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/ / Marketing de Influência: O que é, por Onde Começar e FAQ

O marketing de influência já se consolidou há muito tempo como uma das principais formas de se trabalhar nas redes sociais. 

Pra você ter uma ideia: segundo a Hubspot, 68% das empresas analisadas no seu último estudo global usam marketing de influência em algum momento. 

O marketing de influência chega a ser até paradoxal às vezes. A gente acha que é muito difícil começar, mas quando começamos, vemos que não é. E quando você relaxa, achando tudo bem fácil, ele vai ficando cada vez mais difícil. 

Hoje, levantamos todos os pontos que a sua empresa ou agência precisam levar em conta na hora de trabalhar com marketing de influência. Vamos falar a fundo sobre plataformas, preços e algumas definições gerais. 

Vem com a gente? Começando do começo:

O que é o marketing de influência?

Desenho de pessoa tirando foto no celular

O marketing de influência é uma estratégia de marketing digital focada nas redes sociais. Essa estratégia usa influenciadores digitais para colocar seu produto e sua marca em evidência.

E o jeito que isso vai ser feito nem precisa ser exatamente nas redes sociais. O foco está nelas, especialmente no Instagram, porque é de lá que os influenciadores digitais vêm. Mas a figura do influenciador pode ser usada em qualquer lugar. 

Vamos pegar um exemplo que todo mundo conhece: o Iran Ferreira, mais conhecido como Luva de Pedreiro. Ele tem participações em comerciais: 

Mas também faz ações direto no seu perfil do Instagram:

Mas o exemplo do Luva de Pedreiro é uma exceção, já que ele além de influenciador digital também é uma celebridade. 

Geralmente, o marketing de influência é feito dentro dos limites do Instagram, usando influenciadores do nicho que você opera. Mas ele também pode ser feito em outras redes sociais, como o TikTok, Twitter e o LinkedIn.
Cada empresa tem os influenciadores certos para ela, o investimento certo e a mensagem certa a ser transmitida. Inclusive, isso vale até um tópico separado:

Desafios e oportunidades para as marcas

Se você é uma marca que está querendo começar a trabalhar com marketing de influência, já te adiantamos: você precisa ter uma equipe de marketing com experiência para começar muito bem. 

Se você não tem uma equipe de marketing, vai ficar óbvia a dificuldade de elaborar um texto, procurar um influenciador, fazer um bom orçamento e medir seus resultados. 

Mesmo com um bom time, outros desafios podem surgir: sua mensagem não ser bem recebida, possibilidade do “cancelamento” do Influencer que você escolheu etc.

Mas as oportunidades que as marcas têm ao trabalhar com o marketing de influência também são muitas. Quando tudo funciona bem, o tráfego no seu site dobra, triplica, aumenta X vezes do dia para a noite. 

Para garantir que você vai maximizar as oportunidades e minimizar os riscos, sua empresa precisa: 

  • Ter uma equipe de marketing para negociar preços; 
  • Encontrar, dentro do seu nicho, os melhores influenciadores; 
  • Analisar o engajamento real dos influenciadores (alguns compram seguidores); 
  • Elaborar a mensagem correta usando copywriting; 
  • Definir metas de aumento no tráfego e aumento em vendas; 
  • Constantemente auditar essas metas. 
🔎 Leia também: Equipe de Marketing Digital: Como Estruturar do Zero 

O marketing de influência para agências compensa?

Se você tem uma agência e está pensando em trabalhar com marketing de influência, já te adiantamos que você está no caminho certo.

De acordo com um relatório do Influencer Marketing Hub, 90% das agências ao redor do mundo tem um budget para o marketing de influência. 

E de acordo com a Hubspot, o marketing de influência foi a tendência que teve o maior investimento em 2022:

Gráficos mostrando o que as empresas vêm fazendo em marketing digital
🔎 Leia mais: 50 Estatísticas de Marketing Digital para 2023

Uma das principais atribuições das agências hoje é fazer todo esse trabalho que citamos no tópico anterior. Ampliar o portfólio e influenciadores dos seus clientes, elaborar a mensagem e sempre ficar de olho nas métricas. 

