bacana estar nesse momento da história e poder acompanhar o desenvolvimento dos primeiros passos nessa direção.
É claro que podemos contratar agentes de IA hoje — mais simples e mais direcionados para funções específicas, que ainda são poucas.
Os agentes de IA vêm surgindo com a promessa de serem membros da sua equipe de verdade, encarregados de tarefas repetitivas e simples, ou tarefas um pouco mais complexas mas que, na maioria dos casos, trazem respostas exatas.
Para quem não sabe o que são os agentes de IA, esse texto explica muito bem. Para quem já sabe, temos previsões informadas para o futuro. E para quem já quer, trazemos algumas recomendações.
Hora de pegar aquele cafézinho porque o assunto hoje é um pouco extenso, mas muito interessante.
Vamos lá?
O que são os Agentes de IA?
Há um pouco de debate sobre o que os agentes de IA realmente são e o que eles vão ser ainda no futuro.
Mas o entendimento geral é que os agentes de IA são sistemas de Inteligência Artificial capazes de realizar tarefas semi-complexas sem interferência humana.
Vamos pensar em um exemplo: você está usando o Midjourney para gerar imagens. Você precisa fazer um prompt e enviar para ele. E aí ele te entrega um resultado.
O agente de IA seria a ponte entre o Midjourney e uma tarefa que precisa ser realizada. O agente poderia fornecer os prompts necessários dentro dos parâmetros que você determina.
Você diria “Agente, preciso que você produza imagens o dia todo. E de hora em hora, procure nas imagens que você gerou pela cor vermelha. Toda vez que ela aparecer, envie-a por e-mail para o nosso diretor de arte”.
Viu a diferença? É por isso que esses sistemas recebem o nome de agentes de IA: eles têm agência.
Mas até essa definição e esse exemplo ficam um pouco simples quando pensamos no que os agentes da IA são (ou serão) capazes de fazer.
Preparamos os itens logo abaixo para expandir mais esse assunto:
O Agente de IA Surge para ser Racional
Entender os agentes de IA não tem tanto mistério assim quando pensamos que o seu desenvolvimento busca algo que se aproxime da racionalidade.
Não a racionalidade que nós humanos temos, mas algo que esteja no mesmo campo.
Essa característica se dá principalmente pela autonomia. O agente de IA será capaz de entender sequências de tarefas dentro de um job maior, e realizar essas tarefas para cumprir o trabalho.
Essa independência é o que permite, por exemplo, que você treine um agente de IA para adicionar informações em uma planilha.
Outro exemplo: pense em um sistema de captação e nutrição de leads. Um agente de IA pode ser configurado para transpor informações do seu sistema de captação de leads para uma planilha específica.
Existem sistemas que já fazem essa organização, mas se você tiver uma planilha para abordagens urgentes, esse sistema alimenta a planilha automaticamente.
E isso nos leva a outro ponto muito importante dos agentes de IA: a possibilidade de criar sistemas.
Mais sobre isso:
O Agente de IA Permite a Criação de Sistemas
O exemplo acima é um sistema. Um agente de IA capaz de entender parâmetros de urgência em lead scoring e adicionar informações em uma planilha, ou até enviar um e-mail para os vendedores, é um sistema.
10 anos atrás, pessoas estavam criando sistemas para fazer justamente isso. Aliás, essa é a maior funcionalidade de plataformas de marketing e CRMs.
Se pararmos para pensar em sistemas, entendemos que eles são soluções na forma de software para realizar uma tarefa específica, geralmente feita por humanos antes do sistema existir.
O agente de IA se torna um sistema porque ele se aproxima da forma com que humanos resolvem um problema.
O exemplo que demos é muito amplo, mas os agentes de IA brilham é na especificidade. Pense em alguma sistematização de trabalho digital na sua empresa que envolva humanos. Ele pode ser complementado por um agente de IA.
Os Agentes de IA são Pontes para Sistemas de IA
A maior funcionalidade para os agentes de IA é, na verdade, a supervisão de sistemas integrados — com IA ou não.
Para deixar isso mais claro, veja como seria um fluxo de organização do exemplo que demos acima, do agente de IA que entende lead scoring:
- Primeiro: o chatbot com IA oferece um material mais aprofundado para o visitante, que aceita e se converte em lead;
- Segundo: a plataforma de marketing faz a organização dos leads no seu sistema, e começa a aplicar o lead scoring conforme os parâmetros que você criou;
- Terceiro: um agente de IA é implementado para identificar pontuações de lead scoring que exigem uma abordagem ativa (ligação para o lead, por exemplo) dentro dos próximos 5 minutos;
- Quarto: o agente de IA separa as informações desses leads, já que ele tem acesso às planilhas e a plataforma de marketing, da mesma forma que um humano teria;
- Quinto: o agente de IA envia os leads urgentes por e-mail para a equipe de vendas, que entra em contato com eles.
