Lançamento: ative a Inteligência do ChatGPT no seu site

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Vale a pena usar um chatbot para e-commerce? 

Essa é uma pergunta que, se você acompanha nosso blog, com certeza já está respondida nos textos que você leu: sim, sempre vale a pena trabalhar com chatbots. 

Mas o interessante é que os e-commerces são os tipos de sites que menos usam chatbots na sua operação. 

É raríssimo entrar em um site de vendas e encontrar chatbots que te ajudam a encontrar os melhores produtos e te guiam ao longo da sua experiência. 

A maior reclamação de quem não gosta de interagir com chatbots em e-commerces é que eles não conseguem resolver problemas ou manter uma conversa como um humano manteria. 

Mas um porém: não estamos falando de chatbots com IA. A maioria das pessoas hoje não faz a menor ideia de como é um atendimento feito através dessa tecnologia. 

Nesse texto vamos trazer o fundamental para entender melhor o funcionamento de chatbots para e-commerce, começando já com o principal: algumas sugestões que você pode usar hoje ainda. 

Vamos juntos? 

As 5 Melhores Plataformas de Chatbot para E-commerce 

Alvo com um dardo bem no seu centro

Tudo isso que estamos falando até agora não é exclusivo e nem difícil de achar. Os chatbots para e-commerce com IA já são uma realidade há algum tempo no mercado.

Eles existem em algumas categorias diferentes, mas as duas principais são as plataformas de atendimento geral e os chatbots com IA específicos para o e-commerce. 

Elas parecem ser iguais, mas há uma diferença bem sutil que acaba se refletindo no preço. 

Existem plataformas de atendimento que já estão no mercado há anos, talvez até décadas. Elas já têm toda uma estrutura criada ao redor do atendimento como um todo, sendo que a IA surge como uma nova funcionalidade. 

Ao mesmo tempo, existem plataformas de chatbot que foram criadas agora, exclusivamente para fazer esses atendimentos. Elas são mais simples, indo direto ao ponto, e portanto são também mais baratas. 

Ao longo da lista vamos avaliando juntos, caso a caso, em qual categoria a ferramenta está. 

Vamos lá:

1 – Leadster 

A Leadster está um pouco na primeira e um pouco na segunda categoria que imaginamos. 

Nós sempre fomos uma desenvolvedora de chatbots com foco na geração de leads. E já implementamos o ChatGPT nesse trabalho desde 2022. 

Mas agora conseguimos lançar o ShopBot para atendimento direto, sem a necessidade de criar inúmeros fluxos, indo além do foco na geração de leads.

Com o ShopBot, você pode:

  • Resolver 78% dos atendimentos do seu site automaticamente.
  • Qualificar leads e reduzir o número de contatos desqualificados.
  • Aumentar em até 50% a sua conversão em vendas, respondendo seus visitantes durante a compra.
  • Além de vender 24 horas por dia, conversando sobre o seu produto/serviço em segundos.

O processo é bastante simples.

  1. Faça upload da sua base: faça upload da sua base de conhecimento na ferramenta de Inteligência Artificial. Você pode utilizar documentos em diferentes formatos (.doc, .pdf, .txt) e até mesmo páginas do site.
  2. Adicione no fluxo e configure: adicione a IA em um fluxo de chatbot (pode ser um fluxo novo ou já existente na sua conta da Leadster) e configure sua exibição para quando o visitante tiver dúvidas.
  3. O que fazer com o visitante? Escolha o que fazer com o visitante depois de solucionar as dúvidas. Você pode encaminhá-lo para um vendedor, agendar uma reunião ou encerrar o contato – entre outros.

Faça um teste grátis hoje por 14 dias, nem precisa de cartão de crédito! 

2 – ManyChat AI

O ManyChat é um dos chatbots mais conhecidos na automação de respostas para Instagram, WhatsApp e Messenger. 

Ele inclusive figura em uma ótima posição na nossa lista de melhores chatbots para o mercado que atualizamos esse ano. 