O trabalho compensa bastante, desde que seus clientes estejam cientes de como é a dinâmica do trabalho. 

Alguns influenciadores digitais vão dar mais resultados que outros. Isso é normal, o mercado e a própria publicidade funcionam desse jeito. 

Agências que trabalham com o marketing de influência precisam sempre alinhar as expectativas com os seus clientes. Eles precisam estar plenamente de acordo com todas as incertezas que o formato traz. 

E ao mesmo tempo, a agência precisa contornar todos esses obstáculos e sempre buscar os melhores resultados possíveis.

🔎 Leia também: 34 Ferramentas para Agências de Marketing Digital Utilizarem Diariamente

Quais as principais plataformas para contratar influencers?

Listagem com as melhores plataformas de marketing de influência.

E aí, que tal a gente ir direto para a prática? 

Acabamos de falar sobre dois pontos principais: o marketing de influência para empresas e o marketing de influência para as agências. Entendemos que o formato funciona e compensa bastante para as duas realidades, desde que os passos simples que mencionamos ali em cima sejam seguidos. 

Agora, precisamos falar mais sobre onde você vai encontrar seus influenciadores. 

Para quem não sabe por onde começar, as plataformas de influenciadores são ótimos recursos. Elas reúnem e organizam influenciadores por nichos, quantidades de seguidores e engajamento. 

O serviço tem valor como uma pré pesquisa, mas ao mesmo tempo você acaba pagando uma taxa extra para as plataformas. Ou seja: vai ficar mais caro. O quão mais caro depende da plataforma que você escolheu. 

É claro que você pode muito bem fazer sua pesquisa de forma independente e abordar os influenciadores diretamente, via e-mail ou mensagem nas redes sociais. 

🔎 Leia Também: 9 Melhores Programas de Parceria para Agências

Essa é a lista para quem não tem tempo para pesquisar, quer uma segurança maior nos contratos de veiculação da imagem da marca ou simplesmente não sabe por onde começar. 

Vamos lá: 

Squid

A Squid é uma empresa brasileira, fundada em 2014, em São Paulo. A plataforma de marketing de influência é uma das maiores do Brasil, já que ela opera em mais de 12 estados e tem um banco de dados enorme, cheio de influencers brasileiros. 

A Squid tem cases gigantescos, e trabalha com influencers e celebridades muito bem conhecidos no Brasil. Para cada campanha bem sucedida, a Squid usa vários influencers ao mesmo tempo. 

Alguns resultados que a Squid mostra no seu site são bem impressionantes. Hellmann’s, Compra Certa, Rexona e outras grandes marcas já confiaram na plataforma. 

O nosso veredito: a Squid vem se posicionando como uma das maiores plataformas de marketing de influência do Brasil. E por isso, ela é recomendada para quem tem um orçamento maior. 

É claro que existem influenciadores menores por lá, mas o principal modelo de negócio da plataforma é conectar marcas a influencers com milhões e milhões de seguidores. 

Influency.me

A Influency.me também é uma empresa brasileira, trabalhando com influencers do Brasil e com resultados em empresas brasileiras. Ela, junto com a Squid, é uma das plataformas mais lembradas quando o assunto é marketing de influência. 

O que ela faz de diferente é oferecer a possibilidade da empresa operar a plataforma sozinha, sem o suporte de gerentes de conta. Isso possibilita uma mensalidade menor e um retorno mais rápido nas suas ações. 

Veja você mesmo no site: tem o modelo Full Service e o modelo Plataforma. No segundo, você mesmo faz toda a sua pesquisa, entra em contato com os influenciadores, faz suas campanhas e mede seus resultados. 

A Influency.me também trabalha com microinfluenciadores, e já tem no seu catálogo mais de 5.000 profissionais dos mais diversos segmentos.

O nosso veredito: a Influency trabalha com um modelo mais independente, com pagamentos pela plataforma e depois acertados direto com os influenciadores, com mediação. Vale a pena para quem quer ter um controle maior das suas ações. 

