/ / Como Montar Uma Agência de Marketing Digital do Zero?

“Montar uma agência de marketing digital é super fácil” – dizem por aí na internet. Mas quem montou sabe que não é. E quem está reunindo informações para abrir a sua também vai perceber a mesma coisa. 

Existem várias decisões que você vai precisar fazer na hora de abrir uma agência de marketing digital. Que tipo de produção você vai ter, onde você vai encontrar clientes, como você vai fazer seu marketing, dentre várias outras. 

Essas são perguntinhas que, é claro, já devem estar passando pela sua cabeça. Trouxemos algumas respostas. E também várias outras perguntas e considerações que talvez você nem tenha imaginado ainda.

Mas vamos começar logo no assunto que hoje a gente tem muita coisa para conversar. Tudo pronto por aí? 

Quais são os tipos de agência de marketing digital? 

Quais são os tipos de agência de marketing digital

“Agência de marketing digital”, na verdade, já é um tipo de agência de publicidade. É uma segmentação de um tipo de negócio que existe há décadas.

As agências de publicidade que existem hoje podem ser: 

  • Agência exclusiva: são agências que oferecem de tudo um pouco, mas apenas para um cliente; 
  • Agência de influência: especializadas em conectar influencers a empresas; 

Dentre outras. Uma agência de marketing digital é aquela que não produz materiais impressos – tudo o que ela cria está direcionada para os canais digitais. 

Agência de marketing digital faz vídeo? Claro – mas com o foco primário no YouTube. Faz fotos? Sim, mas ensaios voltados para o Instagram ou e-commerces. 

Essa é a sua futura agência: uma que trabalha 100% no digital. 

Dito isso, existem algumas ramificações dentro dessa categoria digital first – são os tipos de agência de marketing digital. Podemos resumi-los assim: 

1 – Agência full service

É uma agência nativa digital, mas que produz todo tipo de material e oferece vários tipos de serviços. 

Normalmente, essas agências full service entregam esse tipo de material: 

  • Textos para blogs; 
  • Criação de sites; 
  • Criação e texto de landing pages; 
  • E-mails; 
  • Produção de vídeo; 
  • Produção de fotos; 
  • Produção de podcasts; 
  • Roteiros para reels. 

E o que mais for possível elas oferecerem. Esse é o modelo mais popular entre as agências hoje, muito pela demanda dos próprios clientes, que querem de tudo um pouco. 

Entre os serviços que elas costuma oferecer, podemos destacar: 

  • Branding; 
  • Guias de UX; 
  • Automações de marketing
  • Geração de leads; 
  • Aumento do tráfego orgânico; 
  • Consultoria de SEO; 
  • Presença digital (gerenciamento de Instagram, site, Google Meu Negócio etc.); 

E por aí vai. Hoje, se você pesquisar no Google por “agência de marketing digital”, a grande maioria delas oferece todos esses serviços e até alguns mais.

Essas agências são populares, mas um pouco mais difíceis de manter. Equipe grande e especializada é sempre uma dificuldade de montar e gerir.

Se você quer montar uma agência de marketing digital full service, se prepare: o plano de negócios precisa ser perfeito e o investimento inicial pode ser alto. 

2 – Agência de conteúdo

Esse é o tipo de agência de marketing digital focado em marketing de conteúdo. Algumas inclusive trabalham somente com a produção de conteúdo, sem nem se preocupar com a parte estratégica – isso vem do cliente. 

Mas a grande maioria das agências de conteúdo se encarregam da produção e também da estratégia por trás do conteúdo. O que elas oferecem na parte estratégica é: 

  • Pesquisa de palavras-chave para Google e YouTube; 
  • Consultoria SEO para blogs; 
  • Criação de calendários editoriais; 
  • Análise competitiva do conteúdo da concorrência; 
  • Relatórios explicados dos Analytics envolvidos (Google, Instagram, Youtube etc.); 

E para a parte estratégica, alguns softwares bem caros são fundamentais, como por exemplo o SEMRush ($120 dólares por mês no plano mais básico). Veja 14 das melhores ferramentas de SEO.

