/ / 6 Planos de Negócios para Agência de Marketing Digital PDF

Você está precisando de alguns planos de negócios para agências de marketing digital em pdf para se inspirar? Vamos te ajudar: esse texto traz seis deles e um conteúdo extra –  uma explicação do que fazer em cada etapa do plano. 

Existem centenas de milhares de empresas Brasil afora esperando sua agência sair do papel. Mas também existem outras milhares de agências competindo por esses clientes. 

E sem falar nas outras pessoas que estão no mesmo processo de montar um plano de negócios para criar uma agência.

É por isso que você precisa de um ótimo plano de negócios. Nesse texto mostramos com detalhes como construir um. E damos exemplos no final para download. Acompanhe:

Por que fazer um plano de negócios para agência de marketing digital? 

Por que fazer um plano de negócios para agência de marketing digital? 

Porque sua agência precisa se destacar e, além disso, ter as condições operacionais necessárias para conseguir trabalhar bem. 

Sem um plano de negócios, você corre o risco de ser mais uma agência em um mar de concorrentes, e ainda ter dificuldades em entregar seus serviços. 

Depois que uma agência de marketing digital começa a operar, ela raramente tem tempo sobrando para ajustes no seu escopo inicial e na sua organização. 

É muita correria, prazos apertados e resultados para ontem! 

Se o seu plano de negócios não contemplar informações chave e planos estratégicos fundamentais, ajustar tudo isso depois é muito difícil. 

Então estamos entendidos: sem um plano de negócios para agência de marketing, não tem como funcionar. 

Mas o que é que o plano de negócios precisa ter? 

 Leia também: Como fazer um plano de ação?

O que um plano de negócios para agência de marketing digital precisa ter?

O que um plano de negócios para agência de marketing digital precisa ter?

Todos os pontos de um plano de negócios para agência de marketing digital precisam estar sempre muito claros e bem descritos. 

Você vai pesquisar bastante em cada uma das etapas. Incluir os resultados da sua pesquisa no plano de negócios é um trabalho de condensação de tudo o que você descobriu. 

O seu plano de negócios não precisa ser muito extenso. Se ele for, vai ficar difícil até consultá-lo no futuro. Seja claro e, na medida do possível, breve. 

Veja uma explicação mais detalhada de cada um dos passos de um plano de negócios para uma agência de marketing digital:

Resumo Executivo

Resumo Executivo

O Resumo Executivo de um plano de negócios é a visão geral do que sua agência vai se propor a fazer, mas nada muito elaborado. Alguns parágrafos já servem. 

Lembre-se que você vai ter muito espaço ao longo do documento para se aprofundar em detalhes. No Resumo Executivo é hora de resumir – como o nome determina.

Ele serve para investidores e outros stakeholders do seu negócio entenderem seus objetivos principais. Veja um exemplo rápido:

“A Agência X de Comunicação vai atender pequenas empresas locais para transformá-las digitalmente. 

Nosso objetivo é buscar pequenos negócios que não têm recursos o suficiente para investir em agências mais caras, e que por isso acabam ficando à margem das transformações digitais do mundo” 

E aí você completa com o restante das informações da sua agência.

 É importante que o Resumo Executivo tenha informações como: 

  • O que sua agência vai fazer; 
  • Para quem ela vai fazer; 
  • Quais são os serviços oferecidos; 
  • Qual é a sua área de especialização;
  • Qual é o seu maior objetivo. 

Missão, Visão e Valores

A MVV serve como um norte estratégico para a empresa e também como uma definição da sua cultura. 

Esse segundo ponto é crucial. Quando há um escritório físico, muitas empresas deixam a MVV em locais de tráfego intenso – corredores, cantinas etc. – para que todos entendam quais são os compromissos da agência e fiquem na mesma página. 

Cultura fala muito alto em uma agência. A MVV formaliza quais são os seus objetivos e o modo como você quer conquistá-los. 

Mas existe um jeito certo de escrever a MVV. Segundo o SEBRAE: 

Missão

É a definição do benefício que a empresa entrega para o público alvo. A pergunta é “para que minha agência existe?”.

A resposta não deve ser “para vender” ou “para ganhar dinheiro”, mas algo como “trazer valor na busca orgânica dos usuários do Google”, por exemplo. 

Visão

A Visão é onde sua agência quer estar em um futuro próximo. É uma parte mais estratégica, que vai guiar seus esforços de criação de metas, KPIs e objetivos. 

Veja dois exemplos: 

  • Ser a agência mais premiada e conhecida da minha região 
  • Ser reconhecida como a agência certa para os pequenos negócios. 

Cada Visão tem diferenças drásticas em metas. A primeira vai buscar contratos que vão permitir que ela se destaque e ganhe prêmios. A segunda vai procurar pequenos negócios para desenvolvê-los. Por isso, fique atento na hora de definir e escrever a sua.

Valores

Essa é a parte mais cultural, e que vai garantir que seus colaboradores e clientes entendam qual é a personalidade da agência e com o que ela se preocupa. 

Muitas agências explicam esses Valores na hora da entrevista, para sempre contratar pessoas que compartilham deles. 

O SEBRAE tem um ótimo material sobre isso, linkado logo acima e aqui novamente. Veja esse pequeno checklist da MVV e aplique os seus quando terminar de fazer: 

Objetivos e Metas

Objetivos e Metas

Quando você estiver montando seu plano de negócios para agência de marketing digital, é importante entender o que é de longo prazo e o que é de curto. 

Os Objetivos e Metas servem exatamente para isso. Enquanto os Objetivos estão mirando lá no futuro e são muito relacionados com a Visão da agência, as Metas são marcos mais próximos e visíveis no horizonte.

Inclusive, você pode colocar as metas em prática assim que abrir as portas e determinar limites para que elas sejam alcançadas. 

Veja na tabela abaixo três exemplos de Objetivos e Metas em um plano de negócios:

Objetivos:

  • Ser referência na minha região; 
  • Conseguir uma clientela fiel com contratos anuais; 
  • Ter recomendações de clientes para seus amigos empresários. 

Metas: 

  • Participar de 5 eventos de marketing nos próximos 5 anos; 
  • Ganhar o prêmio Agência Revelação do RD Summit; 
  • Trazer 30.000 usuários organicamente para o site em dois anos.

Descrição da Empresa

No seu plano de negócios para agência de marketing digital é importante destacar as informações organizacionais e jurídicas da sua empresa.

Lembre-se que o plano de negócios serve como referência formal para consultas futuras. Ele determina o que a empresa é, sua estrutura fundamental.

Veja mais detalhes logo abaixo: 

Informações Jurídicas

As informações jurídicas dão respaldo para a criação do seu departamento financeiro e jurídico, inclusive no treinamento de novos profissionais dessas áreas e na hora de contratar uma empresa de contabilidade. 

E claro, também para formalizar as informações e ninguém esquecer. 

As informações jurídicas do plano de negócios para a agência de marketing digital são: 

  • Forma Jurídica – Se a agência é LTDA., SA etc.;
  • Razão Social; 
  • Nome Fantasia; 
  • CNPJ (se já houver); 
  • Identificação dos sócios; 
  • Pró labore dos sócios; 

Organograma

Dentro do plano de negócios da agência de marketing digital, o organograma é a definição hierárquica da agência – quem responde por quem, qual departamento é subordinado do outro. 

Retiramos a imagem abaixo de um dos exemplos de planos que oferecemos no final do texto: 

Esse desenho vai ser muito consultado, então ele precisa estar sempre atualizado e sem informações erradas. Não tem problema criar diretorias e cargos depois, desde que eles sejam incluídos no organograma.

Esse documento funciona como um respaldo jurídico, porque junto com ele é necessário criar uma documentação das funções listadas. Isso garante segurança tanto para a agência quanto para o trabalhador. 

É importante consultar o seu sindicato regional para a definição desse organograma e das funções, ok? 

Produtos e Serviços

Essa parte é uma das mais legais de fazer no plano de negócios para agência de marketing digital. 

É legal porque você tem uma liberdade criativa bem grande, desde que ela seja centrada no que você tem experiência de entregar e o que consegue fazer com a estrutura que tem. 

Veja com mais detalhes tudo o que você precisa definir: 

Descritivo

É como o nome diz: quais são os seus serviços? Seus nomes e definições? Aqui precisa ter tudo! 

Não é só colocar “Consultoria SEO”. Você precisa desmembrar cada aspecto dessa consultoria, fazendo referência às funções que você definiu no capítulo anterior. 

Veja um exemplo: 

  • Consultoria SEO: análise do site através do software ScreamingFrog; pesquisa de palavras-chave através do Google Keyword Planner e SEMRush, entrega via dossiê completo, apresentação e reunião com a equipe responsável;
  • Inbound Marketing: através da parceria com a RD Station, oferecemos um plano completo com elaboração de e-mail marketing, desenho de personas, marketing de conteúdo e criação de fluxos de nutrição – assim como o acompanhamento da geração de leads; 
  • Geração de Leads: com a ajuda da plataforma parceira Leadster e a RD Station, transformamos visitantes do site em leads, categorizamos cada um com automações de marketing e fazemos sua nutrição através do envio de e-mails. 

Diferenciais

Outro ponto importante, principalmente para o seu marketing e a comunicação da sua empresa. No que seu serviço é diferente? 

Pode ser no prazo. Pode ser na expertise. Mas é fundamental que seja de verdade.

Se você colocar “desenvolvido por especialistas”, então só colaboradores seniores podem trabalhar naquele produto. Se um júnior trabalha, você está entregando algo abaixo do que você mesmo prometeu para a sua agência de marketing digital. 

Tudo o que você coloca no plano de negócios para a agência de marketing digital é uma promessa com você mesmo, com a empresa e com os clientes. 

Por isso é sempre bom, se no futuro você não estiver gerando tantos clientes, consultar essa parte do plano de negócios. Será que sua entrega está alinhada com seus diferenciais? 

Estratégia de mercado

Essa parte é importantíssima: o que você vai fazer no seu marketing?

Muitas agências trabalham com um modelo conjunto: geração de leads através de tráfego orgânico e busca de conversões mais rápidas através de mídias pagas. 

Mas existe uma série de outras estratégias: outdoors, marketing de guerrilha, referência (de um cliente para outro) etc. 

A que você escolher precisa estar muito bem definida para você não perder seu rumo. 

Plano Financeiro

Plano Financeiro

O Plano Financeiro é o que vai manter sua agência funcionando. Todos os passos até agora são muito importantes para atrair novos clientes e sempre produzir bem, mas esse é o que vai determinar o sucesso da sua agência. 

É só com um planejamento do financeiro que você vai conseguir manter a agência funcionando, pagar os trabalhadores, manter seus compromissos com fornecedores, investir em equipamentos e claro: receber sua remuneração. 

Veja o que você precisa determinar no plano financeiro:

  • Custos iniciais para abertura da agência; 
  • Custos mensais com trabalhadores; 
  • Custos com plataformas; 
  • Precificação dos seus produtos; 
  • Margem de lucro; 
  • Remuneração pro-labore dos sócios. 

Análise de mercado

No seu plano de negócios para agência de marketing digital, você vai precisar determinar sua concorrência e entender o que ela faz. 

Já adiantando: dependendo da sua atuação, sua concorrência vai ser nacional. 

Estamos com um exemplo recorrente ao longo do texto – ajudar pequenos negócios locais a se transformarem digitalmente. 

Esse exemplo não vai envolver uma concorrência nacional necessariamente. Mas a questão é que uma agência de marketing digital não precisa se limitar a uma localidade só. Ela pode expandir sua atuação para o Brasil inteiro. 

Se ela pode, então por que não? 

Os elementos principais de uma análise de mercado são: 

  • Definição de mercado: você é nacional ou regional? Quem são seus clientes? Qual é o mercado que você se encaixa? 
  • Oportunidades inexploradas: dentro do seu mercado, o que ainda não foi feito? E onde você consegue somar com algo ainda não visto? 
  • Concorrência: encontre suas principais concorrentes e documente suas práticas; 
  • Canais de distribuição: por onde seus serviços são vendidos? Quais estratégias seus concorrentes usam para vender? Quais estão disponíveis e quais você escolhe? 
  • Publicidade: como seu marketing vai funcionar? 
  • Relações Públicas: como sua agência gera valor para a sua comunidade? Aqui não precisa ser a comunidade local – seu bairro, por exemplo. Pode ser a comunidade brasileira de profissionais de marketing. 

6 planos de negócios agência de marketing digital pdf para download

6 planos de negócios para agência de marketing digital em pdf para download

É muito difícil você usar um plano de negócios para agência de marketing digital de outra pessoa. Ele não vai funcionar para a sua realidade. 

Mas, ao mesmo tempo, se você quiser ver tudo isso que mencionamos no texto em prática, temos alguns links que vão te ajudar. 

Todos eles foram desenvolvidos por alunos de faculdades de marketing. Para referenciá-los em algum material, você precisa dar os créditos, ok? 

Espero que você tenha gostado desse texto e que ele tenha sido útil na elaboração do seu plano de negócios para agência de marketing digital! 

Algo que vai ser muito útil também, mas depois que você abrir as portas, é o programa de parcerias da Leadster. Vem conhecer! 

Categorias: Agências

Rafaela Soares

Sales Manager at Leadster - apaixonada pela área de inteligência comercial e comunicação com clientes.

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