Leia também: 37 Influenciadores de Marketing Digital que nós Acompanhamos

Digital Influencers

Uma das empresas mais tradicionais no mercado de marketing de influência do Brasil, a Digital Influencers já tem mais de 10.000 influencers cadastrados, dos mais variados nichos e de todos os tamanhos. 

Só que o modelo adotado pela Digital Influencers é mais como uma agência e menos independente. 

Quando você fecha um contrato com a Digital Influencers, são eles que, através dos seus gerentes de conta, vão determinar os melhores canais para a sua marca.

Então, fica o nosso veredito: se você prefere trabalhar com uma plataforma de influenciadores que faz a maior parte do trabalho junto com você, a Digital Influencers é uma das melhores escolhas pelo tamanho da sua base de dados. 

Kuak

A Kuak também é uma plataforma pioneira, abrindo os caminhos do marketing de influência para muitas marcas no mercado lá em 2013.

Ela opera em um regime 100% plataforma. É claro que tem pessoas te ajudando a navegar por ela quando você precisa, mas a proposta principal da Kuak é que você mesmo tenha acesso aos dados e faça suas campanhas. 

Esses dados são personalizados de acordo com a sua marca, segmento e interesses. É uma plataforma muito intuitiva, com Analytics integrado e uma comunidade muito bem estabelecida.

Nosso veredito é que a Kuak é uma das melhores plataformas de marketing influência do mercado. Seu design, responsividade e Analytics tornam o processo de criar uma campanha com influencers muito mais simples e assertivo. 

Airfluencers

Você já deve estar percebendo como todas essas empresas e plataformas de marketing de influência são similares entre si, não é? 

Você não está errado – a maioria delas oferece basicamente a mesma coisa: um banco de dados de influencers, uma plataforma, Analytics e apoio do time caso seja necessário. 

Mas de todas as que analisamos até agora, a Airfluencers é a única que trabalha com a plataforma e ainda oferece a possibilidade de curadoria de conteúdo.

O nome desse produto é Airlabs. É basicamente uma curadoria com tudo o que você precisa para colocar sua campanha no ar, mesmo que você não tenha a menor ideia do que você vai fazer. 

O Airlabs, porém, não vai fazer tudo pra você. O que a Airfluencers oferece é uma curadoria própria de conteúdo para te dar boas ideias, e isso por si só já é um grande diferencial no mercado. 

Então, o veredito é que a Airfluencers é uma plataforma como as outras, mas com o diferencial dessa curadoria de conteúdo que faz toda a diferença no dia a dia da produção de uma campanha.

Infleux

A Infleux aposta em uma plataforma de marketing de influência ainda mais voltada para o gestor de marketing sem tempo. 

Com ela, você não precisa se preocupar com o conteúdo. É claro que alguns pontos você precisa direcionar, mas quem vai elaborar o conteúdo é o próprio influencer. 

E a criação da campanha também é bastante rápida. Você faz algumas configurações rápidas – público alvo, conceito da campanha, quanto você quer pagar por interação – e o algoritmo da plataforma resolve todo o resto. 

O veredito da Infleux é que ela é uma plataforma mais hands off – você não vai precisar mexer em muita coisa, só colocar a campanha no ar com suas especificações e deixar a plataforma fazer todo o resto.

Como os influencers costumam receber? 

Desenho de pessoa com dinheiro na mão

E se eu te dissesse que existem várias formas de pagar um influenciador, você acreditaria? Claro que sim – no mundo do marketing, existem várias formas de remunerar qualquer profissional. 

Mas e se eu te dissesse que uma dessas formas é a não remuneração? Pois é: isso é algo bem mais comum no marketing de influência. Dependendo do perfil do influenciador contratado, a remuneração não precisa envolver dinheiro em espécie. 

As formas mais comuns de pagar um influenciador hoje são essas três que vamos mostrar logo abaixo. Cada uma mostra não só uma modalidade de remuneração, mas também dão uma boa indicação de como é a relação da sua marca com os próprios influencers. 

