Se você administra um site de uma empresa pequena ou média já deve ter sentido o desafio de aumentar a geração de leads através de seu site. E não é para menos, com a quantidade massiva de concorrência online, adquirir tráfego para dar a visibilidade necessária para sua empresa não é tarefa fácil.
Nesta altura do campeonato, você já deve ter considerado medidas como aumentar a compra de palavras-chave do Google Ads, ou a criação de um novo site.
Porém refazer todo o site além de ser um processo que requer um grande investimento de tempo e dinheiro, é uma aposta que pode não resolver seu problema de conversão.
Temos diversas alternativas válidas, porém uma delas tem sido o segredo por anos dos sites com maior performance em geração de leads do mundo. A seguir, vamos te apresentar essa metodologia que irá aumentar seu volume de leads, sem precisar alterar em 1 centavo seu investimento em aquisição.
Porque mais dinheiro não é a solução.
Com certeza você já se pegou pensando em aumentar seu investimento nas palavras-chave do Google Ads para aumentar seu resultado, não é? Esta opção, assim como os anúncios em redes sociais são muito eficazes para gerar tráfego qualificado para seu site e consequentemente leads, mas se você depender somente dessa solução para ter mais leads pode acabar sem orçamento e com um ROI (retorno sobre o investimento) negativo.
Digo isso, pois já sabemos que ano após ano o custo por clique do Google fica 10% mais caro, resultado de consumidores mais confiantes e aumento da concorrência, inviabilizando uma estratégia baseada apenas em aumento de CPC (custo por clique).
Ok, mas qual a solução sendo que meus investimentos são limitados?
Você precisa aumentar a conversão de seu site. Dessa forma seu CPC diminui, mas a quantidade de leads qualificados cresce.
Sei que isso parece algo impossível e talvez a primeira coisa que venha à sua mente seja a reformulação do seu site. Situação que também gera um custo muito alto, que envolve não só o valor a ser pago à quem vai fazer o serviço como o tempo que sua empresa vai gastar no projeto. Além disso, sempre que um site passa por uma reformulação sem testes, pode haver uma queda considerável no tráfego orgânico logo em seguida.
Existe uma solução muito mais barata e rápida para te ajudar nesse desafio, que é o CRO, ou Conversion Rate Optimization, o braço direito do marketing digital!
CRO é um conjunto de técnicas e análises utilizadas pelo marketing digital para otimizar as conversões de um site. Ou, em outras palavras, atrair mais leads sem ter que aumentar o número de visitantes na sua página. São ações para extrair mais resultado com o tráfego que seu site já possui. |
Não existe uma fórmula infalível que deve ser cumprida para ter uma alta taxa de conversão na sua página. É preciso analisar e realizar experimentos para alinhar a proposta de valor de seu site com a necessidade de seu cliente.
Tudo isso parece complexo, mas o processo de CRO pode ser realizado sem conhecimento técnico e apenas utilizando ferramentas gratuitas.
Temos algumas metodologias que auxiliam nesse processo, sendo elas, User Experience, Copywriting, Digital Analytics, nos próximos artigos iremos passar por cada uma delas para que você construa seu plano de CRO, investindo menos de 1 hora por semana.
Hoje gostaria de te mostrar o poder que tudo isso pode ter em seu resultado final.
Exemplos de sucesso na otimização de conversão
Muitas empresas que já estão aplicando o Conversion Rate Optimization em diversas áreas de seus sites e vendo os resultados positivos em relação ao aumento de suas taxas de conversão.
Essas estratégias de CRO podem ser implantadas em diversas áreas do site, por isso é necessário fazer as análises e testes para, então, identificar os locais em que o tráfego pode ser melhorado e a melhor forma de fazê-lo.
Abaixo selecionamos alguns CASES interessantes, lembrando que apenas seguir as ações de outros sites não garante seu resultado, é necessário uma análise dos potenciais de melhorias em seu site, que será detalhado em próximos artigos.
1. Trabalhar com variações nos formulários aumenta as vendas em 22%
A Kaya Skin Clinic é uma clínica de beleza que buscava aumentar o número de consultas agendadas e as vendas no seu site. Após analisar sua página de conversão, a empresa decidiu testar uma nova chamada para seu formulário substituindo algo genérico por uma frase mais personalizada.
Este era a página original:
Essa foi a variação:
Uma simples mudança no titulo do formulário de “Para uma consulta registre-se aqui” para uma “Quero a dica de um expert” aumentou a taxa de conversão da clínica em 137,5% e suas vendas em 22%.
Lições aprendidas
- Procure usar uma linguagem mais empática, que crie uma relação com sua persona.
- Concentre-se menos no que você está oferecendo e mais no que sua persona realmente deseja.
2. Alterar a cor do botão de CTA aumentou as conversões em 21%
Cores diferentes provocam emoções diferentes nas pessoas e, por mais simples que pareça, a cor dos botões de CTA é muito importante. O Performable (agora HubSpot) testou o botão de CTA da página inicial com as cores verde e vermelho, sem alterar o restante da página.
O resultado foi um aumento de 21% nas conversões.
Lições aprendidas
- Pequenos detalhes podem gerar um grande impacto.
- Vermelho é uma cor de ação e geralmente apresenta melhor desempenho em botões e links.
3. Adicionar uma imagem humana aumentou as inscrições em 102%
As pessoas se relacionam melhor com pessoas do que com produtos ou serviços. Na maioria dos casos, sempre que houver um elemento humano na sua oferta, ele será mais atrativo. A 37Signals (agora Basecamp) procurou melhorar as conversões em sua página de destino de várias formas, mas não obteve muito resultado.
Quando finalmente eles decidiram começar do zero e adicionaram a imagem de uma mulher sorrindo para tornar a página mais convidativa, as conversões aumentaram 102,5%!
Lições aprendidas
- Não tenha medo de começar do zero e testar idéias completamente novas.
- Teste elementos humanos sempre que achar apropriado.
4. Alinhar a CTA ao conteúdo do corpo da página
Seus formulários de conversão terão maior impacto se suas mensagens concordarem. Alinhar a CTA, ao texto do corpo da página e ao título cria uma forma linear e persuasiva difícil de resistir.
Segundo a Unbounce, mais de 90% dos visitantes que lêem a chamada também leem a CTA.
Há muita oferta de informação online, o que distrai as pessoas. Mas os usuários continuarão lendo se as palavras certas estiverem no título. A reafirmação de sua oferta ratifica sua relevância e aumenta as taxas de conversões.
Nesta imagem vemos a Unbounce repetir as palavras-chave de destino no título da oferta, no subtítulo e no botão de CTA.
Lições aprendidas
- O alinhamento de “build” e “landing page” atende às necessidades do público e aos requisitos de otimização do mecanismo de pesquisa (SEO).
Sim, você precisa provar para seu visitante de que é a melhor opção para a necessidade dele. A prova social, onde os visitantes podem ver a reação e os depoimentos de outros clientes, é uma maneira poderosa de evitar essa hesitação ao formulário e mostrar os benefícios do seu produto ou serviço.
O Basecamp, por exemplo, destaca sua base de usuários para promover inscrições e reforçar sua proposta de valor.
Lições aprendidas
- Seja por meio de depoimentos, recomendações de fornecedores ou certificações de parceiros, mostrar como os outros confiam na sua empresa é uma ótima maneira de otimizar sua estratégia de conversão.
Esses casos ilustram bem como é possível aumentar a geração de leads sem necessariamente aumentar o investimento em marketing. Nos próximos artigos vamos passar por cada pilar do CRO explicando como aplicá-lo para aumentar sua taxa de conversão em algumas semanas.
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