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/ / Os Pontos Positivos e Negativos de um Sistema SaaS

Escolher um sistema SaaS para a sua empresa vem sendo o melhor custo benefício para contratações administrativas no geral. 

Aliás, hoje em dia é até bastante difícil fazer contratações de plataformas para marketing digital que não são SaaS. 

A grande maioria dessas plataformas opera no modelo Software como Serviço porque o próprio trabalho feito com elas as leva para esse caminho. 

Hoje, é praticamente padrão trabalhar com sistemas SaaS. É muito provável que a maioria das empresas que fazem marketing digital têm algum desses sistemas implementados. 

Eles, porém, vêm com alguns desafios e oportunidades que muitas vezes passam batido. 

Existem pontos positivos que, quando explorados, melhoram muito a eficiência e o custo benefício do sistema SaaS. 

E do mesma jeito, existem desafios que, quando não resolvidos, atrapalham sua eficiência e os resultados que você pode ter. 

Vamos falar sobre esses pontos hoje aqui nesse texto. Vamos entender melhor como aproveitar ao máximo o sistema SaaS que você está querendo comprar ou está usando hoje. 

Vamos lá? 

Existem Contratações no Marketing Digital que Não são SaaS?

Mulher olhando para o tablet com expressão pensativa

Antes da gente entrar com tudo nos desafios e oportunidades que os sistemas SaaS trazem, é importante a gente conversar também sobre o próprio modelo de contratação. 

Mais especificamente: é possível fazer marketing digital hoje sem usar ferramentas SaaS? 

Não, não é possível. Apesar de com certeza existirem ferramentas que não operam no modelo SaaS, elas não são muito populares e é impossível fazer marketing digital sem usar nenhuma delas. 

As próprias ferramentas do Google, como o Google Ads, são SaaS. 

O seu próprio site vai ser SaaS, já que ele é construído ou no WordPress ou usando alguma outra ferramenta que também é digital. 

Você não vai conseguir, por exemplo, comprar um software de criação de sites que vem em um disco. 

Aliás, é bem improvável que você consiga comprar um CD de software, como era comum nos anos 2000. 

Então, a imensa maioria das suas contratações de marketing digital vão ser SaaS. Aliás, nem precisa ser contratação — o WordPress é grátis para usar por ser OpenSource. E o Google Ads não cobra mensalidades. 

A questão aqui é um pouco mais profunda que isso, na verdade. Existem alguns tipos diferentes de ferramentas que, apesar de serem digitais, não são necessariamente SaaS. 

Vamos conversar melhor sobre essas diferenças no tópico logo abaixo. 

Mas por enquanto, veja esses artigos que preparamos aqui no blog sobre SaaS em geral — falamos sobre o que ele é, como contratar e até se você deveria se tornar uma empresa SaaS.

Acesse todos logo abaixo: 

➡️ Uma Análise Aprofundada do Mercado SaaS Brasileiro

➡️ Exemplos de empresas SaaS que geram leads: o que elas fazem?

➡️ O Modelo de Negócios SaaS é o Certo para a sua Empresa?

➡️ O Processo de Vendas SaaS: Construa, Escale e Lucre Alto!

Quais são os Tipos de Sistemas Digitais? SaaS, PaaS e IaaS

Quais passos tomar antes de iniciar a captação de leads

As contratações digitais hoje acontecem principalmente através desses três modelos, SaaS, PaaS e IaaS. 

O importante de entender entre esses três tipos de sistemas são as primeiras e as últimas letras das siglas. 

Vamos começando pelas últimas letras S, que significam Service

Todas as contratações sob esses modelos — e praticamente todas as contratações digitais hoje — têm como característica comum o fato delas serem serviços, e não produtos. 

Ou seja, a empresa contratada está te oferecendo um serviço — a possibilidade de usar a ferramenta através da infraestrutura da empresa contratada. 

As primeiras iniciais das siglas são os identificadores do que elas realmente são. S de software, P de plataforma, I de infraestrutura. 

A diferença entre essas três iniciais, apesar de serem simples no papel, muitas vezes se confundem na prática. Então, o que vamos explicar aqui é verdade na teoria, mas não é muito incomum ver produtos SaaS agindo como PaaS de vez em quando, por exemplo. 

Isso dito, vamos resolver logo essa questão para entender os pontos positivos e negativos de um sistema SaaS? 

Sistema SaaS

É quando você está contratando um software como serviço, e o acessa geralmente através do seu browser conectado à internet. 