E claro, cada modalidade tem seus prós e seus contras também. Vamos falar de cada um deles nos itens logo abaixo, olha só:

Nenhum pagamento

Em alguns casos, é bastante normal que o influencer não receba nenhum pagamento pelas suas atividades. 
Um exemplo super interessante que o blog da Influency trouxe em um case foi o da Wine, o clube de assinaturas de vinhos. Veja essa postagem:

Essa ação não teve um retorno financeiro para os influenciadores. O que a marca fez foi sortear uma viagem para o Chile, em um roteiro de vinícolas, para quem conseguisse trazer o maior número de novas assinaturas para o clube. 

Os influencers, então, fizeram o trabalho antes e do seu próprio jeito. Quem trouxesse mais assinaturas recebia o “pagamento”, que tá mais para um prêmio na verdade. 

Permutas também são bastante comuns. Marcas enviam seus produtos para os influenciadores e, em troca, eles fazem posts e stories. São os “recebidos do dia”. 

O lado bom dessa estratégia é que você não vai pagar em dinheiro. O lado ruim é que você acaba perdendo o controle da sua mensagem. 

Em campanhas mais robustas, onde é necessário dizer algumas coisas bem específicas e os posts precisam ir ao ar em datas e horários determinados, é melhor optar pela remuneração e o contrato formal.

Pagamento por post

Um jeito mais informal de trabalhar é pagando por post diretamente para os influenciadores. Até agora mostramos algumas plataformas de influenciadores, certo? 

Nelas, a remuneração total é por campanha – as próprias plataformas fazem as somas e você paga para elas, na maioria dos casos. E depois, elas dividem o valor com os influencers. 

Se você mesmo faz seu marketing de influência, também é você quem vai fazer a negociação e o pagamento. É possível, nesse caso, estipular o valor com base em alguns critérios, por exemplo: 

  • Quantidade de impressões que o post teve; 
  • Quantidade de posts, independente de interações, vendas ou visitas no site; 
  • Comissão a cada nova venda realizada; 
  • Valores progressivos conforme as visitas no seu site aumentam. 

Dentre outras. O importante aqui é estabelecer um sistema justo para todo mundo.

Pagamento por campanha

A modalidade acima é a mais popular no mundo do marketing de influência. As marcas vão diretamente nos influencers e negociam elas mesmas os preços. Isso, inclusive, dentro de plataformas. 

Mas o pagamento por campanha, com o orçamento dividido certinho com cada influencer, é o meio mais seguro de manter tanto o compliance da sua marca quanto sua segurança jurídica. 

O pagamento por campanha envolve um contrato com valores estipulados, prazos para publicação e pagamento e o que mais for necessário incluir.

Essa modalidade é mais comum nas plataformas que fazem a mediação dos influencers, porque elas próprias também precisam de uma segurança jurídica extra.

Como medir a performance de influenciadores digitais?

Lista de pontos para medir a performance de influencers digitais

Até agora falamos de como encontrar influenciadores e como pagá-los, certo? Mas precisamos ainda falar sobre algo muito importante no mundo do marketing de influência: entender quais são os melhores influenciadores para investir. 

A questão principal é a do nicho. Não adianta muito contratar a Luísa Sonza pra falar sobre as suas máquinas de solda de termoplásticos: seu público não acompanha tudo o que ela faz. 

Do mesmo jeito, não vai compensar contratar o Dr. Geraldo Geriatra para falar sobre o lançamento da nova coleção da sua loja de moda skate. 

Mas isso é o básico. Uma vez que você identificou, dentro do seu nicho, os melhores influenciadores digitais, é hora de analisar outras informações. Algumas delas:

Engajamento

O número de seguidores é importante? Depende. Em muitos casos, nem tanto. Veja o exemplo da máquina de soldas de termoplásticos: um único contrato pode render milhões para a empresa. 

O que seria melhor? Investir em influencers enormes da engenharia civil ou em influencers menores, que cobram mais barato? 

Ainda assim depende. Da sua estratégia, do quanto você quer crescer e outros pontos que são só seus. Mas uma coisa não depende: a taxa de engajamento. 

