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Ferramentas de planejamento estratégico te ajudam a colocar em ordem as análises que seus especialistas fazem para a sua empresa. 

Aliás, mais do que isso: em muitos casos, elas são as análises. Elas oferecem o plano de fundo que você precisa para organizar informações de mercado, de público e até das suas próprias capacidades. 

Esse trabalho é bastante importante para qualquer esforço de marketing. O planejamento estratégico te permite organizar a casa para que as suas campanhas sejam muito mais efetivas. 

Hoje vamos conversar melhor sobre as ferramentas de planejamento estratégico de duas formas diferentes. 

Primeiro, vamos conversar sobre as ferramentas empresariais e administrativas — a teoria mesmo. 

Depois,trarei algumas ferramentas reais — plataformas voltadas para o planejamento estratégico que vão te ajudar a organizar essas informações. 

Nesse segundo momento, vamos falar sobre qualquer ferramenta disponível no mercado para te ajudar a fazer planejamento estratégico, não só as voltadas para isso. 

Vamos começando que o assunto é longo: 

Quais são as Ferramentas de Planejamento Estratégico para Marketing? 

Mulher com expressão pensativa ao lado de ícone de alvo

Primeiro, precisamos só fazer uma definição rápida do que são as ferramentas de planejamento estratégico propriamente ditas. 

As ferramentas práticas de planejamento estratégico são as mais variadas plataformas SaaS que você pode usar para fazer esse trabalho. 

Mas, ao mesmo tempo, também existem ferramentas de planejamento estratégico mais teóricas; são aquelas relacionadas com a forma de planejar qualquer coisa para a sua empresa. 

É sobre essas ferramentas que vamos conversar aqui neste tópico. 

Aqui, você vai ver que essas ferramentas são bastante amplas. Elas tratam do desenvolvimento de produtos, do desenvolvimento das suas campanhas de marketing, e, em alguns casos, até sobre o planejamento dos seus recursos — quando gastar o quê. 

Vamos nos aprofundar agora nas ferramentas de planejamento estratégico. Vem comigo: 

Pesquisas de Marketing 

A maior ferramenta de planejamento estratégico do mercado é a pesquisa de marketing. 

É importante aqui entender o que exatamente é marketing. Ele é uma série de estratégias e ações que busca levar uma marca e seus produtos para o mercado. 

O que muita gente confunde é a definição de onde o marketing começa. Já nas primeiras fases de desenvolvimento do produto, antes de ele sequer ter um nome, antes da sua marca existir, você já está fazendo marketing. 

O marketing é a criação e o desenho do que você precisa fazer, e também o próprio ato de fazer. 

É por isso que as pesquisas de marketing são tão importantes. Através delas, você consegue entender seu público e o caminho que você precisa tomar em qualquer estágio — desde os iniciais até anos depois do produto ser lançado. 

Temos um texto que explica com detalhes — incluindo sugestões de ferramentas — como fazer uma pesquisa de marketing. Acesse no link logo abaixo: 

➡️ Como Fazer Pesquisa de Marketing? 5 Recursos e 10 perguntas 

Plano de Negócios

O plano de negócios também é uma ferramenta bastante necessária para o planejamento estratégico, seja ele feito do jeito que for. 

Com um plano de negócios, você consegue identificar as principais oportunidades do mercado em que você está se inserindo, e também seus principais desafios. 

É através do plano de negócios que, no momento de abrir sua empresa, você já começa a fazer um planejamento estratégico operacional. 

Normalmente, um plano de negócios inclui: 

  • Definição da empresa, com Missão, Visão e Valores; 
  • Definição do(s) produto(s) oferecido(s); 
  • O modelo de negócios da empresa; 
  • A concorrência; 
  • Quais são os recursos necessários para o funcionamento; 
  • Quais são as pessoas necessárias; 

E outras informações mais específicas. 

Temos alguns exemplos de plano de negócios do segmento agências de marketing. Vale a leitura para entender na prática como ele funciona. Acesse logo abaixo: 

➡️ 6 Planos de Negócios para Agência de Marketing Digital PDF

Plano de Marketing

Um plano de marketing é um esforço que você faz para organizar as ações e campanhas que você quer lançar. 

E também para organizar as metodologias que você vai empregar para que tudo funcione como o esperado. 

O plano de marketing envolve: 

  • A delimitação do público-alvo
  • A criação de personas;
  • A delimitação de quem vai trabalhar na estratégia; 
  • Quais as metodologias a serem usadas; 
  • Como serão as campanhas de Mídias Pagas; 
  • Em quais mídias você vai anunciar; 
  • Onde você vai fazer Marketing de Conteúdo e como; 

Dentre outras determinações. 

É através do plano de marketing que você consegue entender exatamente como suas campanhas vão acontecer. E “acontecer” de verdade: como serão as rotinas de produção, qual é o orçamento, quais são os resultados esperados etc. 

