Lançamento: ative a Inteligência do ChatGPT no seu site

Conheça a funcionalidade
Leadster
/ / Remarketing: O que é e Como Criar Campanhas que Funcionam de Verdade

Como já dizia Renato Russo, do Legião Urbana, “quem acredita sempre alcança”, ou melhor dizendo: a perseverança é a chave. Se você ainda não entendeu o que isso tem a ver com remarketing, calma que eu te explico.

O remarketing é uma estratégia de marketing, que vem tomando mais força a cada dia, além de ser a causa de altos índices de conversão

Por que isso acontece? Bom, para saber a resposta convido você a ler este artigo.

Vamos lá!

O que é Remarketing?

O que é Remarketing?

Remarketing significa fazer marketing para um mesmo usuário que já interagiu com a marca e demonstrou interesse nela em algum momento

O objetivo dessa estratégia é causar impacto naqueles que já conhecem a empresa e, consequentemente, aumentar a taxa de conversão (eu disse que quem acredita sempre alcança).

Remarketing e Retargeting: Qual a Diferença?

Remarketing e Retargeting: Qual a Diferença?

Remarketing e retargeting, vamos entender cada um deles para não causar mais confusão.

Para isso, vamos destrinchar a palavra retargeting. O termo target (inglês) significa alvo, ou seja, retargeting nada mais é do que criar anúncios para aqueles que já demonstraram interesse em algo.

A principal diferença para o remarketing é que esta última estratégia não está presa apenas a anúncios, mas também a outros tipos de mídia, como e-mail marketing.

Contudo, há um movimento no mercado em que as estratégias estão sendo utilizadas de forma trocada e até mesmo como sinônimos em alguns casos, como quando é utilizado o Google Ads.

Como o Remarketing Funciona?

Como o Remarketing Funciona?

Para saber quais usuários já demonstraram interesse no produto ou serviço da sua empresa, é necessário utilizar os cookies (sim, aqueles cliques em “aceitar” que você dá em todos os sites).  Mas, atenção! Os cookies estão morrendo, em alguns anos não vão mais existir, por isso, fique atento.

A partir disso, os anúncios e conteúdos chegam às pessoas de maneira personalizada. Por isso, não se assuste mais caso você tenha acabado de ver um produto e logo que entrar no Instagram se deparar com um anúncio dele ou até mesmo receber um e-mail de promoção.

Lembre-se também de segmentar seus públicos de remarketing. Alguns dos possíveis casos que podem aparecer são:

  • Pessoas que colocaram produtos no carrinho e não concluíram a compra, se o seu site for um e-commerce;
  • Pessoas que já compraram na sua loja e gastaram mais do que R$ 100,00 ou outro valor definido pela empresa;
  • Pessoas que visitaram mais de um determinado número de páginas do seu site;
  • Pessoas que visitaram um produto específico no seu site.

Quais são os Tipos de Remarketing?

Quais são os Tipos de Remarketing?

Agora que você já sabe o que é remarketing e como ele funciona, vamos às formas e ferramentas específicas para utilizar e aplicar a estratégia.

E-mail Marketing

Vamos começar pelo e-mail marketing. Essa estratégia consiste na utilização do e-mail para uma campanha de marketing digital, visando a criação e reforço do relacionamento com clientes.

Ao combinar com o remarketing, é comum utilizar o e-mail marketing como lembrete para usuários que abandonaram um carrinho. 

Mas, você pode optar por incluir um cupom de desconto entre outras ofertas e promoções nesse e-mail, por exemplo.

Facebook

O Facebook é uma das redes sociais mais conhecidas do mundo, lembrando que a empresa gestora, Meta, também controla o Instagram e WhatsApp.

Por isso, aproveite esse canal para ser a vitrine de seus produtos e serviços, lembre-se do alcance que esses anúncios têm no seu dia a dia.

Rede de display

A rede de display é utilizada para enviar anúncios de produtos e serviços personalizados a cada usuário nos sites parceiros da plataforma.

Os sites que desejam exibir suas mídias precisam realizar um cadastro no Google Ads e escolher sua forma de pagamento que pode ser: custo por clique (CPC) ou custo por mil impressões (CPM) nos sites parceiros.

Redes de pesquisa

Diferentemente da rede de display, a rede de pesquisa oferece anúncios nas páginas de resultado de busca do Google (também conhecidas como “SERPs”). Dessa forma, o anúncio aparece também em outras ferramentas, como Google Maps e Google Shopping.

Sabe quando você está procurando por algum produto ou serviço em específico e logo de cara aparece um resultado conveniente para você? Pois bem, este é o remarketing em redes de pesquisa.

Quais São as Vantagens do Remarketing?

Quais São as Vantagens do Remarketing?

Não confunda remarketing com campanha de geração de leads, afinal seu objetivo é diferente. Vamos a algumas vantagens de utilizar essa estratégia:

  • Estratégia mais focada do que uma campanha de anúncios convencional – apenas para usuário com elevado potencial de compra;
  • Frequência de exibição dos anúncios é maior – o conteúdo aparece várias vezes ao dia;
  • Remarketing é o empurrão que faltava – principalmente para situações de abandono de carrinho.

Como Fazer uma Campanha de Remarketing?

Como Fazer uma Campanha de Remarketing?

Em apenas quatro passos você já tem sua campanha de remarketing bem alinhada e rascunhada. 

Vamos lá!

1. Defina o público-alvo

Segmente seus usuários, esse é o primeiro passo de tudo.

Pense em quais situações são mais recorrentes entre seu público e como segmentá-la em grupos para facilitar a entrega de conteúdos personalizados.

2. Crie listas negativas

Show, agora você já tem uma lista daqueles que devem receber o conteúdo de remarketing! Mas, e aqueles que não devem?

Sim, é importante fazer essa “lista negativa” para não haver um gasto ainda maior e desnecessário com pessoas que não fazem sentido recebê-lo.

3. Crie landing pages

As landing pages chamam a atenção dos usuários. Elas são o segundo contato após a pessoa clicar em seu anúncio ou conteúdo.

Por isso, crie uma LP chamativa e objetiva para que o ciclo de vendas continue fluindo. 

Leia também: 16 Melhores Ferramentas de Landing Page para Gerar Leads

4. Defina a quantidade de impressões

Para finalizar, é necessário definir quantas vezes os anúncios e conteúdos serão exibidos para cada um dos usuários segmentados.

Fique atento para não pesar de mais ou de menos na quantidade e periodicidade de anúncios e conteúdos exibidos.

Como Integrar Remarketing e Inbound Marketing?

Como Integrar Remarketing e Inbound Marketing?

O  inbound marketing é um conjunto de ações estratégicas baseado na criação e compartilhamento de conteúdo voltado a um público específico. Ou seja, juntar remarketing com essa tática pode formar uma estratégia forte.

Chega de limitar-se ao envio e-mails pontuais, agora você pode divulgar diversos outros tipos de conteúdo, como blogposts, posts em redes sociais e até mesmo vídeo.

O remarketing sozinho foca em acelerar a decisão de compra, já quando combinado ao inbound, é possível a criação de mais oportunidades para o consumidor entrar e avançar no seu funil de vendas.

Por isso, invista em conteúdos que retomem a importância de seu produto ou serviço, para assim engajar novamente o usuário e alcançar o remarketing.

Leia também: Inbound ou Outbound: Qual a Melhor Estratégia de Vendas B2B?

Como Criar uma Campanha de Remarketing no Google?

Como Criar uma Campanha de Remarketing no Google?

Existem duas maneiras de criar campanhas de remarketing no Google, vamos a elas.

Instalando a tag do Google Ads (Pixel de remarketing)

  1. Acesse o Google Ads e faça login na plataforma;
  2. Em seguida, clique em Ferramentas e Configurações no menu superior, depois em seguida, em Biblioteca Compartilhada e Gerenciador de públicos-alvo;
  3. O próximo passo é clicar em Origens de público-alvo e analisar as possibilidades para criar listas de remarketing;
  4. Depois, em Tag do Google Ads, clique em Configurar Tag;
  5. Selecione os dados que deseja coletar através da tag, como dados padrão ou atributos específicos;
  6. Clique em Criar e Continuar;
  7. A tela de instalação aparecerá com a tag e snippet prontos para serem utilizados;
  8. Clique em concluído.

Criando uma lista de remarketing no Google Ads

  • Acesse o Google Ads e siga o mesmo passo a passo, do tópico acima, até entrar em Gerenciador de públicos-alvo;
  • Agora, clique em Listas de públicos-alvo;
  • Em seguida, adicione a lista de visitantes do site e inclua um nome para descrever essa lista de remarketing;
  • Selecione um modelo no menu: Membros da lista;
  • Selecione também um conjunto de regras em Páginas visitadas;
  • Depois, inclua um valor para o número de visitantes que teve durante um período;
  • Defina o tempo em que cada visitante deve ficar em sua lista;
  • Caso queira, insira uma descrição sobre o público-alvo;
  • Por fim, clique em Criar público-alvo e adicione-o às suas campanhas.

Por que seu remarketing deve ser personalizado?

Por que seu remarketing deve ser personalizado?

Bom, agora que você já sabe o que é remarketing e como criar suas campanhas, vamos entender porque é importante que ele seja também personalizado.

Quando sua empresa está apenas começando e seu tráfego ainda é pequeno, é perfeitamente adequado começar com o remarketing genérico, ou seja, sem muita segmentação e personalização relativos à empresa e seu público-alvo. 

Mas, quando o público começar a crescer, o remarketing sequencial poderá ser uma forma muito mais impactante de nutrir os clientes em potencial ao longo da jornada do cliente.

Vamos pensar: com uma segmentação genérica por páginas visitadas, por exemplo, você não se importa com o que esses visitantes fizeram enquanto estavam no seu site. Sem considerar o funil da jornada do cliente, todos os diferentes segmentos de público-alvo terão o mesmo anúncio de redirecionamento.

Então, o ideal é criar diferentes segmentos de público para cada um dos estágios do seu funil e criar anúncios para cada etapa.

Ou seja, o remarketing sequencial é quando seus visitantes passam por uma sequência de experiências de anúncios depois que saem do site. Em vez de ver o mesmo anúncio de redirecionamento repetitivo, eles verão uma variedade de anúncios à medida que avançam no processo de compra.

Você pode criar uma sequência de redirecionamento diferente para clientes em potencial em vários estágios do funil. Em outras palavras, você pode configurar uma sequência para clientes em potenciais que estão no início, meio e fim do processo de compra.

Essa estratégia resulta em experiências publicitárias altamente relevantes para conduzir o cliente até a compra.

Por que o Remarketing Sequencial é Efetivo?

Vamos a três motivos que provam que o remarketing sequencial – quando seus visitantes passam por uma sequência de experiências de anúncios depois que saem do site – é efetivo.

Confira:

1. Combate a fadiga dos anúncios

O remarketing sequencial mantém o conteúdo atualizado à medida que os visitantes passam pela sua sequência, para que seu público tenha mais chances de interagir com seus anúncios.

2. Trabalhe sua marca

A sequência pode abordar as várias objeções que uma perspectiva pode ter sobre a compra de sua marca. Por exemplo, fale sobre sua política de devoluções, compartilhe opiniões positivas de outros clientes etc.

3. Destaca-se misturando-se

Por fim, cada vez que o cliente em potencial rola pelo feed social, ele espera ver um conteúdo novo e interessante. Destaque-se de outros anúncios, misturando-se à natureza dinâmica do feed social.

Exemplos de Postagem de Remarketing Sequencial

Exemplos de Postagem de Remarketing Sequencial

Para fechar esse conteúdo completo sobre remarketing, vamos a alguns exemplos de postagem.

Dia 1 – Anúncio de um blog post

O anúncio promove uma postagem no blog, conteúdo que agrega valor a clientes em potencial, passando o conceito da marca e  reviews de consumidores.

Estágio: início do processo de compra.

Leia também: Blog para Gerar Leads: 10 Estratégias Essenciais

Dia 2 – Anúncio dos produtos mais vendidos

Esse anúncio apresenta um link para a coleção mais vendida. Boa maneira de divulgar uma coleção popular que você recomendaria ao cliente em potencial para saber mais sobre sua marca e seus produtos.

Estágio: meio do processo de compra.

Dia 3 – Anúncio segmentado conforme o produto de interesse

Por fim, o objetivo aqui é direcionar o cliente em potencial diretamente para uma página do produto que ele já gostou.

Estágio: fim do processo de compra.


E então, pronto para colocar o remarketing em dia?

Com essa estratégia, você personaliza a comunicação de seu negócio, deixando de utilizar anúncios repetitivos que muitas vezes não auxiliam seu cliente. Saiba que com a Leadster, você fica por dentro de outras estratégias essenciais para o marketing de sua empresa. Aproveite e acesse agora o nosso conteúdo Mídia Paga: O Guia Completo!

Categorias: Mídia Paga

Gustavo Luby

CMO na Leadster

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Gustavo Luby

CMO na Leadster


Nosso conteúdo é escrito por humanos :)


Publicado em:


Última atualização: