Sumário
- 1 O que é a Taboola, afinal?
- 2 Como a Taboola Funciona?
- 3 Qual é o Público da Taboola?
- 4 Por que Anunciar na Taboola?
- 5 Quanto Custa Anunciar na Taboola?
- 6 Quanto a Taboola Paga para Publishers?
- 7 Quais são as Vantagens da Taboola Ads?
- 8 Como Anunciar na Taboola? O Passo a Passo
- 9 Como Obter os Melhores Resultados na Taboola Ads
- 10 Os Principais Desafios na Hora de Trabalhar com a Taboola
- 11 Por fim… Taboola vale a pena?
- 12 E mais: Algumas Dicas da Leadster
Sabemos que atualmente as marcas dependem fortemente da presença online para adquirir, reter clientes e, consequentemente, impulsionar as vendas. Por isso, falar sobre Taboola é essencial.
Sem dar muitos spoilers, a Taboola Ads é mais uma ferramenta de anúncios disponível no mercado. Ou seja, mais uma forma de você aumentar os resultados do seu negócio!
Dito isso, preparamos aqui um conteúdo completo sobre o que é a Taboola, qual o seu público, quanto custa, motivos para anunciar e muitas outras informações.
Vamos lá!
O que é a Taboola, afinal?
A Taboola é uma plataforma feita para anunciar mídias por meio da descoberta de conteúdo e native ads.
Esse tipo de anúncio distribui por mês mais de 360 bilhões de recomendações para mais de 1 bilhão de pessoas na internet.
Para isso, a Taboola utiliza inteligência artificial (IA) e business intelligence (BI) para analisar os dados e comportamentos dos usuários e assim entregar anúncios pertinentes e personalizados.
Leia também: Automação de Marketing: Como Fazer e Quais as Melhores Ferramentas do Mercado
O que são Native Ads?
Os native ads são uma forma sutil de fazer o anúncio de um produto ou serviço, em resumo.
Essa estratégia não utiliza textos diretos e com verbos impositivos, mas aguça a curiosidade do usuário por meio de informações e explicações sobre um determinado assunto.
Seu objetivo é alcançar o maior número de cliques nas campanhas promovidas, então é muito comum ver esse tipo de anúncio logo ao final de notícias, artigos ou vídeos.
Como a Taboola Funciona?
A Taboola é uma espécie de ponte, entre os anunciantes e produtores de conteúdo, na comercialização dos anúncios.
A partir do momento que uma propaganda é iniciada, o algoritmo do Taboola Ads irá verificar sites com conteúdo semelhante ao do anúncio para assim exibir a mídia paga.
A Taboola oferece diversas funcionalidades por meio de suas ferramentas, como:
- Lance inteligente: garante que os anunciantes obtenham seus engajamentos mais eficazes com o menor custo, eliminando as suposições dos ajustes de lance manuais na hora da compra do anúncio;
- Taboola Smart Bid: recurso que acessa dados de bilhões de conversões a fim de definir lances mais inteligentes na rede de editores da Taboola;
- Advanced Predictive Engine: personaliza a experiência no site:
- Dá suporte de metas ao anunciante;
- Impulsiona vendas;
- Gera leads;
- Direciona o tráfego para um site;
- Gera relatórios e informações de segmentação sobre campanhas anteriores;
- Faz segmentação avançada;
- Realiza a recirculação de conteúdo orgânico;
- Otimiza a página inicial e layouts de seção frontal;
- Direciona os usuários para as páginas de maior valor.
Qual é o Público da Taboola?
O público da Taboola Ads pode ser dividido em três grandes grupos. Confira:
Publishers
Publishers, ou apenas produtores de conteúdo, são aqueles que cedem o espaço de seu site ou portal para a publicidade paga, recebendo uma porcentagem dos valores adquiridos pela Taboola.
Alguns canais que usam a Taboola Ads são: Estadão, Terra, MSN, IstoÉ e Catraca Livre.
Anunciantes
A Taboola é procurada por diversas marcas que visam aumentar seu volume de tráfego, conversão e vendas.
Esse público acaba escolhendo pela plataforma, pois ela possibilita segmentar as campanhas, incluir formatos variados e definir os investimentos de forma intuitiva.
Usuário Final
Os visitantes dos sites e portais parceiros da Taboola serão aqueles a terem contato com as campanhas feitas por sua empresa.
Lembrando que, como dito, a plataforma distribui mensalmente mais de 360 bilhões de recomendações para mais de 1 bilhão de pessoas.
Por que Anunciar na Taboola?
A Taboola Ads é mais uma forma de você conectar sua empresa a milhares de sites de editores, aumentando suas chances de engajamento, conversão e, consequentemente, vendas.
