Sumário
Você está pensando em como melhorar o branding de sua empresa e destacá-la no mercado? O marketing de eventos pode ser a solução!
Com essa estratégia, sua empresa consegue se aproximar ainda mais dos leads e clientes, fortalecer laços já existentes e ainda fazer um bom networking.
Para saber mais sobre marketing de eventos, sua função e estratégias, siga no texto!
O que é Marketing de Eventos?
O marketing de eventos é uma estratégia para promover a empresa, utilizando o contato presencial ou à distância com os clientes em eventos como conferências, feiras, seminários e palestras.
Lembrando também que o marketing de eventos é uma ótima forma de conhecer novas empresas, e quem sabe criar futuras parcerias, além de captar novos leads.
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Como o Marketing de Eventos Funciona?
O marketing de eventos pode funcionar de duas formas:
- A própria marca organiza, sendo o anfitrião do evento – fortalecendo a relação com os clientes e prospects, firmar novas parcerias e gerar mais leads ou
- Participar como convidado – promovendo os produtos e serviços, além de fortalecer a reputação de uma marca ao demonstrar os seus conhecimentos.
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Qual a Importância de um Bom Plano de Marketing para Eventos?
Antes de entrar de cabeça no mundo do marketing para eventos, é necessário criar um bom planejamento. Afinal, não é apenas estar no evento que vai fazer com que seus resultados melhorem.
Por isso, pense nas estratégias que sua empresa vai utilizar para divulgar a marca, atrair clientes e se destacar.
Pense nas perguntas abaixo para fazer seu plano de marketing para eventos:
- Quais serão os canais utilizados para a promoção?
- Quais serão os pontos de venda?
- Quem é o público-alvo?
- Em quais canais eles estão mais presentes?
- Qual a melhor forma de impactar essas pessoas?
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Os Principais Tipos de Eventos que Precisam de Marketing
Existem diversos tipos de eventos de marketing, até porque eles podem ser on ou offline.
Por isso, separamos aqui os 5 principais, confira!
Conferências
As conferências são eventos maiores, com um foco mais informacional, contando com palestras de líderes e especialistas do setor.
Fora isso, muitas vezes são incluídos workshops e sessões de networking para ampliar ainda mais os benefícios dos participantes.
Seminários
O objetivo geral dos seminários é educar, por isso, é comum que sejam eventos menores e com um público ainda mais nichado.
As empresas investem nesse tipo de evento para capacitar ainda mais os profissionais, tanto de seu próprio negócio, quanto de seus possíveis clientes, a fim de gerar melhores resultados.
Eventos VIP
Eventos VIPs contam com a presença de acionistas influentes, clientes-chave, além de outros convidados honrados. O objetivo aqui é acelerar as vendas e aumentar a fidelidade do cliente.
Eventos de liderança de mercado
Como o próprio nome já diz, esse tipo de evento traz os principais profissionais do mercado para haver uma troca de ideias do mesmo interesse.
Além de melhorar o networking, os eventos de liderança de mercado permitem que os organizadores aumentem sua autoridade em um nicho e gerem bons resultados.
Lançamentos de produtos
O evento de lançamento de produtos nada mais é do que um encontro para mostrar os próximos produtos e serviços para os clientes.
Com isso, é possível deixar os clientes em potencial e compradores entusiasmados com os benefícios desse lançamento.
As 7 Principais Estratégias de Marketing para Eventos
Para fechar com chave de ouro, vamos às 7 principais estratégias de marketing para eventos!
1. Parta do entendimento do seu público
Mesmo que o evento seja para beneficiar principalmente a sua empresa, qualquer ação planejada deve partir dos interesses do público-alvo.
Ou seja, o evento deve ser pensado para a persona do seu negócio, entendendo o que ele espera dessa conferência, feira, seminários etc.
2. Dê a devida atenção ao seu site
O site é o principal meio de divulgar e informar sobre o seu evento. Então, invista em um site bem construído, com informações objetivas, um bom design e sempre aplicando as técnicas de SEO.
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3. Facilite a compra dos ingressos
Não faça o cliente ir a uma caça ao tesouro para realizar a compra dos ingressos.
Pense em, por exemplo, utilizar uma plataforma online para vendas de ingressos, como a Sympla, 4.events, Fourpass e Ticket Fácil.
4. Invista em anúncios segmentados
Pense que os anúncios devem ser segmentados e personalizados para cada tipo de usuário que sua empresa possui.
Lembre também de investir na segmentação de locais, ou seja, se vai participar de uma conferência, pense quais serão as especificações do local do evento para, dessa forma, fazer um anúncio único.
Por isso, pense em campanhas do Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads, escolhe aquele mais adequado para o seu negócio e tipo de evento.
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5. O e-mail marketing é o seu grande aliado
Um dos principais modos de chamar seu cliente para eventos que vão acontecer é por meio do e-mail marketing.
Por meio desse canal você passa os detalhes do evento, mostra as vantagens e benefícios, além de relembrar dias, e mesmo horas, antes dele acontecer.
6. Não deixe as redes sociais de lado
Invista nas redes sociais, lembre-se que as pessoas passam um bom tempo nesse canal. Por isso, aproveite a oportunidade de divulgar o evento, manter o relacionamento com o público e interagindo mais facilmente com seus seguidores.
Com as redes sociais, você poderá investir na frequência de divulgação e agilidade para tirar as possíveis dúvidas das pessoas.
7. Faça ações com influenciadores
Para que seu evento ganhe ainda mais visibilidade, invista em parcerias com influenciadores. Além de atingir um público maior, essa estratégia passa mais credibilidade, pois o usuário confia na palavra daquele que está indicando o produto, serviço ou evento.
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E então, agora que já sabe tudo sobre o marketing de eventos, o que acha de começar a investir?
Sabe qual outra estratégia que te faz captar mais leads e aumentar seus resultados? O Marketing Conversacional!
Essa técnica nada mais é do que conversar em tempo real e de forma personalizada com seus visitantes, assim como o chatbot da Leadster faz. Se ficou interessado, entenda mais sobre o assunto com o nosso conteúdo: Marketing Conversacional: O Guia Completo!
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