Além da estratégia, é comum que essas agências fiquem responsáveis também pela própria produção do conteúdo. Algumas peças que elas produzem: 

  • Vídeos para o YouTube; 
  • Peças para redes sociais; 
  • Textos para blog; 
  • Pautas para podcasts; 
  • Roteiros para vídeos institucionais; 
  • Os próprios vídeos institucionais; 

Dentre outros. Os profissionais mais requisitados para essas agências são os diretores de arte, redatores, diretores de criação, especialistas em SEO e videomakers. 

3 – Agência de mídias pagas

São as agências especializadas em Google Ads, Facebook Ads, TikTok Ads etc.  

Pouca gente considera as mídias pagas na hora de montar uma agência de marketing digital. É mais comum encontrar consultores individuais, já que o trabalho não envolve uma equipe muito grande e, mesmo com poucos clientes, é possível ter um lucro alto. 

Esse lucro vem dos regimes contratuais das agências de mídias pagas. Normalmente, gestores de tráfego (como essas pessoas são conhecidas) recebem um percentual do investimento feito pelo cliente. 

Mas existem sim algumas agências especializadas em mídias pagas, especialmente oferecendo um serviço premium que os consultores individuais não costumam entregar. 

Esses serviços extras costumam ser: 

  • Análise competitiva constante da concorrência via SEMRush ou outra plataforma; 
  • Envolvimento de contabilidade para maior formalização dos gastos; 
  • Criação das peças com designers experientes (muito importante); 
  • Conceituação e redação das campanhas por copywriters (importantíssimo). 

Perceba a marcação nos dois últimos itens: é comum que consultores de tráfego e mídias pagas não façam as peças para os anúncios, gerindo apenas o investimento. 

Em alguns casos, consultores de tráfego que trabalham individualmente colocam a responsabilidade pela produção das peças nos próprios clientes.

Esse é um modelo de negócios, então não tem certo ou errado, só oportunidades. Nesse caso, a oportunidade de oferecer um serviço completo e ter mais retenção dos seus clientes é bem atrativa. 

Montar uma agência de marketing digital especializada em mídias pagas é uma ótima ideia, mas para oferecer o serviço completo você vai precisar de copywriters experientes, gestores de tráfego plenos e seniores e diretores de arte.

4 – Agência de inbound marketing

O marketing inbound é uma mistura de conteúdo com estratégia, mas usando uma metodologia diferente e própria.

O método inbound dita que o correto é que os clientes procurem o seu negócio, e não que o seu negócio anuncie para eles. Por isso elas são completamente diferentes das agências de mídias pagas. 

Agências de inbound marketing são muito parecidas com agências de conteúdo, mas maiores. O marketing de conteúdo é, por si só, uma estratégia do marketing inbound. 

Então é de se esperar que uma agência de marketing inbound ofereça tudo o que uma agência de conteúdo oferece, e mais: 

  • Planejamento de conversão de leads; 
  • Produção de landing pages; 
  • Réguas de nutrição de leads; 
  • Newsletters; 
  • Definição da jornada de compra; 

Entre outros pontos. É importante entender também que a agência de inbound marketing trabalha com resultados, e o resultado é sempre a venda e a recorrência da venda. 

Não existe dentro de uma agência focada em inbound qualquer outra régua que não seja a venda. Todos os projetos são focados nisso. Não é brand awareness, não é só tráfego orgânico: é vender. 

Qualquer um pode montar uma agência de marketing digital?

Qualquer um pode montar uma agência de marketing digital?

Com certeza: não existe nada que te impeça de montar uma agência de marketing digital. Além do investimento, do know-how, de uma equipe, uma infraestrutura bacana e uma gestão organizada. 

