Sumário

Confira o conteúdo que preparamos para você tirar todas as dúvidas sobre o tema da campanha publicitária.

Entenda o que é esse tipo de estratégia, como funcionam, quais são os tipos, os benefícios e as diferenças entre campanhas online e offline.

Vamos lá?

O que é uma campanha publicitária?

O que é uma campanha publicitária?

Uma campanha publicitária pode ser definida por um conjunto de ações de marketing e publicidade, que compartilham um mesmo objetivo, orçamento e tempo definido para acontecer. 

Essas ações visam um mesmo fim e, para atingi-lo, podem ser utilizados diferentes canais online e offline, de acordo com o que melhor funciona para determinado público e finalidade.

Além disso, todos os materiais e recursos utilizados em uma mesma campanha precisam ter uma unidade na mensagem transmitida, tom de voz e identidade visual.

Qual o principal objetivo da campanha publicitária?

Qual o principal objetivo da campanha publicitária?

O objetivo principal da campanha publicitária é atingir o público definido.

E, depois disso, entram os objetivos mais específicos, que podem ser a divulgação, a conversão e o retorno financeiro para a marca.

Campanhas podem ser criadas para o lançamento de produto ou serviço ou para aumentar o conhecimento de marca.

Também podem ser pensadas para datas comemorativas, para divulgação de promoções e condições especiais, etc.

 Continue a leitura: Como Definir o Melhor Objetivo de Campanha nos Anúncios

Qual a diferença entre anúncio e campanha publicitária?

Qual a diferença entre anúncio e campanha publicitária?

A campanha publicitária é um conjunto de diversas ações e materiais, entre eles, os anúncios.

Por outro lado, pode-se criar um anúncio sem que este faça parte de uma campanha completa. 

Um anúncio é uma peça publicitária.

A campanha é toda uma estratégia planejada e integrada. 

Principais diferenças entre campanhas publicitárias offline e online

Principais diferenças entre campanhas publicitárias offline e online

As campanhas publicitárias podem ser offline ou online, ou ainda mesclar canais e ações desses dois contextos.

Aqui explicamos a diferença entre elas:

Campanha offline

As campanhas offline são aquelas que exploram as mídias mais tradicionais e que não estão relacionadas com a internet: televisão, rádio, outdoor, jornais, revistas, etc. 

Também são consideradas campanhas offline aquelas que envolvem ações promocionais (como panfletagem, demonstrações e ações em eventos), além das ações desenvolvidas para pontos de venda.

As campanhas offline têm um poder de alcance mais amplo, mas também mais difícil de controlar e segmentar.

As métricas e o retorno sobre o investimento também são menos controlados do que em campanhas online.

Panorama de Geração de Leads no Brasil 2023 - Leadster

Campanha online

Já as campanhas online são todas aquelas que são veiculadas através da internet.

Aqui alguns exemplos são campanhas de Google Ads, Facebook Ads, e-mail marketing, etc.

As campanhas online possibilitam maior poder de segmentação, de controle do orçamento e das métricas e retornos.

Por outro lado, tem um alcance menor, uma maior concorrência e maior disputa pela atenção do usuário.

 Leia também: Plano de Mídia Paga 2022: Guia para Criar Anúncios Online

Quando investir em campanhas publicitárias?

Quando investir em campanhas publicitárias?

Não sabe qual o momento de investir em campanhas publicitárias para sua empresa?

Pode ficar tranquilo, porque separamos aqui algumas situações que podem auxiliar você a decidir se é o momento certo ou não.

Vamos lá!

  • Sua  empresa é nova no mercado, então precisa mostrar ideias, posicionamento e identidade;
  • Sua empresa já está estabelecida no mercado, porém possui grande concorrência e precisa se destacar;
  • Você vai lançar novos produtos ou serviços. Sua divulgação precisa ser eficiente;
  • As vendas tem sido abaixo do esperado;
  • Sua empresa não tem um serviço de marketing eficaz;
  • Taxas de fidelização de cliente estão baixas;
  • Seu branding não cativa, encanta ou aproxima o seu público;
  • Você deseja conquistar mais espaço no mercado;
  • Você quer motivar os leads a fazer sua primeira compra;
  • Sua empresa quer trazer os clientes de volta;
  • Você quer educar os leads.

Quais são os tipos de campanha publicitária?

Quais são os tipos de campanha publicitária?

Como comentamos, as campanhas publicitárias podem ter diferentes objetivos e também diferentes perfis.

Algumas diferenças alteram também a dinâmica das campanhas e por isso é importante conhecer os principais tipos:

Campanhas publicitárias institucionais

As campanhas publicitárias institucionais são aquelas que visam impulsionar o reconhecimento da marca.

Seu foco não é necessariamente a venda, mas o trabalho em cima do branding da empresa.

Esse tipo de campanha, geralmente com apelo bastante emocional, quer construir uma imagem positiva da marca para criar uma conexão com seu público-alvo.

Campanhas publicitárias promocionais

As campanhas promocionais, como o próprio nome já diz, são aquelas que visam o aumento das vendas.

Seu objetivo é atrair a atenção do consumidor de formas estratégicas, utilizando copywriting, design, cores e diferentes CTAs, com objetivo de promover um produto ou serviço e estimular a compra.

Campanhas publicitárias sociais e educativas

Já as campanhas sociais são aquelas com foco na divulgação de causas que impactam a população.

Elas podem ser desenvolvidas por marcas, ongs e instituições governamentais. 

Um exemplo desse tipo de campanha são as campanhas de doação de agasalho ou de doação de sangue.

Campanhas publicitárias políticas

E as campanhas políticas, como você deve imaginar pelo nome, são aquelas desenvolvidas pelo governo ou por candidatos, que ganham força principalmente em período eleitoral.

Esse tipo de publicidade tem uma regulamentação própria.

Quais são os diferentes apelos das campanhas publicitárias?

Quais são os diferentes apelos das campanhas publicitárias?

Não há uma fórmula mágica para os apelos das campanhas eleitorais, afinal, eles variam conforme o perfil do público a ser atingido.

Pensando nisso, separamos aqui os três principais tipos de apelos publicitários utilizados.

Apelo Racional

Uma estratégia com apelo racional foca nos benefícios que produto ou serviço podem trazer ao consumidor.

Além de ser muito utilizado para vendas de necessidades básicas, como higiene e alimentação, ele também aparece para informar sobre o que ocorre na empresa.

Apelo Emocional

Além de explicitar também os benefícios trazidos pelo serviço ou produto, uma estratégia com apelo emocional utiliza storytelling e gatilhos mentais para persuadir o público, dando indiretas sobre o uso do produto e levando ao encontro das necessidades do consumidor.

Apelo Moral

O apelo moral deve ser utilizado com atenção, para não haver desentendimento sobre o que a campanha publicitária oferece.

Esse tipo de apelo quer convencer o público a aceitar uma ideia ou um comportamento considerado mais “correto”.

 Leia também: Dor do Cliente: 20 Perguntas para Identificar e Dicas para Solucionar

Como fazer uma boa campanha de publicidade?

Como fazer uma boa campanha de publicidade?

Seja qual for o tipo e objetivo da campanha publicitária, alguns pontos de atenção continuam os mesmos.

Para desenvolver uma campanha que atinja as metas determinadas, confira nossas dicas:

1. Defina os objetivos

Um dos primeiros passos para fazer uma boa campanha publicitária é definir suas metas e objetivos. 

Claro que isso varia de acordo com cada empresa e segmento.

Porém, separamos aqui alguns pontos focais que podem ser o pontapé inicial para você definir os objetivos.

Confira!

  • Aquisição de novos clientes;
  • Divulgação de produtos atuais;
  • Lançamento de novos produtos;
  • Aumento da notoriedade da marca.

💡 Dica: junto da definição de objetivo, pense em criar briefings, caso a campanha esteja sendo executada para um cliente. Isso pode adiantar e facilitar muito a execução de seu trabalho.

 Saiba mais: Como Definir o Melhor Objetivo de Campanha nos Anúncios

2. Defina os KPIs

Se você não acompanhar seus resultados, não terá como saber se suas estratégias estão indo bem ou não.

Por meio das métricas e KPIs de vendas e marketing você conseguirá analisar se sua campanha publicitária envolveu, engajou, entreteu ou resolveu o problema do consumidor.

3. Faça um diagnóstico

Antes do tratamento precisamos do diagnóstico, não é? Pois bem, isso não difere nas campanhas publicitárias.

Para isso, é necessário entender o cenário atual de sua empresa e mercado antes de traçar estratégias para atingir o objetivo.

Ou seja, para entender a fundo como anda o seu negócio, levante dados sobre:

  • Volume de vendas;
  • Faturamento;
  • Lucro;
  • Market share;
  • Satisfação dos clientes;
  • Desempenho dos funcionários;
  • Processos internos;
  • Fluxos de trabalho;
  • Posicionamento da marca e dos concorrentes.

Ferramentas como a Matriz SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) podem ajudar a desenhar o cenário da sua marca.

4. Identifique o público-alvo

O primeiro passo para uma boa campanha publicitária é ter a clareza de qual público deseja-se atingir.

O público deve refletir perfil de cliente ideal e ter características específicas, pois ele determinará o grupo que será impactado, através de quais canais, materiais e linguagens. 

Além das características e perfil, a campanha deve levar em conta as diferentes etapas do funil de vendas.

Para cada momento de maturidade de compra, devem ser pensados objetivos, campanhas e muitas vezes criações diferentes para que os resultados sejam obtidos. 

 Você pode se interessar: Público-Alvo: Como Anunciar para as Pessoas Certas

5. Selecione os canais de atuação

A escolha do canal (ou canais) da sua campanha também interfere e muito nos resultados.

Fatores como público-alvo, orçamento e recursos precisam ser levados em consideração na hora de definir onde sua campanha será veiculada. 

Você pode escolher ou mesclar mídias online e offline para tal.

6. Defina um plano de ação

É por meio do plano de ação que você conseguirá colocar em prática suas estratégias planejadas.

Por isso, siga o mnemônico 5W2H que junta as principais perguntas a serem feitas em seu plano de ação.

  • What: o que será feito, qual o escopo da campanha?
  • Why: por que será feito, qual o objetivo da campanha?
  • Who: quem fará? Divida as responsabilidades e delegue as demandas.
  • Where: onde será feito?
  • When: quando será feito? Crie cronograma da campanha.
  • How: como será feito, quais metodologias e tecnologias serão utilizadas?
  • How much: quanto vai custar? Defina o orçamento da campanha.

7. Busque referências e exemplos de campanhas

Para facilitar e otimizar seu tempo de trabalho, busque referências e ideias dentro do seu segmento de mercado. Essa estratégia fará com que você tenha mais inspirações e novas ideias.

Para isso utilize recursos como a biblioteca de anúncios do Facebook e o Pinterest.

8. Defina o calendário

Toda campanha publicitária tem começo e fim.

O período está relacionado com o objetivo, prazo e com o orçamento.

Então, um passo importante é definir qual é essa janela em que a campanha estará no ar. 

Leve também em consideração o tempo de planejamento e preparo dos materiais e ações, para fazer tudo com calma e melhorar os resultados dos investimentos.

 Leia também: Planejamento Estratégico de Marketing: O que é e Como Fazer

9. Distribua tarefas

O trabalho de criar uma campanha publicitária não se faz sozinho, por isso, pense quais equipes e funcionários irão participar do projeto.

Defina muito bem as demandas, prazos, responsabilidades e ideias para não haver ruído na comunicação e interferência no resultado final.

10. Defina seu orçamento

Assim como o calendário, o orçamento da campanha também precisa estar definido antes do início da mesma.

Depois de ter em mãos o número geral, divida o orçamento entre os canais, materiais e recursos necessários.

11. Produza o conteúdo

Aqui entram os materiais da campanha, lembrando que podem ser necessários recursos online ou offline, de acordo com os canais que foram escolhidos até então. 

As peças, artes, textos e materiais gráficos devem ter a mesma linha criativa, direcionar o público para o mesmo lugar e ter sempre em mente o objetivo geral da campanha.

 Leia também: Canvas da Proposta de Valor – O que é e Como Criar o Seu

12. Divulgue sua campanha

O último passo é colocar a sua campanha no ar, seguindo todo o planejamento e a preparação que foi feita até aqui.

13. Acompanhe os resultados

Após definir suas métricas e KPIs você precisará ficar de olho neles. Afinal, será apenas por meio dessa análise que você saberá como suas campanhas estão indo.

Como medir a eficácia de uma campanha publicitária?

Ao pensar nos resultados de sua campanha publicitária, considere os seguintes pontos:

  • Para campanhas de Engajamento
    • Número de comentários;
    • Número de pontos de vista;
    • Aumento dos números “Like” ou de assinantes;
    • Número de impressões;
    • Natureza dos comentários (positivos/negativos);
    • Consciência da marca.
  • Para Campanhas Promocionais e Institucionais
    • Leads gerados;
    • Reuniões agendadas;
    • Vendas realizadas;
    • Faturamento.

Como agências criam uma campanha publicitária?

Como agências criam uma campanha publicitária?

A criação de campanhas publicitárias para agências de publicidade não diferem muito das demais empresas.

Porém, neste caso algumas etapas a mais são realizadas e importantíssimas para o sucesso da campanha. Vamos a elas!

  1. Colete o briefing de seu cliente;
  2. Faça o planejamento da campanha; 
  3. Defina seu plano de ação e estratégias;
  4. Crie o conceito do projeto
  5. Seu conceito passará pela validação do cliente;
  6. Defina o plano de mídia;
  7. Execute as estratégias e veiculação;
  8. Faça a análise durante e após a campanha;
  9. Faça a validação da análise e campanha junto do cliente. 
 Leia também: 7 Dicas para Fazer uma Boa Gestão de Agência de Publicidade

Quais são os benefícios de uma campanha publicitária?

Quais são os benefícios de uma campanha publicitária?

A campanha publicitária, quando bem planejada e bem executada, traz muitos benefícios para o negócio.

Por exemplo:

  • Melhora a imagem da marca com o público;
  • Fortalece o negócio;
  • Conquista a atenção do público;
  • Divulga novos produtos e serviços;
  • Abre as portas para novos mercados;
  • Auxilia na conquista de novos leads e clientes;
  • Educa o público;
  • Melhora os resultados de vendas.

Ideias e Exemplos de Campanhas Publicitárias

Ideias e Exemplos de Campanhas Publicitárias

Selecionamos alguns exemplos de campanhas publicitárias interessantes que podem te trazer inspiração!

Campanha Budweiser – Whassup?!

Essa campanha da cerveja Budweiser, apesar de antiga (foi veiculada na TV em 1999), mostra a relação de amigos ao beber cerveja e assistir jogos de futebol americano.

A campanha ficou tão famosa e teve o impacto desejado, a ponto do termo “Whassup?!”, explorado no anúncio, ser utilizado em transmissões de esporte nos anos seguintes. 

Campanha Heineken – Energia verde

Outra marca de cerveja que tem campanhas publicitárias muito conhecidas e reconhecidas é a Heineken.