Existem plataformas de marketing que fazem esse aviso? Até existem, mas não com essa urgência. Na maioria delas, o máximo que você consegue é criar sisteminhas que avisam por e-mail de todo lead que atingir certa pontuação no score.
Mas esse é apenas um exemplo bem hipotético para ilustrar como o agente de IA atua: ele serve como uma ponte entre seus sistemas (com IA ou não) e a sua operação.
Bom, então entendemos o que são os agentes de IA e o que exatamente eles fazem, certo?
Também entendemos bastante sobre seu funcionamento e sua atuação direta dentro de uma estratégia de marketing.
Mas agora precisamos entender o que os agentes de IA não são capazes de fazer, nem nunca serão.
E também precisamos entender o que é verdade e o que é mentira nas ofertas de agentes de IA que você já encontra por aí.
Mas vamos por partes, ok? Temos bastante texto pela frente ainda. Vamos juntos!
Os Agentes de IA já Existem?
Sim, já existem agentes de IA sendo construídos, tanto para a venda como um serviço quanto para finalidades específicas dentro de empresas.
Aliás, grandes empresas já estão testando agentes de IA nas suas operações nesse exato momento, enquanto você lê esse texto.
Mas existe uma diferença entre os modelos de agentes de IA sendo vendidos. Existem os mais gerais, os mais específicos e até os personalizados.
Vamos conversar melhor sobre eles nos tópicos logo abaixo. Vamos juntos:
Agentes de IA Gerais
Esses agentes são criados para executar uma ampla variedade de tarefas e são voltados para o uso por diferentes perfis de usuários. Em geral, eles incluem funcionalidades como busca na web, redação de textos, planejamento de tarefas, automação de processos simples e suporte ao cliente.
Exemplos:
- Operator (OpenAI): um agente capaz de navegar na internet, fazer compras online e atualizar perfis, operando com alto grau de autonomia.
- AutoGLM Rumination (Zhipu AI): um agente gratuito que realiza tarefas como planejamento de viagens, leitura de notícias e geração de relatórios.
Esses modelos são ideais para quem busca versatilidade e não tem uma aplicação específica em mente, como profissionais liberais, pequenas empresas ou mesmo usuários curiosos.
Agentes de IA Específicos
Esses agentes são desenvolvidos para tarefas ou setores muito bem definidos, como atendimento ao cliente, análise de investimentos, produção de conteúdo, ou vendas. Costumam ter maior eficiência dentro do domínio para o qual foram projetados.
Exemplos:
- Manus (Butterfly Effect AI): focado em tarefas como análise de ações e criação de sites, é utilizado por empresas que precisam de precisão e velocidade em rotinas específicas.
- Soluções oferecidas em plataformas como o AI Agent Store ou Agent.ai, que permitem comprar ou usar agentes voltados para funções determinadas (como RH, marketing ou suporte).
São especialmente úteis para empresas que querem automatizar áreas específicas do seu negócio, reduzindo custos e aumentando a produtividade.
Agentes de IA Personalizados
Esses agentes são feitos sob medida para uma necessidade, rotina ou sistema específico de um usuário ou organização. Normalmente, são desenvolvidos por especialistas ou freelancers contratados, e integrados diretamente nos fluxos de trabalho do cliente.
Exemplos:
- Serviços oferecidos por desenvolvedores na Fiverr, onde é possível encomendar um agente que interaja com sistemas internos, APIs específicas ou dados próprios;
- Plataformas como o AI Agent Store, que permitem personalizar agentes com base em regras, objetivos e dados da própria empresa.
O que os Agentes de IA não vão Conseguir Fazer?
As promessas que os agentes de IA trazem são enormes. Como eles ainda estão sendo desenvolvidos, eles vão ganhando funcionalidades a cada vez que alguém escreve algo sobre eles.
Mas a questão é que a própria IA, ou o modelo de criação das IAs, tem limitações. E por conta disso, os agentes de IA também vão tê-las.
