Confira o conteúdo que preparamos para você tirar todas as dúvidas sobre o tema da campanha publicitária.

Entenda o que é esse tipo de estratégia, como funcionam, quais são os tipos, os benefícios e as diferenças entre campanhas online e offline.

Vamos lá?

O que é uma campanha publicitária?

O que é uma campanha publicitária?

Uma campanha publicitária pode ser definida por um conjunto de ações de marketing e publicidade, que compartilham um mesmo objetivo, orçamento e tempo definido para acontecer. 

Essas ações visam um mesmo fim e, para atingi-lo, podem ser utilizados diferentes canais online e offline, de acordo com o que melhor funciona para determinado público e finalidade.

Além disso, todos os materiais e recursos utilizados em uma mesma campanha precisam ter uma unidade na mensagem transmitida, tom de voz e identidade visual.

Qual o principal objetivo da campanha publicitária?

Qual o principal objetivo da campanha publicitária?

O objetivo principal da campanha publicitária é atingir o público definido.

E, depois disso, entram os objetivos mais específicos, que podem ser a divulgação, a conversão e o retorno financeiro para a marca.

Campanhas podem ser criadas para o lançamento de produto ou serviço ou para aumentar o conhecimento de marca.

Também podem pensadas para datas comemorativas, para divulgação de promoções e condições especiais, etc.

 Continue a leitura: Como Definir o Melhor Objetivo de Campanha nos Anúncios

Qual a diferença entre anúncio e campanha publicitária?

Qual a diferença entre anúncio e campanha publicitária?

A campanha publicitária é um conjunto de diversas ações e materiais, entre eles, os anúncios.

Por outro lado, pode-se criar um anúncio sem que este faça parte de uma campanha completa. 

Um anúncio é uma peça publicitária.

A campanha é toda uma estratégia planejada e integrada. 

Principais diferenças entre campanhas publicitárias offline e online

Principais diferenças entre campanhas publicitárias offline e online

As campanhas publicitárias podem ser offline ou online, ou ainda mesclar canais e ações desses dois contextos.

Aqui explicamos a diferença entre elas:

Campanha offline

As campanhas offline são aquelas que exploram as mídias mais tradicionais e que não estão relacionadas com a internet: televisão, rádio, outdoor, jornais, revistas, etc. 

Também são consideradas campanhas offline aquelas que envolvem ações promocionais (como panfletagem, demonstrações e ações em eventos), além das ações desenvolvidas para pontos de venda.

As campanhas offline têm um poder de alcance mais amplo, mas também mais difícil de controlar e segmentar.

As métricas e o retorno sobre o investimento também são menos controlados do que em campanhas online.

Campanha online

Já as campanhas online são todas aquelas que são veiculadas através da internet.

Aqui alguns exemplos são campanhas de Google Ads, Facebook Ads, e-mail marketing, etc.

As campanhas online possibilitam maior poder de segmentação, de controle do orçamento e das métricas e retornos.

Por outro lado, tem um alcance menor, uma maior concorrência e maior disputa pela atenção do usuário.

Quais são os tipos de campanha publicitária?

Quais são os tipos de campanha publicitária?

Como comentamos, as campanhas publicitárias podem ter diferentes objetivos e também diferentes perfis.

Algumas diferenças alteram também a dinâmica das campanhas e por isso é importante conhecer os principais tipos:

Campanhas publicitárias institucionais

As campanhas relacionadas a marcas, sejam elas empresariais ou pessoais, são campanhas institucionais. 

Elas podem ter diferentes objetivos, como o reconhecimento do público, o aumento das vendas ou o lançamento de um novo produto ou serviço, por exemplo.

Campanhas publicitárias sociais

Já as campanhas sociais são aquelas com foco na divulgação de causas que impactam a população.

Elas podem ser desenvolvidas por marcas, ongs e instituições governamentais. 

Um exemplo desse tipo de campanha são as campanhas de doação de agasalho ou de doação de sangue.

Campanhas publicitárias políticas

E as campanhas políticas, como você deve imaginar pelo nome, são aquelas desenvolvidas pelo governo ou por candidatos, que ganham força principalmente em período eleitoral.

Esse tipo de publicidade tem uma regulamentação própria.

Como fazer uma boa campanha de publicidade?

Como fazer uma boa campanha de publicidade?

Seja qual for o tipo e objetivo da campanha publicitária, alguns pontos de atenção continuam os mesmos.

Para desenvolver uma campanha que atinja as metas determinadas, confira nossas dicas:

Descubra qual é o seu público-alvo

O primeiro passo para uma boa campanha publicitária é ter a clareza de qual público deseja-se atingir.

O público deve refletir perfil de cliente ideal e ter características específicas, pois ele determinará o grupo que será impactado, através de quais canais, materiais e linguagens. 

Além das características e perfil, a campanha deve levar em conta as diferentes etapas do funil de vendas.

Para cada momento de maturidade de compra, devem ser pensados objetivos, campanhas e muitas vezes criações diferentes para que os resultados sejam obtidos. 

 Você pode se interessar: Público-Alvo: Como Anunciar para as Pessoas Certas

Assista a propagandas na televisão

Campanhas televisivas normalmente contam com um orçamento mais alto e podem gerar insights para a sua campanha, por mais que essa não seja pensada para o mesmo canal. 

Escolha a plataforma

A escolha do canal (ou canais) da sua campanha também interfere e muito nos resultados.

Fatores como público-alvo, orçamento e recursos precisam ser levados em consideração na hora de definir onde sua campanha será veiculada. 

Você pode escolher ou mesclar mídias online e offline para tal.

Adeque para a faixa etária

Um dos pontos importantes, depois da definição do público-alvo, é a adaptação da comunicação, verbal e visual, para a faixa etária adequada.

Defina o calendário

Toda campanha publicitária tem começo e fim.

O período está relacionado com o objetivo, prazo e com o orçamento.

Então, um passo importante é definir qual é essa janela em que a campanha estará no ar. 

Leve também em consideração o tempo de planejamento e preparo dos materiais e ações, para fazer tudo com calma e melhorar os resultados dos investimentos.

Defina seu orçamento

Assim como o calendário, o orçamento da campanha também precisa estar definido antes do início da mesma.

Depois de ter em mãos o número geral, divida o orçamento entre os canais, materiais e recursos necessários.

Produza o conteúdo

Aqui entram os materiais da campanha, lembrando que podem ser necessários recursos online ou offline, de acordo com os canais que foram escolhidos até então. 

As peças, artes, textos e materiais gráficos devem ter a mesma linha criativa, direcionar o público para o mesmo lugar e ter sempre em mente o objetivo geral da campanha.

Divulgue sua campanha

O último passo é colocar a sua campanha no ar, seguindo todo o planejamento e a preparação que foi feita até aqui.

Quais são os benefícios de uma campanha publicitária?

Quais são os benefícios de uma campanha publicitária?

A campanha publicitária, quando bem planejada e bem executada, traz muitos benefícios para o negócio.

Por exemplo:

  • Melhora a imagem da marca com o público;
  • Fortalece o negócio;
  • Conquista a atenção do público;
  • Divulga novos produtos e serviços;
  • Abre as portas para novos mercados;
  • Auxilia na conquista de novos leads e clientes;
  • Educa o público;
  • Melhora os resultados de vendas.

Exemplos de campanhas publicitárias

Selecionamos alguns exemplos de campanhas publicitárias interessantes que podem te trazer inspiração!

1. Campanha Budweiser

Essa campanha da cerveja Budweiser, apesar de antiga (foi veiculada na TV em 1999), mostra a relação de amigos ao beber cerveja e assistir jogos de futebol americano.

A campanha ficou tão famosa e teve o impacto desejado, a ponto do termo “Whassup?!”, explorado no anúncio, ser utilizado em transmissões de esporte nos anos seguintes. 

2. Campanha Heineken

Outra marca de cerveja que tem campanhas publicitárias muito conhecidas e reconhecidas é a Heineken.

Existem muitos comerciais icônicos da marca, mas resolvemos compartilhar por aqui a primeira campanha audiovisual criada para o Brasil, com o conceito “A energia da noite voltou mais verde do que nunca”. 

A peça e a campanha exploram a volta das interações sociais com mais força, depois da pandemia de Covid-19.

3. Campanha Dumb Ways to Die

Para trazer um exemplo de uma campanha social, trouxemos a campanha “Dumb Ways to Die”, feita pela Metro Trains, em Melbourne, Victoria, na Austrália.

O objetivo da campanha era promover a segurança ferroviária, mas ela tomou uma proporção muito maior do que a esperada, ao viralizar na internet em todo o mundo. 

Além do vídeo de conscientização, a campanha ganhou também um jogo, disponível até hoje.

4. Campanha BMW

As campanhas da BMW são um excelente exemplo de como a marca consegue sempre passar na comunicação o ponto mais importante dos seus produtos: a sofisticação.

O público deseja um carro de luxo e pode encontrar esse desejo com as campanhas da marca.

Conclusão

Com este conteúdo você teve acesso aos conceitos e dicas que vão auxiliar na criação da campanha publicitária ideal para a sua marca.

É claro que, se você quer começar a explorar essa estratégia, o trabalho está só começando!

Beba de muitas fontes, pesquise sobre outros exemplos e estratégias e alie a criatividade com um bom planejamento para criar campanhas que entreguem o objetivo desejado por você. 

Recomendamos a leitura do post: 50 Exemplos de Anúncios Validados para Gerar Leads em 2022

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Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster, atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom