Sumário
Hoje em dia não existe amor à primeira vista no marketing.
É muito difícil conquistar um cliente apenas com uma breve divulgação de produto e serviço – ainda mais se a sua empresa for pequena ou estiver começando agora.
Para conquistar o coração do consumidor, você vai precisar “ralar” um pouco.
Hoje vamos falar sobre o lead magnet, também conhecido como isca digital ou material rico.
Como o nome já diz, o lead magnet é um imã de leads.
Ele prende a atenção do seu prospect com uma oferta impossível de deixar passar – ele oferece valor para o leitor, para sua vida profissional ou pessoal.
Pronto para conquistar seu cliente da melhor maneira? 🤔
Siga no texto e já comece a entender o que é lead magnet!
O que é lead magnet?
O lead magnet – isca digital em português – é uma estratégia de inbound marketing.
Ela usa materiais e ofertas para chamar a atenção do seu prospect ou visitante do seu site, oferecendo algo em troca dos seus detalhes de contato.
Esses materiais podem ser vários e variam conforme a estratégia, segmento, modelo de negócios etc.
Para citar alguns exemplos:
- Código de desconto;
- Webinar;
- White paper;
- E-book;
- Modelos prontos;
- Infográficos;
- Ferramentas básicas gratuitas;
Dentre vários outros tipos de materiais usados e até aqueles que ninguém criou ainda!
É muito mais difícil gerar leads sem um material atuando como lead magnet.
Pouca gente deixa suas informações de contato assim, sem nada em troca, a não ser em casos diretos, para já fazer um orçamento ou solicitar um contato da empresa.
A questão é que o número de pessoas que deixa seu contato nessas situações é muito baixo.
O lead magnet, dentro da estratégia do inbound, ajuda a sua empresa a gerar muito mais leads.
Para saber mais obre o que fazer, vamos a mais formatos de materiais ricos e saber mais a fundo sobre cada um deles.
Checklist pronta? ✅
🔎Leia também: O que é funil de vendas? Etapas, métodos e 9 ferramentas
Quais são os Tipos de Isca Digital/lead magnet?
Como falei acima, todo material disponível gratuitamente e que capta informações dos seus prospects e visitantes é lead magnet.
Porém, o conceito material rico abrange diversos tipos de formatos.
Aqui no texto separei os 10 mais comuns.
Veja qual se encaixa mais com a sua estratégia, ok?
🔎Leia também: Técnicas de Marketing: As 20 Melhores para Atrair Clientes
E-books
Quem aí nunca baixou um e-book na vida?
Esse formato é muito comum, além de ser versátil, objetivo e educativo.
Ou seja, é ideal para o topo do funil.
Normalmente, e-books são oferecidos com banners ao longo dos blog posts da sua empresa.
A ideia é que eles estejam de acordo com o que o leitor esteja pesquisando, e o e-book seja uma oportunidade de se aprofundar no assunto.
Aliás, essa é só uma das técnicas para gerar mais leads através de um blog.
Temos várias outras reunidas no link abaixo, olha só:
🤿 Se aprofunde: Blog para Gerar Leads: 10 Estratégias Essenciais
Reports sobre o seu segmento
Me diga, quem nunca buscou por dados que envolvem o segmento de trabalho?
Afinal, isso ajuda na produção de conteúdo, planejamento de estratégias, estabelecimento de objetivos e metas futuras.
Você pode fazer como a Leadster, no Panorama de Geração de Leads, e oferecer o material gratuito no próprio site, nos seus blogs ou ir além: criar campanhas de mídias pagas exclusivas para eles.
Esse tipo de material, na verdade, merece um investimento maior.
A campanha nas mídias pagas é fundamental para gerar mais leads, ainda mais se a palavra chave escolhida tiver um preço razoável.
Para saber mais sobre isso, te convido a ler nosso texto dedicado sobre o tema: Mídia Paga: o Guia Completo.
Ofertas nos produtos
Quem não gosta de um bom desconto ou ofertas especiais?
Crie ofertas únicas para aqueles que preencherem as informações de contato, ou quem responder perguntas em seus canais de contato, por exemplo.
Além de descontos, você também pode dar cupons para outras empresas que sejam parceiras de seu negócio.
Ferramenta grátis
Sabe aqueles encurtadores de links, contador de caracteres e calculadoras de métricas específicas?
Bom, esses são alguns exemplos de ferramentas grátis ótimas para captar seu leads, já que facilitam o seu trabalho.
A própria Leadster tem uma isca digital como essa, estamos falando da Calculadora de Leads!
Nela você compara a taxa de conversão do seu site com seus concorrentes, além de descobrir como está seu desempenho.
🔎 Leia também: 18 Exemplos de Plataformas Para Captar Clientes Online – E seus Benefícios
Infográficos
Muitas vezes o usuário está buscando por informações específicas, mas que não estejam dentro de textos longos e complexos.
É aí que o infográfico entra em cena.
Esse tipo de lead magnet reúne informações importantes, de forma objetiva e com bom design que facilita na visualização e entendimento dos dados.
Teste grátis
Nem sempre o lead vai estar pronto para fechar a compra, ele pode ter dúvidas e também tem aquela curiosidade de saber como seu produto ou serviço funcionam na prática.
Por isso, invista nos testes grátis!
Esse lead magnets captam as informações necessárias do usuário, e também funcionam como um ótimo qualificador de leads.
Normalmente, o objetivo de um fluxo de nutrição de leads do meio do funil é o encaminhamento para o teste grátis.
Todo lead que você consegue nesse tipo de lead magnet já avança consideravelmente no funil de vendas, reduzindo seu custo e aumentando as chances de vender.
🔎Leia também: Como fazer uma página de captura de leads + 3 exemplos
Grupos no Telegram ou WhatsApp
Grupos nas redes sociais são uma ótima isca digital, ainda mais para tornar seu relacionamento com os usuários mais forte e direto.
Não estou falando de comunidades apenas para dúvidas, mas também para compartilhar novidades, promover discussões, oferecer promoções únicas para os participantes etc.
Webinars
Os webinars são ótimos para educar seu público, captar suas informações e ainda mostrar que a sua marca tem autoridade no assunto discutido.
Esse tipo de material pode ser feito ao vivo – e depois compartilhado –, contar com convidados, tirar dúvidas do público, compartilhar conhecimento e o melhor: tudo de forma gratuita!
A própria Leadster já fez, e ainda faz, diversos webinars, confira abaixo um deles:
Aulas grátis
Compartilhar conhecimento é sempre uma boa técnica para surpreender e conquistar seu público, ainda mais se você fizer isso de forma gratuita.
Suas aulas e cursos gratuitos também são formas de fortalecer sua autoridade, além de provar que você entende do assunto.
Template ou framework
Por que não facilitar a vida do seu público?
É isso que os templates e frameworks fazem: eles eliminam o trabalho manual e repetitivo, entregando de bandeja o modelo pronto que deve ser seguido, bastando apenas preencher as informações necessárias.
A Leadster possui vários tipos de frameworks e templates, um deles é o Framework de Cliente Ideal, Persona e Público-Alvo.
Nele você entende cada um dos conceitos, os diferenciando, além de conferir exemplos práticos, não deixe de conferir!
Como fazer um lead magnet de Alta Conversão?
Pode não parecer difícil fazer um lead magnet, mas para que ele tenha alta conversão, é necessário se atentar a alguns pontos que elencamos aqui.
A verdade é que a execução de um lead magnet não é tão difícil assim.
Uma sprint de uma semana já consegue entregar um ótimo material.
O que diferencia um bom lead magnet é o preparo que vai por trás dele. Tenho mais algumas dicas sobre isso, acompanhe:
O lead magnet precisa ser útil
Seu lead magnet precisa oferecer valor real e resolver um problema para o seu prospect, do contrário, ele não serve para nada.
Certifique-se de que sua isca digital solucione a necessidade dos usuários.
Uma dica é pensar em duas coisas na hora de elaborar o material: É interessante? E como ele ajuda o meu leitor no seu dia a dia?
🔎Leia também: 13 Ideias de conteúdo para marketing digital com exemplos
Ele precisa ter credibilidade
Não se torne mais um ebook, mais um infográfico, webinar etc.
Invista em informações únicas, confiáveis, personalizadas, precisas e atualizadas para que o usuário tenha confiança em acessá-lo.
🔎Leia também: Marketing de conteúdo em 2023: o que muda e boas estratégias
Ele precisa ser compartilhável
Sempre inclua botões de compartilhamento nas redes sociais, e-mail e permita copiar o link, para que seus leads possam seguir com a reprodução do conteúdo.
Isso porque a internet está cheia de materiais assim.
Todo dia usuários comuns encontram pelo menos uma oferta de material rico para download.
Quando o seu lead magnet tem autoridade e credibilidade, o compartilhamento vai te ajudar a alcançar ainda mais pessoas.
E ajudando essas pessoas, elas também vão compartilhar.
Um ótimo exemplo é o State of Marketing da HubSpot.
Mais do que um simples e-book, ele já é autoridade no segmento do marketing digital. T
anta gente compartilhou as primeiras edições que hoje ele já aparece até em sites de notícias!
Ele precisa ser bem feito
Crie uma isca digital que você mesmo gostaria de acessar.
Ou seja, certifique-se de que seu lead magnet seja bem projetado e fácil de ler.
Utilize linguagem clara e concisa, evitando jargões técnicos – se não houver necessidade.
Invista também em imagens e gráficos para tornar o conteúdo ainda mais atraente.
Ele precisa estar de acordo com as expectativas do lead
Não iluda seu público!
Se você prometeu uma solução para um problema específico ao oferecer seu material, tenha a certeza de entregar o que é esperado.
Do contrário, você vai frustrar seu lead e ele não vai mais confiar na sua empresa.
Para evitar esse tipo de situação, seja bem “pé no chão”: não faça promessas que não podem ser cumpridas ou ofereça materiais que estão fora do seu alcance.
5 Exemplos de lead magnet da Leadster
Ao longo do texto você deve ter percebido que já citei alguns exemplos de isca digital aqui da Leadster.
Bom, os exemplos não param ainda!
Logo abaixo você confere mais 5 materiais ricos gratuitos da Leadster, para ver como eles funcionam e quais são as nossas prioridades na hora de desenvolvê-los.
Confira:
Ebook – Geração e Nutrição de Leads
Com o ebook da Leadster você acessa um checklist com todas as estratégias de Geração e Nutrição de Leads para não perder nenhum detalhe desse processo.
Ele é bastante popular com que está começando no marketing digital, precisa gerar leads mas não sabe exatamente como.
Essa preocupação com o público alvo nos trouxe ótimos resultados com o material.
Ela começa no conceito e se expande ao longo das páginas.
➡️ Conheça: Checklist para Geração e Nutrição de Leads!
Ferramenta – Gerador de link para WhatsApp
Criar um link para um contato no WhatsApp é simples, mas muitos pequenos negócios não fazem a menor ideia de onde começar.
Esse trabalho é parte da nossa rotina.
É um conhecimento que temos aqui na empresa – por que não compartilhá-lo?
Com o gerador de link para WhatsApp você cria seu link em instantes e ainda pode programar sua mensagem automática.
➡️Crie seu link e teste: Gerador de Link do WhatsApp
Ferramenta – Calculadora ICE Score
O ICE Score é uma ferramenta de priorização de tarefas em equipes de marketing digital.
Normalmente, ele é feito para avaliar a viabilidade de esforços para captar clientes e leads.
Quem faz ICE Score normalmente usa uma planilha que vai ficando cada vez mais caótica a medida que a área amadurece na empresa.
Acaba que, quanto mais tempo passa, mais difícil vai ficando fazer o ICE Score.
Toda equipe de marketing já passou por isso.
Momento Eureka: e se nós facilitarmos o trabalho?
Equipes de marketing e agências são nosso público alvo, e o ICE Score é trabalho de rotina.
Pronto: surge mais um lead magnet.
Acompanhe o que a gente fez fazendo o download da Calculadora ICE Score.
Framework – Definição de OKRs e KPIs
Determinar OKRs e KPIs também é uma tarefa complexa em departamentos de marketing, agências e em empresas maiores.
Um framework ajuda bastante, não acha?
Então criamos o nosso Framework de OKRs e KPIs para ajudar nosso público alvo.
Baixe e veja o resultado!
Template – Plano de Mídia Paga
Se você está pensando em investir em mídia paga para melhor seu tráfego pafo e leads qualificados, aumentando sua geração de leads, sabe que o trabalho exige muita responsabilidade.
É dinheiro sendo gasto e, caso os resultados não venham, sua empresa fica com um prejuízo grande sem nem ter tido novos clientes ou leads.
O Plano de Mídia Paga da Leadster resolve justamente esse problema.
Já fizemos muitos anúncios digitais, e agora estamos compartilhando o que dominamos, uma das filosofias de um bom lead magnet.
Já sabe quais iscas digitais vai fazer para sua empresa?
Se quer ainda mais dicas e exemplos para se basear, acesse mais materiais gratuitos da Leadster!
Você vai encontrar modelos, frameworks, ferramentas, e-books e muito mais 🚀
Obrigado pela leitura e, caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário: respondemos todos!
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