Lançamento: ative a Inteligência do ChatGPT no seu site

Conheça a funcionalidade
Leadster
/ / Descrição de Produtos com IA: Como Fazer no E-commerce

A descrição de produtos é uma das tarefas que envolve mais trabalho no e-commerce. 

Elas não são difíceis por assim dizer. Mas elas têm algumas características que acabam tornando o trabalho bastante oneroso, tanto em tempo quanto em energia de quem está redigindo. 

As particularidades da descrição de produtos no e-commerce exigem uma atenção extra de quem está escrevendo, mas ao mesmo tempo a própria redação é um trabalho repetitivo, o que acaba abrindo brechas para a redação “no automático”. 

A IA proporciona a possibilidade de você gastar a energia dos redatores somente na parte criativa. A repetição fica toda com ela. 

Hoje vamos conversar melhor sobre como isso funciona. Quais são as particularidades e os principais objetivos da descrição de produtos no e-commerce? 

E depois, vamos conversar melhor também sobre algumas ferramentas de IA para descrição de produtos. 

Começando: 

Entendendo a Descrição de Produtos (Primeiro sem IA)

Mulher com expressão de dúvida

Antes da gente passar para a parte mais prática, precisamos delimitar quais são as principais particularidades da descrição de produtos. 

Ou, em outras palavras, pra que elas servem e quais são os pormenores que garantem que esse objetivo seja cumprido. 

Antes de tudo, uma breve explicação bem básica sobre o que é a descrição de produtos de fato. Veja esse exemplo do Mercado Livre: 

Essa é a descrição simples, que fica no topo da página do produto. É a primeira descrição que alguém vê quando clica nele. Nela, destacam-se o nome do produto e suas particularidades são listadas de uma forma mais simples. 

Porém, descendo a página, encontramos a descrição principal. Perceba como ela é bem mais desorganizada que esse primeiro momento, mas trazendo informações mais práticas e aprofundadas: 

Essa é só uma parte dessa descrição. Você pode encontrá-la na íntegra direto no site. 

Algumas dessas informações não estavam na descrição anterior, como o fato da madeira utilizada ser o MDF e a pintura ser eletrostática. 

E além disso, essa descrição é muito maior, e faz um tratamento mais discursivo de um outro tipo de descrição, as características do produto, sua ficha técnica, que também é incluída nos e-commerces. 

Normalmente, os redatores que vão escrever a descrição de produtos recebem essas características gerais e desenvolvem a descrição mais longa. 

Esse é o básico que você precisa saber sobre a descrição de produtos no e-commerce. Mas a pergunta principal é outra: por que é necessário fazer essa descrição mais aprofundada? 

Vamos conversar sobre os motivos logo abaixo: 

SEO 

O motivo mais óbvio de fazer boas descrições de produtos no e-commerce é a otimização para os motores de busca

A maioria das descrições mais longas, com várias repetições do nome do produto e suas características principais (Ex.: “essa meia branca masculina é feita de algodão egípcio, um dos melhores materiais para meia branca”) são parte de um esforço de SEO. 

A ideia é simples: colocando as palavras-chave corretas no texto (o que inclui uma pesquisa prévia) seu produto tem mais chances de aparecer no Google. 

Isso vem mudando um pouco, principalmente com o Google Shopping e os marketplaces. Agora, ao invés da preocupação estar muito nas palavras-chave, ela está no próprio conteúdo. 

Por isso, as descrições não precisam se preocupar tanto com as repetições da palavra-chave principal como era antigamente. Elas só precisam ser bastante completas. 

Mas para além do SEO para o Google, há também um SEO diferente, voltado para os próprios marketplaces. 

Mais sobre isso agora: 

SEO para Marketplaces 

Boas descrições de produtos também têm uma outra característica fundamental: eles colocam o seu produto em posições melhores na busca dos marketplaces. 

O nosso exemplo anterior cai muito bem aqui novamente, por sinal. Ele foi o primeiro resultado por “mesinha lateral” no Mercado Livre, e pela nossa análise, percebemos que ele tem: 

  • Um bom título com bom uso da palavra-chave (“mesinha lateral”); 
  • Uma descrição que aborda todas as características do produto; 
  • Uma ficha técnica muito completa; 
  • Muitas fotos diferentes; 
  • Fotos da caixa do produto; 
  • Informações sobre dimensionamento; 

E mais algumas outras informações. Fiz a mesma pesquisa e procurei pelo último resultado da lista. Veja o que há na descrição nesse caso: 

Perceba a diferença. Só há dois parágrafos que falam sobre o produto: o segundo e o último. E no último só temos uma CTA. 

