Sumário
A criação de conteúdo é uma das principais táticas do marketing digital moderno para captar cada vez mais leads que vão se tornar clientes.
Lá pra 2010, quando o marketing de conteúdo começou a se desenvolver, muitas agências e empresas que trabalham com marketing precisavam explicar para o mundo o que essa nova modalidade da publicidade era, e o que ela fazia.
Mas hoje o conteúdo já dominou o mundo. Todo mundo sabe que a criação de conteúdo é uma das moedas mais poderosas dentro de várias estratégias de marketing digital.
E algo que vem dominando o mundo também, pouco a pouco, é o uso da Inteligência Artificial para a criação desse conteúdo.
Ela traz muitas vantagens, principalmente na escalabilidade da sua estratégia. Subitamente, você se vê livre de precisar contratar um verdadeiro exército de redatores para expandir seus resultados.
Mas ao mesmo tempo, as ferramentas de IA vêm com algumas limitações.
Hoje vamos conversar sobre tudo isso: como acontece a criação de conteúdo com IA? Me acompanhe para conhecer suas vantagens, desvantagens, as melhores técnicas pra produção e mais 10 exemplos de IAs trabalhando juntas.
Bora?
Quais são os Tipos de IA?
Bom, antes da gente começar a falar de fato sobre a criação de conteúdo com Inteligência Artificial, precisamos conversar sobre os tipos de IA que existem no mercado hoje.
Isso é importante porque, apesar da tecnologia ser relativamente nova, já existem vários tipos de ferramentas que atuam em diversos campos dentro da realidade do marketing.
Escolher entre essas ferramentas pode ser bastante complicado. Especialmente se você não está tão familiarizado com a IA assim.
Os tipos de IA vão determinar quais são os usos que elas conseguem ter dentro da sua estratégia.
Um exemplo: o Canva tem uma funcionalidade de Inteligência Artificial Generativa, mas ela é só um apoio para a funcionalidade principal da ferramenta: a criação de posts para mídias sociais no modelo drag n’ drop.
Ao mesmo tempo, o DALL-E 2 é mais robusto na criação de imagens porque ele foi feito justamente para isso. Mas ele não cria posts.
E outra que vamos mencionar mais adiante no texto, a AdCreative, faz posts inteiros e oferece centenas de variações dele. Mas ela não cria nenhuma imagem, e usa bancos de imagens para ilustrar esses posts.
Está vendo como a mesma IA — a generativa — pode ter variações bem grandes entre si?
🤿 Se aprofunde: O que é Inteligência Artificial e Como Aplicar no seu Negócio
Por isso é importante a gente abrir o texto com essa diferenciação. E começando justamente pelo modelo de IA mais popular:
Inteligência Artificial para Criação de Conteúdo
A criação de conteúdo com Inteligência Artificial se dá principalmente através da Inteligência Artificial Generativa.
Essa IA é capaz de criar conteúdo completamente original e nunca visto antes por ninguém. Tudo com base em um banco de dados e treinamento prévio.
Originalmente, as primeiras IAs generativas realmente poderosas e disruptivas para o mercado foram as de texto e imagem — especificamente o ChatGPT e o DALL-E 2, da OpenAI.
Mas com o surgimento desses modelos de IA, outras também começaram a ser desenvolvidas usando suas engines — o código por trás delas.
Isso nos proporcionou ferramentas bastante variadas para a produção de conteúdo. Tão variadas que vamos precisar fazer um adendo rápido aqui:
Texto
O ChatGPT está se tornando bem rápido a IA mais básica para a produção textual.
Isso porque outros produtos já estão sendo criados que vão muito além das perguntas e respostas.
Esses produtos já vêm com databases próprias e produzem conteúdo já direcionado para uma finalidade.
Por exemplo: o Jasper.ai é especializado na produção de textos para SEO e blogs. Ao mesmo tempo, o Copy.ai é voltado para a produção de posts para redes sociais.
E por aí vai. Como é de se esperar, as IAs de texto, junto com as imagens, são as mais populares no mercado hoje.