Aqui vamos conversar melhor sobre o que exatamente os agentes de IA não vão conseguir fazer. Separamos as 5 funções mais claras até o momento:
- Completa autonomia: agentes de IA não são, de forma alguma, capazes de operar completamente sozinhos. É bem provável que eles nunca vão ser. Pela sua característica de integrador de outros sistemas, IAs e recursos, uma programação inicial é necessária. Pense no agente de IA como um robô sem lata, só o software. Alguém ainda precisa falar para o robô o que ele precisa fazer, ou ele não vai fazer nada. Por conta disso, os agentes de IA também não conseguem se decidir sozinhos quando alguma questão mais complexa surge, e travam ou falham;
- Substituição de equipes: os agentes de IA vão substituir pessoas, disso não há a menor dúvida. Porém, eles não são nem de perto capazes de fazer substituições muito extensas, já que humanos são necessários para sua supervisão e para tomadas de decisão;
- Serem infalíveis: nós temos uma tendência a não chamar as falhas da IA de falhas, mas sim de alucinações. A verdade é que quando o ChatGPT te entrega uma resposta errada, ele está falhando, não alucinando. Os agentes de IA vão ter isso mais evidente, já que eles não geram textos, mas realizam tarefas;
- Criar outros agentes: mesmo um agente de IA capaz de criar linhas de código e auxiliar na criação de outros sistemas mais simples não consegue criar ele próprio seus sistemas;
- Lidar bem com mudanças de regras: os agentes de IA não são bons para lidar com mudanças repentinas de regras. Se algo muda nas tarefas que eles estão fazendo, eles vão começar a travar.
Como ter um Agente de IA hoje?
A melhor forma de ter um agente de IA hoje é buscando uma solução personalizada para a sua marca.
Ou melhor dizendo: essa é a melhor forma de te explicar aqui nesse texto, de forma mais geral.
É possível que existam ou vão existir agentes de IA já criados especificamente para a sua realidade, sendo oferecidos normalmente na internet.
Mas no momento, a melhor forma de buscar e encontrar agentes de IA é a busca em sites especializados, que oferecem vários tipos de agentes de IA que você imaginar.
Fizemos um guia rápido para te ajudar a entender como navegar pelo Agent.AI e fazer sua primeira compra no site.
Saiba mais:
1. Criando sua Conta no Agent.ai
- Acesse o site oficial: agent.ai
- Clique em “Sign up for free”: você será direcionado para a página de cadastro;
- Preencha seus dados: informe seu nome, e-mail e crie uma senha segura;
- Confirme seu e-mail: verifique sua caixa de entrada e clique no link de confirmação enviado pela plataforma.
2. Explorando e Selecionando um Agente de IA
- Acesse o marketplace: após o login, vá para a seção “Agent Network” para visualizar os agentes disponíveis;
- Utilize os filtros de busca: filtre por categoria, popularidade ou funcionalidades específicas para encontrar o agente que melhor atende às suas necessidades;
- Leia as descrições: clique nos agentes para obter mais informações sobre suas capacidades e requisitos.
3. Adquirindo o Agente Escolhido
- Clique em “Get Agent” ou “Install”: no perfil do agente desejado, selecione a opção para adquiri-lo;
- Escolha o plano: alguns agentes podem ser gratuitos, enquanto outros exigem pagamento. Selecione o plano que melhor se adequa ao seu uso;
- Finalize a compra: siga as instruções para concluir a aquisição, fornecendo as informações de pagamento, se necessário.
4. Instalando e Configurando o Agente
- Acesse o painel de controle: após a aquisição, vá para a seção “My Agents” no seu perfil;
- Inicie a instalação: clique em “Install” ao lado do agente adquirido;
- Configure as preferências: siga as instruções para personalizar o agente conforme suas necessidades, como integração com outras ferramentas ou definição de parâmetros específicos.
5. Testando e Utilizando o Agente de IA
- Execute um teste inicial: após a instalação, utilize a funcionalidade de teste para garantir que o agente está operando corretamente;
- Monitore o desempenho: acompanhe as métricas e feedbacks fornecidos pela plataforma para avaliar a eficácia do agente;
- Ajuste conforme necessário: com base nos resultados, faça ajustes nas configurações para otimizar o desempenho do agente.
E aí, o que você achou desse guia rápido sobre agentes de IA? Tudo pronto para colocar tudo em prática?
Nós temos o nosso próprio agente de IA, voltado para o atendimento e soluções de dúvidas em e-commerces.
É o ShopBot Leadster, capaz de entender suas categorias e produtos e, ao ser questionado, responder para qualquer visitante do seu site usando linguagem natural.
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