A sua funcionalidade de IA está bastante interessante, mas ela tem duas limitações. 

A primeira delas é a aplicação dessa IA. Ela é voltada para as redes sociais, principalmente, servindo para quem vende por lá — seja exclusivamente ou como parte de uma estratégia maior de e-commerce. 

A sua segunda limitação é que não há fluxo livre de conversas. O usuário interagindo com o chabot ainda vai estar em um fluxo pré-determinado. 

O que a ManyChat traz de interessante com a sua nova funcionalidade IA é o ajuste nos textos já criados e uma ajuda para a criação de novos fluxos. 

É uma funcionalidade parecida com a que já temos nativamente aqui na Leadster, no chatbot para gerar leads. 

No nosso caso, você recebe recomendações de copy para a criação de fluxos de chatbot nas suas páginas mais lidas. 

O ManyChat oferece sugestões de IA com tons de voz selecionáveis também para a criação de fluxos, mas não oferece live chat com IA.  Veja os planos diretamente no site. 

3 – Ada

A plataforma Ada já é bastante diferente disso: ela foi criada justamente para ser um modelo live chat com IA. 

Ou seja: ela foi criada com o atendimento ao cliente em mente, não sendo uma funcionalidade extra como é o caso do ManyChat. 

No estado atual, a Ada tem três funcionalidades principais: 

  • Messaging: responde diretamente os usuários que mandam mensagens de texto de acordo com a base de conhecimentos que você configura; 
  • Voice: entende e transcreve áudios que o seu cliente envia, além de também ser a plataforma que vai viabilizar o envio de áudios no seu site; 
  • E-mail: a plataforma consegue responder e-mails automaticamente. Essa funcionalidade garante resolver 70% de todas as solicitações via e-mail da marca. 

Essa trindade de funcionalidades garante a automação quase completa do CX da sua empresa.

“Quase” porque, como vimos até agora, é impossível garantir que uma IA vai responder e resolver todas as suas solicitações. 

Algumas delas são bem complicadas e necessitam da razão humana para a resolução completa. Não por uma falha da IA, mas porque a tecnologia ainda não chegou nesse ponto. 

Acesse o site para conhecer melhor o produto e ver seus preços. O maior problema de todos é a falta do suporte em português. 

4 – Gorgias

Essa é para quem usa plataformas de e-commerce. O principal diferencial do Gorgias é ter sido elaborado com essas plataformas em mente. 

Vários chatbots para e-commerce já vêm com a possibilidade de integrações via API com as principais plataformas do mercado, mas o Gorgias vai um pouco além. 

Ele foi feito para ser fácil de ser instalado em todas essas plataformas. Ele é tão “semi-nativo” que você consegue encontrá-lo em praticamente todas as app stores dessas plataformas. A instalação é tão simples quanto a de apps das próprias marcas. 

As principais platformas que integram o Gorgias com essa facilidade são: 

  • Magento (Adobe Commerce); 
  • WooCommerce; 
  • Shopify; 
  • BigCommerce; 
  • PrestaShop; 

O maior problema do Gorgias, e o da maioria dos chatbots para e-commerce com IA, está na falta do suporte em português. 

Mas tirando isso, ele oferece tudo o que as outras que analisamos oferece, com esse diferencial da facilidade de integração nessas ferramentas de e-commerce. 

5 – Zendesk Chat

A Zendesk é uma das maiores, senão a maior, plataforma de CX no mercado hoje. 

Ela é parte daquela primeira categoria que conversamos: ela era uma plataforma de atendimento geral bastante robusta, que foi testanto ao longo dos anos suas funcionalidades com IA. 

Agora, em 2025, o Zendesk está com uma ferramenta completamente voltada para o live chat usando o ChatGPT. 

Um dos pontos mais positivos do Zendesk Chat é o banco de dados gigantesco que a Zendesk tem em atendimento, que foi plugado diretamente no banco de dados da ferramenta. 

