Sumário
- 1 Por que ter um chatbot é importante?
- 2 O que é teste A/B e porque é uma estratégia de marketing essencial
- 3 Por que realizar testes A/B com seu chatbot?
- 4 Dicas para otimizar o chatbot com teste A/B
- 5 Conclusão
Você já utiliza o teste A/B para criar fluxos mais eficientes com seu chatbot?
Essa é uma das principais formas de otimizar o funcionamento dessa ferramenta que já se comprovou como uma das mais eficientes para geração de Leads.
Mas há uma maneira de ir além, e compreender minuciosamente quais são as
palavras e chamadas que mais convertem: o teste A/B com chatbot.
Confira como aplicar essa metodologia e ampliar ainda mais sua taxa de conversão!
Por que ter um chatbot é importante?
Chatbot é uma espécie de robô que simula uma conversa com os usuários que visitam seu site.
Utilizando a estratégia de marketing conversacional, os usuários ficam mais propensos a realizar um cadastro em seu site.
Personalizando as perguntas realizadas com automações, é possível atingir taxas ainda maiores de conversão.
Logo, a importância de utilizá-lo é ampliar a geração de leads, oferecendo uma experiência agradável de cadastro ao usuário e convertendo leads mais qualificados.
O que faz do chatbot uma ferramenta efetiva?
Além de chamar a atenção do usuário e tornar o cadastro um processo mais simples, o chatbot é efetivo por outros fatores.
Dentre esses, o principal é a possibilidade de personalizar os fluxos.
Ou seja, as perguntas podem variar de acordo com o canal de origem do usuário, o tempo que ele está na tela e até mesmo com as próprias respostas que ele dá no início do cadastro.
Para compreender quais abordagens são mais efetivas no seu chatbot, não há outra forma: é necessário testar.
Os menores detalhes podem fazer a diferença na hora de converter leads qualificados.
É aí que entra o teste A/B. Vamos entender como aplicar essa estratégia no seu chatbot?
O que é teste A/B e porque é uma estratégia de marketing essencial
Teste A/B é uma metodologia de testes que utiliza múltiplas variantes de algum elemento em um produto ou comunicação para descobrir qual das variantes performa melhor.
Em outras palavras, o teste A/B é uma forma de testar hipóteses diferentes para concluir qual é mais efetiva para alcançar o seu objetivo.
Por que realizar testes A/B com seu chatbot?
Com testes A/B no seu chatbot, você consegue criar diferentes variantes de fluxos e perguntas na mesma página.
Assim, você testa hipóteses e determina a variante mais efetiva para cada etapa do fluxo. Além disso, é possível identificar padrões e otimizar outros fluxos.
Com testes efetivos, você determina os fluxos que têm potencial de gerar leads mais qualificados, oferecer uma experiência de cadastro melhor e, consequentemente, aumentar sua taxa de conversão.
Dicas para otimizar o chatbot com teste A/B
Agora que você já sabe a importância e realizar testes A/B no seu chatbot, veja o passo a passo de como realizá-los:
Escolha a melhor plataforma
O primeiro passo para utilizar o teste A/B como uma estratégia para otimizar seu chatbot é escolher a melhor plataforma.
A Leadster oferece um chatbot para marketing que otimiza a sua conversão de Leads.
Além de fluxos personalizáveis, fácil implementação e resultados comprovados, a plataforma da Leadster conta com uma funcionalidade de teste A/B que pode ser configurada facilmente no painel.
Conheça mais sobre a Leadster
Entenda a jornada do seu cliente
Antes de começar a realizar testes A/B com seu chatbot, é necessário ter muito claro o mapa da jornada do cliente.
As etapas do funil que você construiu serão fundamentais para programar o seu chatbot, definir as melhores chamadas e abordagens para seu cliente.
Por exemplo:
- Um usuário que está visitando o seu site pela primeira vez, e teve como origem algum anúncio no Google Ads, o chatbot pode ter uma chamada menos incisiva, convidando-o a conhecer melhor a sua solução.
- Por outro lado, um usuário que chegou ao site por clicar em um e-mail enviado apenas para sua base de leads engajados já está mais próximo de converter, por isso, a chamada pode ser mais incisiva para que ele realize a compra.
Nos próximos tópicos, você entenderá melhor como criar chamadas personalizadas e configurar o chatbot da Leadster de forma otimizada.
Configure o seu chatbot
Primeiramente, vamos mostrar como funciona a criação de um chatbot grátis com a Leadster.
Ao iniciar a demonstração da plataforma, você irá realizar um simples cadastro através do nosso chatbot.
Com sua conta criada, poderá utilizar a conta gratuita por 14 dias, o período de demonstração nos quais você já verá sua geração de leads aumentar.
Vamos perguntar algumas questões fundamentais para que você aproveite ao máximo a ferramenta, como o seu objetivo e segmento da sua empresa.
Após informar seus dados e optar dentre as opções disponíveis, você já poderá criar o seu primeiro fluxo.
A plataforma possui um passo a passo para configuração ideal, e você personaliza as suas chamadas e cria quantos fluxos quiser para experimentar o chatbot.
Dica: para saber mais sobre como criar um Chatbot Grátis com a Leadster, confira este artigo em nosso blog
Analise o comportamento dos usuários e as métricas do chatbot
No painel da Leadster, você irá monitorar o comportamento dos usuários nas diferentes páginas em que configurar o chatbot.
Os insights oferecidos pela plataforma irão te ajudar a identificar os pontos de melhoria nos seus fluxos de chatbot.
Identifique quais perguntas quer otimizar primeiro
Com base na sua análise, identifique quais perguntas quer otimizar primeiro.
O parâmetro dependerá do desempenho do fluxo criado em cada etapa. Se a taxa de abertura do chat está baixa, é recomendado realizar testes com diferentes chamadas para abertura do chat.
Por outro lado, pode ser que alguma etapa do fluxo esteja com uma taxa de desistência muito alta.
Sabendo disso, você pode repensar o texto da pergunta, realizá-la antes ou depois, ou até mesmo retirá-la do seu fluxo, dependendo de sua relevância para qualificar e capturar o lead.
Se você está em busca da melhor opção, é aí que entra o teste A/B:
Crie o seu primeiro teste A/B
Ao configurar fluxos na plataforma da Leadster, há uma funcionalidade que cria testes A/B de forma automática.
Você habilita a função na etapa que deseja otimizar e insere duas ou mais opções para o texto. Veja um exemplo abaixo:
Além do teste A/B com chamadas inteligentes e perguntas, a plataforma também permite utilizar variantes diferentes no Desktop e no Mobile.
Também é possível criar testes A/B para os fluxos de perguntas e até mesmo da que foto que aparece no Chatbot do seu site.
Monitore os dados dos seus testes A/B e otimize o seu chatbot
Agora, no próprio painel você poderá monitorar os resultados dos testes feitos.
A opção que tiver um desempenho melhor (como uma menor taxa de desistência ou respostas mais completas) pode ser escolhida como definitiva.
Basta clicar em “Usar esta versão” e partir para outras otimizações no seu fluxo de chatbot.
Conclusão
É muito simples realizar testes A/B na plataforma da Leadster, não?
Além do teste A/B, a ferramenta conta com diversas funcionalidades para otimizar a sua conversão e qualificação de leads.
Não perca mais tempo e comece a utilizar o chatbot da Leadster gratuitamente.
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