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/ / Dor do Cliente: 20 Perguntas para Identificar e Dicas para Solucionar

Sumário

Tentar vender para quem não está disposto a comprar pode ser uma grande frustração para o time comercial e um grande prejuízo no resultado dos esforços de vendas. 

Reconhecer quais são as dores do seu cliente ideal é o que vai orientar a criação de estratégias eficazes de vendas e de comunicação, para que dessa forma a sua empresa possa oferecer resoluções compatíveis com cada ponto de dor identificado.  

A dedicação da sua equipe em entender as principais dores vai determinar o sucesso das vendas, porque quanto mais assertiva for a comunicação, menos esforço será necessário para converter visitantes em clientes. 

O que é Dor do Cliente?

O que é dor do cliente?

A dor do cliente pode ser definida como um desafio ou um problema enfrentado pelo seu cliente ideal.

Ou seja, a dor é geralmente o motivo que o faz procurar pelo seu produto ou serviço. 

As dores podem ser questões bem pontuais, no entanto, o processo para identificá-las pode ser bastante complexo

A complexidade dessa busca se dá ao fato de que podem existir muitos problemas e dores do seu público-alvo, mas é necessário entender quais deles você pode ajudar a resolver com seu produto ou serviço. 

Além do mais, é comum que os próprios consumidores ainda não estejam preparados para reconhecer suas dores ou expressá-las de forma clara.

Nesse caso, é necessário criar testes através dos canais de comunicação para entender como a sua audiência responde aos estímulos. 

No mercado B2B, uma forma de identificar essas dores é abordando o cliente potencial através de uma consulta.

Dessa maneira, é possível responder imediatamente às expectativas do seu futuro cliente oferecendo um recurso para solucionar o problema que a empresa dele enfrenta.

A Importância de Entender a Dor do Cliente na sua Estratégia de Vendas e Marketing

A importância de entender a dor do cliente na sua estratégia de vendas e marketing

Descobrir a dor do seu cliente não é útil apenas para as estratégias de venda e para ações de marketing e comunicação, mas também pode impactar a sua empresa como um todo. 

Isso quer dizer que essas informações sobre seu público-alvo são extremamente valiosas e tem o poder de mudar radicalmente o seu negócio. 

Seth Godin, guru de marketing e fundador da Yoyodyne, uma das empresas pioneiras no marketing digital, diz:

“Não procure clientes para o seu produto – encontre produtos para os seus clientes”.

Ele quer dizer que, se você conhece profundamente o seu público, você vai se adaptar às necessidades dele.

Não adianta tentar oferecer um produto ou serviço que você considera inovador, mas que não resolve nenhum problema específico do seu cliente. 

Portanto, vender algo revolucionário não é suficiente.

É preciso criar algo que tenha uma proposta de valor real para os consumidores, e traga uma solução que vai facilitar a vida do seu cliente.

Ou seja, vender um produto ou serviço que vai amenizar uma dor específica que seu cliente ideal tenha. 

Discernir as principais dores do seu cliente ideal é primordial para oferecer uma experiência satisfatória para o seu comprador.

Tendo em vista esse diagnóstico, é possível compreender mais sobre o universo onde essa pessoa está inserida, a realidade que ela vive, bem como os problemas que ela enfrenta no dia-a-dia.

Assim fica muito fácil trazer soluções para resolver esses problemas. 

Para que seja possível ter visões a longo prazo para o seu negócio, é necessário desenvolver um planejamento em nível tático, estratégico e operacional.

Caso o planejamento seja inconsistente, você corre o risco de perder os investimentos e não alcançar as metas estabelecidas. 

Esse planejamento deve incorporar os pontos de dor para que os problemas enfrentados pela seu público-alvo sejam considerados antes de qualquer abordagem.

É necessário ter clareza de que seu produto ou serviço é algo que seu cliente ideal está precisando e/ou procurando naquele momento. 

Tipos e Exemplos de Dores Relacionadas às Empresas 

Tipos e exemplos de dores relacionadas às empresas 

Se seus clientes em potencial dizem que estão enfrentando problemas de insatisfação e retenção de funcionários que estão afetando sua produtividade e contratação, rotatividade de clientes que afeta sua receita ou uma grave insuficiência de leads que impossibilita atingir suas metas de receita, você conseguiu chegar nos pontos de dor relacionados à empresa

A dor é a primeira coisa que a equipe de vendas procura em seus clientes potenciais.

Isso porque a dor é o ponto que impulsiona o início da jornada de compra e indica a urgência de encontrar uma solução.

Estes são alguns dos tipos mais comuns de problemas ou desafios relacionados aos negócios que seus clientes potenciais podem enfrentar.

Separamos exemplos para que seja mais fácil você identificá-los na prática:

Ponto de Dor do Posicionamento

Todas as empresas buscam por aprimoramento, isso é fato.

Entretanto, o objetivo de vender mais e melhor é mais fácil de colocar no quadro de metas do que realmente atingir na prática. 

As empresas entendem – ou acham que entendem – o que está atrapalhando os esforços para um posicionamento claro e prejudicando os investimentos de marketing.

Será mesmo que você sabe mesmo o que está impedindo o crescimento do negócio dos seus clientes?  

Vamos pontuar algumas questões para você refletir se isso acontece ou não na sua empresa do seu cliente.

Esses exemplos podem trazer insights relacionados ao posicionamento e te ajudar a identificar alguns problemas que possam estar acontecendo no negócio do seu prospect.

“Nossos concorrentes estão nos superando.”

“O mercado está mudando muito rápido e estamos ficando para trás.”

“Até agora não consideramos investir em marketing digital.”

“Nossos concorrentes têm mais espaço do que nós nos canais de comunicação.” 

Como a captação de leads está estreitamente ligada com a receita, saber identificar uma dor de posicionamento e propor uma solução para ela é uma ótima maneira de provar valor para o seu cliente ideal.

Ponto de Dor Financeiro

O dinheiro é um assunto importantíssimo nos negócios.

Muitas dores das empresas são causadas pela falta dele, mas que poderiam ser facilmente resolvidas se gastos fossem reduzidos e a receita aumentasse.

É evidente que toda empresa cresce se melhorar sua situação financeira.

Aqui estão alguns exemplos de pontos críticos financeiros que exigem soluções assertivas:

“A receita está alta, mas o lucro está baixo.”

“Não temos uma visibilidade clara do quadro atual para saber se estamos tomando decisões financeiras certas.”

“Talvez a gente esteja gastando demais com ferramentas, equipamentos e softwares, mas não sabemos direito o que cortar para reduzir esses custos.”

Se o seu produto ou serviço pode ajudar empresas que desejam reduzir gastos ou gerenciar melhor o fluxo de caixa, é fundamental estar atento às essas dores para entender como sua empresa pode contribuir para resolvê-las. 

Ponto de Dor dos Recursos Humanos

Os colaboradores estão no core de todos os negócios, já que sem pessoas comprometidas com o trabalho, não há empresa saudável.

Se houver problemas relacionados com os recursos humanos, isso pode afetar outras áreas do negócio:

“Nossa falta de diversidade leva à falta de inovação.”

“É complicado confiar em nossos gerentes para treinar e motivar os outros funcionários.”

“A verdade é que a cultura que temos na empresa hoje em dia não está alinhada com o que acreditamos e declaramos.”

Se o seu produto ou serviço ajudar as organizações a gerenciar, incentivar e melhorar a vida dos funcionários, você aliviará a pressão daqueles que estão no topo.

Desse modo, é indispensável prestar atenção nessas questões se sua oferta tem alguma relação direta com o gerenciamento de pessoas.  

Ponto de Dor do Processo

Com problemas relacionados aos recursos humanos chegam também os problemas operacionais (ou vice-versa).

Seus potenciais clientes sabem que a melhor maneira de alcançar sucesso nos negócios é implementando processos internos que realmente funcionam.

A questão então é: “como?”

Eles podem estar experienciando obstáculos como:

“Nossa rotatividade de clientes está alta porque nosso departamento de pós-venda está sobrecarregado e não consegue acompanhar as demandas.”

“Não temos nenhum processo específico ou sistema para qualificar os leads.”

“O fluxo de trabalho está inconsistente. Cada funcionário faz de um jeito o que resulta em desorganização e desempenho variável.”

“O software que utilizamos está desatualizado, mas tememos que a transição para um novo seja difícil.”

Se você descobrir as dores relacionadas ao processo interno, peça ao seu cliente potencial para imaginar como seria a empresa ou um departamento funcionando sem problemas e qual diferença isso faria no dia-a-dia e no resultado final. 

Ponto de Dor Relacionado à Produtividade

É tarefa dos gerentes remover obstáculos dentro da equipe para que as coisas sejam realizadas da melhor maneira possível, mantendo a produtividade alta e as metas em dia. 

Dito isso, é fácil tropeçar nas pedras que aparecem no caminho da empresa e ser vítima de ineficiências que desperdiçam muito tempo.

Aqui estão alguns exemplos de pontos problemáticos de produtividade nos negócios:

“Gastamos muito tempo em reuniões.”

“Nosso trabalho administrativo está fora de controle.”

“Problemas de qualidade com nosso produto/serviço levaram a perda de clientes.” 

“Nossos funcionários não têm suporte suficiente para concluir as tarefas atribuídas.”

Se houver algo que impossibilita uma empresa e seus funcionários de trabalharem com eficiência, você pode apresentar sua solução como uma economia de tempo e dinheiro

Se seu produto ou serviço atuar diretamente na produtividade, você deve observar o dia-a-dia das equipes e dos funcionários para identificar possíveis brechas que demandam muito mais tempo do que o necessário. 

Ponto de Dor dos Pequenos Empreendedores

Ao trabalhar em uma pequena empresa, desafios que não são resolvidos rapidamente podem interromper completamente as operações. 

Se o seu cliente for uma pequena ou micro empresa, você precisa fazer perguntas que abordem as milhões de tarefas que uma equipe enxuta precisa concluir.

Os pontos problemáticos das pequenas empresas podem ser gerais, como:


Rafaela Soares

Head de Vendas na Leadster

2 comentários

Bruno Horta · 26 de abril de 2023 às 06:43

Eu achei MUITO completo, parabéns Rafaela, trabalho impecável!

Raul Taya · 31 de agosto de 2023 às 13:40

Genial Rafaela, me pareció muy bien desarrollado este punto, me has respondido varias dudas que tenia, éxitos.

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Rafaela Soares

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