O influencer que tem 200 mil seguidores mas que chega no máximo a 2.000 visualizações nos seus vídeos tem um engajamento baixo. Menor do que alguém com 20.000 seguidores e a mesma quantidade de visualizações. 

Você vai precisar fazer essa continha várias vezes. Divida o número de seguidores por indicadores de engajamento, como likes, comentários, compartilhamentos e visualizações. 

Quanto maior for o resultado, melhor será o engajamento de quem você está querendo contratar. 

Um engajamento maior significa que sua mensagem está sendo vista pelo público que você quer atingir. Não que ela está chegando perto dele: eles estão assistindo. 

Mas falando em seguidores:

Número de seguidores

Como falamos acima, o número de seguidores depende muito da sua estratégia. Acontece sempre de marcas que investem alto em uma campanha com influenciadores com milhões de seguidores não terem estoque para entregar todas as vendas que vão chegando. 

Isso é muito, mas muito complicado. O número de seguidores normalmente determina o preço das inserções. Se você está pagando caro, precisa ter estrutura para aguentar os resultados quando eles vierem.

Aumento nos leads e no tráfego do seu site 

Um dos pontos mais bacanas do marketing de influência é a possibilidade de aumentar seu tráfego da noite para o dia. 

É muito difícil encontrar essas informações ao fechar com influencers porque eles próprios acabam não tendo acesso ao Analytics das marcas que atendem. Mas no caso de plataformas, você precisa ficar de olho nisso. 

Ao analisar um case, sempre procure sobre o quanto a plataforma conseguiu aumentar o tráfego de sites e sua geração de leads também. Isso é importante porque, mesmo com uma taxa de conversão baixa, você ainda vai ter gente entrando no seu site. 

E claro: quando você for analisar seus resultados, leve em conta essa métrica. Não se guie pela quantidade de likes que sua marca recebeu no Instagram: like é bom, mas não dá dinheiro. 

O que justifica continuar uma parceria com um influencer, é gente entrando no site e comprando seus produtos.

Aumento nas vendas 

Você está com um contrato de marketing de influência já há seis meses e ainda não vendeu nada? Só tem uma solução: trocar de contrato. 

De verdade. O marketing de influência não é marketing inbound, que pode demorar mais de um ano para trazer os primeiros resultados. 

Marketing de influência é venda constante. O investimento não é baixo, então seu retorno precisa ser rápido. 

Estamos falando de horas, dias e no máximo uma ou duas semanas de campanha rodando. Se não vender nesse tempo, não vai vender em um mês ou seis. Considere trocar, e faça isso rápido.

5 dicas estratégicas para trabalhar com influencers

Desenho de epssoa com dúvida segurando uma prancheta

No dia a dia, vão surgir dúvidas do que você precisa fazer para ter o melhor resultado possível com os seus influencers. 

Isso é normal e completamente esperado. Lendo até aqui você pode ter a ideia que trabalhar com influencers é preto no branco, mas raramente o processo funciona desse jeito. 

Então, essa última parte vai falar do que você precisa levar em conta depois que você começa sua estratégia de marketing de influência. O que realmente vai acontecer. 

Vamos ver?

É melhor deixar o controle criativo com influencers?

Aqui depende muito. Influencers já estão acostumados a fazer o trabalho que eles fazem, então é mais fácil deixar o controle com eles. 

Mas ao mesmo tempo, não se engane: isso vai ocasionar alguns erros aqui e ali, e com certeza o tom de voz da mensagem que você quer passar vai ser o do influenciador, e não o da sua marca. 

Em algumas situações isso é ótimo. Estando dentro do conceito da campanha, é muito bom que a mensagem tenha várias formas para o público de cada influencer. 

Mas em outras situações isso não é tão bom assim. Se você tem algo específico que precisa ser dito, o influenciador precisa ser avisado de antemão, e seu texto precisa ser revisado. 

Tudo depende da sua campanha e da capacidade do seu time. Idealmente, o melhor é que você revise todos os textos que seu influenciador vai escrever falando da sua marca. 

