Se você é do tipo de pessoa que não gosta de falar ao telefone e prefere a interação com chatbots ao invés de humanos, muito provavelmente você nasceu da geração millennial para frente.

Pesquisas apontam que o chatbot é a principal ferramenta de conexão entre marcas e os consumidores quando falamos do público entre 18 e 37 anos.

Segundo o relatório feito pela Freshworks Inc. e Toluna, 70% destes consumidores interagem com os bots e mais de 80% deles se dizem satisfeitos com as respostas recebidas.

Mas, por que será que isso acontece?

Seria apenas um costume dessas novas gerações que já nasceram no mundo da internet e estão acostumados com a troca de mensagens?

Ou será que esse tipo de ferramenta tem um diferencial que merece atenção?

É isso que descobriremos nesse conteúdo, então, se você que essas respostas, siga no texto! 😉

Por que muitos clientes preferem chatbots a vendedores?

Por que muitos clientes preferem chatbots a vendedores?

Seriam os chatbots melhores ouvintes do que os humanos – e por isso preferimos os robôs?

Na verdade, sim e não. 

Temos que pensar nessa ferramenta como um combo de soluções, uma vez que fornece respostas rápidas aos clientes, está disponível a todo momento, oferece soluções para problemas simples e não exige tanta burocracia ou compromisso como o contato com um vendedor.

Ao combinar todas essas questões podemos começar a entender porque alguns consumidores preferem os chatbots, mas ainda vamos nos aprofundar um pouco mais.

🧐Saiba mais: Chatbots Online já são Realidade de Milhares Empresas, Entenda o Crescimento da Ferramenta

Chatbots dão respostas rápidas

Uma pesquisa da Userlike mostrou que 68% dos consumidores gostam de chatbots porque fornecem respostas rápidas.

68% dos consumidores gostam de chatbots porque fornecem respostas rápidas

E isso não podemos negar, já que os chatbots estão programados para responder de forma rápida e objetiva.

Não precisamos mais esperar que a questão passe por uma análise, seja encaminhada para um time e só então respondida.

Lembre-se que estamos na geração da instantaneidade, então não dá mais para ficar esperando horas por respostas – mesmo que seja algo negativo, como “não temos o que você procura”.

Chatbots oferecem suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana

Até onde sabemos, o ser humano precisa dormir, comer, fazer suas necessidades básicas e tem direto a descanso, certo?

Então, realmente não tem como estar disponível 100% do tempo para os consumidores, mas esse problema é facilmente resolvido com o chatbot.

Os usuários se sentem melhor ao saber que seu questionamento será recebido a qualquer momento e que não vão precisar esperar pelo horário comercial, por exemplo.

Chatbots são a melhor opção para resolver questões simples

Segundo uma pesquisa da PSFK, 74% dos consumidores preferem usar chatbots para receber respostas de perguntas simples.

Mais uma vez vamos entrar na questão de instantaneidade e facilidade que é cada vez mais buscada pelas novas gerações.

Não cabe mais esperamos horas – às vezes dias – para perguntas simples, como o valor dos produtos ou horário de funcionamento, se os chatbots podem ser programados para responderem questões fáceis, mas que podem ser dúvidas comuns para muitos consumidores.

Chatbots são convenientes e fáceis de usar

Uma pesquisa feita pela LivePerson mostrou que 61% dos consumidores afirmaram ter uma experiência positiva com os chatbots.

Entre os principais pontos positivos está a conveniência, com 52%.

Chatbots são convenientes e fáceis de usar

Ao citar conveniência, estamos entrando na questão de ser fácil de usar e não ter nenhuma burocracia, segredo ou dificuldade nele.

As novas gerações amam chatbots

Por fim, nós temos sim a questão geracional.

Como falei logo no início do texto, os millennials preferem os chatbots quando vão entrar em contato com as marcas.

Segundo o relatório “Novas regras de engajamento do consumidor – Brasil”, publicado em conjunto pelas empresas Freshworks Inc. e Toluna, 70% dos consumidores entre 18 e 37 anos interagem com chatbots e mais de 80% deles se dizem satisfeitos com a resposta que receberam.

Lembrando que essa tendência vai apenas crescer, uma vez que as novas gerações têm cada vez mais contato com a internet e disponíveis móveis, então aquela “antiga” forma de ligar e esperar um retorno está caindo por terra.

Quais são os benefícios dos chatbots para o negócio?

Quais são os benefícios dos chatbots para o negócio?

Ok, até agora nós focamos nos benefícios que os chatbots trazem aos consumidores, mas por que as empresas devem investir nessa ferramenta?

Além de aumentar a produtividade da equipe, liberando espaço para demandas mais criativas e urgentes, existem outros benefícios que podem influenciar diretamente nos resultados do seu negócio.

Confira:

🔎Leia também: 50 Estatísticas de Marketing Digital para 2023

Chatbots geram mais leads qualificados

Um relatório da Drift mostrou que 59% das empresas listam o aumento na geração de leads qualificados como um dos benefícios do uso de chatbots.

67% ainda apontam que o chatbot ajuda a obter mais informações sobre o cliente, facilitando a qualificação.

Chatbots geram mais leads qualificados

Isso acontece porque, além da ferramenta estar disponível a todo momento, então você não perderá um contato, o chatbot pode fazer uma pré-qualificação dos usuários por meio de perguntas personalizadas e já encaminhar o consumidor para a etapa certa.

🧐Saiba mais: 30 Dados e Estatísticas sobre Geração de Leads que Você Precisa Conhecer

Chatbots economizam até 30% em custos de atendimento

Conforme dados da IBM, chatbots podem economizar até 30% dos custos de atendimento de uma empresa, assumindo 80% das tarefas rotineiras e dúvidas dos consumidores.

Chatbots economizam até 30% em custos de atendimento

Sabe todo o custo que você tinha com colaboradores, ferramentas, local de trabalho, horas de atendimento?

Então, isso tudo pode ser economizado com um chatbot ao seu lado, sendo o responsável por atender seu público.

Chatbots reduzem ligações, mensagens instantâneas e e-mails em 70%

Não dizem por aí que tempo é dinheiro?

Pois bem, o chatbot é perito em economizar não só o tempo de sua empresa, como também diminuir a frequência de comunicações em vários outros canais.

Um estudo da Gartner demonstrou que assistentes virtuais e chatbots podem reduzir em até 70% o número de ligações, mensagens instantâneas e e-mails trocados com consumidores.

Chatbots reduzem ligações, mensagens instantâneas e e-mails em 70%

Por meio da ferramenta, além de poupar recursos, você estará alinhando suas comunicações em um único lugar, podendo aproveitar os demais canais para desenvolver outras estratégias.

Dúvidas comuns sobre chatbots

Dúvidas comuns sobre chatbots

Para fechar nosso conteúdo e deixar ainda mais claro porque algumas pessoas preferem chatbots a vendedores, vamos às dúvidas e conceitos mais comuns!👇

O que é chatbot e para que serve?

O chatbot é um software de computador que simula conversas humanas, sejam elas escritas ou faladas.

A ferramenta possibilita a interação com dispositivos digitais de forma semelhante à comunicação na vida real.

Com o chatbot é possível conversar com o usuário de forma automática e instantânea.

Quais são os tipos de chatbot?

Existem diversos tipos de chatbot. Os principais são:

  • Chatbot de atendimento: desenvolvido para fornecer informações ou sanar dúvidas sobre um produto, serviço ou processo;
  • Chatbot de marketing: gera leads qualificados, entende os hábitos e interesses de consumo;
  • Chat online (Live chat): também conhecido como assistente virtual, ele é uma mistura entre atendimento e vendas. Sua principal diferença é a necessidade de uma equipe de carne e osso por trás;
  • Chatbot baseado em regras: funciona via um esquema predeterminado de comandos e respostas. A interação é criada através de scripts;
  • Chatbot baseado em inteligência artificial: além de possibilitar a simulação da inteligência humana, esse tipo de chatbot conta com uma tecnologia de processamento de linguagem natural;
  • Chatbot de escolha de opções: oferece opções para o visitante ser guiado por comandos já pré-definidos, facilitando uma interação rápida e assertiva;
  • Chatbot de contexto: aplicado principalmente em esquemas de assistentes virtuais, como Siri, Alexa e Google Assistant;
  • Chatbot de reconhecimento de palavras-chave : identifica certas palavras pré-programadas no sistema e devolvem perguntas, respostas ou direcionais específicas aos visitantes de acordo com elas;
  • Chatbot baseado em código: construído do zero com base em códigos e normalmente renderizado através de frameworks;
  • DIY Chatbot: criado com frameworks já robustos como base, com a personalização das regras e critérios seguindo a necessidade individual da empresa.
🤿Se aprofunde: 10 Tipos de Chatbots e Como Escolher o Melhor Para o seu Negócio

Qual a melhor plataforma de chatbot?

  • Melhor chatbot de marketing e vendas:
    • Leadsterferramenta de marketing conversacional focada no aumento da geração de leads e a taxa de conversão dos sites e LPs. Tem as funções de teste A/B, lead scoring, agendamento de reuniões automático, personalização de chamadas, direcionamento para o WhatsApp e dashboard de performance.
  • Melhor chatbot de atendimento e suporte:
    • JivoChat possibilidade de aplicá-lo em sites, WhatsApp, Facebook, Instagram e e-mails.
  • Melhor chatbot para WhatsApp:
    • Botsify funcionalidade de armazenamento de dados, além da possibilidade de mensagens multimídia. Possuir integração fácil com diversos plugins e plataformas.
  • Melhor chatbot para Facebook Messenger, Telegram, Skype e outros canais:
    • ManyChat suas funcionalidades incluem marketing, vendas e suporte ao cliente. Tem possibilidade de criar seu bot ou personalizar modelos oferecidos pela plataforma.
🧐 Saiba mais: Conheça os Melhores Chatbots do Mercado para usar em 2023

Como criar um chatbot grátis para geração de leads?

Depois de todas essas informações, acredito que você tenha ficado mais interessado nos chatbots, certo? 

Então separamos aqui um passo a passo bem simples que, em menos de 10 minutos, resultará em um chatbot funcionando no seu site, confira:

  1. Inicie a sua demonstração – acesse o site da Leadster e clique em “VER DEMONSTRAÇÃO”. Logo em seguida crie rapidamente a sua conta;
  2. Configure sua conta – defina seu objetivo, informe o segmento da sua empresa, escolha as características do seu atendente virtual, crie uma chamada personalizada e visualize a demonstração em seu site;
  1. Finalize o seu primeiro fluxo – vá até “Gerenciar Fluxos”. Em seguida defina em quais páginas do site o chatbot será exibido, construa seu fluxo de perguntas, estabeleça os critérios de qualificação, direcione os leads para os canais certos e integre com suas plataformas de marketing;
  1. Ative a Leadster no seu site – basta ativar o seu chat via plugin em plataformas já configuradas (como WordPress) ou via código;
  1. O resto é com a Leadster!

E aí, bora colocar essa criação em prática?

Comece sua demonstração gratuita de 14 dias agora mesmo!


Beatriz Testa

Redatora na Leadster e jornalista em formação. Há 2 anos trabalhando com SEO, Marketing de Conteúdo, Hard News e muito mais!

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