Além disso, com a plataforma você terá os seguintes benefícios:
- Recomendações relevantes e os anúncios nativos que se encaixam perfeitamente no site, evitando que os visitantes não sejam incomodados ou distraídos por eles;
- Tecnologia usada ajuda a envolver o público e gerar receita com o conteúdo;
- Oportunidade de alto impacto para alcançar os consumidores por meio de conteúdo editorial relevante;
- Recomendação de conteúdo semelhante ao artigo ou site que uma pessoa já está visualizando;
- Acesso direto a marcas mais conhecidas, usuários populares e principais publicações na web.
Quanto Custa Anunciar na Taboola?
Para facilitar seu entendimento, vamos lembrar que o pagamento da Taboola é baseado no custo por clique (CPC). Ou seja, o anunciante só será cobrado quando alguém clicar em sua publicidade.
Na Taboola Ads você pode até mesmo criar anúncios com o custo de US$0,01, porém, para obter um desempenho razoável, a plataforma indica um CPC entre US$0,20 e US$0,70, variando conforme objetivos, nicho, tempo de campanha etc.
Quanto a Taboola Paga para Publishers?
Não houve nenhuma divulgação quanto aos valores que a Taboola Ads paga para os publishers. Porém, como já falamos anteriormente, a plataforma dá uma parte dos valores arrecadados para cada portal ou site.
Os números vão depender da quantidade de retorno vindo dos anúncios, objetivo da campanha, segmento do mercado e tempo que a campanha fica no ar.
Quais são as Vantagens da Taboola Ads?
Após ficar por dentro de todas as especificidades da Taboola Ads, vamos às suas principais vantagens!
Grande exposição
Lembre-se que os parceiros da Taboola são de grande alcance.
Por isso, esse tipo de anúncio irá gerar maior exposição e engajamento para sua marca, uma vez que vai inserir sua empresa no mercado certo, ou seja, aquele compatível com o segmento de sua empresa.
Ferramenta não tão explorada por concorrentes
Está aí uma forma de se destacar entre os concorrentes.
No Brasil a Taboola Ads não é muito utilizada pelos setores de marketing e vendas, por isso, aproveite a oportunidade e já saia na frente dos demais.
Chance de menor CPC
Já que não há um investimento mínimo na plataforma, é muito provável que você pagará menos para alcançar mais clientes.
Menor resistência do público
Com a Taboola Ads você não vai precisar interromper a navegação do usuário, como acontece no Facebook Ads, por exemplo.
Por isso, as chances de receber um retorno do usuário são maiores, já que ele mesmo irá escolher se vai clicar no anúncio ou não.
Como Anunciar na Taboola? O Passo a Passo
Após todas essas vantagens, sei que você deve estar ansioso para anunciar na Taboola. Pensando nisso, separamos aqui o passo a passo do que você deve fazer para iniciar sua jornada.
Vamos lá!
1. Crie a conta da sua empresa
Acesse a página de criação de conta da Taboola e preencha os dados necessários:
- Nome;
- Empresa;
- E-mail;
- Entre outros.
2. Selecione o conteúdo da campanha
Com acesso à sua conta, você já poderá subir os conteúdos criados pensados previamente, sejam eles vídeos, artigos, listas com dicas, infográficos ou landing pages.
3. Segmente a campanha
Etapa muito importante para o resultado de sua campanha!
Analise os países e plataformas nas quais ela deve ser exibida, opte sempre por aparelhos como celulares, computadores e tablets.
Pense também no objetivo de sua campanha, que pode ser:
- Geração de lead;
- Compras online;
- Engajamento com o site;
- Conscientização de marca;
- Instalações de aplicativos móveis.
Por fim, defina o CPC e o limite diário e mensal para os gastos com a divulgação dos native ads.
Leia também: Como Definir o Melhor Objetivo de Campanha nos Anúncios
4. Preencha os dados de pagamento
Para finalizar e colocar sua campanha no ar, insira as informações de pagamento, como dados de um cartão de crédito e seu titular.
Pronto! Sua campanha já está rodando!
Delete, edite ou duplique as campanhas quando precisar
Lembre que você pode fazer alterações em sua campanha quando quiser.
Para isso, é necessário apenas acessar o gerenciamento de campanha e seguir os passos para:
Pausar:
Deletar:
Duplicar:
Como Obter os Melhores Resultados na Taboola Ads
Pensando em impulsionar ainda mais a performance de suas campanhas, trouxemos aqui alguns pontos importantes para se atentar.
Siga com a gente para descobrir!
Teste copys diferentes
O copywriting nada mais é do que uma forma de produção de texto estratégica, cujo objetivo é convencer o leitor a realizar uma ação específica. Neste caso, queremos que o usuário clique no anúncio.
Por isso, explore o lado informativo e curioso da escrita, não se prenda apenas no “mais do mesmo”.
Utilize títulos atraentes, storytelling, boas imagens entre outras estratégias que você confere em nosso artigo Copywriting e Marketing Digital: Como Funciona Essa Fusão!
