Corretores de seguros geralmente dependem da captação de leads para trabalhar oportunidades de negócio e impulsionar sua carreira. Mas como fazer isso em meio a um mercado tão concorrido?

Para isso acontecer, você deve apostar em algumas estratégias de geração de leads para corretores de seguros que vamos explicar neste artigo.

Vamos lá!

O que é Lead de Seguro?

O que é Lead de Seguro?

Podemos definir lead como um cliente em potencial, ou seja, aquele usuário que demonstra interesse em comprar o seu seguro.

Não confunda o lead com um visitante. Para considerarmos alguém como lead, ele já terá fornecido algumas informações para você, como nome, e-mail, telefone ou alguma outra forma de contato.

Lembre-se: não há certeza que todo lead se tornará um cliente, porém, se você captar leads qualificados as chances aumentam, uma vez que o usuário já sabe qual é o problema enfrentado e está buscando pela solução.

Diferença entre Leads, Prospects e Clientes

Diferença entre Leads, Prospects e Clientes

No mundo do marketing digital, você também vai se deparar com outras definições essenciais para a sua estratégia de geração de leads.

Vamos agora diferenciar leads, prospects e clientes!

Leads 

É um usuário que ao pesquisar sobre seguros solicitou informações sobre o seu serviço, podendo ser via chatbot, e-mail, WhatsApp, SMS, entre outros. 

Lembrando que ele se torna um lead a partir do momento em que fornece algumas informações de contato.

Prospects

Quando um lead começa a interagir com você, seja por mensagem, e-mail, ligação ou apenas fornecendo mais informações sobre a sua necessidade, ele pode se tornar um prospect.

O prospect é um lead que, além de interesse no serviço oferecido, possui também uma série de características que o definem como um lead qualificado.

Essas características podem variar de acordo com o segmento de atuação.

Na área de seguros de saúde, por exemplo, um lead qualificado pode ser uma empresa com um número mínimo de funcionários.

Enquanto na parte de seguro veicular, a qualificação provavelmente irá envolver o modelo e ano do carro, quilometragem, tipo de uso, entre outros fatores.

A partir do momento em que um lead se torna prospect, é necessário dar toda a atenção que puder, a fim de fechar a venda.

Nesse momento é importante fornecer todas as informações sobre o seu serviço, como valores, tipo do seguro, coberturas básicas e adicionais etc, além de tirar as dúvidas e contornar objeções do possível cliente.

Clientes

Após o processo de busca e interação, chega o momento do usuário finalizar a compra, e é nesse momento que ele se torna seu cliente.

Mas, atenção! Não é porque a compra foi efetuada que você deve abandoná-lo, mantenha o relacionamento. 

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Por que a sua Corretora Precisa Gerar Leads?

Por que a sua Corretora Precisa Gerar Leads?

Ao gerar leads, você estará captando possíveis clientes, criando um relacionamento com eles e os deixando muito mais confortáveis e confiantes sobre o seu serviço. 

Ou seja, ao converter visitantes em leads, você estará fazendo com que as chances de compra por parte desses usuários aumentem.

Vamos a alguns dos motivos que explicam a importância de geração de leads para a sua corretora:

  • Para fornecer conteúdos e informações relevantes – e-book, e-mail marketing, newsletter, notícias etc;
  • Para analisar melhor o perfil de interessados – ele está dentro do perfil de cliente de seu negócio? É um lead qualificado?;
  • Para entrar em contato por telefone ou mensagem – criação de relacionamento com o usuário, aumentando a confiança; e
  • Para fechar mais vendas – os usuários serão mais qualificados, já saberão o que precisam e entendem mais sobre o seu negócio.

Como Gerar Leads para Corretora de Seguros

Como Gerar Leads para Corretora de Seguros

Agora que você já sabe o que é um lead e a importância de sua captação para corretora de seguros, chegou o momento de entender o que fazer para gerar esses leads.

Vamos lá!

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Crie um Bom Site

O seu site será, para muitos, a porta de entrada para o seu negócio, é nele que diversos leads serão gerados.

Por isso mantenha o site atualizado, responsivo e com conteúdo de qualidade, além de estar otimizado. Se achar interessante, invista também em um blog.

Formulário de Contato

O formulário é a forma mais comum para conhecer mais os seus visitantes, solicitando suas informações de contato e interesse.

No entanto, o seu formato estático, que existe desde os primórdios da internet, pode não ser a melhor opção para o seu site.

Atendimento Online (chat)

Se você deseja melhores taxas de conversão em seu site, considere substituir os formulários por uma ferramenta de atendimento online, seja um chatbot de vendas ou botão do WhatsApp.

Por meio deles, seu visitante receberá um suporte humanizado, rápido, eficiente e interativo.

Com essa ferramenta, você cria um relacionamento, transmite sua identidade e engaja com os usuários.

Chatbots de Atendimento para Educar Leads Frios

Os chatbots também podem estar presente no atendimento ao cliente, podendo tirar dúvidas, colher dados e indicar qual o melhor serviço para o usuário.

Além de estar ativo 24 horas por dia, o chatbot também:

  • Personaliza a comunicação para cada cliente;
  • Oferece respostas para dúvidas do segurado ou sobre apólices de seguro;
  • Encaminha os usuários para conteúdo relevante;
  • Ajuda os usuários a registrar reclamações de seguro; e
  • Fornece todas as informações necessárias para realizar a compra.

Outbound Marketing

O outbound marketing é a forma mais tradicional de trazer novos leads.

Nele, você vai atrás dos usuários que tem o perfil do seu negócio, entrando em contato com eles, podendo ser via e-mail ou LinkedIn, por exemplo.

Inbound marketing

No inbound marketing você criará estratégias para que o visitante percorra todo o funil de vendas, começando pelo topo de funil, ao produzir conteúdos em diversos formatos, como: blog posts, e-books, webinars, conteúdo para redes sociais etc.

Conteúdo Otimizado para SEO

Produza conteúdo educativo, que responda às perguntas dos usuários e seja otimizado para SEO, ou seja, facilite que as pessoas encontrem você nos mecanismos de busca, como o Google.

Através desse conteúdos educativos, esse usuário poderá acessar o seu site, conhecer seu serviço e muito provavelmente se interessar ainda mais pelo seu negócio.

Prova Social para Convencer os Visitantes logo no Primeiro Contato

Faça propaganda do seu negócio para que os usuários sejam impactados e desenvolvam interesse desde o primeiro acesso no seu site.

Aposte em estratégias como:

  • Resenhas;
  • Cases de sucesso;
  • Dados;
  • Ícones que remetam confiança; e
  • Depoimentos de clientes satisfeitos.

Seja Listado em Sites de Avaliação Respeitáveis

A maioria das pessoas acessa sites de avaliação antes de seguir com a sua compra, então é essencial que você esteja em bons sites, além de ter feedbacks positivos.

Caso sejam negativos, sempre entre em contato com o usuário que o fez, mostre que você está presente e se importa, buscando reverter a situação.

Seja Listado em Diretórios de Negócios Online

Ao estar presente em diretórios como o Google for Business, você será encontrado com muito mais facilidade pelos usuários que buscam pelo seu tipo de serviço.

Além disso, com essa tática, você também estará auxiliando na sua estratégia de SEO.

Tenha um Ótimo Suporte ao Cliente

Pesquisas apontam que 90% dos clientes levam o atendimento ao cliente em conta na hora de fechar uma compra, por isso, tenha uma equipe focada apenas no suporte ao cliente.

Lembre-se, é uma via de mão dupla, se você dá importância ao cliente, ele ficará cada vez mais satisfeito e as chances de fechar uma compra com você aumentam.

Call Back Lead

A estratégia de Call Back Lead (chamada de retorno) consiste em contatar novamente aquele lead que deixou de responder.

Dessa forma, você reforça que se importa com a resposta da pessoa, além de estreitar o relacionamento, já que estará fazendo uma ligação direta para ela. 

Marketing Boca a Boca

O marketing boca a boca muitas vezes é feito de forma espontânea por clientes satisfeitos, mas você mesmo que trabalha na empresa pode fazê-lo.

Sempre tenha em mente o que falar quando alguém lhe perguntar sobre um assunto dentro de seu negócio.

Redes Sociais

Estar presente nas redes sociais é uma ótima maneira de conquistar novos leads.

Aproveite as mídias para produzir conteúdo relevante, tirar dúvidas e engajar com seus seguidores, dessa forma a sua autoridade cresce.

Organize Webinars

Os webinars são uma ótima ferramenta para mostrar a autoridade que sua empresa tem sobre o assunto.

Mostre o seu domínio sobre os assuntos que abrangem o seu negócio, aproveite também para educar os usuários.

Encontrando Prospects no LinkedIn

Aproveite o LinkedIn para encontrar seus prospects, para isso você precisa:

  • Tornar seu perfil influente;
  • Engajar nos grupos;
  • Oferecer seu conhecimento de forma gratuita;
  • Manter relacionamento com seus contatos; e
  • Atentar-se às mudanças importantes na vida de terceiros.

Facebook Ads

Crie uma estratégia de anúncios publicitários específicos para a plataforma, dessa forma, você poderá escolher qual métrica faz mais sentido de acompanhar, como curtidas, leads, alcance da marca, entre outras.

Ao anunciar no Google, você aparece como os primeiros resultados de busca, então é interessante que você aproveite essa estratégia.

Com o Google Ads, você também consegue atingir usuários que estão ativamente buscando pelo tipo de serviço que você oferece (diferente das redes sociais, onde o usuário está apenas navegando sem intenção de compra).

 Saiba mais: 8 Motivos para você começar a Investir em Anúncios Online

E-mail Marketing Direto

O e-mail marketing direto, ou apenas direct mail, é uma tática usada para enviar campanhas personalizadas diretamente para os clientes em potencial.

Com ele você:

  • Estabelece relação com os prospects;
  • Chama a atenção dos consumidores;
  • Acompanha o sucesso de seus serviços;
  • Tem acesso aos feedbacks;
  • Aumenta a autoridade da marca e a fidelidade dos clientes; e
  • Otimiza as estratégias atuais de e-mail marketing.

Assinatura de Newsletter

A newsletter faz com que seu cliente sempre esteja atualizado sobre os serviços de sua empresa.

Aproveite esse formato para criar conteúdo rico e que seja relevante para o seu lead.

Networking com Outros Profissionais

Aproveite oportunidades como encontros, convenções e eventos para captar leads de outros setores, aprimorar suas estratégias e conhecer mais sobre outros mercados, o que pode ajudar você com futuros negócios.

 Leia também: Veja o Benchmark da Taxa de Conversão por Segmento de Mercado

Devo Comprar Leads de Seguros?

Devo Comprar Leads de Seguros?

Lembre-se: para se tornar lead, o visitante precisa autorizar a coleta das informações necessárias

Então, a menos que você queria gerar uma péssima imagem para sua empresa, além das insatisfações dos usuários, não compre leads.

Capte leads por meio de criação de conteúdo, engajamento nas redes sociais, SEO, bom atendimento, entre outras diversas estratégias que já listamos neste texto.

Como Fazer um Visitante Informar seus Dados de Contato?

Como Fazer um Visitante Informar seus Dados de Contato?

A primeira ação que você deve ter para que o visitante informe os dados necessários é: coloque o formulário, chat ou chatbot em um local estratégico, logo em seguida dê algo em troca, pode ser conteúdo ou até mesmo algum tipo de informação sobre o serviço desejado (como um orçamento ou proposta personalizada).

Exemplo: em troca do e-mail do usuário, disponibilize um ebook sobre os tipos de seguro.

Como Transformá-los em Clientes?

Como Transformá-los em Clientes?

Ok, agora que você já sabe como gerar leads para a sua corretora de seguros, vamos entender como tornar esses leads em clientes!

Qualificação de Leads

A única forma de qualificar seus leads é testando-os, ou seja, veja se eles se encaixam nos nichos que seu negócio está inserido.

Questione:

  • Quão próximo os leads estão de seu público-alvo?
  • Qual sua localização geográfica?
  • Eles têm interesse em negócios semelhantes?

Nutrição de Leads

Forneça a quantidade de conteúdos necessários para que seu lead siga na jornada de compra.

Essa etapa pode ser longa, mas não poupe esforços para melhorar o relacionamento com seu lead, crie um vínculo de confiança entre ele e sua empresa.

Time de Vendas em Jogo

Finalmente o seu lead está pronto para receber uma abordagem, dessa vez, esse contato está com o time de vendas.

Porém, é importante que o marketing atue junto com vendas para abordar esse lead da melhor forma possível e conseguir fechar negócio.

Top 3 Landing Pages de Seguros

Top 3 Landing Pages de Segurança

As landing pages também tem um papel importante na geração de leads para corretores de seguros.

Pensando nisso, separamos três exemplos de sites e LPs de seguros para você usar como inspiração.

Confira:


Após todas essas dicas e estratégias, você já está pronto para gerar leads para sua corretora de seguros.

Se você quer receber mais conteúdos como esse, continue acessando o blog da Leadster!

Categorias: Geração de Leads

Beatriz Testa

Redatora na Leadster e jornalista em formação. Há 2 anos trabalhando com SEO, Marketing de Conteúdo, Hard News e muito mais!

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