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Para começar, temos que lembrar que todo vendedor e toda empresa também são clientes de alguém, ou seja, todos sabemos o quanto é importante um bom atendimento comercial.

Essa área está presente em todo o ciclo de compra, desde a pré-venda até a pós, sendo um dos papéis chave para um bom negócio, além de ser um critério de alto valor para a avaliação de clientes.

Dito isso, vamos entender mais a fundo o que é o atendimento comercial e como usar essa estratégia para mudar os resultados de sua empresa.

Vamos lá!

O que é atendimento comercial?

O que é Atendimento Comercial?

Atendimento comercial é a área responsável pela construção de relacionamento direto entre empresa e cliente.

Essa área é atuante tanto no pré-venda quanto no pós-venda, afinal, essa seguirá sendo a estrada para o cliente chegar e permanecer na empresa.

Qual é o objetivo do atendimento comercial?

Qual é o Objetivo do Atendimento Comercial?

O objetivo principal do atendimento comercial é iniciar uma negociação ou seguir com uma proposta já em andamento, ou seja, ele atua no momento crucial para fechar ou não uma compra, pois o lead já está interessado. 

Um atendimento comercial de excelência será o ponto-chave para que o negócio seja concretizado.

Porém, não podemos esquecer que o atendimento também é importante no pós-venda, pois continuará sendo a ponte entre o cliente e a empresa, seja para tirar dúvidas, resolver problemas, acatar feedbacks e, principalmente, fazer novas vendas e upgrade dos serviços.

Podemos dizer que será sempre um relacionamento constante e duradouro com o público-alvo, a fim de mantê-lo satisfeito.

O que faz o setor de atendimento comercial?

O que Faz o Setor de Atendimento Comercial?

Como o próprio nome já diz, o setor de Atendimento ao Comercial é aquele que atende e auxilia o consumidor quando falamos sobre processo de compra.

Estamos falando aqui de todo processo relacionado a compra do cliente, ou seja, desde o pré até o pós-venda.

O setor é o responsável por oferecer o orçamento, tirar dúvidas sobre o produto ou serviço, explicar e encontrar junto ao cliente qual é a melhor opção para ele e, posteriormente, seguir com o contato para possíveis upgrades.  

Lembrando que esse setor está interligado com Customer Success (CS) e Suporte para manter uma boa relação com o cliente.

Atendimento comercial é a mesma coisa que atendimento ao cliente?

No dia a dia podemos acabar utilizando atendimento comercial como sinônimo de atendimento ao cliente e vice-versa.

Isso acontece principalmente pela praticidade, mas também pela questão que as duas áreas são responsáveis por manter um relacionamento com o cliente.

Porém, as responsabilidades não são as mesmas.

O atendimento comercial é o responsável por auxiliar e participar do processo de compra do usuário, mantendo um relacionamento com ele para escolher a melhor alternativa para ambos os lados.

Já o atendimento ao cliente está mais focado no pós-vendas, em tirar dúvidas, ouvir feedbacks, sejam eles positivos ou negativos, além de dar todo o auxílio necessário ao cliente, fazendo o primeiro contato para posteriormente encaminhá-lo para a área responsável. 

Qual é a importância do atendimento comercial?

Qual é a Importância do Atendimento Comercial?

Se essa área é tão essencial para empresas, você deve estar se perguntando quais são as vantagens trazidas por ela, certo?

Vamos a algumas delas!

Melhora na qualidade do atendimento

Ao ter um setor focado no atendimento ao cliente, você consegue prestar um serviço de muito mais qualidade.

Afinal, você dará todo o suporte, auxilio, dicas e atenção ao consumidor, tornando-se referência na área.

Fortalecimento da relação com os clientes

Bom, já sabemos que o atendimento ao cliente constrói um relacionamento com o cliente, sendo a ponte até a empresa.

Ao manter sempre um colaborador conversando com os clientes, trocando ideais e o ajudando quando necessário, crescerá a confiança em sua empresa, aumentando sua autoridade no mercado e consolidando uma relação forte.

Superação das expectativas dos clientes

Imagine a seguinte situação: você está com uma necessidade muito grande em sua empresa e está buscando por certo produto ou serviço, mas ainda precisa de muitos detalhes e informações para que se sinta seguro em fechar algum negócio.

É aí que o atendimento ao cliente entra, a partir da construção do relacionamento, você ajuda o cliente na tomada de decisão, além de deixá-lo mais tranquilo na tomada de decisão

Dessa forma, muitos clientes podem ser surpreendidos positivamente pela qualidade do serviço e do atendimento.

Como otimizar o atendimento comercial e aumentar as vendas

Como otimizar o atendimento comercial e aumentar as vendas

Se você quer oferecer ao cliente um atendimento de ainda maior eficácia, impactando ainda mais suas vendas, vamos às cinco estratégias para otimizar seu processo!

Forneça recursos de autoatendimento

O autoatendimento é o queridinho de muitos consumidores, afinal, os atende de forma rápida, simples e automática.

Um exemplo de autoatendimento são os FAQs, que respondem às principais dúvidas dos usuários sem ter que entrar em contato e esperar por uma resposta.

Uma outra solução muito eficaz é o atendimento automático via inteligência artificial.

Um chatbot como a Leadster AI pode ser utilizado para tirar dúvidas dos visitantes e contornar objeções antes mesmo de um contato com o time comercial.

Essa solução representa mais agilidade para o visitante, que está em busca de uma resposta rápida, e também para o vendedor, que não precisa responder a mesma pergunta um milhão de vezes.

Se quiser testar esse tipo de ferramenta no seu site sem custo, é só clicar no banner abaixo. 👇

Integre os times de vendas e suporte

Já falamos aqui que o atendimento ao cliente está interligado ao suporte ao cliente e CS, por isso, nada melhor do que realmente integrar esses setores.

Dessa forma, o seu atendimento comercial estará capacitado para responder questões sobre o produto ou serviço, além de outras questões mais técnicas ou subjetivas de cada cliente. 

Invista em uma estratégia omnichannel

A jornada do cliente não é mais linear e esse caminho vem se tornando cada vez mais sinuoso. 

Por isso, marcar presença em mais de um canal será a estratégia perfeita para garantir que todos os pontos de contato sejam cobertos, tornando a experiência mais contínua e padronizada para o cliente.

Disponibilize chats e chatbots

Mesmo que muitas pessoas ainda tenham receio de utilizar chatbots, essa ferramenta pode automatizar muito o seu processo de vendas e ajudar os representantes comerciais, aumentando sua produtividade.

Lembre-se que muitos chatbots estão no mercado não apenas atuando para atendimento, como também vendas e marketing

Exemplo disso é o chatbot da Leadster que além de oferecer uma resposta rápida e personalizada para o visitante do site, qualifica e já distribuiu os leads para os vendedores.

 Leia também: Conheça os Melhores Chatbots do Mercado para usar em 2023

Tenha uma ferramenta de CRM

A ferramenta de Customer Relationship Management (CRM) será uma de suas maiores aliadas no processo de venda, incluindo assim o atendimento comercial. 

Com ela você faz toda a gestão de clientes, organizando as informações, além de visualizar os dados em um único lugar e acompanhar o desenvolvimento dos seus contatos de vendas.

Utilize marketing conversacional

O objetivo do marketing conversacional é conversar em tempo real e de forma personalizada com os visitantes do seu site para ajudá-los no processo de decisão de compra.

Ou seja, você vai dialogar de maneira única com o usuário, dando toda atenção e auxílio que ele necessita, ao mesmo tempo em que coleta as informações necessárias para o atendimento comercial. 

O resultado disso é:

Sabia que a Leadster oferece uma ferramenta de marketing conversacional que vai gerar todos esses benefícios? Spoiler: distribuição de leads, inteligência artificial, localização de leads, testes A/B, agendamento de reunião, entre outros.

Defina métricas, estabeleça metas e acompanhe os resultados

Você só saberá se seus esforços estão dando certo se estiver acompanhando os resultados das métricas que compõem os objetivos estabelecidos.

Os números vão representar o que está fluindo e o que precisa ser melhorado para oferecer um bom atendimento ao cliente.

Faça pesquisas de satisfação

Se o atendimento é para o cliente, nada mais eficaz do que ouvir o que ele tem a dizer, não é mesmo?

Por isso, fazer pesquisas de satisfação recorrentes será essencial para medir suas estratégias e se elas estão atendendo aquilo que o consumidor espera.

Ofereça treinamentos

Para qualificar ainda mais o serviço de atendimento ao cliente, ofereça treinamentos para capacitar seus colaboradores e melhorar sua performance comercial.

Pense em oferecer cursos, e-books, vídeos, webinars, palestras, entre outros.

Invista em campanhas de incentivo

O objetivo das campanhas de incentivo é oferecer um estímulo a mais para os colaboradores darem o seu melhor no atendimento comercial, alcançando todas as metas estabelecidas.  

Faça ações que deem um propósito maior para o colaborador, gerando maior entusiasmo.


E então, já se sente preparado para investir em um bom Atendimento Comercial?

Se você quer colocar algumas das estratégias em prática, a Leadster pode te ajudar!

Com o nosso chatbot de marketing conversacional, você aplica mais eficiência utilizando esse novo conceito, além de otimizar o seu atendimento com o chatbot.

Você pode testar essa dica agora mesmo com os nossos 14 dias grátis!

Categorias: Vendas

Rafaela Soares

Head de Vendas na Leadster

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