🚀 Vá além: ChatGPT — Um Estudo Completo – O que é e Como Usar no Marketing Digital
E falando em imagens:
Imagens
Ferramentas como o Midjourney, o DALL-E 2 e o Stable Diffusion são Inteligências Artificiais dedicadas a criar imagens originais a partir de prompts do usuário.
Pra quem não conhece, você basicamente pede para a IA criar uma imagem com os parâmetros que você quer e pronto: a imagem sai.
Temos um texto super interessante sobre IAs para criar imagens publicado aqui no blog. Veja esse exemplo criado com o DALL-E 2 com o prompt “um gato usando óculos de coração”:
Essas IAs, porém, criam apenas a imagem. E dependendo do serviço que você escolhe, os resultados podem ser absolutamente fiéis (como é o caso do exemplo) ou completamente desastrosos.
A escolha de uma IA para criação de conteúdo com base em imagens precisa ser muito bem informada. Quanto menos poder de processamento uma ferramenta tiver, menos fiéis aos prompts os resultados vão ser.
Posts e Anúncios Prontos
Também é possível criar posts e anúncios inteiros usando a Inteligência Artificial, inclusive as legendas e os títulos.
A única ferramenta mais popular do mercado hoje que entrega esse resultado vem sendo a AdCreative. E mesmo ela ainda apresenta alguns problemas sérios na diagramação dos posts.
De qualquer forma, quem está com bastante pressa ou quer fazer alguns mock-ups rápidos pode usar a plataforma, que apesar de limitada, cumpre o que promete.
Vídeos
Também é possível criar trilhas de vídeo completas e totalmente originais usando a Inteligência Artificial.
Ferramentas como o InVideo criam cenas e vídeos completos usando apenas prompts. Você pode inclusive criar vídeos com pessoas falando e depois usar outra IA, como a Murf, para criar a narração.
O InVideo, inclusive, oferece a possibilidade de editar seus vídeos também por prompts. É como se você tivesse um videomaker dedicado, que faz tudo o que você pede e ainda altera sem maiores problemas.
Os resultados são bastante espetaculares, inclusive pautando debates reais sobre a facilidade de criar deep fakes.
Inteligência Artificial para Atendimento
Mas como a gente estava conversando no início do texto, as ferramentas de IA não são exclusivas para a produção de conteúdo.
Hoje, as primeiras IAs voltadas para o atendimento já estão sendo lançadas, com empresas como a Zendesk liderando o mercado.
Porém, essas IAs ainda estão um pouco distantes de substituir completamente os agentes humanos.
Os chatbots para atendimento que usam a IA conseguem entender o que os clientes estão solicitando, conversar com eles e direcioná-los para a resolução do problema, mas só em casos específicos e onde há apoio de treinamento e database.
É diferente, por exemplo, de conversar com o ChatGPT, que sempre vai te entregar uma resposta para qualquer uma das suas dúvidas.
Ainda estamos um pouco distantes de encontrar IAs realmente capazes de fazer o atendimento completamente sozinhas, e existem muitas ressalvas sobre sua capacidade de um dia chegar nesse patamar.
Para chegar lá, a tecnologia de captação dos dados precisa avançar um pouco mais e o modelo de linguagem das IAs também precisa dar alguns saltos.
Inteligência Artificial para Gerar Leads
A Leadster é a primeira plataforma de chatbots com foco em geração de leads a ter uma integração nativa com o ChatGPT.
Com a Leadster AI, você pode:
- Resolver 78% dos atendimentos do seu site automaticamente.
- Qualificar leads e reduzir o número de contatos desqualificados.
- Aumentar em até 50% a sua conversão em vendas, respondendo seus visitantes durante a compra.
- Além de vender 24 horas por dia, conversando sobre o seu produto/serviço em segundos.
O processo é bastante simples.
- Faça upload da sua base: faça upload da sua base de conhecimento na ferramenta de Inteligência Artificial. Você pode utilizar documentos em diferentes formatos (.doc, .pdf, .txt) e até mesmo páginas do site.
- Adicione no fluxo e configure: adicione a IA em um fluxo de chatbot (pode ser um fluxo novo ou já existente na sua conta da Leadster) e configure sua exibição para quando o visitante tiver dúvidas.
