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Quando falamos em vendas hoje, não há como fugir: a presença digital não é mais um diferencial, é uma obrigatoriedade.

E, se você quer montar um site de vendas, existem diversos fatores que precisam ser pensados para que o site seja colocado ao ar e chegue até o consumidor em potencial.

Esse é o seu caso? Então aprenda como criar um site de vendas agora mesmo!

Por onde começar? 

Por onde começar a criar site de vendas? 

Você já tem sua marca, definiu os produtos ou serviços que serão oferecidos e agora precisa expô-los da melhor forma online.

Ou então, já trabalha com vendas há tempos, mas agora está levando sua loja também para o ambiente virtual.

Seja qual for o cenário, antes de colocar seu site no ar, você precisa estudar qual é o seu público, definir a dinâmica de vendas e o orçamento para o site.

A partir daí, já pode começar a pensar no site. E o passo a passo nós te apresentamos a seguir.

Dicas para construir um site de vendas

Dicas para construir um site de vendas

Primeiro, as dicas gerais para a criação do seu site: o texto e o visual precisam ser adequados para o seu consumidor, as tendências do mercado devem ser levadas em conta e o planejamento precisa ser feito.

Vamos às dicas?

Copywriting ideal para seu perfil de cliente

Aqui, unimos dois conceitos importantes para acertar a linguagem do seu site:

  • O copywriting é uma técnica de escrita focada em persuasão e conversão. Mais do que criar textos persuasivos, o copy de um site precisa se preocupar em criar uma comunicação focada na persona e na fase em que ela se encontra na jornada de compras.
  • E a persona é uma representação fictícia do seu consumidor ideal, embasada por pesquisas e dados. Além de definir a persona, recomendamos definir também o ICP (Perfil de Cliente Ideal), aquele perfil que corresponde com quem vai comprar o seu produto ou serviço.

A comunicação da sua marca e do seu site de vendas precisa aplicar um texto com o qual o perfil de cliente ideal se atraia, identifique e se sinta impulsionado a realizar a compra.

 Leia também: 5 Melhores Modelos de Copy para Vendas Validados com Testes

Siga as tendências do nicho, mas não deixe de inovar

Observar o que está rolando no seu mercado de atuação também é importante nessa fase para criar em site de vendas.

Para isso, faça uma pesquisa nos sites dos seus concorrentes e um benchmark com os maiores players do mercado.

Mas isso não significa que você precisa seguir exatamente o que está em alta.

Mescle essas informações e ideias com outras, para diferenciar a sua marca.

Crie um planejamento para criar e lançar o seu site

Sem planejamento, poucas ações são bem-sucedidas.

Portanto, nesse primeiro momento da idealização do site, é preciso desenhar um planejamento e cronograma, com todas as etapas, investimentos e prazos necessários antes da data desejada de lançamento.

Melhores ferramentas para criar um site de vendas

Melhores ferramentas para criar um site de vendas

Para a parte prática, você precisa contar com uma ferramenta para criar e atualizar o site, configurar o domínio e contratar um serviço de hospedagem.

WordPress

Para criação do site, recomendamos que você procure por uma plataforma que facilite este trabalho.

A primeira opção para tal é o WordPress, atrelado ao plugin WooCommerce.

Essa é uma opção gratuita que é bastante popular para criação de sites de vendas mais simples.

Você pode incrementar seu site, com a adição de outros plugins pagos e com a contratação de uma pessoa programadora.

WIX

Outra solução, que se destaca pela facilidade na criação de sites de vendas, é o Wix. 

Nele, você cria a sua conta, seleciona o template que quer utilizar e precisa apenas mudar as informações como textos e imagens.

A plataforma oferece versões gratuitas e pagas, para quem quer diferenciais como remoção de anúncios, maior espaço de armazenamento e suporte ao cliente.

Nuvemshop

Nossa terceira indicação para quem quer criar um site de vendas é a Nuvemshop, a maior plataforma de e-commerces do Brasil. 

A plataforma oferece um teste gratuito pelo período de 15 dias, para que você possa criar seu site, de forma acessível e facilitada. 

Configurando o domínio e a hospedagem do seu site

Configurando o domínio e a hospedagem do seu site

Os outros dois passos são em relação à acessibilidade do seu site e ao armazenamento de dados. 

Como criar um domínio .com.br

Para que seu site tenha um domínio próprio como “nomedasualoja.com.br” você precisa contratar esse tipo de serviço e verificar a disponibilidade do domínio que deseja.

Alguns exemplos de plataforma de criação de domínio são a Hostinger, a Hostgator e a Registro.BR.

Como hospedar um website

Além do registro do domínio, você também precisa de um espaço para hospedar seu site.

Isso significa um espaço online onde todas as suas informações e dados estarão armazenados. 

Alguns serviços de criação de site, como a Wix, oferecem também a hospedagem, bem como algumas plataformas de registro de domínio também vendem esses dois serviços em conjunto.

Passo a passo: Como criar um site de vendas

Passo a passo: Como criar um site de vendas

Agora que você já sabe dicas gerais de como criar um site de vendas e quais ferramentas precisa contratar para colocá-lo no ar, vamos ao passo a passo para a montagem de um site otimizado? 

Criando o sitemap

O primeiro passo deve ser a criação de um sitemap.

Essa ferramenta serve para entendermos e definirmos a dinâmica da navegação do site e todas as páginas que serão criadas. 

Por exemplo, seu site começa com uma home page e terá, provavelmente, um menu superior ou lateral.