Temos um modelo que fala especificamente sobre o plano de marketing. Acesse logo abaixo: 

➡️ Plano de Marketing para Pequenas Empresas

Matrizes e Estratégias Empresariais 

Além dessas estratégias mais básicas, voltadas para a criação, lançamento e divulgação do seu negócio, existem algumas outras bem mais avançadas. 

São as matrizes e as teorias administrativas que todo empreendedor precisa conhecer. Algumas delas precisam estar sempre na ponta da língua.

Entre elas, podemos citar: 

  • Matriz BCG: ajuda a determinar ações sobre o seu produto. É voltada para uma análise e categorização mais simples, determinando o que vende, o que não está vendendo, o que tem potencial de crescimento e o que ainda é uma incógnita;
  • Pirâmide de Maslow: ajuda a analisar seu público-alvo através de uma visão da psicologia, é relacionado às necessidades dos seres humanos e onde seu produto se encaixa nessa hierarquia; 
  • Matriz de Mendelow: ajuda a categorizar os clientes e stakeholders da marca, entendendo quais precisam de mais esforços e investimentos e quais não; 
  • Matriz GE/McKinsey: ajuda a categorizar unidades de negócio, para entender em quais delas vale a pena investir e em quais não; 
  • Fatores PESTEL: determinam os principais pontos de atenção na interação entre a sua marca e seu público. A sigla vem do nome dos fatores: Políticos, Econômicos, Social, Tecnológico, Ecológico e Legal; 
  • As 5 forças de Porter: determina os principais pontos de atenção ao fazer análise de concorrência; 
  • Matriz SWOT: determina quais são os pontos fortes e fracos da sua marca em relação ao mercado; 
  • A Cauda Longa: ajuda a determinar seu catálogo de produtos, determinando que quanto mais produtos você tem, maior será seu faturamento sempre. 

Se você pesquisar por “ferramentas de planejamento estratégico” no Google, esses vão ser os principais resultados. Mas essas são teorias de marketing e administração. 

Ao mesmo tempo que é importante conhecê-las, na maior parte do tempo, o planejamento estratégico que elas oferecem é mais amplo, não estando muito relacionadas diretamente com o marketing digital. 

Nós temos um texto que já lista as principais teorias de marketing. Vale bastante a pena a leitura. 

Todas essas ferramentas, e mais algumas outras, estão descritas lá com bastantes detalhes. Acesse logo abaixo: 

➡️ As Principais Teorias de Marketing para o Mundo Contemporâneo

OKRs e KPIs

Essas são grandes ferramentas de planejamento estratégico, relacionadas com a sua operação do dia a dia, com o seu passado e com o seu futuro também. 

Os OKRs e KPIs são relacionados com as suas metas. Na verdade, as metas são, em muitos casos, derivadas deles. 

Um OKR é um Objetivo Chave da Organização. “Crescimento de 50% em relação ao primeiro quarter“, por exemplo, é um objetivo chave, mesmo sendo mais simples. 

Outros exemplos: 

  • Aumentar o ROI YoY em 50%; 
  • Lançar outros 3 produtos em um ano; 
  • Abrir uma filial em outro estado. 

Os KPIs são os Indicadores Chave de Performance. Eles estão relacionados aos OKRs, que os informam. 

Por exemplo: para aumentar o ROI em 50%, quais são as ações específicas que precisam ser feitas? Maior eficiência da equipe, determinação de metas diárias de vendas etc. 

Os indicadores dessas ações específicas são os KPIs. Nesse caso, a eficiência da equipe é medida por uma série de indicadores, certo? Quantidade de vendas brutas, comparadas etc. 

Esses indicadores são os KPIs — os principais para entender se um OKR está sendo atingido ou não. 

Também temos um texto que expande muito mais a compreensão sobre esse assunto. Acesse logo abaixo: 

➡️ 30 KPIs de Vendas, Marketing e CS que os Líderes Querem ver no seu Dashboard

Existem ferramentas no mercado voltadas para essa função. Mas essas ferramentas são muito amplas. 

Por exemplo, uma plataforma de automação de marketing pode ser considerada uma ferramenta de planejamento estratégico. 

Ao mesmo tempo, plataformas de Business Intelligence também são. 

Mas a diferença entre essas duas ferramentas é óbvia — uma é bastante focada, enquanto a outra é mais holística e analisa muitas origens de dados. 

Como Fazer um Planejamento Estratégico para a sua Marca? 

Pessoa desenhando um caminho entre um cliente e a venda

Bom, o que vimos até agora são ferramentas administrativas e de marketing para que você consiga fazer um ótimo planejamento estratégico para a sua marca. 

Mas como exatamente fazer esse planejamento? O que é necessário? Como é o começo e quando você vai saber quando o planejamento estiver pronto? 

Vamos conversar sobre esses pontos agora aqui neste tópico. E, logo depois, vamos falar sobre algumas ferramentas que vão te ajudar a organizar todas essas informações. 

Aqui, organizamos os estágios de um planejamento estratégico assim: 

  • O início — organizando as informações, criando KPIs e OKRs, determinando a equipe etc.; 
  • O meio — quais informações analisar, como analisá-las, quanto tempo o trabalho vai te custar etc.; 
  • O fim — como formalizar o planejamento estratégico, como apresentá-lo, como alterá-lo no futuro etc.; 

Vamos passar por esses três passos agora. Me acompanhe: 

O Início

Assim que você determina que é necessário fazer um planejamento estratégico, você tem alguns passos a seguir. 

Primeiro, você precisa determinar quem será a equipe que irá fazer o planejamento estratégico. 

Busque pessoas que já conhecem a empresa há algum tempo e que estão preparadas e dispostas para fazer as análises. Essa equipe não costuma ser muito grande: 3 ou 4 pessoas já é o suficiente. 

Ainda nesse ponto, é importante determinar quem vai fazer o quê. Por exemplo: quem vai fazer a captação dos dados? Quem vai interpretá-los? Quem vai redigir o documento? 

Definida a equipe, é importante determinar quais serão as estratégias utilizadas — as ferramentas de planejamento estratégico. 

Entre todos os pontos que listamos no tópico anterior, quais você vai utilizar? 

É importante entender aqui que o planejamento estratégico pode acontecer (e acontece) de diferentes formas. 

Uma análise de concorrência vai exigir SWOT, por exemplo, mas não exige uma Matriz BCG, necessariamente. 

Com isso, você já tem a equipe e o método — você já está começando o seu planejamento estratégico. 

Mas e agora? 

O Meio

Aqui, você vai precisar realmente fazer o planejamento estratégico, usando as ferramentas que você determinou como as principais para o trabalho. 

É bem complicado te dizer exatamente como esse planejamento estratégico vai realmente acontecer, já que entendemos que cada planejamento é único. Cada empresa vai fazer de um jeito diferente. 

Mas é aqui que você vai fazer um trabalho muito fundamental: o de entender os dados que você já possui na sua empresa. 

Se ela está começando agora, então os dados presentes no seu Plano de Negócios. Como você pretende encarar o cenário proposto por lá? Qual é a sua resposta a ele? 

Se você está fazendo seu primeiro planejamento estratégico em uma empresa já consolidada, você vai precisar analisar os dados que você já tem, com base na metodologia escolhida. 

Tudo o que a empresa faz gera dados. Grande parte do planejamento estratégico está em encontrar esses dados e interpretá-los.  

Enquanto você vai fazendo isso, o documento formalizado do planejamento estratégico já vai sendo criado. 

Mas há alguns pontos que você precisa entender sobre isso. Estamos nos aproximando da última etapa: 

O Fim

Para terminar, é importante entender que o planejamento estratégico precisa estar bem formalizado em um documento e ser, acima de tudo, de fácil entendimento. 

Qualquer um precisa poder acessar o planejamento estratégico e entendê-lo perfeitamente. 

Não deixe esse trabalho só com uma pessoa. Alguém que escreva bem e um designer trabalhando juntos é o fundamental para deixar o documento bem configurado. 

O padrão é criar dois documentos: um dossiê com os dados completos e a interpretação mais aprofundada, além de uma apresentação em slides para a consulta simples. 

Também é necessário apresentar o planejamento estratégico para a diretoria da empresa, e aceitar qualquer alteração que for solicitada. 

Esse ponto é bastante importante. Durante a elaboração do planejamento estratégico, raramente você vai ter um respaldo direto da diretoria. 

São muito poucos os casos em que a diretoria se envolve diretamente nessa pesquisa e determinação. 

Então, na hora da apresentação é que você vai ter o feedback e a opinião dessas pessoas. Valorize-as muito! 

As 23 Melhores Ferramentas de Planejamento Estratégico do Mercado 

Até agora, conversamos sobre as ferramentas teóricas e administrativas que são usadas para criar um planejamento estratégico. 

E também conversamos sobre como fazer esse planejamento estratégico em três passos que, apesar de parecerem simples, são bastante complexos. 

Mas existem algumas ferramentas de planejamento estratégico que vão te ajudar a ter mais sucesso nessa elaboração. 

Trouxe algumas aqui, separadas por área de atuação. Essas áreas são as seguintes: 

  • Captação e interpretação de dados; 
  • Desenvolvimento colaborativo do documento; 
  • Ferramentas de criação e apresentação do documento; 
  • Softwares de gestão de equipe;
  • Softwares de gestão de vendas e marketing. 

Precisamos conversar sobre a gestão de equipe, vendas e marketing, apesar desses sistemas serem mais utilizados durante a execução do planejamento estratégico e não da sua elaboração. 