- O que fazer com o visitante? Escolha o que fazer com o visitante depois de solucionar as dúvidas. Você pode encaminhá-lo para um vendedor, agendar uma reunião ou encerrar o contato – entre outros.
Quais são as Vantagens e Desvantagens de Usar IA para Criar Conteúdo?
Já estamos conversando um pouco sobre as vantagens e desvantagens da criação de conteúdo com Inteligência Artificial, mas acho que compensa a gente se aprofundar.
Principalmente porque, se você for se guiar pelos sites das empresas que trabalham com a IA, você não vai ver limitação nenhuma.
Mas a realidade da produção de conteúdo é diferente. A IA consegue trazer grandes vantagens que te permitem crescer muito na produção, mas ela também tem algumas limitações que não podem ser ignoradas de jeito nenhum
Então, veja agora uma análise balanceada e real do que a IA consegue entregar na criação de conteúdo, e o que ela não consegue:
Vantagens
A maioria das vantagens da IA está relacionada com a economia de tempo e recursos na criação de conteúdo.
Hoje, esse é o seu carro forte. Não existe nada que a IA faça que um humano dedicado e expert na produção de conteúdo não consiga fazer.
O problema é que nem sempre temos à nossa disposição um expert. Ou quando temos, sempre vamos precisar de mais para conseguir produzir mais conteúdo.
A IA permite que os criativos foquem no que eles realmente são bons em fazer: exercer a sua criatividade. Isso resulta em menos estresse no trabalho e mais tempo livre para pegar mais projetos.
E claro: para entregar sempre o melhor resultado.
Mas não quero dar spoilers. Me acompanhe nessa lista rápida das vantagens da IA:
Rapidez na Pesquisa
Qualquer redator já passou por isso: você chega para trabalhar, abre seu e-mail e um novo briefing aparece: escreva um texto de 1500 palavras sobre a LGPD. Entrega para o meio dia. Boa sorte.
Isso acontece e não é pouco. A mesma coisa com designers: preciso de um pacote ads completo pra ontem e pronto acabou. Boa sorte de novo!
A pesquisa é parte fundamental da produção de conteúdo, não importa a mídia, não importa o tipo de conteúdo.
Redatores pesquisam o formato que eles vão produzir e sobre o assunto que eles vão escrever. Designers pesquisam referências. Oferecer menos tempo que o necessário nessas pesquisas impacta a qualidade da entrega.
A IA permite uma aceleração nesse processo, ainda que ela não seja perfeita. Redatores podem usar o ChatGPT para entender quais são os líderes de conteúdo em um determinado segmento, por exemplo.
E designers podem usar IAs generativas de imagem para criar um mood-board de referências para uma campanha em poucos minutos.
Tudo rápido, como a rotina nas agências e departamentos de marketing exige.
Simplicidade na Produção
A própria produção também é bastante acelerada com a IA.
Vamos para o exemplo do design novamente. Vamos supor que o briefing pede por 5 imagens no estilo ilustração, que pareçam ter sido realmente desenhadas no papel.
Para fazer esse trabalho, o designer realmente vai precisar desenhar essas imagens, o que leva tempo e não é necessariamente parte do trabalho de um designer gráfico — é algo mais indicado para ilustradores.
A IA acelera esse trabalho entregando imagens assim em questão de minutos. Aliás, nem minutos, no plural: a maioria cria em alguns segundos.
Existem vários trabalhos de produção que demorariam muito, mas muito tempo pra fazer: uma animação completa dessas ilustrações, por exemplo, poderia levar semanas para ficar pronta — 5 imagens animadas requerem vários frames para cada uma.
O trabalho fica mais fácil com a IA, que embora não consiga fazer tudo, abre possibilidades para materiais que antes seriam inviáveis em uma equipe reduzida.
Escalabilidade
Isso que nós estamos conversando nesses dois itens tem nome: escalabilidade.
É isso o que a IA consegue te entregar ao acelerar processos que antes demorariam muito: a possibilidade de crescer e escalar.