Todos os negócios precisam desses pontos para funcionarem bem. Mas a agência vem com um extra: gostar muito do trabalho. 

Não é fácil abrir uma agência. A parcela dos leitores desse texto que estão querendo sair de uma para abrir a própria vão concordar. O trabalho é cansativo, os clientes são muito exigentes e o trabalho sendo realizado é criativo, e portanto, subjetivo. 

O ingrediente secreto para montar uma agência de marketing digital é o amor. Vontade de fazer mais porque sim. 

E os ingredientes comuns são esses logo abaixo: 

Quanto investir para montar uma agência de marketing digital? 

Ah, a resposta que a gente adora: “depende”. Mas é verdade: depende do escopo da sua agência, o que você oferece e o que é necessário produzir. 

Então é impossível alguém te dizer exatamente quanto você vai gastar. Mas vou tentar aqui fazer um orçamento junto com você. Tudo preparado aí? 

Primeiro, computadores. Os Thinkpads mais básicos hoje estão saindo por R$ 5.000. Eles são os mais usados em agências para o pessoal da estratégia, redação e atendimento. 

Para o pessoal do design, o mais comum em agências de alto nível são os Macbooks Pro. Eles custam mais ou menos R$ 15.000 cada. 

Mas se você for montar seu próprio PC, dá para economizar bastante aí. Lembre-se que seus designers vão precisar de pelo menos uma boa placa de vídeo e um armazenamento SSD. 

Você também vai precisar de um bom celular, especialmente para as redes sociais. O agendamento pelo computador no Instagram, por exemplo, é bem instável. Você encontra bons celulares da Xiaomi por menos de R$ 2.000. 

Além disso, você também vai precisar de mesas, cadeiras e um bom ar condicionado se for trabalhar presencialmente. O aluguel do local também deve entrar no orçamento.

A partir daí já dá pra começar a visualizar quanto investir. Uma agência pequena, começando agora, não vai precisar de mais do que isso. 

O que eu preciso saber para montar uma agência de marketing digital?

Você vai precisar ser um especialista na área escolhida ou ser ótimo em reconhecer o talento de outras pessoas.  

De preferência as duas. Você não precisa ser um redator excelente, um guru do SEO ou uma influencer para montar uma agência de marketing digital. Mas ter conhecimento vai te ajudar bastante. 

Então, se você sabe o suficiente, já tem experiência com agências e tem recursos para investir, pode ir sem medo. Você vai conseguir contratar bons profissionais, delegar funções e depois revisar. 

Se você tem só o investimento mas um conhecimento muito básico, compensa estudar antes para ter uma régua, e só depois delegar tarefas para a sua equipe. 

Não tem o menor problema sua equipe saber mais do que você. Na verdade, o objetivo ao montar uma agência de marketing digital é esse. Mas você precisa saber o suficiente para conseguir julgar o trabalho sendo feito. 

Preciso ter uma equipe antes de montar uma agência de marketing digital? 

Sim, para abrir uma agência de marketing digital você precisa abrir as portas com uma equipe pronta para abrir com você.

Mesmo que você não tenha clientes, seu principal cliente é sempre a agência. Especialmente no marketing digital, onde o seu Instagram é uma grande vitrine. 

Se você não tem uma equipe criando sua presença digital, seus clientes já começam a conversa com uma impressão ruim do que você faz. É o famoso “se não fazem bem nem pra eles, imagina pra gente”. 

Então, o ideal é que você comece os trabalhos na sua agência com pelo menos um mês de conteúdo já pronto. E para isso, você vai sim precisar de uma equipe. 

Preciso ter clientes antes de abrir minha agência? 

Não necessariamente. Mas anote aí: se você não tem nenhum cliente, você vai precisar de uma reserva de caixa para cobrir os salários e investimentos em campanhas. 