Que outras páginas estarão nesse menu?

Em cada CTA ou link inserido na página, qual será o caminho percorrido?

E ainda, como você deseja que o visitante se comporte quando chegar ao site?

Todos esses pontos precisam ser pensados no sitemap.

Vamos usar a home page da Leadster como exemplo: 

O menu superior apresenta algumas páginas principais que podem ser do interesse do visitante, além da opção de menu vertical em algumas opções, como em “Conteúdo”.

Além disso, perceba como damos destaque para a demonstração do produto, com um CTA no meio da página, em laranja, e outro no canto superior direito.

Design das páginas

Depois de definidas as páginas e o caminho entre elas, chega a hora de pensar em como será o visual do seu site.

Como comentamos, em algumas opções de montagem você pode optar por templates prontos, que já foram desenhados por especialistas.

Outra opção é contratar um profissional de web design para auxiliar nessa construção.

Lembre-se o site é o cartão virtual da sua marca e deve transmitir a identidade dela, ao mesmo tempo que se comunica com seu público.

O design das páginas deve ser um exemplo disso.

Copywriting

No momento do design das páginas é comum trabalhar com textos de marcação e, depois dessa parte finalizada, preencher o site com as mensagens, CTAs e textos. 

Mais uma vez reforçamos aqui a importância do copywriting, texto voltado para a persona, para as fases do funil de vendas e, é claro, para a persuasão.

O copywriting deve ser aplicado em todo o site, com destaque para os comandos de ação, os CTAs.

Esse tipo de estrutura é muito utilizado em materiais como sites, Landing Pages, e-mails marketing e anúncios, como um botão que direciona para o clique ou para indicar outra ação que deve ser tomada pelo leitor.

Eles são a chamada para a ação e fazem toda a diferença em um site de vendas.

Voltando ao exemplo da Leadster, na home o botão de CTA utiliza o texto curto e direto “VER DEMONSTRAÇÃO”.

Já na nossa página de preços, os CTAs mudam, pois o usuário que chega até ela provavelmente já está com outra maturidade em relação à compra.

Isso é copywriting e isso é adequação às fases da jornada de compras.

 Você também pode se interessar por: As 27 Chamadas que mais Convertem na Leadster (e Por que Funcionam)

Ferramentas de integração

Outro passo para um site otimizado é a integração com outras plataformas.

Aqui, entram as plataformas de marketing e logística, por exemplo, mas principalmente as ferramentas de segurança e de pagamento online, caso toda a dinâmica da sua compra seja feita de forma online. 

Faça testes

Com o site pronto, com design e copy aplicados para as personas, ferramentas integradas, com serviço de hospedagem e com registro próprio configurado, ele está pronto para a divulgação, certo?

Errado!

Antes de lançar o site, recomendamos que você faça muitos testes para perceber se alguma melhoria precisa ser feita ou mesmo se ainda existem falhas que precisam ser corrigidas.

Faça testes de cadastro, simule um contato, explore as páginas de produto e finalize uma compra, para ver se tudo sai como planejado.

Conte com o suporte de outras pessoas da equipe, para que os testes sejam feitos mais de uma vez para, então, começar a divulgação.

Bônus: dicas para alavancar o seu lançamento

Bônus: dicas para alavancar o seu lançamento

E já que estamos falando nisso, porque não unir algumas dicas para essa fase?

Com o site pronto e testado, além de incluir o link em todos os canais da marca, você pode impulsionar a divulgação através de dois pontos:

Divulgue seu novo site com anúncios

Existem algumas formas de anunciar através do Google: a rede de pesquisa e a rede de display. 

Na primeira, você escolhe palavras-chaves focadas na busca dos usuários quando fazem uma pesquisa na página inicial do Google.

A rede de pesquisa do Google abrange Google Search, Google Shopping, Gmail e Google Play.

Já a rede de display do Google Ads funciona através de banners que são distribuídos entre os milhares de sites parceiros.

Essa é outra forma de aproveitar o grande volume de usuários e também pode ser aplicada a diversas opções na plataforma, como Google Display, Google Play e YouTube.

Facebook Ads

No Facebook Ads você pode criar campanhas para Facebook, Instagram, Audience Network, Messenger e WhatsApp, já que todas essas redes sociais pertencem ao mesmo grupo. 

Você pode explorar anúncios para diferentes públicos e em diferentes formatos como imagem, vídeo, apresentação multimídia, carrossel, experiência instantânea e stories.

Saiba mais sobre como divulgar seu site com anúncios em: 18 Melhores Canais de Mídia Paga para Anunciar na Internet.

CRO para converter mais com seu website

Outra forma de impulsionar o seu site é fazer melhorias com a estrutura existente.

Recomendamos que você coloque o site no ar e depois explore o CRO para isso.

CRO ou Conversion Rate Optimization é a estratégia para a otimização da taxa de conversão.

Se você quer melhorar as taxas da sua marca deve prestar atenção ao CRO, que propõe utilizar a estrutura já existente, incrementando-a e ajustando-a para melhorar as taxas de conversão, aumentar os resultados e, consequentemente, as vendas.

Conheça todos os detalhes dessa estratégia nos posts:

Comece agora a criar seu site de vendas!

Gostou das dicas que reunimos aqui?

Então comece agora o planejamento e a execução do seu site.

E, é claro, se ficar com alguma dúvida, o espaço dos comentários do post está sempre aberto para que a gente consiga te ajudar.


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Matheus Angeli


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