Se o designer não precisa mais correr atrás de ilustrações para aplicar em uma campanha, ele pode criar 20 peças no prazo que ele criaria só uma.
Se a redatora consegue pesquisar gastando só metade do tempo que ela gastaria, ela consegue produzir em dobro.
Com isso, não é que o departamento de marketing ou a agência vão ficar sem ter o que fazer na maior parte do dia. Pelo contrário.
Com a ajuda que a IA traz, é possível pegar muito mais clientes. Clientes que antes não poderiam ser atendidos por falta de estrutura ou falta de pessoal agora já podem.
Resultados Razoavelmente Fiéis
A criação de conteúdo com a IA vai entregar resultados bastante aproveitáveis para a sua equipe, embora nem sempre.
Esse é um ponto que precisamos conversar antes de falar das desvantagens porque há muita dificuldade em entender o papel da IA na produção de qualquer tipo de material.
Tem gente que acha que a IA vai entregar sempre o melhor resultado de acordo com o prompt: ou seja, a responsabilidade é sua.
E tem também quem ache que o prompt não importa: você pode escrever o que quiser que a IA nunca vai conseguir entregar resultados realmente fiéis.
Essa é uma área cinza porque nenhuma dessas duas afirmações está 100% correta ou 100% errada.
A IA não vai entregar resultados 100% fiéis em nenhuma ocasião, independente do prompt. Mas ao mesmo tempo, isso não significa que os resultados não são satisfatórios.
Esse deve ser o seu norte ao trabalhar com a IA: ela não acaba com o trabalho da noite para o dia. Os resultados são bons o suficiente para te ajudar a atingir seus objetivos, sejam eles quais forem.
Mas ainda é responsabilidade dos criativos revisarem e aplicarem o resultado do trabalho da IA na peça sendo construída.
Desvantagens
A Inteligência Artificial também traz algumas desvantagens que precisam ser entendidas antes de você começar a sua produção.
Essas desvantagens, porém, não vão inviabilizar a produção. Você só precisa ficar de olho nelas para entender o que de extra você vai precisar fazer após a produção.
Fiz uma lista rápida aqui pra você acompanhar. Vamos comigo?
Revisões Extensas
Tudo o que é feito com Inteligência Artificial precisa de revisão. Absolutamente tudo.
Especialmente em texto. A produção textual do próprio ChatGPT, que é a melhor ferramenta de IA para essa finalidade, ainda traz alguns problemas clássicos e que provavelmente não vão embora tão cedo.
Inventar fontes é um desses problemas. O ChatGPT raramente diz “eu não sei”. Seu propósito é entregar um texto, não necessariamente uma informação correta.
Se o texto se aproxima da verdade e está de acordo com o prompt, muitas vezes o ChatGPT vai bater o ponto, dizer tchau, obrigado! e seguir para a próxima.
Checagem dos fatos, alteração de estruturas muito genéricas, inserção de informações específicas sobre a sua empresa e sua persona: isso você precisa fazer manualmente.
É claro que o ChatGPT pode te entregar algo que marque todas essas caixinhas, mas ainda assim ele tem seu próprio estilo de linguagem que é bem difícil de mudar só com prompts.
O mesmo vale para as imagens: elas não estão prontas. Elas podem até serem bonitas e estarem de acordo com o imaginado, mas alguns detalhes — especialmente mãos, olhos, rostos e texturas — precisam de um tratamento extra de um designer experiente.
Padronização do Conteúdo
Outro problema da Inteligência Artificial é que tudo fica com “cara” de IA.
Isso também é ainda mais complicado com texto. O ChatGPT tem um estilo próprio, e mesmo que você descreva sua persona no prompt e peça uma mensagem personalizada, ele ainda vai escrever como ele escreve.
Às vezes você pode inclusive pedir para o ChatGPT criar a persona e depois escrever um texto voltado pra ela que o estilo ainda vai parecer com IA.
Para imagens é a mesma coisa, mas menos evidente, já que os elementos são principalmente visuais e muitas ferramentas permitem a estilização de prompts visualmente também — você escolhe estilos, cores, cenários etc.