A descrição de produtos no e-commerce, quando bem feita, leva seu produto para o topo e aparece mais para pesquisas diferentes. 

No primeiro exemplo podemos ver isso. O produto não aparece só para a pesquisa “mesinha lateral”, mas para várias outras também dentro do marketplace. 

Ajuda no Entendimento

O ponto principal a ser entendido sobre a descrição de produtos é que sua maior finalidade é tirar dúvidas de uma forma conversacional. 

Aliás, falamos constantemente aqui no blog sobre como o marketing conversacional traz os melhores resultados. Aqui falamos sobre um assunto diferente, mas que passa pelo mesmo pressuposto. 

Muitas vezes, quem está lendo a descrição mais técnica do produto não vai ter os conhecimentos necessários para entender o que está escrito ali. 

É o caso de produtos mais técnicos e com componentes bem específicos. Por exemplo: um teclado com Switch Cherry Red MX. Quem sabe o que é esse switch não tem problemas em entender essa informação. 

Mas quem não sabe precisa de uma explicação, e essa explicação enriquece o produto. Nesse caso, esses são uns dos melhores switches de teclado do mercado, conhecidos como referência em qualidade. 

Por que não colocar essa informação na descrição? 

Perceba que essa ajuda no entendimento facilmente se confunde com marketing. Muitas vezes ela é marketing — mas com um outro nome, marketing de conteúdo

Facilitar a Venda 

Tudo isso, por si só, já facilita a venda, certo? 

Mas ainda há alguns outros argumentos que você pode usar na descrição para que ela tenha mais chances de acontecer. 

Vimos algo similar no segundo exemplo que analisamos, ainda que de forma bastante simples — uma CTA ao final da descrição. 

Mas ela também pode ser usada para outras finalidades, como para informar sobre o frete, prazos de entrega, falar sobre a reputação da loja, outros pedidos, etc. 

É claro que em alguns casos isso não é necessário, adequado ou até possível. No caso da mesa, por exemplo, quem está lendo quer saber sobre as características da mesa e pronto. Não há espaço para inventar demais. 

Mas veja o caso dos teclados que abordamos no item anterior. O investimento é alto para um produto pequeno, e na hora de comprar, isso gera desconfiança e incerteza. 

É para situações assim que a descrição deve ser mais completa e incluir mais do que só o produto. 

Como Fazer Descrição de Produtos com IA para o E-commerce

Nós temos ainda um pouco de teoria para conversar, mas vamos deixar para depois da parte prática? 

Aqui, vamos entender se existem ferramentas de IA hoje que já são especializadas em criar descrições de produtos, e o que elas têm de diferente do próprio ChatGPT. 

Isso é importante de delimitar, porque é possível ir bem longe só com o ChatGPT, e sem precisar pagar pelo GPT 4. 

Os resultados que você vai ter, porém, estão diretamente relacionados com a qualidade da ferramenta que você escolher.

Ou seja: se você vai usar o ChatGPT 3.5, a sua versão gratuita, você vai precisar fazer mais revisões não relacionadas à linguagem, mas a alucinações e erros de memória. 

Vamos conversar melhor sobre isso nos itens abaixo. A organização está assim: 

  • Primeiro vamos falar sobre o ChatGPT na descrição de produtos com IA; 
  • Depois vamos procurar ferramentas que fazem esse trabalho. 

Dois itens só aqui nesse tópico, mas eles vão ser bem densos. Vem comigo: 

Descrição de Produtos com IA Usando o ChatGPT

O ChatGPT continua, pelo menos até a data de publicação desse artigo, como a melhor ferramenta para criar descrições de produtos usando IA. 

Não que ele seja voltado para isso. Aliás, nem de longe. É que o ChatGPT é a base que construiu todas as outras plataformas que vamos analisar — e spoiler alert: elas não são muitas. 

🔎 Leia também: ChatGPT — Um Estudo Completo – O que é e Como Usar no Marketing Digital

O ChatGPT 4, que é o modelo pago, tem uma memória bem maior do que a versão gratuita. Isso significa que você vai ter resultados mais fiéis usando esse modelo. 

Essa fidelidade está relacionada com a capacidade da IA de se lembrar do seu prompt completo.

O prompt para a criação de uma descrição de produtos com IA vai incluir, invariavelmente, uma lista com as principais características do produto. 

Com o tempo e o uso intenso, o ChatGPT grátis vai ficando mais limitado, e você pode ter problemas com prompts ignorados. Isso vai acontecer justamente quando você tiver com a energia mais baixa para fazer revisões, por sinal. 

Mas mesmo assim a versão gratuita ainda consegue entregar ótimos resultados. Copiei a descrição completa da primeira mesa que analisamos no artigo. Veja o resultado: 

Perceba como o resultado ficou até bastante similar ao exemplo real. Mas ainda é necessário fazer algumas revisões. 

Coisas simples, como a cor do produto que está errada nas características do produto, vão aparecer como erros no resultado final. Esse problema simples seria resolvido imediatamente pelo redator, as vezes sem ele nem perceber. 

O GPT 4 tem a mesma interface e a mesma funcionalidade. A sua maior vantagem, nesse ponto, é a importação mais segura dos dados dos produtos. 

Porém, pela limitação da plataforma, ainda é impossível subir toda a sua base de SKUs para o sistema e pedir descrições específicas. 

Esse é o terreno das IAs específicas para a descrição de produtos. Vamos conversar melhor sobre elas no tópico logo abaixo, vem comigo: 

Descrição de Produtos com IA Usando Plataformas

Entendemos, então, que o ChatGPT consegue lidar de uma forma até boa com as descrições de produtos — você só precisa oferecer o prompt. 

Mas há algo fundamental que ele não consegue oferecer: a criação de descrições de produto a partir não de um prompt, mas da sua base de dados. 

Esse é o principal diferencial que uma plataforma de descrição de produtos com IA precisa oferecer. E esse é o ponto mais difícil. 

A text.cortex é uma ferramenta que promete fazer esse trabalho.

E julgando pelos reviews no site (o que não é a melhor forma de fazer um bom benchmarking, mas é o que temos) essa base de dados é justamente o diferencial da text.cortex. 

O Jasper.AI também oferece uma funcionalidade parecida, mas com alguns entraves básicos da tecnologia. 

Mas perceba que essa funcionalidade, além de ainda estar muito no início, não é bastante clara no que ela faz. É possível armazenar todo o banco de dados, mas não está claro se é possível criar uma descrição de produto do zero usando só esse banco de dados. 

De qualquer forma, ambas ferramentas também apresentam um criador de prompts mais simples e a possibilidade de escolher entre personas pré-definidas ou criar uma. 

Praticamente todas as plataformas em 2024 estão nessa mesma categoria. Nenhuma delas chegou no nível de você conseguir pedir “faça uma descrição do produto X, categoria Y” e pronto. 

A Leadster é uma das poucas desenvolvedoras de IA no mercado brasileiro que oferece suporte com base na sua base de dados. 

Mais sobre isso logo abaixo: 

IA para Responder Dúvidas dos Clientes 

A Leadster vem trabalhando pesado desenvolvendo uma IA para e-commerces que leva o marketing conversacional a patamares muito maiores. 

Ela não permite a criação de descrição de produtos, mas justamente porque sua função está direto com os clientes. 

Com a Leadster.AI, você consegue incluir sua base de conhecimentos através de um scan em páginas do seu site. 

A partir daí, qualquer pergunta que o usuário fizer para o chatbot vai ser respondido com base no que está na página. 

Por exemplo: uma informação bem específica, quase “escondida” nas características. Alguém interessado no produto não viu e, ao invés de desistir da compra, ele pergunta ao chatbot que responde na hora. 

Além dessa funcionalidade voltada aos produtos, a Leadster.AI também pode ser usada para transmitir informações sobre frete, prazo e entrega e o que mais estiver na sua base de conhecimentos. 

Faça um teste grátis hoje clicando no banner logo abaixo: 

Como Fazer Descrição de Produtos com IA? 

Fazer a descrição de produtos com IA não é um trabalho muito complicado. 

Usando as plataformas, você tem a possibilidade de colocar apenas algumas palavras-chave relacionadas à descrição, um jeito mais prático. 

Usando o ChatGPT, você vai precisar copiar e colar essas características do produto para que ele consiga gerar uma resposta adequada. 

Ao mesmo tempo, é importante notar que o processo de revisão é importantíssimo em todos os casos. 

Trouxe aqui 5 passos simples que vão garantir que você tenha sempre os melhores resultados na hora de fazer sua descrição de produtos com IA. 

Vamos saber mais: 

Conte com Profissionais Qualificados 

Sempre conte com profissionais qualificados para criar as descrições dos seus produtos. Isso é imperativo e absolutamente necessário. 

Você deve ter percebido ao longo do texto que falamos muito sobre a necessidade de revisar o resultado que a IA entrega. 

Profissionais de texto — redatores de e-commerce, especificamente — tem a revisão como parte importantíssima da sua caixa de ferramentas. 

Por conta disso, eles são os profissionais mais qualificados para encontrar erros e corrigi-los da melhor forma possível. 

Outros profissionais vão encontrar um problema que todo redator enfrenta e já sabe lidar muito bem: o tédio e o desânimo. 

Fazer uma descrição de produtos é até divertido e interessante. É legal ver o que a IA entrega. 

Mas o redator é treinado para os outros momentos — para a vigésima descrição de produto da manhã, quando o trabalho já ficou cansativo e o fator novidade já se perdeu. 

Então, entender a importância do redator é bem simples: ele se mantém entusiasmado por mais tempo, e mesmo quando o desânimo baixa, a qualidade do seu serviço não cai. 

Crie os Melhores Prompts com Base nas Características do Produto

Em plataformas, você vai ter campos específicos para adicionar as informações do produto. 

Ou, no caso de produtos que já estão no site, você consegue scanear as informações que estão na página e criar uma descrição completa. 

Mas vamos pensar no caso de uso do ChatGPT. É importante que você crie prompts que façam sentido não só para o produto, mas para o seu site também. 

A descrição de produtos que usamos anteriormente tem uma estrutura muito bem definida. Mas e se você quiser um outro tipo de estrutura? E se você quiser tudo em bullet points ao invés de um texto corrido? 

Tudo isso você precisa informar no prompt. 

As ferramentas especializadas para esse trabalho têm uma vantagem: é possível criar templates. Com eles, você garante resultados padronizados e não precisa ficar falando no prompt tudo o que você quer ver. 

Revise Extensamente o Resultado 

Essa é uma das partes mais importantes do trabalho, se não for a mais importante de todas. 

A revisão do resultado final é absolutamente fundamental para garantir a segurança das informações que você está transmitindo. 

E essa revisão nem precisa ser muito complexa ou extensa. Você só vai precisar ler o resultado e comparar com as características do produto. 

É importante levar em conta os seguintes critérios para a revisão: 

  • Conformidade com as informações; 
  • Tom de voz; 
  • Persona; 
  • Quantidade de texto; 
  • Quantidade de palavras em um parágrafo; 
  • A forma com que o texto está sendo apresentado; 

Dentre outras informações mais específicas para a sua realidade. 


E aí, o que você achou das nossas dicas para criar boas descrilções de produtos com IA? 

Faça um teste gratuito da Leadster.AI hoje. Com ela, você não vai mais precisar se preocupar em responder cada uma das dúvidas dos seus clientes. Responda só as mais complicadas que o Chatbot cuida do resto.

Lembrando que não responder provavelmente vai te custar a venda. Deixe que a nossa IA, que usa o ChatGPT, entenda a dúvida, descubra a resposta e responda. Tudo em poucos minutos. 

Faça o teste hoje. É grátis por 14 dias, não exige cartão de crédito e todo o processo de implementação não leva nem 10 minutos. 

Vou ficar te esperando. Muito obrigado pela leitura! 

Categorias: Chatbot

Fernanda Andreazzi

Especialista de Marketing na Leadster

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Fernanda Andreazzi

Especialista de Marketing na Leadster


Nosso conteúdo é escrito por humanos :)


Publicado em:


Última atualização: