Sumário
Os últimos avanços em Inteligência Artificial apontam todos para a IA multimodal.
Não sei se você conhece nossa categoria de artigos só sobre a Inteligência Artificial aqui na Leadster, mas se você conhece, com certeza sabe como sempre conversamos sobre como a IA caminha para chegar no estilo Jarvis do Homem de Ferro.
Basicamente, esse tipo de IA, para quem não é fã da Marvel, é aquela que funciona quase como um mordomo.
“Jarvis, recrie os parâmetros de construção da minha última armadura. E aproveite para limpar a casa e fazer um suco de laranja sem açúcar, mas ainda assim bem docinho”.
O que estamos querendo dizer com essa comparação é a IA chegar no patamar onde ela pode fazer várias coisas ao mesmo tempo.
É isso o que a IA Multimodal promete e oferece.
Hoje, vamos nos aprofundar mais nesse conceito e entender: o que é a IA Multimodal, quais são seus principais usos em estratégias de marketing e quais ferramentas com essa funcionalidade você já pode testar hoje.
Tudo pronto para começar?
O que é a IA Multimodal?
O principal para entender a IA Multimodal é entender o que as IAs convencionais não conseguem fazer.
Pense no ChatGPT na sua versão gratuita, por exemplo. Se você pedir para ele criar um vídeo, ele vai te entregar um roteiro para gravação e edição, mas não vai te entregar o próprio vídeo.
Da mesma forma, se você pedir para o Midjourney criar um texto, ele não vai conseguir — seu foco está na criação de imagens.
O padrão até o momento das Inteligências Artificiais é a criação de um tipo de material através de prompts, geralmente por texto ou por anexos.
A IA Multimodal é o tipo de IA que consegue entregar vários tipos de material ao mesmo tempo, na mesma ferramenta.
É como se você pudesse pedir para o ChatGPT criar um roteiro de vídeo e ir além — criar o próprio vídeo, criar thumbnails para esse vídeo, criar imagens relacionadas ao vídeo para as redes sociais, narração para inserção no material e o que mais for necessário.
Esse é o caminho do futuro para a IA. Hoje, você precisa de várias ferramentas — e por consequência várias mensalidades — para conseguir um material completo assim.
Mas precisamos entender também que a IA Multimodal, apesar de já estar dando seus primeiros passos, ainda está um pouco longe de conseguir produzir todos esse materiais.
Conversamos melhor sobre isso ao longo do tópico abaixo. Vamos juntos:
Multimodalidade Básica X Multimodalidade Avançada
É importante destacar que existem dois tipos de multimodalidade: a básica e a avançada.
Uma IA Multimodal simples é aquela que consegue receber diferentes tipos de entrada e combiná-los — por exemplo, o DALL-E consegue produzir imagens a partir de promtps textuais e também a partir de imagens.
Além disso, a Multimodalidade exige que o sistema consiga combinar esses dois prompts.
É como se eu fizesse um prompt híbrido, que combinasse imagem e texto, e conseguisse atingir o resultado esperado.
Ao mesmo tempo, a Multimodalidade avançada vai um pouco além — ela dá suporte tanto para a entrada quanto para a saída de materiais multimídia.
É importante fazer essa distinção porque vamos conversar mais sobre ela ao longo do texto, especialmente na parte dos exemplos.
O que Esperar do Desenvolvimento da IA Multimodal ao Longo de 2025?
A IA Multimodal está se desenvolvendo pouco a pouco, assim como a própria Inteligência Artificial precisou de alguns anos para atingir o patamar que temos hoje.
2025 é o ano da IA Multimodal, mas ao invés de singular, essa frase precisa estar no plural — o ano das IAs Multimodais.
É bem provável que vamos ver IAs já consolidadas aumentando suas áreas de atuação e se transformando em outros tipos de produtos, capazes de oferecer cada vez mais.
Mas não é tão provável que vamos ver grandes sistemas integrados capazes de fazer tudo — até porque o tudo nesse caso já está bastante variado.
Clarificando — hoje existem diversos tipos de IA:
- IAs para o Marketing Digital;
- IAs para Analytics;
- IAs para criar conteúdo;
- IAs para criar imagens;
- IAs para criar vídeos;
- IAs para atendimento;
- IAs para e-commerce;
- IAs para programação;
- IAs algorítimicas;
Dentre outras mais avançadas. Não há motivos para um sistema de IA que cria vídeos subitamente passar a oferecer uma forma de comunicação com servidores SQL.
Aliás, vale muito a pena clicar nesses links e conhecer nossos textos sobre esses temas, eles sempre são bastante aprofundados.
Do mesmo jeito, não há necessidade de um sistema de Inteligência Artificial que faz análise das suas métricas começar a oferecer imagens, a não ser que seja uma IA para criar anúncios.
Então, o que vamos ver nesse sentido são várias IAs multimodais, que vão oferecer recursos dentro das suas possibilidades e áreas de atuação.
Vamos para um exemplo?
Um Exemplo Prático de IA Multimodal: Leadster.AI
A Leadster.AI usa o ChatGPT para possibilitar o atendimento a clientes e prospects no seu site.
Mas ela não faz somente esse trabalho. Com ela, também é possível criar descrições do seu produto de acordo com as suas especificações.
Ou seja: você instala o chatbot em uma página, ele lê as especificações do produto e pode te entregar uma descrição em poucos segundos.
Esse é um exemplo de IA Multimodal, mas dentro dessa multimodalidade, ela apresenta usos específicos.
Ao longo do texto vamos explorar melhor esse conceito com alguns exemplos. Mas antes, precisamos conversar sobre os usos da IA Multimodal especificamente no Marketing Digital.
Ah, se você quiser ver a IA da Leadster funcionando na prática, é só clicar no banner logo abaixo:
Quais são os usos da IA Multimodal no Marketing Digital?
Os usos da IA Multimodal no Marketing Digital são absolutamente diversos, até porque o próprio Marketing Digital é bastante amplo e com várias funções e segmentos.
A IA Multimodal pode ser usada hoje em alguns deles, mas nem todos.
Nesse tópico, vamos conversar principalmente sobre os usos esperados da IA Multimodal dentro de rotinas de Marketing Digital, mas ainda não é possível garantir o pleno funcionamento em todos os casos, porque o desenvolvimento desses sistemas ainda está acontecendo.
Esse é o momento de se preparar para esses sistemas. E é nos tópicos a seguir que vamos entender como exatamente esse preparo acontece.
Vamos juntos:
A revolução na Produção de Conteúdo com IA
Produzir conteúdo com IA hoje é um esforço colaborativo multidisciplinar.
Isso signfica que a IA colabora com produtores de conteúdo humanos para ser eficiente, e para ter uma boa estratégia em prática, é absolutamente necessário contar com vários tipos de IA funcionando juntas.
Talvez não seja necessário usar várias IAs diferentes para produzir um único material, mas equipes de marketing de conteúdo não costumam produzir apenas um tipo de material.
Uma equipe vai produzir e-books, vídeos, posts, artigos para blogs, whitepapers e o que mais for possível dentro de uma estratégia de conteúdo.
Contar com o apoio da IA nesses processos normalmente envolve uma IA de preferência. O que ela pode fazer presta apoio para o que ela não pode fazer.
Com a IA Multimodal, é totalmente possível integrar esses processos.
Por exemplo: a mesma IA que produz imagens também pode ajudar na diagramação do e-book, e criar vinhetas pequenas para o lançamento com vídeo.
Isso traz uma grande revolução para o conteúdo — a verdadeira integração entre a criatividade humana com a redução do trabalho repetitivo que a IA traz.
E isso abre portas para a produção de outros tipos de material. Mais sobre isso logo abaixo:
Produção de Material Anteriormente Inconcebível
Existem alguns tipos de materiais que são barrados pela impossibilidade de produção que equipes menores têm.
Vídeos são um grande exemplo disso. Não adianta nada ter o ChatGPT como parceiro na criação de roteiros se não há videomakers para editar os materiais.
E nem estou falando de vídeos muito complexos. Vídeos simples mesmo, no estilo motion design, não são fáceis de fazer sem um profissional dedicado para isso.
E terceirizando esse trabalho, o valor pode chegar bem fácil aos R$ 1.000 por um vídeo de dois a três minutos.
Existem agências de marketing digital, por exemplo, que nem oferecem esse tipo de serviço, e se um cliente pedir, os custos associados podem fazê-la negar o serviço.
IAs Multimodais permitem uma facilidade muito maior na produção. Não é necessário comprar um modelo de IA Generativa textual, outro de imagens, outro de vídeo etc.
Um único modelo já resolve todas as necessidades, permitindo a empresa acessar espaços que antes simplesmente eram barrados a elas por conta dos custos elevados.
Maior fidelidade em Operações com IA
Um dos maiores problemas com a IA Generativa são as alucinações — os errinhos que elas cometem aqui e ali.
Em imagens isso fica bem claro. Não importa o quão realista é a imagem que a IA vai entregar, ela ainda vem com alguns detalhes que são claramente errados.
E esses detalhes precisam ser corrigidos por um operador humano. A questão é que esses detalhes podem passar despercebidos em alguns casos, especialmente em situações onde está todo mundo com pressa para lançar a campanha.
E pressa para lançar uma campanha de marketing é praticamente a vida de todo profissional da área.
A IA Multimodal se torna mais precisa por receber diferentes inputs. Você pode, por exemplo, pedir para a própria IA que produziu a imagem fazer uma revisão e apontar os principais erros em forma de texto.
E depois passar esse roteiro de correção para o profissional humano.
Não compensa pedir para a IA corrigir, porque ela vai voltar com outros erros que também precisam ser corrigidos.
Mas mesmo esses erros comuns da IA ficam menos proeminentes com sistemas Multimodais.
A possibilidade de adicionar vários recursos diferentes ao seu prompt aumenta a fidelidade da IA no geral, reduzindo e muito o trabalho necessário em correções com a IA.
Análise Comportamental com Cookies Primários
O fim dos cookies de terceiros traz consigo a necessidade de analisar os dados primários para criar anúncios segmentados da forma antiga: conhecendo seus clientes e extrapolando suas conclusões para gerar novas vendas.
A IA Multimodal consegue relacionar esses dados, ao mesmo tempo que lê os Analytics do site, a comportamentos comuns de um determinado segmento da população.
Assim, ela consegue criar públicos-alvo muito mais aprofundados e precisos, sendo uma grande ferramenta para lidar com o fim desses cookies.
Personalização Hiper Avançada
Uma IA Multimodal, ainda falando sobre Analytics, também permite uma grande personalização do atendimento.
Isso fica ainda mais possível quando pensamos em chatbots com IA, especialmente para atendimento das pessoas que entram no seu site ou clientes em geral.
Por exemplo: uma IA Multimodal consegue responder questões relacionadas à experiência individual de cada cliente no seu site, já que ela consegue conversar com IAs de Analytics e consegue ser integrada a outros sistemas da sua empresa.
Uma vez que essa integração acontece, o céu é o limite para a IA Multimodal.
A personalização pode atingir o nível que você precisar. Ela pode ser mais simples, mas também profunda a ponto de saber não só com quem ela está falando, mas quais foram as interações do usuário do chatbot com a marca.
Por exemplo: quais materiais essa pessoa baixou, em qual estágio ela está no Funil de Marketing, qual é a sua pontuação de Lead Scoring etc.
Sistemas de IA Multimodal que você pode usar hoje
Bom, já entendemos bem o que é a IA Multimodal e o que ela representa para o futuro da Inteligência Artificial, especialmente quando aplicada ao marketing, certo?
Mas agora precisamos descer um pouco do mundo das ideias e partir para a realidade: o que já é possível fazer hoje? Já existem sistemas de IA Multimodal em funcionamento? Ou é tudo tech hype?
A verdade é que a IA Multimodal é muito parecida com a IA Generativa na questão do que existe ou não.
Antes da IA Generativa surgir, pouca gente sequer falava sobre ela. Ela se tornou popular por conta do seu lançamento.
A IA Multimodal é bastante similar nesse ponto. Ela está ganhando popularidade não por conta do que estão prometendo, mas pelo que ela já entrega.
Tudo bem que os sistemas ainda estão no início, mas eles já existem.
Aqui nesse tópico vamos focar nas IAs Multimodais que você já pode usar hoje. E depois, vamos conversar melhor sobre os próximos passos no seu desenvolvimento.
Também vamos nos aprofundar um pouco mais no conceito de Multimodalidade, que pode ser bem mais simples do que você está imaginando.
Seguimos:
ChatGPT-4 Multimodal
O ChatGPT-4, na sua versão paga, já é multimodal.
Mas ele é Multimodal apenas no modelo básico — aceitando inputs tanto de texto quanto de imagem e entregando somente um tipo de material, o textual.
Você pode usar o GPT-4 gratuitamente nas suas primeiras pesquisas do dia no ChatGPT. Mas para se aprofundar, é necessário pagar a mensalidade do GPT-4.
Google Gemini
É claro que o Gemini tinha que aparecer nessa lista. Entre as IAs multimodais já disponíveis no mercado, o Gemini é a que está em competição direta com o ChatGPT-4.
Ele oferece recursos básicos da IA Multimodal — a geração de resultados de texto a partir de prompts por vídeo, imagem e texto.
Esse recurso está disponível por uma mensalidade, e diferente do ChatGPT, não há versão gratuita do Gemini.
CLIP (OpenAI)
O CLIP é um modelo bem mais avançado de Inteligência Artificial, voltado para a identificação de elementos em imagens.
Por exemplo: você oferece 10.000 imagens para a IA, e pede para que ela separe somente as imagens que possuem a cor amarela.
Esse é um uso bem mais avançado, não sendo recomendado para equipes de marketing, mas sim para empresas que trabalham com uma quantidade enorme de dados que precisam ser processados.
Acesse o site para mais informações.
RunWay.ML
Entre as IAs multimodais para a produção de vídeos, o RunWay ML com certeza sai na frente.
Até porque, como vamos ver no próximo tópico, as IAs Multimodais para edição de vídeo estão, na sua maioria, ainda sendo desenvolvidas.
O RunWay ML permite a criação de vídeos por prompts textuais e também vai além, permitindo a edição de vídeos a partir de imagens, transcrição de vídeos, legendagem automática e outras funções menores.
Você já pode usá-lo hoje acessando o site.
Sistemas de IA Multimodal em Desenvolvimento (+hype!)
Além desses exemplos, trouxe mais dois aqui que ainda estão em desenvolvimento, e que provavelmente serão lançados até o final de 2025.
Trouxe apenas dois porque a maioria das outras IAs Multimodais em desenvolvimento ainda está nos seus estágios iniciais, o que dificulta tanto a pesquisa quanto a afirmação do que elas vão conseguir fazer ou não.
Veja o caso do Bard. O Google passou meses prometendo mil e uma funcionalidades, mas a IA acabou errando no dia do seu lançamento, em Paris e ao vivo.
Então, essas são as que estão mais desenvolvidas até agora, sem viéses e sem promessas absurdas.
Acompanhe:
Meta Make-a-Video
A Meta está trabalhando em uma IA Multimodal para a produção de vídeos simples, sem tanto foco no fotorrealismo e mais em funcionalidades integradas.
Ela vai permitir a criação de vídeos de três formas principais:
- A partir de um prompt textual;
- A partir de uma imagem estática;
- A partir de um vídeo.
Porém, existe comunicação até entre essas três formas diferentes de gerar o resultado final.
Por exemplo: você pode adicionar um vídeo e uma imagem, e pedir para a IA colocar a imagem no fundo do vídeo.
Ou você pode colocar uma imagem e pedir um fundo diferente através de texto.
Esse é um sistema de IA Multimodal básico que não parece básico.
Apesar do resultado final ser apenas um, o que torna o sistema básico, a combinação de entradas é algo realmente incrível de ver.
Acesse o site para alguns exemplos.
SoundStorm
O SoundStorm é tão eficiente que ele chega até a ser um pouco assustador.
Ele foi “lançado” em 2023, mas ainda não está disponível para o grande público. Você pode acessar a demo direto no GitHub.
Seu trabalho é gerar trilhas de áudio paralelas de acordo com entradas de texto. O que são entradas paralelas?
Simples: pense em uma conversa natural. Raramente pessoas conversam esperando a outra terminar — a interrupção é marca da comunicação humana.
Porém, a maioria das IAs unimodais não consegue compreender entradas diferentes, apenas uma por vez.
O SoundStorm combina entradas e gera uma única trilha, gerando o áudio de forma paralela e integrada.
Assista ao vídeo da demo para entender melhor:
Use a IA Generativa Multimodal para o seu Atendimento Hoje
A Leadster é uma IA Generativa Multimodal de modelo básico — ela entrega apenas texto, mas ela consegue receber dois tipos de prompts diferentes.
O prompt básico é o gerado pelo usuário. A IA de atendimento consegue entender a linguagem natural e responder da mesma forma, sem a necessidade de menus.
E a segunda funcionalidade, um pouco mais avançada, é a de leitura de dados dentro da sua página para gerar descrições de produtos ou para gerar copy para a própria página, caso seja necessário.
Faça um teste hoje e use o sistema por 14 dias, sem a necessidade de cartão de crédito! Todo o processo leva menos de 10 minutos. Vou ficar te esperando!
Obrigado pela leitura e nos vemos no próximo texto sobre IA 🤖
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