Isso faz com que o seu banco de dados seja muito bem treinado desde o primeiro dia, e as respostas não precisem de muito tempo para se ajustar à forma de atender os seus clientes. 

Lembrando que a Zendesk foi a primeira empresa a usar a Inteligência Artificial para funcionalidades muito interessantes, como identificar não só as dúvidas dos usuários, mas o seu humor. 

Todas essas informações compõem o “cérebro” do Zendesk Chat, que é um dos mais poderosos de todos os que mencionamos até aqui. 

O maior ponto negativo do Zendesk Chat, porém, é justamente sua complexidade. A plataforma é bastante completa, o que acaba aumentando seu preço e deix

O que os Chatbots para E-commerce têm de novo com o ChatGPT? 

Mulher com expressão de dúvida

Estamos falando da nossa própria experiência como desenvolvedores de chatbot aqui: ao longo de praticamente toda a sua existência, eles não tinham as funcionalidades que estão saindo hoje. 

E quando falo hoje, digo hoje mesmo: após o lançamento dos principais modelos de Processamento de Linguagem Natural — como o ChatGPT — novos chatbots começaram a ser desenvolvidos e lançados. 

Chatbots sempre funcionaram através de algoritmos simples criados pelos próprios usuários — são os fluxos de chatbot

Em muitos casos, como na geração de leads por exemplo, essa abordagem é mais do que o suficiente. 

Mas em muitos outros casos, não. 

O atendimento é o maior deles. Os chatbots mais simples, que funcionam através de fluxos, normalmente nem oferecem a possibilidade do usuário dizer alguma coisa. 

As interações são determinadas anteriormente, pelo próprio fluxo. Ao invés de dizer o que ele precisa, o usuário escolhe uma opção. 

Isso inviabiliza esses chatbots para o atendimento. 

Tanto que, ao longo de toda a sua existência, as empresas especializadas em ferramentas de atendimento — como a Zendesk, por exemplo — sempre focaram na estrutura para facilitar o trabalho de agentes humanos. 

O ChatGPT vêm transformando isso. E nos próximos itens, você vai entender exatamente como: 

Os Chatbots se Tornaram Realmente Inteligentes

Como você pôde perceber, os chatbots não conseguiam fazer um bom atendimento porque a tecnologia simplesmente não existia na época. 

E quando falamos “na época”, estamos querendo dizer ano passado 😅

Os chatbots eram tão inteligentes quanto os seus fluxos permitiam, e mesmo isso já era o suficiente em muitos casos. 

Por exemplo: chatbots fizeram uma revolução silenciosa no atendimento bancário. Junto com os aplicativos, eles foram responsáveis por esvaziar as filas quilométricas em todas as agências durante o horário comercial. 

Porém, para o atendimento, eles não eram tão inteligentes assim. Mas agora eles são. 

O modelo GPT pode ser integrado em vários tipos de aplicativos diferentes via API. Ou seja: aplicativos podem ser criados usando o GPT. 

E é isso que os chatbots fazem. Do mesmo jeito que o ChatGPT consegue entender o que você está falando e entregar respostas adequadas, os chatbots que usam o GPT também podem. 

Isso é o que vem transformando completamente a realidade dos e-commerces. Agora, o atendimento pode ser feito de forma automatizada, liberando a equipe de agentes humanos para lidar com questões mais complexas. 

Essa inteligência, porém, não está relacionada só com a capacidade de responder. Alimentando a ferramenta com o seu banco de dados, as respostas são oferecidas de acordo com as informações da sua marca. 

Se alguém pergunta o preço de um produto, por exemplo, o chatbot consegue responder e ainda oferecer o link para a compra. 

Muito ainda está sendo desenvolvido, e não são todas as ferramentas que oferecem o máximo de funcionalidades dos chatbots para e-commerce.

Quando trouxermos exemplos, isso vai ficar bem mais claro. 

A Aplicação é Simples e Muito Rápida

Criar um chatbot do zero não é uma tarefa simples. 