Eles são importantes porque precisam estar contidos no seu planejamento estratégico. Como entendemos até aqui, é fundamental já planejar como a organização das demandas determinadas no planejamento estratégico vai acontecer. 

Com essas ferramentas, fica mais fácil determinar funções e até cadastrar jobs já com antecedência. 

Mas vamos conversar melhor sobre isso em cada tópico. Vamos direto para eles e as sugestões de ferramentas de planejamento estratégico. 

Captação e Interpretação de Dados

Você vai precisar de ferramentas para a análise de dados para entender como está o mercado em que você está se inserindo. 

Essas plataformas geralmente são as de Business Intelligence.

Porém, as plataformas de Business Intelligence vêm elas próprias com algumas limitações.

A maior delas, com certeza, é que elas levam tempo para serem implementadas e para começar a gerar dados. 

É necessário integrá-las às suas outras ferramentas e bancos de dados para que elas consigam gerar uma dashboard compreensiva com todos os dados que você tem. 

As principais ferramentas de Business Intelligence do mercado são as seguintes: 

Desenvolvimento Colaborativo do Documento

O trabalho de planejamento estratégico é naturalmente colaborativo. Não é possível nem pensar no planejamento estratégico ignorando esse seu lado. 

As primeiras reuniões serão feitas com uma equipe ao seu lado, mas o desenvolvimento do documento em si também precisa ser. 

Para isso, existem alguns softwares simples que vão te ajudar. O próprio Google Docs é um deles. 

Mas dependendo da complexidade do trabalho sendo feito, você vai precisar de softwares mais robustos. 

Veja a lista logo abaixo: 

Ferramentas de Criação e Apresentação do Documento

Além de criar o documento, você também vai precisar criar uma apresentação, que também serve como um documento reduzido para consultas rápidas. 

A apresentação deve ser simples, direta e elegante, para estimular a diretoria e os stakeholders do projeto a darem seus feedbacks. 

Como conversamos, esses feedbacks são muito importantes e, em muitos casos, o único momento em que você vai conseguir colhê-los. 

Então, faça uma ótima apresentação para que os feedbacks sejam mais concisos e diretos, e para que ninguém já chegue na reunião de má vontade. 

Veja as principais ferramentas para fazer esse trabalho: 

Softwares de Gestão de Equipe

Até agora, vimos quais são os softwares básicos para fazer o planejamento estratégico, mas só para ter o documento pronto e a apresentação já preparada. 

Porém, também é importante buscar softwares de gestão de equipe para pautar as atividades que você está propondo no planejamento estratégico. 

Conhecendo as ferramentas, você já deixa tudo planejado antes. Quem faz o quê, quais são os prazos etc. 

Aliás, usando a ferramenta, você já consegue deixar tudo mais ou menos pronto, pré-configurado. 

Dessa forma, quando chegar o momento de colocar a equipe para trabalhar, você já tem metade do caminho andado. 

Os principais softwares de gestão de processos são: 

Todas essas ferramentas estão listadas com mais detalhes no nosso texto sobre o assunto, que também traz várias outras. Acesse logo abaixo: 

➡️ 10 Ferramentas de Gerenciamento de Projetos e como Escolher

Softwares de Gestão de Vendas e Marketing

Os últimos softwares que eu quero te mostrar são as plataformas de automação de marketing e os CRMs de vendas. 

Qualquer estratégia de marketing digital hoje vai precisar dessas ferramentas. 

Elas vão te ajudar até a entender o que você consegue fazer no seu planejamento estratégico. 

Por exemplo: você pode incluir e-mail marketing com automação porque sabe que a sua plataforma vai oferecer esse recurso. 

Se ela não oferecê-lo, você sabe que não é possível contar com esse serviço já na elaboração do seu planejamento estratégico. 

Os principais softwares de gestão de vendas e marketing do mercado são:

Temos várias outras recomendações no nosso texto exclusivo sobre o tema. Acesse no link logo abaixo.

➡️ 19 Melhores Ferramentas de Automação de Marketing em 2024 – Com Avaliações!

Espero que a gente tenha conseguido te ajudar a entender melhor quais são as ferramentas de planejamento estratégico.

Analisar os dados é o ponto mais importante que você precisa levar em conta na hora de fazer esse trabalho. 

Quer saber como analisá-los da melhor forma possível? Faça um benchmark dos nossos resultados! 

Temos um webinar no qual mostramos todos os nossos principais dados de 2023, com tudo o que deu certo, errado, e mais ou menos. 

E são informações reais das estratégias de marketing e business aqui da Leadster. Vale muito a pena a leitura. 

É só clicar no banner para acessar, ok? Obrigado pela leitura e nos vemos no próximo texto! 

Categorias: Geração de Leads

Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster. Atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom

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