Se eu perguntar o que diferencia sua empresa da concorrência e o que fará com que os clientes comprem do seu negócio e não dos demais, você saberá a resposta?

Bom, caso ainda não tenha certeza do que responder, saiba que o conceito de Unique Selling Proposition (USP) pode ser a solução, ou melhor, o gabarito dessas questões.

Pensando nisso, vamos explorar esse conceito, suas vantagens e como você pode criar a sua USP e finalmente ter na ponta da língua o que diferencia seu negócio dos seus concorrentes.

Siga no texto!

O que é Unique Selling Proposition?

O que é Unique Selling Proposition?

A Unique Selling Proposition, ou, quando traduzida, Proposta Única de Venda (Valor) é uma breve descrição sobre o que torna a sua empresa única, o que a diferencia das demais.

O objetivo é deixar claro ao público-alvo a essência de seu negócio, o valor que você oferece ao consumidor que as outras empresas não possuem.

Para isso, pense em definir o que torna você diferente da concorrência em uma breve frase, lembrando sempre de ser assertivo, focado no seu negócio e entregar mais que palavras.

Mas fique tranquilo, pois o “como fazer” será explicado em breve. Continue no texto! 😉

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Vantagens de ter uma USP

Vantagens de ter uma USP

Além de diferenciar a sua marca das demais, ao criar uma Unique Selling Proposition, você terá outros impactos positivos em sua empresa.
Vamos a alguns deles.

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Reforça a sua autoridade no assunto

Se você tem em mãos a USP, você demonstra segurança e maior autoridade sobre o que faz no mercado e porque as pessoas tendem a preferir a sua marca.

Isso acontece, pois com essa descrição você já será mais preciso em determinar no que a sua empresa é especialista, qual é o aspecto de destaque e sua confiabilidade

Faz sua marca ser lembrada

Ao mostrar para o público que você tem uma forte proposta de valor e que é seguro sobre suas qualidades e diferenciais, a probabilidade de que as pessoas se lembrem de você será maior. Afinal, seu negócio será uma presença marcante.

Impacto nas vendas

Ao diferenciar sua empresa das demais, reforçar sua autoridade e melhorar o branding da sua marca, você pode apostar que terá impacto positivo nas vendas.

Lembre-se, as pessoas vão lembrar de empresas que demonstram confiança, diferenciação e um “quê” de ser único.

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Exemplos de Unique Selling Proposition para Inspirar

Se o conceito da USP ainda está meio nebuloso em sua mente e você não consegue visualizá-lo, vamos a alguns exemplos que podem servir de inspiração para a sua própria criação.

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The Economist

O jornal britânico The Economist define sua USP em duas frases: “You’ve seen the news, now discover the story” – Você já viu a notícia, agora descubra a história.

Logo de cara fica muito claro o que esse canal passa para o público, sua diferença comparado aos demais é que eles vão contar a você a história, dados e análises que estão por trás das manchetes.

Turkish Airlines

A empresa de aviação turca Turkish Airlines aposta em uma USP mais sutil: “Flying to the most countries” – voando para a maioria dos países.

Ela deixa claro o que a empresa prega: levar os consumidores a maior quantidade possível de países do globo.

Nubank

A Nubank é a prova que uma boa unique selling proposition pode levar sua empresa a concorrer com negócios já consolidados e confiáveis do mercado.

Com a pequena frase “Escolha o futuro” o banco já explicita qual é a sua essência, o que o diferencia dos demais: autonomia aos clientes, ou seja, é o consumidor que escolhe o que vai fazer, a Nubank está lá para dar suporte. 

Ryanair

“Tarifas baixas. Simplificadas.”, essa é a USP da Ryanair, companhia aérea irlandesa.

Com essas três palavras já podemos entender que o objetivo da empresa é oferecer preços mais baixos aos consumidores, sendo esse o seu diferencial.

Emirates

Enquanto a USP da Rynair é sobre preços menores, a Emirates não está buscando isso, na verdade, ela preza qualidade acima de tudo, independente do valor.

Podemos comprovar isso com as duas frases que compõem sua descrição: “Fly Better” – Voe melhor. 

Head & Shoulders

O próprio nome da marca já denuncia um pouco sobre o que é a sua essência. A Head & Shoulders utiliza a frase “Clinically proven. Up to 100% dandruff protection” – clinicamente comprovado. Até 100% de proteção contra a caspa.

Ou seja, conseguimos entender claramente que o seu diferencial no mercado é eliminar a caspa.

Como Criar uma Unique Selling Proposition

Como Criar uma Unique Selling Proposition

Para fechar esse guia sobre USP, vamos aos seis passos necessários para a criação de sua descrição!

1. Conheça o seu público

Antes de trazer o seu diferencial para a prática, você precisa pensar o que o seu público está procurando, qual a necessidade ou dor que precisam ser atendidas.

Assim que conhecer o seu público, pense já na criação de sua Ideal Customer Profile (ICP ou perfil ideal de cliente), desse modo você vai entender seus gostos, hobbies, preferências, objetivos etc.

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2. Faça Benchmarks 

Por meio do benchmarking você consegue analisar a sua concorrência, afinal, você estará acompanhando as práticas das demais empresas para utilizá-las como referência, seja do que fazer ou do que não fazer.

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3. Descubra como o produto ou serviço resolve o problema da persona

Pense e defina como você vai resolver os problemas enfrentados pelo seu público.

Não adianta despertar a consciência de que algo está acontecendo com ele se você ainda não tem uma solução para oferecer.

 Leia também: Framework de Cliente Ideal, Persona e Público-Alvo

4. Liste os seus principais benefícios

Agrupe todas as vantagens oferecidas pela sua empresa e vá filtrando pelas principais e mais importantes, ou seja, aqueles que mais vão impactar o público e se tornarão seu principal diferencial.

5. Faça pesquisa com seus clientes atuais

O que os seus clientes estão pensando sobre o seu negócio? Você está tendo um feedback positivo ou negativo? Quais são os desejos de seus consumidores e o que você pode fazer quanto a isso?

Essas são algumas das perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de criar sua USP, pois apenas ouvindo os clientes será possível definir o que é essencial para sua empresa e como você vai diferenciá-la das demais.

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6. Foque no que te Faz Único

Para finalizar a sua criação, sempre tenha em mente aquilo que te faz único, o ponto que diferencia a sua empresa de todas as outras. 

Essa será a essência de sua USP e o motivo dos clientes escolhê-lo, e esse ponto deverá estar presente em toda a comunicação da sua empresa, desde o slogan até o pitch de marketing e o dos vendedores e stakeholders.


Além da Unique Selling Proposition, existem outras estratégias e ferramentas que auxiliam você no processo de vendas.

Uma delas é o chatbot, quando utilizado da maneira certa ele acelera todo o seu processo de vendas, captando, qualificando e distribuindo leads de forma personalizada e instantânea.

Se quer saber mais sobre o assunto dá uma olhada no texto que a Leadster preparou: Chatbot para Vendas e Marketing: Conheça o SDR Automático que Faz a Pré-Qualificação de Leads!

Categorias: Vendas

Rafaela Soares

Sales Manager at Leadster - apaixonada pela área de inteligência comercial e comunicação com clientes.

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