Quem usa a IA na criação de conteúdo de um jeito muito extenso vai encontrar esse problema da padronização. Sem revisão, tudo vai ficando muito igual e genérico.
Dificuldade em Ter a “Grande Ideia”
As IAs podem te entregar muitas ideias, mas a grande ideia ainda é 100% responsabilidade dos humanos.
Mas o que é exatamente a grande ideia? É aquela que ninguém teve ainda. A que está tão relacionada com o seu negócio e o seu segmento que ela chega a parecer óbvia. É a ideia que vai gerar mais leads e vendas do que você vai conseguir atender.
A IA, por suas limitações e por não entender de verdade seu negócio e o seu público, acaba ficando muito na superfície da criatividade.
E essa superfície não é necessariamente ruim. Ela funciona para ideias de posts em blogs, para ideias de anúncios nos Social Ads e no Google Ads.
Mas para grandes campanhas, que exigem uma criatividade maior, é complicado contar com a IA.
As Melhores Ferramentas de Inteligência Artificial para Criar Conteúdo
Bom, estamos chegando ao final do texto e já conversamos sobre tudo o que a IA é capaz de entregar, o que ela não consegue e quais são seus tipos.
E claro, conversamos também sobre as principais vantagens de usar a IA na sua produção. Só essa parte já deve ter te deixado bastante animado, não é? Poder atender mais clientes e faturar mais é um grande incentivo para agências.
E reduzir a carga de trabalho da sua equipe de marketing ao mesmo tempo em que você acelera a produção é maravilhoso para empresas menores e com um orçamento apertado.
Mas precisamos conversar agora sobre o principal: como começar na criação de conteúdo com Inteligência Artificial?
Fiz uma lista rápida aqui com 10 ferramentas de IA que vão te ajudar nesse processo, mas com um extra: cada item traz duas ferramentas que, juntas, conseguem produzir praticamente qualquer tipo de material.
Estamos falando aqui desde imagens e textos até anúncios completos, passando também por vídeos, narração, geração de leads e atendimento.
Vamos lá?
ChatGPT e Midjourney (ou DALL-E 2)
O pacote básico da IA Generativa é texto + imagem. Muitas vezes, especificamente o ChatGPT e uma ferramenta da geração de imagens, como o Midjourney e o DALL-E 2.
Estou colocando essas duas ferramentas em evidência porque hoje, no mercado, elas são as que entregam os resultados mais fiéis em geração de imagens.
Existem outras ferramentas mais específicas, algumas até mais avançadas — como o Stable Diffusion — mas para ter os melhores resultados em 2024 essas duas são as mais recomendadas.
O ChatGPT atua criando o texto que você precisa, inclusive o texto do prompt para a IA que vai gerar as imagens.
Você pode, por exemplo, pedir para o ChatGPT te entregar um post pronto, incluindo o prompt da imagem, já com copy e até data de publicação.
E depois colocar o prompt na IA que vai gerar a imagem. Tudo pronto: você tem um post praticamente pronto usando a Inteligência Artificial.
Não há muito o que explicar aqui porque essas ferramentas são absolutamente simples. Você vai precisar experimentar, usá-las bastante, para conseguir ter os melhores resultados.
Aqui, a prática fala mais alto. Comece hoje!
AdCreative para Anúncios
A AdCreative é uma ferramenta que cria anúncios já prontos, com o texto que você precisa, sua logo, as cores da sua marca e uma imagem de background.
Veja o exemplo logo abaixo:
Mas perceba que os resultados ainda são bem limitados. O interessante da plataforma é que, para lidar com essa limitação, ela entrega não um ou dois resultados, mas mais de 100 anúncios para cada prompt.
Essa é uma ótima ferramenta para testar, mas ela é um pouco cara: seu plano mais básico sai por cerca de R$600 por mês.
Jasper.ai
O Jasper.ai é uma ferramenta que auxilia principalmente a produção de textos para SEO com Inteligência Artificial.
Antes, sua atuação estava inteira voltada para a produção de textos para SEO. Hoje a história está um pouco diferente.
Essa é uma das áreas que está se desenvolvendo mais rápido no mundo do marketing digital, mas o Jasper não ficou só por aí.