Temos um texto aqui no blog, por exemplo, que fala sobre três formas de criar um chatbot para o WhatsApp. E nesse texto, vimos que o processo de construção do chatbot, caso você decida realizá-lo sozinho, é bastante complicado e oneroso. 

E mesmo caso você não decida fazer o trabalho sozinho e contrate um chatbot no modelo de fluxos, ainda será necessário criar os fluxos e desenhar as estratégias, pensando na forma de realizar o atendimento. 

Os chatbots para e-commerce com IA não têm essas limitações.

O nosso próprio chatbot para atendimento aqui na Leadster pode ser implementado em apenas alguns minutos. 12 minutos, para ser exato. 

Esse é o tempo que ele precisa para ler a página em que ele está aplicado e passar a responder os usuários. 

E isso nem é um diferencial tão grande assim que só a Leadster tem. As IAs são naturalmente muito rápidas, e a tarefa de ler e armazenar as informações do seu site não é muito complexa para elas. 

Os Chatbots para E-commerce com IA Respondem até 78% das Dúvidas 

Com tudo isso, você deve estar pensando em qual realmente é a eficácia desses chatbots com IA para e-commerce. 

Será que eles são tão bons assim ou será que é tudo só marketing?

Bom, primeiro sobre o ponto de ser “só” marketing. Não é bem por aí: os chatbots com IA realmente conseguem atender as solicitações dos usuários porque eles conversam como um ser humano, e entendem quase como um ser humano. 

Em uma conversa simples, a linguagem natural e o acesso a todos os dados da empresa é tudo o que uma ferramenta precisa para entregar respostas precisas. 

E é isso o que os chatbots para e-commerce com IA têm. 

Nos nossos testes e realizando benchmarks globais, percebemos que os chatbots de atendimento com IA conseguem responder até 78% das dúvidas e solicitações dos usuários. 

Esses outros 22% são completamente esperados. Existem algumas questões que vão ser muito, mas muito específicas mesmo. 

Por exemplo: a informação que o usuário está querendo é relacionada com a entrega de um produto que ele comprou. Nesse caso, a IA precisa saber informações de rastreio, o que é mais complicado. 

Ou um uso muito específico do produto que acabou resultado em uma quebra. Nesse caso, é difícil a IA “decidir” se esse problema está incluso no programa de trocas e devoluções, uma análise humana é necessária. 

Enfim: responder 100% das dúvidas é impossível e isso nem os clientes querem. Mas quase 80% de aproveitamento permite que os outros 20% sejam os melhores atendimentos possíveis. 

Quais são os tipos de chatbot?

Você percebeu no tópico anterior que já estamos começando a conversar sobre os tipos de chatbot, não é? 

É porque não tem como a gente conversar sobre o que realmente é um chatbot sem falar também nos seus diferentes tipos. 

E claro: também precisamos conversar sobre quais são os tipos mais comuns de chatbots para e-commerce, e onde exatamente eles atuam. 

O tipo de chatbot que você escolhe para o seu site é o que vai definir a sua estratégia de marketing conversacional para e-commerces. 

Isso porque o tipo de chatbot não é algo que você escolhe sem um bom planejamento. 

Um chatbot para gerar leads não faz atendimento. E um chatbot de atendimento não faz geração de leads. 

Conhecer os tipos de chatbot é o primeiro passo para entender onde implementá-lo dentro do seu processo de vendas digitais. 

Vamos analisar os três principais tipos agora. Vem comigo: 

Chatbots para e-commerce 

Os chatbots para e-commerce são uma modalidade específica de chatbots, voltados para o atendimento, recomendação de produtos, atendimento pós-venda e solucionamento de dúvidas sobre o produto ou a loja. 

Esses chatbots nunca foram muito comuns por conta das limitações naturais que os chatbots pré-IA tinham. 

A maioria dos chatbots pré-IA generativa funcionam com base em perguntas e respostas pré configuradas. 