Isso não é fácil por vários motivos: talvez você esteja sem tempo, talvez o influenciador enrole para te mandar etc. Mas vale a pena insistir nesse contato.

É melhor trabalhar com influencers gigantes ou de nicho?

Já abordamos esse assunto mas vale a pena reforçar: depende da sua campanha e orçamento. 

Um influencer gigante vai ser mais caro que dez influencers menores. É uma questão de engajamento – com qual você acha que sua mensagem vai chegar mais longe?

Trabalhar apenas com um influencer não é a melhor ideia. As melhores campanhas de marketing de influência sempre trabalham com vários. A exposição de marca fica maior assim. 

Então, se você não tem orçamento para vários grandes, é melhor trabalhar com muitos pequenos. Mas se você conseguir colocar um ou outro grande na sua estratégia, os resultados raramente desapontam.

Existem influencers de outras redes além do Instagram?

Existem influencers em praticamente todas as redes sociais. O importante é saber qual é o retorno que elas trazem e para qual público sua mensagem é mais interessante. 

Influenciadores do LinkedIn, por exemplo, raramente fazem posts patrocinados. E quando o fazem, eles acabam tendo um jeito muito específico de falar e transmitir seu conteúdo.

O YouTube também trabalha com influenciadores, mas de um jeito mais sutil. Anúncios em Podcasts estão muito na moda hoje. A maioria das marcas está apostando nesse formato. 

Enfim: existem vários jeitos de trabalhar com o as redes sociais. Você só vai precisar estudar bastante a da sua preferência antes de começar a postar.

Quem faz o texto: eu ou o influenciador?

É como falamos ali em cima: não existe regra. Pode ser você, pode ser o influenciador. 

Mas se for você, tenha o texto pronto bem antes, e faça um para cada influencer, de acordo com o jeito que ele costuma se comunicar nas suas redes. 

Ter um texto padrão pra todo mundo é muito pior do que deixar os influenciadores escreverem os próprios, já que pode soar “forçado” para o público daquele perfil.

Existe alguma legislação específica para contratar influenciadores?

Não há nenhuma Lei brasileira que define como os influenciadores devem trabalhar, o que eles precisam fazer e o que eles devem escrever.

O que existe é uma resolução do Código de Defesa do Consumidor, que define que todas as postagens publicitárias precisam ser identificadas como tal sem a menor sombra de dúvidas. 

É o artigo 36, que diz: 

Art. 36. A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal.

Postagens das próprias marcas não precisam disso, já que são as marcas falando sobre elas. Mas quando os influenciadores estão postando, pode ficar difícil para o público entender que aquele assunto não surgiu do nada, mas foi encomendado. 

Também há um guia do CONAR, completamente grátis e desenvolvido pela AlmapBBDO. Você pode baixá-lo aqui. 


E aí, consegui tirar suas dúvidas sobre o marketing de influência? Espero bastante que sim! 

Agora que chegamos no fim do texto, queria te tomar mais um minutinho do seu tempo para falar sobre resultados. O marketing de influência é complexo, e quando você está 100% preso na execução de uma campanha, é fácil perder o rumo. 

Mais uma vez: o rumo é sempre o resultado. Trazer visitantes para o seu site, converter leads e gerar vendas. 

As visitas são garantidas quando você trabalha com influenciadores. Mas e se elas não converterem em vendas? É aí que a Leadster entra. 

Com nossa plataforma de chatbots, você tem uma chance a mais de converter seus visitantes em leads. É só você configurar respostas padrão de acordo com as suas campanhas e pronto. 

Quem não desperdiça visitantes, nunca fica sem vendas. Acesse o site da Leadster hoje e bora saber mais!

Categorias: Marketing digital

Thiago Sgobero

Especialista de Conteúdo na Leadster

1 comentário

Thomas · 14 de fevereiro de 2023 às 21:57

Adorei o post.Tirei todas as dúvidas sobre Marketing de influência.Muito Obrigado.

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Thiago Sgobero

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