Existem muitos comerciais icônicos da marca, mas resolvemos compartilhar por aqui a primeira campanha audiovisual criada para o Brasil, com o conceito “A energia da noite voltou mais verde do que nunca”. 

A peça e a campanha exploram a volta das interações sociais com mais força, depois da pandemia de Covid-19.

Campanha Metro Trains – Dumb Ways to Die

Para trazer um exemplo de uma campanha social, trouxemos a campanha “Dumb Ways to Die”, feita pela Metro Trains, em Melbourne, Victoria, na Austrália.

O objetivo da campanha era promover a segurança ferroviária, mas ela tomou uma proporção muito maior do que a esperada, ao viralizar na internet em todo o mundo. 

Além do vídeo de conscientização, a campanha ganhou também um jogo, disponível até hoje.

Campanha BMW – Puro prazer de dirigir

As campanhas da BMW são um excelente exemplo de como a marca consegue sempre passar na comunicação o ponto mais importante dos seus produtos: a sofisticação.

O público deseja um carro de luxo e pode encontrar esse desejo com as campanhas da marca.

Campanha Netflix – Narcos

A campanha publicitária feita pela Netflix para divulgar a série Narcos seguiu a estratégia de repetição. 

A plataforma de streaming ficou constantemente fazendo upload de imagens e frases relacionadas à série e nos apresentando aos personagens com vídeos curtos. 

Esse tipo de conteúdo deixa o espectador querendo saber mais.

Campanha Burger King

A campanha sobre a diversidade LGBTQIA+ do Burguer King utiliza do senso comum da maioria dos adultos pensarem: “como eu vou explicar isso pra uma criança?”, quando, na verdade as próprias crianças não veem problema algum na situação.

A empresa de fast food aproveita a campanha para explicitar que todos são bem-vindos no Burger King.

Campanha Always – #likeagirl

A campanha da marca de absorventes Always, mostrou conhecer a fundo o seu público, incluindo os desafios enfrentados por ele dentro da cultura e dos tempos atuais.

A propaganda de 2015 acertou na mensagem inovadora que milhões de pessoas repetiram por muito tempo, mesmo após o final da campanha.

Campanha Volkswagem – Os últimos desejos da Kombi

Aqui vemos uma campanha de “deslançamento”.

A Volkswagen escolheu homenagear a Kombi, produzida no Brasil há mais de 50 anos, mas que deixou de ser fabricada em 2013.

A campanha conta a história da Kombi, desde sua criação até seus últimos suspiros, deixando a todos seus 15 desejos finais.

Campanha Quinto Andar – Histórias para morar

Em sua campanha mais recente, a empresa de tecnologia focada no aluguel e venda de imóveis apresenta histórias de clientes reais.

O objetivo é gerar conexão com um público muito interessante para a marca: os 30% dos brasileiros que vivem de aluguel.

Campanha Deezer – O poder da música

A nova campanha da Deezer tem como foco aproximar a marca de um público mais jovem.

Para isso, foram retratadas diversas situações aleatórias e “nonsense“, que ganham um novo sentido quando uma trilha sonora é adicionada.


Com este conteúdo você teve acesso aos conceitos e dicas que vão auxiliar na criação da campanha publicitária ideal para a sua marca.

É claro que, se você quer começar a explorar essa estratégia, o trabalho está só começando!

Beba de muitas fontes, pesquise sobre outros exemplos e estratégias e alie a criatividade com um bom planejamento para criar campanhas que entreguem o objetivo desejado por você. 

Recomendamos a leitura do post: 50 Exemplos de Anúncios Validados para Gerar Leads em 2022

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Fernanda Andreazzi

Estrategista de conteúdo na Leadster. Atua há 5 anos com Marketing Digital, Inbound Marketing, SEO - e tudo o que há de bom

1 comentário

Ana Isabel Galhardo · 22 de fevereiro de 2023 às 14:56

Obrigada me ajudou muito!!!

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