Mas esses sistemas também podem ser instalados no seu computador, como é o caso do pacote Adobe.

O sistema SaaS tem como característica principal a contratação de um software pronto e com um objetivo muito bem definido. 

A Leadster, por exemplo, é uma empresa que oferece um produto SaaS — nosso chatbot de Marketing Conversacional. 

Você instala a Leadster no seu site e usa a nossa estrutura para acessar sua dashboard através do browser. 

Aqui, existe uma determinação bem específica de responsabilidades. O usuário só precisa usar o software, enquanto a empresa que oferece o sistema é responsável por mantê-lo. 

Isso traz oportunidades, mas também alguns problemas que precisam de suporte rápido para a resolução. Mas vamos conversar sobre isso mais além no texto. 

Sistema PaaS

Aqui, o P signfica Plataforma, e a sigla inteira Platform as a Service. O principal foco da ferramenta está na criação de outros aplicativos. 

Mas essa criação não é tão avançada a ponto de envolver programação direta. Geralmente, os sistemas PaaS oferecem um ambiente de desenvolvimento simples, drag n’ drop, com lógicas configuráveis por especialistas não em desenvolvimento, mas na ferramenta. 

É o caso da Salesforce, por exemplo. Ela permite a criação de vários apps diferentes para a aplicação em realidades empresariais, indo desde o RH até o marketing. 

Mas ao mesmo tempo, a Salesforce também faz algo diferente: ela também oferece softwares já prontos, tanto criados pelos seus usuários quanto os que ela própria cria. 

Por exemplo, o Salesforce CRM é um sistema SaaS. Mas a Salesforce original ainda é um sistema PaaS. 

A responsabilidade pela estrutura do sistema ainda é completamente da empresa que o fornece. Todo o desenvolvimento, suporte e integração à sua infraestrutura é oferecido no momento da contratação. 

Sistema IaaS

Aqui, estamos falando de Infraestrutura Digital como um serviço oferecido. É o caso do Microsoft Azure, por exemplo, e do AWS da Amazon. 

Aqui, a empresa é responsável por oferecer uma infraestrutura para a outra. No caso desses exemplos, e na maioria dos casos, é uma infraestrutura de servidores na nuvem. 

Você quer montar um site de mídia, por exemplo. Mas precisa de espaço para armazenar os vídeos, já que eles não vão ir para o YouTube, mas sim ficar direto no seu site. 

Para não ter problemas com espaço, você precisaria instalar um servidor físico na sua empresa, ou até mais do que um — é preciso dimensionar a estrutura para o upload dos vídeos e para os visitantes do site ao mesmo tempo. 

Outro exemplo: você está criando um aplicativo e precisa de um banco de dados. Os sistemas IaaS vendem espaço em um servidor próximo da sua localização para que você possa armazenar o que for necessário neles. 

As contratações IaaS são bastante técnicas e estão diretamente relacionadas com o desenvolvimento de aplicativos. 

Quais são os Desafios que uma Contratação SaaS traz?

Mulher com expressão de dúvida

Hoje, a contratação SaaS é praticamente o padrão. Preciso reforçar esse ponto aqui no texto porque é a realidade: trabalhar com marketing digital é trabalhar com sistemas SaaS. 

Porém, iniciantes no marketing digital precisam estar atentos a alguns desafios que uma contratação SaaS trazem.

Esses desafios não são tão complexos assim, mas precisam ser entendidos antes de você começar a estratégia para não ocasionarem problemas depois. 

Você vai perceber que muitos desses desafios nem são tão relacionados com as próprias plataformas, mas sim com seu uso, a organização dos seus processos etc. 

Vamos conversar melhor sobre esses pontos em cada item. Vamos juntos: 

Implementação do Sistema 

A própria implementação do sistema SaaS, para quem nunca passou por esse processo antes, pode ser um pouco complicada. 

A implementação leva tempo. Esse é o primeiro ponto que muita gente ignora na hora de escolher um sistema SaaS. 

Isso, é claro, depende muito da plataforma. A Leadster, por exemplo, pode ser implementada e estar em funcionamento dentro de um único dia. 

Mas existem sistemas mais complexos que vão exigir, além de um tempo para que eles possam ser operados, também um treinamento extensivo para certificar pelo menos um membro da sua equipe como especialista. 

Pense em pelo menos um mês para a implementação completa de um sistema SaaS. Mas entenda que existem alguns tão complexos que esse mês se torna três com muita facilidade. 

Sistemas de Inteligência Comercial, por exemplo, precisam de tempo para implementação e de interpretação dos dados que vão resultar nas dashboards estratégias. 

Também há uma outra dificuldade com a migração de sistemas, que é bem mais complicada. Vamos falar sobre elas logo abaixo: 

Migração de Sistemas

Implementar um sistema SaaS do zero é bem mais simples do que fazer a migração de um sistema para outro. 

Ainda mais em sistemas mais robustos, que trabalham com uma grande quantidade de informações.

Por exemplo: migrar de uma plataforma de automação de marketing para outra é bem complexo, já que você tem listas de leads, modelos de e-mail, configurações de automação etc. Migrar tudo isso leva bastante tempo. 

E além de tempo, esforço: você vai precisar contar com o suporte da ferramenta contratada e com o da ferramenta sendo substituída também. 

A migração é um processo que demanda bastante da sua equipe. Opte por realizá-la em momentos mais tranquilos, com demanda menor, para não colocar os pés pelas mãos.

A complexidade da migração pode ocasionar em uma situação conhecida como vendor lock-in. Vamos conversar sobre ela agora. 

Vendor Lock-In — Dependência de um Fornecedor 

Se a migração de sistemas SaaS ficar tão complicada a ponto dela ser quase impossível, você pode acabar sofrendo com o vendor lock-in. 

Ou seja: você só usa aquele sistema específico porque a migração é complicada demais. 

Você não gosta do sistema, a empresa inteira não gosta do sistema, nem os diretores gostam do sistema. Mas para fazer uma migração completa, são seis meses de atividade reduzida ou um mês sem nenhuma atividade. 

Nenhum desses dois cenários — que claro, são hipotéticos — é viável para a empresa. 

Reduzir sua operação por uma semana sequer já coloca a empresa em prejuízo e causa problemas para os clientes. 

Essa situação é mais comum em sistemas muito grandes, como plataformas de B.I., plataformas de automação de marketing, plataformas IaaS etc. 

Resolvê-lo não é simples: você precisa encarar o leão de frente, aceitar a derrota e fazer a migração custe o que custar. 

O que “resolve” mesmo é a prevenção. Com uma disciplina de dados interna, você consegue ir catalogando as informações do sistema em backups próprios, facilitando o processo futuro de migração. 

Sempre Online

Essa é uma dificuldade que algumas plataformas SaaS mais avançadas já estão conseguindo contornar, mas ela ainda é um problema para a maioria. 

Plataformas SaaS precisam estar sempre conectadas à internet para funcionarem. No momento que você perde a conexão, você também perde o acesso ao sistema. 

Isso é complicado, mas também entendível — o sistema funciona pela internet, então sem internet, sem sistema. 

Porém, ao mesmo tempo, esse é o padrão de contratações hoje em dia. O que estamos vivendo hoje é uma dependência fundamental da internet como ferramenta de trabalho. 

Sem ela, não trabalhamos. 

Mas claro: em muitos casos, não ter internet impossibilita o seu trabalho no geral hoje em dia. Então esse não é um problema tão grande assim, até porque a maioria das empresas não enfrenta problemas com conectividade hoje em dia. 

Suporte e SLA

Um dos maiores problemas que quem contrata um sistema SaaS enfrenta é não entender completamente o SLA e a política de suporte da ferramenta contratada. 

SLA significa Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço. É nesse documento que a empresa contratada vai determinar quais são suas responsabilidades na prestação de serviços. 

É muito comum que o suporte dessas empresas seja acionado constantemente nos primeiros meses de implementação e uso. E também é comum que essas solicitações ultrapassem o determinado inicialmente ou até o nível do razoável. 

Por exemplo: uma mepresa coloca um trabalhador sem experiência no sistema para operá-lo. Ele pode acionar o suporte todo dia para relatar bugs que nem existem. 

Isso pode gerar custos extras, caso o SLA determine suporte total mas cobre as horas. Ou pode resultar em situações desagradáveis, como a negação do suporte. 

Sempre discuta o SLA com a empresa SaaS que você está querendo contratar. E se ela não tiver um SLA pronto para te mostrar, é melhor procurar outra. 

O que os Sistemas SaaS Possibilitam para uma Empresa? 

Bom, os pontos negativos que trouxemos até agora nem estão relacionados de verdade com o funcionamento do sistema SaaS e suas particularidades.

Na verdade, eles estão tratando bem mais da realidade da operação da sua empresa. 

Nenhum desses pontos é causado pelo uso do sistema SaaS. Na verdade, esse tipo de sistema possibilita muito mais do que ele prejudica. 

A revolução SaaS nos trouxe uma democratização muito grande de ferramentas e sistemas que antes eram aplicadas somente pelas grandes empresas. 

E junto com essa democratização do uso, veio também a democratização de teorias de negócios, administração e marketing que também sempre foram dominadas pelas gigantes do mercado. 

Vamos conversar melhor sobre esses pontos e sobre mais alguns ao longo desse tópico. Vem comigo: 

Finalmente Poder Fazer o que a Empresa Nasceu para Fazer 

O Brasil é composto primariamente por pequenas empresas. 

Segundo a demografia das empresas do IBGE, 99% delas são Micro ou Pequenas Empresas — as MPE. 

As ferramentas avançadas de marketing pré boom do segmento SaaS eram, na sua maioria, proprietárias. 

E mesmo na era pré-HubSpot, mas ainda nos anos 2000, a Salesforce era a melhor alternativa para criar apps de automação de marketing. 

Mas a Salesforce sempre foi bastante cara, e sua operação nunca foi muito simples. 

Com as ferramentas SaaS, o acesso a essas ferramentas foi democratizado no preço e na complexidade.

Mais baratos, os sistemas SaaS passaram a ser empregados por empresas que antes jamais sonhariam com a sua existência.

E ao mesmo tempo, um trabalho que antes seria muito especializado — disparo de e-mails em massa de acordo com estágios no Funil de Vendas, por exemplo — passou a ser feito com alguns cliques. 

Com um sistema SaaS, a empresa não precisa mais lidar com limitações simples, e enfrenta os verdadeiros desafios que ela deve: lidar com o seu crescimento, seus clientes e seu mercado. 

Sistemas SaaS Acompanham o Desenvolvimento das suas Estratégias

Um sistema SaaS específico precisa de sucesso na estratégia que ele apoia, senão não faz sentido continuar usando-o. 

Um exemplo: você tem uma agência de marketing digital e contratou a Leadster. Nosso chatbot tem como objetivo maior a geração de leads no seu site. 

Justamente por conta disso, você precisa gerar leads no seu site. Se você não gerá-los, você não vai ver motivos para continuar um contrato conosco. 

Então, nós vamos fazer reuniões periódicas com você para saber como esse objetivo está caminhando. Vamos desenvolver material para te ajudar. Vamos nos interessar pelo seu sucesso. 

Isso é algo que os sistemas SaaS trouxeram mas que nunca foi tão comum na venda de softwares no modelo anterior — que aliás é quase inconcebível na era da internet rápida. 

Quase todos os sistemas SaaS B2B têm essa preocupação. E até alguns B2C também. 

Por exemplo: apps de yoga enviam lembretes constantes sobre as atividades que você marcou no calendário. O Nubank que te ajuda a controlar seus gastos com gráficos e objetivos. 

Isso é parte das estratégias de marketing do segmento SaaS, que não se preocupam apenas com a venda, mas com o uso — lembre-se que o pagamento é mensal! 

Crescimento Fora do Esperado para o seu Segmento e Porte

Empresas menores podem até conseguir sucesso rápido, mas crescer além do que é esperado para o seu porte e segmento é bastante difícil. 

Uma loja de roupas no bairro, por exemplo. Todo mundo lendo esse texto deve conhecer pelo menos uma dessas lojas que está no mesmo lugar há 20 anos. 

Esses negócios sempre tiveram dificuldades para crescer não por conta de baixas vendas ou algo assim, mas por limitações às vezes até físicas. 

O comércio está prosperando, mas investir em um novo imóvel para um ponto de vendas pode ter custos exorbitantes, muito arriscados para uma MPE. 

Um sistema SaaS abre possibilidades que antes seriam inconcebíveis. Um site feito no WordPress usa um sistema SaaS — o próprio WordPress. 

E o site possibilita a venda de peças para o Brasil inteiro com custos bem menores — só a transportadora para o envio e os impostos para vendas interestaduais. 


Essa empresa pode deixar de ser apenas do bairro e vender para o Brasil inteiro gastando quase nada. E para expandir seu marketing, ela pode anunciar no Google Ads, nos Social Ads, fazer automação de marketing, gerar leads de forma automatizada etc. 

Tudo isso com sistemas SaaS.


O sistema SaaS é a melhor escolha para contratação de uma plataforma de marketing hoje. Disparado. Não há a menor dúvida. 

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Categorias: Marketing digital

Fernanda Andreazzi

Especialista de Marketing na Leadster

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