Atenção ao layout das peças
O design também é muito importante para atrair a atenção do usuário. Então, fique atento às cores, tipos de fontes, imagens e qualidade imagética de sua campanha.
Acompanhe os resultados de perto
Se não analisar, não há como melhorar.
Por isso, de tempos em tempos, verifique seus resultados, compare-os com os anteriores, faça análises e peça opiniões de outras pessoas.
Veicule para nichos específicos
Não torne a campanha muito abrangente, isso pode acabar afetando o objetivo de seu anúncio.
Pense exatamente onde, como e por que a sua campanha deve ser veiculada no canal x ou y.
Teste o Smart Bid
Como falamos, o Smart Bid é um mecanismo da Taboola que realiza uma previsão, baseada em dados, para indicar o melhor valor CPC para a campanha.
Com essa ferramenta, você poderá definir o melhor orçamento para seus anúncios.
Os Principais Desafios na Hora de Trabalhar com a Taboola
Alguns publishers relatam que a Taboola pode acabar rejeitando as campanhas por diversos motivos, como:
- Thumbnail desalinhada ao nível de segurança da campanha;
- Conjunto de títulos inadequado ou indicando palavras abusivas;
- Problemas com as páginas de destino, como licença problemática;
- Anúncios em vídeo que afetam os direitos de propriedade intelectual – problemas de direitos autorais;
- Thumbnail com qualidade degradada.
Por isso, é importante estar atento às mínimas especificações requeridas pela plataforma, evitando ao máximo ser rejeitado.
Por fim… Taboola vale a pena?
Para responder esse questionamento, nós conversamos com Bárbara Campos, Analista de Mídia Sênior da Traktor – Agência de Performance em Mídia Paga. Confira abaixo qual foi a sua opinião e experiência sobre a Taboola.
“O Taboola para mim é um canal muito interessante de ser testado, principalmente porque ele foge dos princípios de publicidade mais comuns.
Esse tipo de anúncio, o native ads, acaba se camuflando dentro de portais e sites reconhecidos, como G1, UOL, entre outros, aparecendo como um blogpost relacionado e isso ajuda a dar visibilidade para o seu anúncio e conteúdo”.
Bárbara ainda reforça que as possibilidades na Taboola são bem interessantes, uma vez que é possível impactar o usuário diretamente nestes sites. Fora isso, lembra que os custos com custo por mil impressões (CPM) e Custo por Clique (CPC) são menores se comparados às outras mídias, o que é ótimo para reconhecimento de marca e até mesmo aumentar a consideração dos anúncios.
Ao perguntarmos sobre sua experiência, Bárbara conta:
“Para conversão, eu tive bons resultados para geração de leads para o mercado imobiliário, conseguindo ter um CPL 35% menor do que o do Facebook Ads, por exemplo”.
Após todos esses fatores, podemos afirmar, sim, que o Taboola é uma boa opção para as empresas diversificarem o mix e portfólio de anúncios. Esta é uma opção que pode ser explorada por diversos nichos: como crédito, B2B, imobiliário ou software.
E mais: Algumas Dicas da Leadster
Fechando com chave de ouro, trouxemos aqui algumas comparações entre Taboola e as demais plataformas de anúncios para auxiliar você ainda mais nessa empreitada.
Vamos lá!
Leia também: Google Ads vs Facebook Ads: Qual o Melhor para Geração de Leads?
Taboola x Outbrain
Do mesmo modo que a Taboola, o Outbrain oferece formas de anunciar por meio de native ads, ou seja, sem interrupções para o usuário.
Sua diferença está no controle da qualidade dos anúncios promovidos, servindo para bloquear spams e conteúdos não relacionados. O Outbrain aplica filtros antes que as campanhas sejam colocadas no ar.
Já no Taboola, o feedback do público é a maior ferramenta para impedir a propagação de determinados materiais.
Taboola x Google Ads
As principais diferenças entre a Taboola e o Google Ads estão nos recursos, plataforma e conectores, formatos, intenção do comprador, segurança e preços.
Como as características são grandes, criamos essa tabela completa. Confira!
Taboola x Facebook Ads
Ao compararmos o Facebook Ads com a Taboola, veremos que a vantagem do primeiro sobre o segundo é enorme. Desde número de canais, melhores sites e segmentos do mercado.
Porém, devemos lembrar que o objetivo dos dois é diferente, uma vez que o Facebook Ads interrompe a navegação do usuário e o Taboola Ads não.
Além disso, os usuários estão muito mais familiarizados a usar plataformas como Facebook e Instagram, já o Taboola muitas vezes pode não ser visto como confiável, uma vez que não está dentro do senso comum.
E então, já está preparado para investir no Taboola Ads? Comente aqui embaixo!
Ah, e para se aprofundar ainda mais nas temáticas de mídia paga, confira agora o nosso artigo sobre Por que Você Deveria Criar uma Estratégia de Marketing unindo Mídia Paga e Marketing Conversacional!
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