Sumário
As redes sociais não oferecem uma quantidade enorme de métricas. Na verdade, quando a gente trabalha com elas intensamente, percebemos que elas são até bastante reduzidas.
O engajamento no Instagram é uma dessas métricas. E mesmo ela sendo provavelmente a mais importante de todas, não é calculada diretamente pela plataforma.
Isso deixa todo social media de cabelo em pé. Na maioria dos casos, você precisa ficar em cima dessa métrica para não se perder no meio das suas campanhas, posts e ações.
Aumentar o engajamento no Instagram também é uma atividade bastante misteriosa, por assim dizer.
Ações que você toma justamente para aumentar esse engajamento podem simplesmente não funcionar. Enquanto alguns stories fora do planejamento, no calor do momento, por assim dizer, aumentam muito mais.
Todo mundo que trabalha com as redes sociais precisa entender que elas são um reflexo do comportamento humano.
O trabalho lá, tanto orgânico quanto pago, é muito menos focado em dados e muito mais na experiência que as pessoas têm. E claro: em bastante conteúdo.
Hoje vamos conversar sobre engajamento no Instagram: o que ele é, como calcular, como medir e como aumentar.
Vamos começando?
O que é engajamento no Instagram?
A palavra “engajar” é sinônimo de interagir. Então, o engajamento no Instagram está medindo qual é o nível de interação entre seus seguidores e a sua marca.
E em alguns casos — especialmente nos Social Ads — nem estamos falando de seguidores, mas sim das pessoas que tiveram contato com o seu anúncio.
E que interações são essas? Todas as interações. Podemos entender como engajamento:
- Curtidas em posts vindo de seguidores;
- Curtidas em posts vindas do público dos seus anúncios;
- Novos seguidores;
- Comentários em posts;
- Compartilhamento de posts nos stories;
- Chamadas no direct;
- Marcação de outras pessoas nos comentários;
- Participação em sorteios;
- Participação em lives.
E qualquer outra que podemos ter esquecido.
O engajamento no Instagram, porém, é visto principalmente sob a ótica das curtidas e comentários.
A maioria dos profissionais de redes sociais entende o engajamento como a quantidade de pessoas que interagem com seus posts em relação à quantidade total de seguidores que você tem.
Mas também existe uma outra forma de fazer esse cálculo, bem mais precisa: a relação do alcance de um post com a quantidade de interações que ele recebeu.
Vamos conversar melhor sobre essas formas de entender o engajamento do Instagram logo abaixo. Acompanhe:
Como calcular a taxa de engajamento no Instagram?
O engajamento no Instagram é calculado dividindo a quantidade de pessoas que interagiram com o seu post pela quantidade de pessoas que não interagiu.
Porém, isso abre uma outra questão também bastante interessante de entender: o que considerar como “pessoas que não interagiram”? São todos os seus seguidores? Ou só as pessoas que viram o post?
A forma mais precisa de calcular a taxa de engajamento no Instagram é a segunda, olhando pelo alcance de cada post.
Mas isso é só você quem consegue fazer. Não é possível analisar essas informações de outras marcas.
Para analisar o engajamento no Instagram de outras marcas, você vai precisar olhar a quantidade de seguidores e fazer o cálculo.
Em ambas as ocasiões essa taxa é medida post a post. A fórmula é simples:
Taxa de Engajamento no Instagram = número de interações / número de seguidores (ou alcance do post).
Como funciona o algoritmo do Instagram [2024]?
Vamos para um break super rápido antes da gente continuar a conversar sobre o engajamento no Instagram.
Precisamos entender como seu algoritmo funciona, e qual é a sua relação com a taxa de engajamento.
Primeiro de tudo: não existe O Algoritmo do Instagram. Na verdade, a plataforma tem vários algoritmos trabalhando ao mesmo tempo.
A seção Explorar tem um algoritmo, os Reels têm um algoritmo, e o Feed e Stories também têm um algoritmo.
Os três, trabalhando juntos, é que determinam como vai ser a experiência de alguém usando o aplicativo.
A maior parte do funcionamento desses algoritmos do Instagram é completamente secreto. Nós não sabemos exatamente como eles funcionam.
Mas o que sabemos é que eles funcionam com base nas interações. O engajamento no Instagram é o maior determinante do que os seus usuários vêem.
Então, se o seu público interage com posts similares ao seu, eles têm mais chances de ver seu conteúdo, especialmente quando você configura anúncios que levam essa interação em consideração.
Quando os usuários interagem com o seu conteúdo, esses algoritmos também passam a priorizá-lo e colocá-lo no topo do feed dos seus seguidores de forma orgânica.
Vamos destrinchar melhor quais são os fatores que determinam como você aparece para os seus seguidores logo abaixo, veja:
Fatores que impactam o engajamento no Instagram
Os algoritmos do Instagram funcionam através de “sinais”.
Um seguidor do seu perfil curte um post da sua marca: esse é um sinal para o algoritmo mostrar mais posts seus.
No fim das contas, não existe nenhum “jogo” ou “hack” para aparecer mais no Instagram. O conjunto da obra é o que conta.
Quanto mais você trabalha para oferecer o melhor conteúdo e os melhores anúncios para o seu público, melhor será o engajamento.
Mas existem mais alguns sinais além desses. Separamos alguns na lista logo abaixo, acompanhe:
Qualidade do conteúdo
A qualidade do conteúdo é um assunto bem abstrato. O que é um conteúdo de qualidade e o que não é?
E como tudo o que é abstrato, a resposta está justamente no que o seu público espera e o que ele recebe.
Ou seja: conteúdo de qualidade é determinado por quem consome o conteúdo.
O Marketing de Conteúdo é um trabalho bastante intenso e muito competitivo. Hoje em dia, milhares de marcas Brasil afora estão trabalhando conteúdo no Instagram.
E essa competição só tende a aumentar com a facilidade de criação que a Inteligência Artificial traz.
🤓 Leia também: Criação de conteúdo com inteligência artificial — como fazer?
Então, você precisa criar conteúdo que se destaque. A melhor forma de fazer isso é encarando esse processo com a seriedade que ele merece.
Contrate redatores com experiência jornalística, especialistas na área, ou até mesmo jornalistas. E participe do processo de criação desde o brainstorming até a mensuração dos resultados.
“Criar conteúdo de qualidade” é uma dica muito abstrata. Mas se envolver em todas as etapas da criação é um passo concreto que você pode tomar ainda hoje.
E essa é a melhor forma, senão a única, de criar conteúdo de qualidade.
Frequência de postagens
Todas as marcas precisam encontrar o sweet spot da frequência de postagens no Instagram.
Elas não podem ser muito frequentes a ponto de inundar seus seguidores, mas ela não pode ser tão infrequente a ponto dos seguidores esquecerem que você existe.
Encontrar o meio termo é a grande busca.
E não existe fórmula mágica ou um número misterioso. Alguns perfis postam várias vezes no dia e têm um engajamento muito alto. Outras, tentando fazer o mesmo, chegam a perder seguidores.
Você precisa encontrar a frequência que faça sentido para os seus seguidores. Mas todo mundo precisa começar de algum lugar.
Então, começando seus trabalhos, comece postando dia sim, dia não. E vá medindo a interação dos posts, especialmente se você está ganhando ou perdendo seguidores.
Interação com a audiência
Esse é um ponto que inclusive o próprio Instagram menciona como um grande diferencial para aumentar o engajamento no Instagram.
Se as pessoas estão comentando nos seus posts, você precisa respondê-las. Isso aumenta e muito o seu engajamento, e o motivo é óbvio: ninguém gosta de falar sozinho.
Se alguém compartilha um post seu nos stories, passe a seguir essa pessoa e deixe uma reação no stories em que ela te menciona.
Busque oportunidades assim para aumentar sua interação e, consequentemente, seu engajamento no Instagram.
Marque uma localização nos seus posts
Para negócios locais, marcar a localização dos seus posts é fundamental para aumentar o engajamento no Instagram e descobrir novos negócios onde sua empresa atende.
A localização torna seus posts mais atraentes para pessoas da localidade que você marca.
É claro que negócios que atendem o Brasil inteiro têm mais dificuldades com isso. Mas isso não impede soluções criativas, como marcar locais fictícios ou distantes, como meme e para trazer um pouco mais de reconhecimento do público.
E falando em memes:
Vá além do esperado nos seus posts
É muito comum ver marcas fazendo os mesmos posts sempre.
Todo dia a mesma coisa: uma arte básica, algum produto ou serviço, uma condição especial no pagamento e pronto.
Esse é o esperado. É o que todo mundo está fazendo. Você precisa se destacar.
Hoje, é muito comum marcas de todos os segmentos e em vários níveis de seriedade usarem memes. Nós mesmos aqui na Leadster usamos há anos, olha um exemplo:
Esse post não tem nenhuma marcação de branding, nada além do seu sentido que o relacione com a Leadster.
Os tempos dos posts carregados demais com a identidade da marca e que só existem para mostrar justamente essa identidade e os diferenciais que você oferece já acabaram.
É preciso ir além, mas os memes não são a única forma de conseguir isso. Você também pode tentar:
- Divulgar materiais grátis;
- Usar influencer marketing para posts em parceria;
- Fazer stories com pessoas reais que trabalham na sua empresa;
- Pesquisar as músicas e transições em alta nos reels e usá-las também;
- Produzir material diversificado;
- Dentre outras.
Como medir o engajamento no Instagram?
Medir o engajamento no Instagram não é muito difícil. Na verdade é até bem fácil.
Existem hoje várias ferramentas que fazem esse trabalho, sendo que o próprio Instagram também oferece os dados que você precisa para fazer seus cálculos, que como vimos, também são bastante simples.
Existem também plataformas que já fazem o cálculo diretamente pra você, caso você precise. Tudo com simplicidade e bastante precisão.
Separei aqui os caminhos que você pode tomar para medir o engajamento no Instagram. Me acompanhe:
Ferramentas de Análise
Existem ferramentas de análise de redes sociais que mostram as taxas de engajamento de um jeito bem simples, sem você precisar ficar fazendo muitas contas.
Essas ferramentas também trazem algumas outras funcionalidades extra, como o agendamento de posts, calendários de publicação etc.
Mas você também pode fazer o trabalho diretamente pelo Instagram, usando a sua própria plataforma.
Separei nos próximos itens algumas recomendações gerais sobre esses dois casos. Veja só:
Instagram Insights
O Instagram Insights está disponível para contas comerciais e de criadores de conteúdo no Instagram.
É bem fácil acessá-lo: simplesmente vá até o seu perfil e escolha a opção Insights disponível por lá.
Através do Insights, você consegue informações relacionadas ao seu perfil como um todo e métricas voltadas para cada post também.
O único “problema” que o Insights tem é o período da análise. Ele não vai além de 90 dias, tanto para analisar posts individuais quanto o perfil como um todo.
O interessante do Insights é que ele te mostra totais e também as informações de engajamento.
É possível saber quantas interações você teve no total dentro do período analisado, assim como também é possível ver o total de engajamento.
Ou seja: você vê o alcance de posts individuais (ou do perfil em geral) ao mesmo tempo em que vê o total de contas engajadas.
Isso já é o suficiente para você calcular sua taxa de engajamento no Instagram sem maiores dificuldades.
Importante: para usar o Insights, é necessário instalar o Instagram em um celular.
Ferramentas de Terceiros
Também é possível usar ferramentas de terceiros para fazer essa análise sem maiores dificuldades.
A questão é que não compensa tanto contratar essas plataformas apenas para fazer essas análises.
Elas têm mais funções do que apenas essa, como o agendamento de posts e até algumas outras relacionadas a marketing digital também.
Usar essas ferramentas é melhor assim: quando você tem outros usos além de simplesmente medir seu engajamento.
Ótimas ferramentas e com bastante tempo de mercado incluem:
Mas faça testes antes de escolher sua ferramenta, ok? O Instagram fez mudanças recentes na sua API que fizeram a funcionalidade de agendar posts diretamente pelas ferramentas mais difícil.
Muitas delas acabam usando sistemas de calendários para te lembrar de postar, o que é diferente de fazer a postagem em si.
Análise de Métricas
Usando o Instagram Insights, você vai ver algumas métricas que explicam a situação dos seus posts com mais precisão.
É importante entender essas métricas porque, com elas, você consegue entender a história completa da performance dos seus posts.
Separei as principais para você acompanhar aqui, acompanhe os itens logo abaixo:
Curtidas e comentários
Essas são as métricas que realmente apresentam a situação do seu engajamento no Instagram com sucesso.
Elas são as principais que você precisa medir para formar sua métrica, mas elas não são as únicas, como vimos ao longo do texto.
Colocando em uma balança, os comentários são mais importantes que as curtidas.
Isso é um pouco polêmico de dizer, mas é a verdade. Comentários te possibilitam responder a quem comenta, o que te coloca em um patamar melhor.
Na verdade, os likes são até menos importantes que outras métricas, como o compartilhamentos, salvamentos e as reações nos stories, que são mais interessantes de colecionar no seu perfil.
Alcance vs. Engajamento Real
O Alcance no Instagram é a quantidade de pessoas que tiveram contato com o seu post. Ou seja, pessoas que pelo menos o viram.
Enquanto isso, o Engajamento Real está relacionado a quantas pessoas viram e interagiram com o seu post.
É aquela métrica que conversamos lá no início do post. Para analisar a sua marca, essa é a melhor forma de entender como está sua taxa de engajamento no Instagram.
Para analisar seus concorrentes, porém, você vai precisar fazer a conta com base na quantidade de seguidores mesmo.
Mais 4 Dicas para Aumentar o Engajamento no Instagram
Além do que conversamos até agora, trouxe mais algumas ações que você pode tomar para aumentar o engajamento no Instagram.
Como você deve ter percebido ao longo deste texto, todas as principais ações que listamos aqui estão relacionadas com pontos bem simples e que custam a ser chamados de “estratégicos”.
Isso porque o engajamento no Instagram não tem fórmula mágica.
É tudo uma questão de entender o que seu público espera de você e oferecer justamente isso. E com uma boa frequência.
Mas para que isso aconteça, você precisa entrar em um mindset bastante específico. Vamos conversar sobre esse mindset agora nessas dicas extra.
Vamos lá:
Defina bem o seu público
Nessa altura do campeonato, você já deve estar pra lá de ciente que determinar quem é o seu público-alvo é fundamental para qualquer ação de marketing.
Isso não mudou com a evolução do marketing. Conhecer bem o público-alvo é a principal preocupação dos profissionais desde o século XIX.
Quando você entende o seu público, você sabe exatamente com quem você está falando, e portanto, sabe quais são os posts que vão fazer sucesso.
É claro, com bastante ressalvas. Para saber o que dá certo e o que não dá, só testando, errando e tentando de novo.
Vamos conversar melhor sobre testes em seguida. Por enquanto, fique com alguns links sobre definição de público-alvo:
➡️ Brand Persona e Buyer Persona: Diferenças e Quando Usar
➡️ Público-Alvo: O que é, Exemplos e Como Criar Hoje
➡️ ICP, Persona e Público-Alvo: Não Confunda esses 3 Conceitos
Consistência na comunicação e interação
A frequência de posts pode ser substituída por uma palavra que faz mais jus ao que você realmente precisa fazer: consistência.
Não é que você precisa postar todo dia, mas você precisa manter uma consistência nas postagens. Isso melhora sua posição geral no algoritmo, do mesmo jeito em que faz sua marca ser mais acessível para os seguidores.
E não é só na publicação: também é importante manter uma consistência na interação. Se for responder comentários, responda todos, ou todos os mais interessantes para o seu post.
Teste diferentes formatos
Faça carrosséis, vídeos pro Reels, teste todos os formatos possíveis dentro das suas capacidades.
Não tem como adivinhar qual é o formato que seu público mais gosta. E pode ser que ele vá completamente contra o que “as tendências” dizem ser o certo.
Existem marcas que só trabalham com texto puro, sem nenhum vídeo, e têm mais engajamento do que outras que só trabalham com vídeo.
Mas o contrário também é verdadeiro.
Em conteúdo, a única forma de encontrar o que mais faz sentido pra você e para o seu público é testando. E quanto mais cedo você começa a testar, mais rápido seus resultados vão chegar.
🔎 Leia também: Descubra a importância do Teste A/B
Faça parcerias e colaborações
De longe o que mais atrai engajamento no Instagram são parcerias com outras marcas e influencers.
Isso porque você está somando o potencial de duas marcas em uma única publicação.
Esse trabalho começa na identificação das melhores oportunidades de parceria. No seu nicho, quem se destaca? Essas pessoas e marcas estão dispostas a fazer parcerias?
O segundo passo é desenvolver um plano para a parceria. Crie um documento simples, elencando o que você pretende fazer, quais são os resultados esperados e o que será necessário produzir para ambas as partes.
Depois é só entrar em contato: pode ser pelo direct mesmo!
Bom, com tudo isso, chegamos ao final do texto.
O engajamento no Instagram, como você pode ver, é um trabalho bastante holístico, relacionado com como você vê o seu próprio marketing.
Não é possível só “fazer Instagram” e esperar os melhores resultados. O trabalho nas redes sociais exige comprometimento da empresa inteira.
Temos um texto aqui no blog que fala especificamente sobre isso. Apresentamos o marketing holístico e tudo o que ele determina.
Acesse no link logo acima. Obrigado pela leitura e boa sorte com o seu engajamento no Instagram!
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