Esse é o caso dos chatbots para gerar leads, por exemplo, que vamos tratar no próximo item. 

Os chatbots para e-commerce precisam usar a IA para oferecer uma experiência de comunicação autêntica — que é imprevisível. 

Não é possível, ou viável, configurar respostas específicas para cada produto que você tem no seu site. Para que isso acontecesse, seria necessário um recurso diferente: uma bola de cristal. 

Com a IA Generativa, os chatbots para e-commerce conseguem entender o que seu cliente precisa. E com base nisso, oferecer as melhores respostas. 

Mesmo se seu cliente perguntar algo completamente imprevisível, os chatbots com IA para e-commerce têm tudo o que eles precisam para elaborar uma resposta — dados sobre seus produtos e a tecnologia de Processamento de Linguagem Natural

Chatbot para gerar leads

O chatbot para gerar leads tem como principal função a conversão de visitantes em leads no seu site. 

Só para recapitular: leads são todas as pessoas que compartilharam suas informações de contato com a sua marca e permitiram que você envie comunicações publicitárias ou conteúdo por esses canais. 

Esses leads são gerados de várias formas diferentes, mas normalmente — e no Topo do Funil —  eles vêm de Lead Magnets: materiais grátis que você disponibiliza no seu site — baixados pelos visitantes do seu site. 

A geração de leads por essa metodologia tem nome: é o Inbound Marketing, que trabalha junto com o Marketing de Conteúdo

Mas olha só: sem um chatbot, você está praticamente “escondendo” seus materiais em uma página no seu site. 

Ou você precisa fazer campanhas de divulgação desses materiais nas suas outras mídias, como o Facebook, Instagram e até no Google Ads e Social Ads

O chatbot para gerar leads faz essa geração e qualificação dos leads de forma automática para todos os visitantes do seu site. 

Configurando seus fluxos, você determina como abordar os visitantes em cada página do seu site, que material enviar ou até pede informações de Fundo de Funil e já envia os leads qualificados diretamente para a equipe de vendas. 

Esse é um tipo de chatbot avançado, voltado para e-commerces que aplicam o Marketing Inbound na sua estratégia. 

E-commerces que estão buscando um chatbot para oferecer suporte e fazer uma triagem para o atendimento vão precisar de um outro tipo: 

Chatbot para atendimento (live chat)

Esse tipo de chatbot é voltado para o atendimento no seu site, e pode ser usado tanto em e-commerces quanto qualquer outro tipo de negócio que tem um volume razoável de pedidos de suporte. 

O chatbot para atendimento é aquele que simula um atendente humano e busca resolver solicitações mais simples dos seus usuários. 

Essas solicitações podem incluir segunda via de boletos, status do pedido, reclamações, dúvidas etc. 

Ou até orçamentos também, no caso de empresas de serviços ou e-commerces que lidam com produtos muito caros e que não divulgam seus preços — nesses casos, porém, um chatbot para gerar leads é uma ideia melhor. 

O modelo se chama live chat porque o atendimento é feito instantaneamente pelo chatbot, que busca resolver o que for possível resolver no momento. 

Caso ele não consiga, normalmente o atendimento é encaminhado pra um agente humano. 

Esse é o tipo mais comum de chatbots para e-commerce, mas também é possível usar os dois — o para gerar leads e o para atendimento — em situações diferentes no seu site. 

Por exemplo: você pode ter um chatbot para gerar leads oferecendo ofertas e descontos para quem se cadastra no seu site — o cadastro é uma forma de conversão em lead, aliás. 

E ao mesmo tempo, para o caso de atendimentos dos clientes que você já tem, usar o live chat. 

Na lista abaixo incluí os live chats mais comuns do mercado — todos com plano grátis para teste. Veja: 

  • JivoChat;
  • LiveAgent;
  • Tidio;
  • Freshchat;
  • 3CX;
  • Chatra;
  • Customerly;
  • Clickdesk;
  • Tawk.To;
  • Smartsupp.

Chatbot para as redes sociais

Os chatbots para as redes sociais são mais simples, mas servem uma funcionalidade muito importante para os e-commerces. 

Sabe quando você posta uma foto de um produto novo e aparecem dezenas de pessoas perguntando o preço? 

Pois é: você tem duas alternativas — responder tudo manualmente ou contratar um chatbot para as redes sociais. 

Esses chatbots também respondem questionamentos no direct, mas vale mencionar que eles são bastante simples. 

Você não vai conseguir construir fluxos mais elaborados, nem vai conseguir resolver solicitações mais simples diretamente, como é o caso do live chat. 

É bem provável, na verdade, que você só vai conseguir enviar uma ou duas respostas para comentários e directs. 

Eles servem principalmente para orientar as pessoas perguntando. “Quanto custa?”, a pessoa pergunta, e “Acesse o link para mais informações:”, o chatbot responde. 

Temos um texto aqui no blog com uma lista bem grande de chatbots, incluindo chatbots para as redes sociais. Acesse logo abaixo: 

➡️ Os 25 Melhores Chatbots do Mercado para usar em 2025

Onde os chatbots podem ser usados no e-commerce?

Bom, conversamos bastante sobre os tipos de chatbots e até começamos a conversar bem por cima sobre os seus usos dentro de um e-commerce. 

Mas precisamos falar sobre o assunto de uma forma mais avançada porque ele realmente é um pouco extenso. 

Entender os casos de uso de chatbots em sites é importante para você entender o que é preciso fazer pra tudo dar certo. 

Sem esse entendimento, você acaba aproveitando só um pouco do potencial que os chatbots trazem para o seu site. 

Aqui vou falar de todos os tipos, ok? Existem oportunidades no e-commerce para qualquer chatbot que você instalar, e é isso que vamos ver agora. 

Vem comigo: 

Coletar informações dos usuários

Esse ponto é bastante importante para e-commerces, já que eles precisam gerar leads e não é fácil fazer a captação de novos cadastros. 

E o interessante é que muitos e-commerces nem levam a captação de leads tão a sério assim. 

A lógica do Inbound Marketing, por ser muito adequada ao setor de serviços, acaba sendo vista como uma estratégia só para essa funcionalidade. 

E não é bem por aí. O chatbot para e-commerce te oferece a possibilidade de oferecer ofertas direcionadas para o novo visitante assim que ele abre o site. 

É o famoso “10% de desconto na primeira compra” ou “Frete Grátis em qualquer compra se você se registrar agora”. 

Oferecer essas oportunidades através de um chatbot aumenta a quantidade de cadastros que você tem no site, já que você pode determinar que essas ofertas apareçam em todas as páginas que o visitante for visitar. 

E quanto mais cadastros, mais informações para qualificação dos leads você vai ter, o que te permite colocar sua estratégia de e-mail marketing e Inbound Marketing para funcionar.

Oferecer suporte para quem já é cliente 

Outro ponto fundamental do chatbot em e-commerces é oferecer a possibilidade de suporte automatizado para os seus clientes. 

Isso é fundamental. E-commerces têm um altíssimo volume de dúvidas e questionamentos, já que a venda online — embora hoje muito mais simplificada — passa por várias etapas. 

E todas essas etapas estão sujeitas a dúvidas e esclarecimentos maiores. 

Um chatbot trabalha justamente nessa parte: com ele, você consegue automatizar a resposta de dúvidas mais simples e fazer triagens iniciais para auxiliar a sua equipe de atendimento. 

Equipe essa que é naturalmente bastante corrida. Tem muita coisa pra fazer todo dia, e muitas dessas coisas acabam sendo responder dúvidas simples e básicas. 

Um chatbot para e-commerce automatiza grande parte do processo inicial, garantindo que seus atendentes fiquem por conta de atendimentos mais aprofundados, melhorando a experiência de todos os seus clientes. 

Upsell e Crossell

O Upsell é quando você vende um produto para quem já efetivou uma compra com você, geralmente de forma quase instantânea — a compra é realizada e uma mensagem automática já chega para o seu cliente. 

O Crossell é quando você oferece um produto extra enquanto a compra está sendo realizada, aumentando o ticket da transação. 

Ambas metodologias podem se beneficiar com o uso de um chatbot, que acompanha a compra e faz o oferecimento de novos produtos automaticamente. 

Recuperar carrinho abandonado

Aqui temos um caso similar ao item anterior, do Upsell e Crossell. 

Essas três metodologias sempre se valeram do e-mail para funcionar. Mas o e-mail, apesar de ser ótimo para qualquer estratégia de marketing, ainda assim acaba não sendo tão instantâneo como um chatbot. 

Até a pessoa parar, abrir o e-mail e ler o que você mandou, leva tempo. E tempo é precioso para recuperar um carrinho abandonado, por exemplo, ou executar ações que aumentam o ticket médio. 

Com um chatbot, você pode exibir mensagens personalizadas direto no site, ou fazer uma integração com a API do WhatsApp ou Telegram e enviar uma mensagem por lá, poucos minutos — até segundos — depois do gatilho acontecer. 

No caso de chatbots no site, você pode instalá-lo na sua página de check-out, e oferecer ofertas no momento do pagamento, por exemplo. 

Temos dois textos que falam exclusivamente sobre chatbots para WhatsApp e Telegram. Eles estão logo abaixo, confira: 

➡️ Como criar um chatbot do WhatsApp? 3 maneiras + exemplos

➡️ Como criar chatbot do Telegram? O jeito fácil e o difícil

Manter os clientes engajados

Chatbots também servem para manter seus clientes e visitantes engajados no seu site, garantindo que eles leiam todo o seu conteúdo e acessem páginas interessantes para eles. 

Clientes que estão com dificuldades de navegação no site, por exemplo, têm muito mais chances de abandoná-lo e ir buscar os produtos no concorrente do que passar nem que sejam alguns minutos navegando por aí. 

A concorrência acirrada dos e-commerces — ainda mais com os marketplaces dominando todo o mercado — faz com que os clientes fiquem muito seletivos com o seu tempo. 

Por que continuar nesse site difícil de navegar se a Amazon está logo ali, a um clique de distância? 

Com chatbots, você consegue manter seu cliente engajado em todas as etapas do Funil, garantindo um resultado positivo direto nas vendas.

Coletar reviews

Todo e-commerce precisa de reviews. Sem eles, o site perde um dos pontos mais importantes para a área de marketing e vendas: a prova social. 

Entre em qualquer grande marketplace hoje que você vai ver: todos os produtos vão ter reviews. E muita gente lê primeiro os reviews e depois a descrição do produto. 

Um chatbot te ajuda a captar esses reviews. Ele exibe a mensagem instantaneamente, até no momento da compra, e pode ser configurado para pedir reviews de produtos e feedbacks da entrega em todas as suas comunicações. 

Isso faz com que o seu volume de reviews aumente, e melhor: você passa a contar com uma quantidade determinada deles todo mês. 

Por exemplo: adicionando mensagens pedindo reviews para os clientes em todas as interações com o chatbot para e-commerce, você percebeu que 5% deles realmente deixam uma avaliação no produto. 

Então, se você tem 300 interações com o chatbot mensalmente, você sabe que é bem provável que também vai ter 15 avaliações caindo no seu site. 

É claro que essa não é uma ciência exata, mas é muito melhor contar com uma probabilidade do que com a boa vontade do seu cliente. 

Boas práticas para usar chatbots no seu e-commerce

Foguete ao lado de mockup de chatbot.

Bom, agora que você sabe tudo sobre os chatbots para e-commerce — seus tipos, aplicações e como ele te ajuda — precisamos conversar sobre alguns aspectos mais práticos. 

Aqui, vamos conversar sobre pontos como: onde instalar o chatbot, quais integrações realizar etc. 

A máxima do tópico anterior ainda está valendo: em alguns casos, estamos falando sobre chatbots para atendimento. Em outros, chatbots para gerar leads. 

Mas essa distinção vai ficar bem clara ao longo dos itens, ok? 

O importante é perceber como os chatbots facilitam a sua rotina e abrem espaço para oportunidades que você às vezes nem sabia que tinha. 

Vamos lá? 

Em quais páginas colocá-lo para funcionar?

Um chatbot pode ser instalado em várias áreas do seu site. Mas dê preferência para as áreas que seus visitantes mais veem e claro: para as suas páginas de produto. 

Uma lista rápida de locais interessantes para instalar um chatbot para e-commerces: 

  • Em páginas de categorias; 
  • Em páginas de produto; 
  • No seu FAQ; 
  • Em páginas de check-out; 
  • Em páginas do estado do pedido; 
  • Na própria home do seu site; 

Enfim: onde você conseguir identificar uma oportunidade de engajamento com seus visitantes e onde possam surgir dúvidas! 

Integre com o seu CRM

Chatbots para e-commerce devem ser integrados ao seu CRM. 

Aliás, qualquer chatbot precisa ser integrado ao seu CRM para você ter mais controle das informações que seus leads deixam com você. 

Por exemplo: se você tem vendas muito complexas, todas as informações compartilhadas por um visitante no chatbot para e-commerce podem ser anexadas ao CRM de vendas

Dessa forma, se algum vendedor for abordar esse lead, ele já tem informações mais aprofundadas sobre ele, e consegue conduzir o processo de vendas de um jeito muito mais simples e efetivo.

A Leadster, por exemplo, oferece várias integrações. Saiba mais no link abaixo: 

➡️ ​Com quais plataformas consigo integrar a Leadster?

Os fluxos devem ser simples e intuitivos sempre

Nunca faça fluxos longos demais, que conversam mais do que entregam o que o seu cliente está precisando. 

Existe toda uma disciplina para criar fluxos para chatbots. Eles precisam seguir os preceitos básicos do copywriting e mais do que isso: entender o que a pessoa que está entrando em contato realmente precisa. 

Temos um texto que te ajuda muito nesses dois pontos, e que também traz alguns exemplos de fluxos para te ajudar a elaborar os seus. 

Acompanhe logo abaixo: 

➡️ Fluxos de Chatbot: Como Fazer e 6 Exemplos Práticos

Use seu chatbot ao longo da jornada do consumidor

Entender qual é a Jornada do Consumidor no seu e-commerce é fundamental para aumentar as suas vendas. 

E os chatbots são seus parceiros nisso! Com eles, você consegue abordar clientes com mensagens personalizadas de acordo com a fase que eles estão na Jornada, aumentando suas chances de venda. 

A própria instalação do chatbot em páginas específicas do seu e-commerce já é um esforço nessa


E aí, o que você achou da nossa lista dos melhores chatbots para e-commerce? Espero que ela tenha sido completa como você precisava. 

De qualquer forma, fica o convite para testar o ShopBot hoje. 

Como você viu ao longo do texto, as principais plataformas de atendimento ao cliente com IA hoje não são brasileiras. 

Aliás, de todas as que analisamos, só a Leadster e a Zendesk têm sites em português. 

Essa tecnologia é bastante nova e nós aqui na Leadster estamos na vanguarda, com tecnologia de ponta e valores justos, que se enquadram nos seus planos de crescimento, não os atrapalham. 

Conheça a ferramenta e faça um teste hoje. Todo o processo, desde o clique no banner abaixo até a configuração de tudo, leva menos de uma hora. 

Isso mesmo: em menos de uma hora você já vai ter atendimentos por IA acontecendo no seu site. Vou ficar te esperando.

Categorias: ChatbotE-commerce

Fernanda Andreazzi

Especialista de Marketing na Leadster

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Fernanda Andreazzi

Especialista de Marketing na Leadster


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