Hoje, ele traz uma caixa de ferramentas enorme para a criação e conteúdo com IA, inclusive se posicionando como um copiloto para times de marketing.
Com a solução completa do Jasper, você produz copy, textos inteiros, tem um parceiro de pesquisa e gera até imagens.
No mercado de Inteligência Artificial hoje, o Jasper se destaca como uma das principais ferramentas de criação de conteúdo. Ele é caro, mas equipes que fazem esse investimento com certeza vão ver retorno.
Copy.ai e Canva
O ChatGPT e o DALL-E 2 para criar posts em redes sociais é uma boa ideia, mas essas IAs ainda vão te dar um pouco de trabalho e requerem uma boa revisão e trabalho extra de revisores e designers.
E quem não tem redator, revisor ou designer para trabalhar junto? E aqueles empreendedores que estão começando agora e não estão prontos para investir em uma equipe de marketing, como ficam?
Nesse caso, o Copy.ai e o Canva ajudam bastante.
O Copy.ai é uma plataforma voltada exclusivamente para posts e anúncios. Sua IA é treinada para essa finalidade, o que resulta em resultados mais otimizados para esse canal.
E quando ela é usada com o Canva — que inclusive tem uma IA generativa de imagem nativa — você resolve os principais problemas de trabalhar sem equipe: é possível gerar o texto do post, o próprio post e a imagem do post.
InVideo e Murf
Mas é tudo só pensando em posts? Texto e imagem? E como ficam os vídeos?
Não se preocupe: se sua principal atuação está no audiovisual, tenho duas ótimas ferramentas aqui pra você.
O InVideo é uma IA voltada para a produção de pequenos filmes. Ela também é generativa: você só precisa colocar o prompt e ver o resultado final.
Em conjunto com ele você também pode usar o Murf, que é voltado para a produção de vozes usando a IA.
Com isso, você consegue criar trilhas de vídeo e combinar com uma narração, resultando em ótimos materiais para anúncios em qualquer lugar.
No YouTube, por exemplo, essa estratégia dá super certo e já está sendo aplicada.
Leadster
Lá em cima no texto já falamos sobre isso, mas vale a pena retomar aqui.
A Leadster AI é um módulo da Leadster que utiliza a Inteligência Artificial do ChatGPT para responder os visitantes do site de maneira automática e imediata.
Após muitos testes, descobrimos que a IA pode ser aplicada durante a qualificação do lead para responder dúvidas, aumentando o engajamento dos visitantes e fazendo com que eles informem mais dados relevantes para sua empresa.
Ou seja, mais dados = mais facilidade e mais qualidade para seu time de vendas.💡
E você pode configurar facilmente, subindo a base de informações dos seus times de vendas e atendimento, e incluindo um bloco de inteligência artificial nos seus fluxos já existentes da Leadster.
Você pode fazer um teste grátis hoje mesmo para conhecer melhor a plataforma! É só clicar no banner abaixo:
Criando Conteúdo com IA na Prática
Bom, até agora conversamos bastante sobre quais são as melhores ferramentas para criar conteúdo online, mas vimos pouco do que é possível fazer na prática de verdade.
A criação de conteúdo com IA pode parecer fácil a primeira vista, mas quem já fez o trabalho entende que o que determina a qualidade do que é produzido são bons prompts e, acima de tudo, ajustes constantes.
Algumas IAs são mais simples do que outras na elaboração de prompts. E algumas são mais simples em ajustes.
Por exemplo: criar um prompt para o Miodjouney é mais simples do que criar um para o ChatGPT.
Mas para fazer alterações no ChatGPT, você vai precisar alterar o texto diretamente, enquanto no Midjourney ou outra IA para criar imagens alguns ajustes nos prompts já podem ser o suficiente.
Separei aqui algumas situações de criação de conteúdo com Inteligência Artificial pra gente conseguir analisar com mais profundidade esses e mais alguns outros pontos.
Vamos juntos?
Criação de Conteúdo com o ChatGPT
Existem várias formas de criar conteúdo com o ChatGPT. Ele se ajusta às suas necessidades e pode ser usado tanto para criar o conteúdo do zero quanto para te oferecer ideias e esquemas para seguir.
Por exemplo: ele pode criar um texto inteiro para SEO ou pode só fazer o briefing para um ser humano escrever.
Ou ele pode ser usado para encontrar somente as pautas para a redação do material que você está precisando. Ou até para a revisão gramatical de um texto feito por outra pessoa.
Os usos do ChatGPT são os usos da linguagem. E não há limite para o que a linguagem consegue fazer. Portanto, as possibilidades com o ChatGPT também são infinitas.
A questão, como vamos ver ao longo desse tópico, é que o ChaGPT tem limitações não com a linguagem, mas com ele próprio.
Seu banco de dados é completo, mas a sua forma padrão de “conversar” tem um viés bem óbvio: o viés do próprio ChatGPT.
Ou seja: o ChatGPT conversa como o ChatGPT. Olhos treinados conseguem identificar de longe o conteúdo criado por IA. E com a grande popularização desse tipo de conteúdo, todo mundo está ficando bem treinado. 😅
Logo abaixo você acompanha alguns usos práticos do ChatGPT na criação de conteúdo com IA, e também um aprofundamento maior nessa questão.
Vamos juntos!
Artigo SEO com o ChatGPT
Hoje, um dos usos mais populares do ChatGPT é na produção de textos para SEO.
A produção SEO é naturalmente complexa. É necessário criar um texto que não costuma ser muito pequeno, o que acaba gerando um prazo bem grande para a produção de uma única peça, um único texto.
Por conta disso, marcas estão usando o ChatGPT para entregar um texto pronto em poucos minutos.
Mas muito cuidado com essa estratégia: o ChatGPT realmente te faz poupar bastante tempo no conteúdo, mas ele não faz milagres.
Ainda é bastante difícil a IA acertar o tom de voz, por exemplo. E também links, materiais extra, CTAs ao longo do texto etc.
E a IA também tende a ser genérica. Veja alguns passos para que o resultado seja o melhor possível:
- Crie um briefing. Veja o nosso modelo para download aqui;
- Peça para o ChatGPT criar um primeiro rascunho com base no briefing;
- Faça a primeira revisão — adicione links, CTAs, outros materiais etc;
- Faça a revisão ortográfica e de tom de voz;
- Faça a revisão crítica — onde o ChatGPT errou? Onde ele poderia se aprofundar mais?
Com isso, você vai ter o melhor artigo possível nas mãos: uma colaboração entre redatores humanos e o próprio ChatGPT.
Todo esse processo vai te poupar tempo, mas bem menos do que você está imaginando. O que antes poderia levar o dia todo, agora leva algumas horas. Mas ainda assim são algumas horas, não minutos.
ChatGPT para Criar Roteiros de Vídeo
O ChatGPT para criar roteiros de vídeo também é uma ótima ferramenta.
Porém, por conta do viés GPT que mencionamos anteriormente — o ChatGPT tem um “jeito” de falar — é sempre uma ótima ideia fazer grandes revisões na narração desses vídeos.
A melhor forma de fazer roteiros de vídeo usando o ChatGPT é deixando que ele organize a parte mais complexa: o design das cenas.
Em vídeos com animação, por exemplo, você pode fazer um pequeno prompt pedindo que o ChatGPT organize as cenas e crie um storyboard narrativo, que vai ser usado pelos designers para criar um storyboard mais próximo do resultado final.
Fizemos esse teste agora, inclusive. O prompt foi:
“Crie um vídeo já formatado em três colunas. Na coluna da direita será a narração do vídeo. Na coluna central, indicações de textos que devem ser usados nas cenas. Na coluna da direita, o que deve acontecer na cena. O vídeo vai explicar sobre ferramentas de criação de conteúdo com Inteligência Artificial”.
O resultado é esse logo abaixo:
Veja como a narração está muito simplificada. Mas isso pode ser ajustado direto no prompt. No caso acima, usei o prompt mais básico possível.
O ideal é que o prompt seja um verdadeiro briefing para evitar que o resultado final seja simples demais.
