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Você já parou para pensar como o organograma de agência de marketing pode afetar o seu negócio?

Ao definir um modelo de organograma, a estrutura e distribuição de sua empresa estarão mais claras e eficazes.

Pensando nisso, a Leadster preparou esse artigo completo sobre o que são os organogramas para agência de marketing, suas vantagens e como fazer.

Vamos lá!

O Que É um Organograma de Agência de Marketing?

O Que É um Organograma de Agência de Marketing?

O organograma de agência de marketing é uma representação gráfica que mostra a disposição de cargos, englobando hierarquias, grupos de trabalho e funções de cada um dentro do negócio.

 Leia também: Campanha Publicitária: O que é, Como Fazer, Exemplos e Benefícios

Para que Serve um Organograma de Agência de Marketing?

Para que Serve um Organograma de Agência de Marketing?

O organograma é criado a fim de facilitar o entendimento da dinâmica interna dos colaboradores na empresa.

Além disso, essa representação pode até mesmo representar a cultura organizacional e o plano de carreira do negócio.

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Quais os cargos de uma agência de marketing?

Sabemos que os cargos variam conforme tamanho e finalidade do negócio, porém, vamos citar aqui os principais cargos de uma agência de marketing.

Confira!

  • Diretor de marketing;
  • Coordenador de marketing;
  • Analista de marketing;
  • Assistente de marketing (se necessário);
  • Equipe de conteúdo (analista de conteúdo, redator + equipe de SEO);
  • Equipe de design (branding, redes sociais, mídia paga e produto).

Em alguns casos podem haver também líderes e coordenadores de projetos.

Os Benefícios do Organograma de Agência de Marketing

Os Benefícios do Organograma de Agência de Marketing

Além de manter uma boa organização interna, o organograma de agência de marketing é uma forma de:

  • Todos conhecerem a estrutura organizacional da empresa;
  • Centralizar informações que favorecem a visão completa do negócio;
  • Utilizar as mesmas nomenclaturas em outros processos, facilitando as consultas e a solução de problemas;
  • Auxiliar o trabalho em equipe.

A Importância de Sempre Atualizar o seu Organograma de Agência de Marketing

A Importância de Sempre Atualizar o seu Organograma de Agência de Marketing

Lembre-se que sua empresa não é estática: cargos, hierarquia e funções estão sujeitos a mudança a todo tempo.

Por isso, atualize periodicamente o seu organograma de agência de marketing, dessa forma, erros de comunicação serão evitados, além de sempre mostrar as novidades para os seus colaboradores.

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Como Fazer um Organograma de Agência de Publicidade do Zero

Como Fazer um Organograma de Agência de Publicidade do Zero

Eu prometi que ia te ajudar a fazer um organograma do zero, não prometi?

Pois bem, em apenas 4 passos você já terá a representação gráfica em mãos. Vamos lá!

 Leia também: Como Fazer um Plano de Ação para os Clientes da sua Agência? Especialistas Respondem

1. Escolha o Nível Hierárquico

No modelo de organograma para agências existem três níveis hierárquicos presentes: estratégico, tático e operacional. Cada um deles possui demandas, metas e cargos específicos.

Logo abaixo nos aprofundamos mais sobre isso, confira:

Estratégico

Nível que apresenta no topo os responsáveis pelo planejamento estratégico

As posições ocupadas são por aqueles que indicam a direção que a empresa tomará

Todas as tomadas de decisões estão nesse primeiro nível. Normalmente, ele é ocupado por diretores e pelo CEO.

Ou seja, a agência será liderada por quem estiver no nível estratégico.

Tático

O nível tático engloba áreas mais específicas, adentrando nos principais departamentos da agência, como atendimento e criação. As funções aqui estão relacionadas a definição de metas e objetivos.

Operacional

Por fim, o nível operacional é onde é feito todo o trabalho de criação e desenvolvimento do que foi estabelecido pelos níveis acima.

Essa parte da hierarquia inclui colaboradores de todos os outros níveis, já que as ações envolvem mais pessoas.

2. Defina o Modelo a Ser Utilizado

Existem alguns modelos de organograma que você pode estudar e ver qual se encaixa melhor na sua agência, antes de escolher.

Pensando nisso, separamos aqui dois possíveis modelos que você pode utilizar no seu negócio.

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Vertical

O organograma vertical separa, em níveis hierárquicos, cada cargo da empresa, começando pelos mais altos e indo até os operacionais.

Seu foco é explicitar os diferentes níveis existentes, facilitando a compreensão de cada função e comunicação dentro da empresa. Veja um exemplo para ficar mais claro:

Circular

Ao invés de dispor dos cargos de cima para baixo, o organograma circular organiza as informações a partir do centro e partindo para as áreas periféricas. Ou seja, no centro estão as camadas e posições mais altas, seguidas dos cargos que respondem às áreas centrais da agência.

O propósito desse modelo é mostrar uma maior flexibilidade da empresa, ele reforça a imagem de que a agência é menos focada em hierarquia e mais horizontal.

3. Separe as Funções

Quais são as áreas, cargos e funções dentro de sua agência de marketing?

É preciso saber essas respostas na ponta da língua para criar seu organograma, pois será apenas a partir delas que você poderá criar sua representação gráfica. 

Assim que já souber, separe essas informações dentro do modelo e nível hierárquico escolhido.

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4. Organize Todas as Funções

Após definir os níveis hierárquicos, escolher o modelo e separar as funções, chegou o momento de você organizar tudo isso em seu organograma para agência de marketing.

Para isso, pense em como você irá separar as funções. Veja algumas opções:

  • Simples – apenas duas linhas, a de cima corresponde ao proprietário e sócios, e a de baixo aos demais colaboradores.
  • Funcional – o mais indicado para a organização da estrutura de uma agência. Nele você terá a divisão de funções da empresa em departamentos.
  • Divisional – reúne em uma área só os colaboradores com diferentes tarefas e habilidades. A divisão pode ser feita por produtos, clientes e até mesmo regiões geográficas.
  • Matricial – é o modelo mais complexo. Ele propõe outra forma de comunicação e divisão do trabalho, ou seja, os colaboradores pertencem a dois grupos de trabalho, consequentemente, respondem a dois líderes diferentes. Esse tipo de organização possibilita diversas áreas atuarem juntas, como atendimento, vendas, marketing, produto etc.

Bônus: Modelos Prontos de Organograma para Agência de Marketing Digital

Para fechar com chave de ouro nosso conteúdo completo sobre organogramas para agência de marketing, separamos aqui alguns modelos prontos que você pode seguir ao criar sua própria representação gráfica.

Vamos lá!

Organograma por Projeto

Organograma por Função

Organograma por Função

Organograma Circular

Organograma Circular

Organograma Matricial

Organograma Matricial

Chegamos ao fim de nosso artigo sobre organograma para agência de marketing!

Além dessa organização, sabe o que também pode auxiliar sua agência a crescer e gerar melhores resultados?

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Categorias: Agências

Rafaela Soares

Head de Vendas na Leadster

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