Conseguir clientes é o seu maior trabalho. E por conta disso, você vai precisar investir, e é muito difícil especificar quanto. 

Por exemplo: se você tem uma reserva para pagar três meses de salário e só, é importante já ter pelo menos alguns clientes preparados. Porque nos primeiros momentos, sua agência vai depender bastante de mídias pagas para captar novos contratos. 

Isso porque o tráfego orgânico vai vir só depois de 6 meses a 1 ano de trabalho intenso de conteúdo. E para ter mais clientes pelo Brasil, as mídias pagas são as melhores opções. 

Com clientes já na agência antes dela abrir – seja por consultoria prévia ou bons contatos – você usa o valor que eles trazem para fazer o investimento que a agência precisa para vender mais. 

Como montar uma agência de marketing digital em 5 passos

Como montar uma agência de marketing digital em 5 passos

Antes, esse título estava escrito assim: “como montar uma agência de marketing digital em 5 passos simples”. 

Mas passos simples, sinceramente, não existem na hora de montar um negócio. Cada um deles aqui vai exigir dezenas de horas de trabalho, e alguns até centenas. 

Mas é isso que vai te diferenciar de todas as outras pessoas que tiveram a ideia de montar uma agência de marketing digital: você fez o trabalho duro antes. 

Aperte os cintos, porque sua jornada vai ser longa, mas também vai ser ótima. Siga esses passos, e tenho certeza que você vai inventar outros ao longo do caminho.

1 – Plano de negócios

Essa é a etapa que vai te dar mais trabalho ao montar uma agência de marketing digital. E é também a mais inspiradora. 

Você vai estar cheio de energia por estar começando um negócio novo. Use-a bem, seja honesto e assertivo que tudo dará certo.

Um plano de negócios para uma agência de marketing digital não é tão diferente de um plano de negócios de qualquer outro empreendimento. Normalmente, ele é composto por: 

  • Plano executivo: um sumário geral do que você pretende trazer de diferente para o mercado; 
  • Missão, visão e valores: os três pilares que vão guiar não só o trabalho que você faz, mas tudo – desde as contratações até a entrega dos materiais. É aqui que você começa a formalizar a cultura da sua agência; 
  • Objetivos e metas: o que você quer trazer para o mundo, e quais são os indicadores que vão te mostrar se você está no caminho certo; 
  • Descrição da agência: como ela funciona, quais são os cargos e a montagem do organograma da empresa; 
  • Produtos e serviços oferecidos: o que você vai vender, e o que você precisa para a entrega; 
  • Análise de mercado: definição do mercado, oportunidades inexploradas, perfil do cliente ideal, estudo de concorrência, canais de distribuição, publicidade e relações públicas; 
  • Plano financeiro: o que você tem para investir, onde você planeja gastar, qual é o seu break even, definição de pro labore

2 – Estudo de concorrência

Essa parte vai estar incluída no seu plano de negócios, mas precisamos de um tópico extra aqui para uma profundidade maior. 

O estudo de concorrência que você precisa fazer é a nível nacional. Ele não pode ser feito localmente, porque não importa quantas agências existem na sua cidade. Você vai estar competindo com o Brasil inteiro. 

Existem algumas ferramentas ótimas para o estudo de concorrência. O SEMRush consegue analisar pontos bem específicos no site de uma agência, o que vai te mostrar algumas oportunidades interessantíssimas. 

Veja, por exemplo, o volume de tráfego de uma das maiores agências de marketing digital do Brasil, a Agência Mestre: 

Esse relatório mostra quantas visitas o site da Mestre tem por mês: 54 mil. E quantas palavras-chave indexadas no Google ela tem: 14.596, sendo que 284 estão nas três primeiras posições. 

Você pode inclusive descobrir que palavras-chave são essas através do SEMRush também. Palavras-chave são termos de pesquisa no Google, então a Mestre aparece no topo para 284 termos de pesquisa. 

Veja como essa informação é valiosa: através do SEMRush, você consegue identificar essas palavras-chave para investir nelas via mídias pagas e competir diretamente com a Mestre, caso você queira. 

O seu estudo de concorrência precisa ser imparcial. Não é porque você quer montar uma agência de marketing digital que você precisa oferecer os mesmos serviços que os maiores do mercado. 

Identifique primeiro as oportunidades de mercado. Onde você pode se inserir. E aí, pesquise concorrentes que estão nessa mesma área. 

3 – Definição dos serviços

Outro ponto que está constando no seu plano de negócios mas que é bom aprofundar um pouco mais. Que tipo de serviços você vai oferecer? 

Essa é uma decisão estratégica e, embora relacionada com o estudo de concorrência, ela não depende inteiramente desse estudo. Também depende do que você consegue oferecer e quais são seus objetivos. 

Serviços relacionados a conteúdo orgânico, por exemplo, demoram meses e até anos para dar resultados. Você vai precisar trabalhar com clientes que entendem isso, e ter uma equipe comercial robusta, criativa e especialista no assunto. 

Serviços relacionados com a produção de imagens (fotografia e filmagem) exigem equipamentos especializados. E direção criativa. 

A definição dos serviços que você vai oferecer na sua agência depende do que você tem mais especialidade, além do que o mercado está demandando. Existem agências, por exemplo, especializadas na produção de peças para o endomarketing de empresas. 

Preste muita atenção nesses pontos antes de definir os seus. 

4 – Montar um site 

Só um momento para te dar os parabéns adiantados. Lembre-se deles quando você tiver concluído essas três primeiras etapas: você trabalhou duro e merece todos os parabéns do mundo. 

Agora você precisa montar o seu site. Muitas agências deixam isso para depois ou nem se importam. Mas seu site vai ser seu principal canal de conversões. É através dele que novos clientes vão surgir. 

Alguns pontos importantes: 

  • Antes de montar o site, defina uma identidade visual para a sua marca;
  • Reúna todos os cases de sucesso que você tem e dedique uma seção do site para falar deles;
  • Contrate um(a) copywriter e forneça pra ele(a) todas as informações que você tem sobre o seu cliente ideal. É ele(a) quem vai escrever o conteúdo do seu site e torná-lo competitivo; 
  • Não exagere na quantidade de informações para o site; 
  • Se você oferece preços fixos por serviços, mostre seus planos no site. Se não, deixe um formulário de contato. 

5 – Estratégia de marketing

Essa parte também é legal de fazer, e mesmo dando trabalho, nem considero como trabalho. Você vai precisar refinar essa estratégia durante toda a existência da sua agência. 

Vou te mostrar algumas técnicas e pontos que você precisa seguir aqui embaixo. Mas o mais importante é isso: seu marketing é quem você é. Ele vai refletir a personalidade da sua agência e reafirmar seu compromisso com o mundo.

Mas antes, um disclaimer: toda estratégia de marketing passa primeiro por um estudo de público-alvo! Tudo o que estou falando aqui embaixo leva em conta que você está produzindo o conteúdo certo para o seu cliente ideal.  

Conteúdo 

Tudo é conteúdo. Mas cada conteúdo tem um lugar e regras a serem seguidas – além de quebradas e subvertidas. 

O principal que você precisa começar agora é criar uma estratégia de tráfego orgânico. Isso pode ser feito de várias maneiras: um blog, um canal no YouTube, uma presença forte nas redes sociais, enfim: o que você conseguir produzir. 

Conteúdo começa agora. Assim que seu site está no ar, o conteúdo precisa começar. 

Tráfego orgânico leva tempo, e mesmo que seu investimento por peça não seja muito alto, o tempo gasto produzindo também conta. 

SEO

Search engine optimization. O fundamental para qualquer agência que oferece SEO é ter um bom SEO. 

O primeiro passo que você precisa dar é através do Google Keyword Planner. Eu tenho um vídeo onde explico melhor como usá-lo – é uma ferramenta grátis do Google. 

Através do Keyword Planner, você escolhe as palavras-chave que fazem mais sentido para o seu negócio. E checa o volume de pesquisas que elas têm também, assim como a concorrência. 

Esse é o primeiro ponto, e está relacionado ao conteúdo do seu site. É o que chamamos de SEO on page. 

Já o SEO técnico está relacionado com a construção do seu site. Ele precisa ter código limpo e seguir uma hierarquia muito bem definida. O blog Neil Patel tem um guia bem técnico para te ajudar nisso. 

Geração de leads

Se você tem um site e produz conteúdo, eventualmente você vai ter uma audiência – pessoas que consomem o seu conteúdo, leem o seu blog, assistem seus vídeos, escutam o seu podcast. 

Beleza, e aí? Como transformar essas pessoas em clientes? Através da geração de leads. 

A Leadster é uma plataforma especializada nisso. Através de um chatbot no seu site, você mantém uma linha de diálogo com quem está consumindo seu conteúdo sem ser invasivo demais, e sem poluir sua tela com banners e pop-ups por todo lado. 

Outra estratégia que também funciona muito bem é a produção de conteúdo rico. Um e-book, um estudo relacionado com seu nicho, tudo o que é valioso para o seu cliente. 

Com um bom material em mãos, você cria landing pages e o disponibiliza, solicitando o e-mail do visitante… Pronto: agora ele é um lead. 

Mídias pagas

No começo, você vai precisar trabalhar com mídias pagas, como é o caso do Google Ads e anúncios via Gerenciador de Negócios da Meta (antigo Facebook). 

Isso, é claro, se você não tiver bons contratos com uma duração mais longa. As mídias pagas funcionam muito bem a curto prazo, quando você precisa colocar seu nome no mercado para fechar novos contratos rapidamente. 

Essas duas plataformas principais requerem um pouco de conhecimento para operar. O Google Ads vai te permitir trabalhar com a localização dos seus usuários, sua faixa etária e seus interesses com base nos sites que ela acessa. 

O Facebook Ads, que agora é Meta, te permite fazer anúncios dentro da rede social através de um criativo, uma peça. Através dele você consegue impulsionar posts do seu perfil para que eles tenham mais alcance ou criar campanhas independentes. 

Dá só uma olhada no nosso texto comparando as duas plataformas.

Esse é o caminho inicial da maioria das agências que não podem se dar ao luxo de viver dos contratos que vêm desde antes da inauguração.

Abrir as portas 

Abrir as portas

Se você fez tudo isso, chegou a hora de finalmente abrir as portas da sua agência de marketing digital. 

Mas espera só mais um pouquinho que ainda temos um último ponto para tratar: seu evento de abertura.

É muito interessante fazer um evento criativo e com presença dos negócios locais. Ele vai funcionar como um agregador de pessoas e como conteúdo inicial para as suas redes, o que com certeza vai te trazer mais alguns leads.

É importante, nesse evento, que sua agência esteja preparada para mostrar o que ela faz de melhor. Uma ação criativa precisa acontecer. 

Vamos supor que você é uma agência de SEO. Você pode marcar o evento de abertura no mesmo dia em que chama uma empresa certificada para tirar fotos do interior da sua agência para colocar no Google Street View. 

É algo simples mas que impressiona. E a sua agência que está começando precisa disso: impressionar outros negócios. 

Espero que esse texto tenha te ajudado a se planejar, ou que tenha servido como combustível para os seus sonhos. 

Que tal a gente continuar essa conversa no próximo texto? Vamos falar sobre a gestão da agência, algo que é bom você já entender como funciona desde já. 

Te espero lá!

Categorias: Agências

Rafaela Soares

Sales Manager at Leadster - apaixonada pela área de inteligência comercial e comunicação com clientes.

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