Mas claro: há situações onde o vídeo realmente deve ser curto, como os reels do Instagram, por exemplo.
Vamos falar melhor sobre isso no próximo item. Me acompanhe:
ChatGPT para Conteúdo nas Redes Sociais
Existem várias formas de criar conteúdo para as redes sociais com o ChatGPT. Mas aqui é onde você precisa tomar mais cuidado.
Entre todos os usos do ChatGPT, com certeza o para as redes sociais é o mais comum e popular. Ele está sendo usado hoje, e constantemente.
O problema é que é mais difícil disfarçar a estrutura padrão do ChatGPT em textos menores, como as legendas das redes sociais.
Ele tende a ser blocado, com parágrafos que têm 5 linhas ou mais, e abusar bastante de conectivos como “ademais, afinal, portanto” entre outros. Chega a ser fácil identificar o uso da IA.
E isso vem causando problemas. Apesar da IA ser fácil de usar, conteúdo que tem cara de ter sido fácil de produzir é visto como de menor valor pelos usuários.
Para criar bom conteúdo para as redes sociais, você pode pular a etapa de briefagem e “gastar” tudo nas revisões.
Ou simplesmente usar o ChatGPT apenas para a pesquisa, e redigir textos originais com base no que ele encontrar, já que as legendas não são muito grandes.
A partir dessa pesquisa, você também pode determinar o que vai em cada carrossel, por exemplo.
Veja um caso real logo abaixo. Usamos o seguinte prompt:
“Crie um post para as redes sociais. Não quero a legenda do post. Quero que você crie um briefing mostrando o que é necessário para criar o post. Será um carrossel de 5 imagens falando sobre criação de conteúdo nas redes sociais. Inclua também sugestões de pesquisa, por favor”.
O resultado foi esse:
Ele também determinou como deve ser o título, imagem, design e chamada de cada uma das imagens do carrossel.
Essa forma de trabalhar vai te poupar muito mais tempo do que usar o GPT apenas para criar o conteúdo da legenda. Esse texto qualquer redator faz em 5 minutos. Mas um briefing robusto como esse, nem tanto.
ChatGPT para Pesquisa de Conteúdo
Um dos melhores usos para o ChatGPT é na pesquisa. Especialmente usando o GPT 4.0, com acesso à internet.
Esse uso pode ser feito para qualquer uma das ações que mencionamos aqui, por sinal.
No caso de artigos mais longos, textos para SEO, materiais ricos etc., o ChatGPT te ajuda listando fontes de pesquisa, indo desde as mais simples até as mais complexas:
E além disso, ele também pode servir para produzir listas de uma forma muito mais rápida. Por exemplo: cite 5 ferramentas de IA que podem ser usadas para criar conteúdo hoje:
Listamos essas ferramentas aqui no texto, por sinal.
Bem no início do ChatGPT essa funcionalidade era uma das menos desenvolvidas. Ela tinha como maior obstáculo um problemas gravíssimo: o GPT não acessava a internet e oferecia informações muito desatualizadas.
Ou ele simplesmente inventava tudo.
A funcionalidade de listagem hoje está melhor do que nunca. Você consegue encontrar até artigos científicos e livros mais técnicos!
Espero que esse texto tenha te ajudado bastante a entender como funciona a criação de conteúdo com a IA. Ela está dando saltos imensos, e entender o que ela faz e o que ela não faz é essencial para produzir resultados cada vez melhores.
Tudo o que estamos conversando nesse texto é sobre futuro. Estar antenado às novas tendências é fundamental porque elas deixam de ser tendências muito rápido hoje em dia.
Metade das ferramentas que eu trouxe aqui nesse texto, inclusive, nem existiam há poucos anos atrás.
O Jasper.ai, ainda em 2021 e 2022, era uma ferramenta para escrever blogs e pronto.
E para acompanhar essa evolução, tenho um material fantástico te esperando de graça do outro lado do banner abaixo. Nele, conversamos sobre o Futuro do Consumidor B2B: o que ele pensa? Como ele age?
Baixe agora grátis! Vou ficar te esperando. Obrigado pela leitura e a gente se vê no próximo texto.
0 comentário