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O Instagram Threads é o último produto lançado pelo nosso querido Mark Zuckerberg, que tem a fama de nunca se inspirar em nada para criar suas inovações nas redes sociais. 

Sarcasmo? Claro que não: veja, por exemplo, o Instagram Stories, que não é nada parecido com o Snapchat. 

Mas agora sério: sim, eu estava sendo sarcástico. O Tio Zuck ganhou uma certa infâmia na época, ao lançar o Stories tão parecido com o Snapchat, e vem ganhando de novo com o Threads, inspirado no Twitter. 

O Threads que, por sinal, surgiu bem no momento em que o Elon Musk começou a trabalhar pesado para atrapalhar a experiência de todo mundo na rede social do passarinho. 

Mas existe uma diferença bem grande entre os Stories e o Threads: um deu certo, e o outro… 

Bem, não vamos chegar a conclusões precipitadas. Mas só o fato de você estar lendo esse texto para saber se o Threads vingou ou flopou já diz bastante sobre o sucesso da nova empreitada do Zuckerberg. 

Hoje vamos analisar alguns números para entender se é show ou flop. E também temos uns bônus ao longo do texto. 

Vamos juntos? 

O que é o Instagram Threads?

Mãos segurando tablet com logo do Instagram dentro.

O Instagram Threads é a mais nova rede social da Meta. 

Ou melhor: ele é um recurso de outra rede social, o Instagram, funcionando mais ou menos da mesma forma que os Stories funcionam — como uma rede própria, mas usando a estrutura do Instagram. 

Mas o Threads vai até um pouco além disso. Os Stories, por exemplo, compartilham o chat do Instagram. O Threads tenta manter seus recursos dentro da sua própria plataforma, o máximo que pode. 

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Inclusive, ele é todo um site separado. Você não o acessa diretamente pelo Instagram, mas por um sistema próprio. 

O Instagram Threads, porém, ainda está bastante na sua infância e não entrega alguns pontos básicos que o Twitter já entrega há anos e anos. 

Só uma digressão rápida aqui porque ela é importante: a comparação com o Twitter (agora X) vai aparecer em vários pontos desse artigo. Mas isso não é culpa nossa! É do próprio Zuckerberg por fazer uma rede social tão parecida. 

Hoje, o Threads já conta com as seguintes funcionalidades: 

  • Importação de seguidores do Instagram; 
  • Possibilidade de fazer seus próprios posts e responder comentários; 
  • Comentários nos posts de outros usuários; 
  • Limite de 500 caracteres; 
  • Um sistema de busca por usuários e por tópicos; 
  • Topic Tags, que são como as Hashtags mas que permitem frases, não só palavras; 
  • Posts que permitem imagens, GIFs, enquetes, vídeos e voz. 

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Mas existem alguns outros recursos sendo prometidos até o momento, incluindo o lançamento de algo parecido com os Trending Topics do Twitter e mudanças no algoritmo para impedir conteúdo falso. 

A ideia do Zuckerberg, como fica claro, é lançar um Twitter melhor que o X. Esse é um ponto muito importante a se considerar. 

Especialmente agora, que vamos ver alguns argumentos que vão determinar se o Threads vingou ou flopou. 

Vamos lá: 

O Instagram Threads vingou ou flopou?

Homem segurando prancheta com expressão de dúvida

Bom, o melhor jeito da gente entender se o Threads é um sucesso ou um fracasso é analisando os seus números. 

Mas esse não é o único jeito. 

Precisamos levar em consideração o objetivo maior do @Zuck, e entender também o quão próximo o Threads está de ser o novo Twitter. 

Convenhamos que o lançamento do Threads aconteceu faz muito pouco tempo. E também que os nossos parâmetros de sucesso ou fracasso são engessados demais no padrão startup big tech. 

Esse padrão determina que o sucesso deve vir rápido, e se ele não vier logo no lançamento, você flopou. 

Então, com isso em mente, vamos para a análise? Vamos começar com os números e depois conversar melhor sobre o futuro do Threads em comparação com o Twitter, algo muito necessário para entender seu sucesso ou fracasso. 

Bora que vamos: 

Estatísticas de usuários

Em fevereiro de 2024, o Threads já está com 160 milhões de usuários registrados, segundo estatísticas do Quiver Quantitative.  

Essas estatísticas, porém, não são 100% precisas. Na verdade, a Meta parou de atualizar o número total de usuários na sua plataforma de checagem em julho de 2023. 

O que o site fez foi quase uma regra de três. Ele fez um cálculo para entender a média de crescimento mensal e o aplicou no cálculo. 

Isso, porém, não nos dá estatísticas muito boas. O uso de redes sociais pode apresentar padrões completamente atípicos de crescimento. 

Pode ser que amanhã alguém fale algo diferente na TV e faça milhões de pessoas irem para o Threads. 

Pode ser que o Elon Musk volte atrás e faça o Twitter ficar bom de novo. 

Muita coisa pode acontecer e acontece. Dessa forma, é mais seguro dizer que a gente não sabe quantos usuários o Threads tem hoje. 

Mas como esse número se compara ao de outras redes sociais? Vamos entender: 

Todos esses números são de usuários ativos mensais, ok?

Olhando para essas plataformas, fica claro que o Threads ainda é o caçulinha de todos, mas é mais justo compará-la apenas com o Twitter. 

E mesmo assim o Twitter ainda tem mais que o dobro dos usuários ativos. 

Mas para dar um lado qualitativo para essa pesquisa quantitativa, precisamos conversar sobre o número de usuários que se registraram e depois abandonaram a plataforma. 

Vem comigo: 

Estatísticas sobre a evolução da base de usuários

Agora vamos medir a quantidade de usuários que se registraram e depois deixaram a plataforma. 

Esses números contam uma história melhor do Instagram Threads, já que eles trazem luz à experiência dos usuários na plataforma, e o que eles pensam dela. 

E que história esses dados contam. 

A CNBC fez uma reportagem usando os dados da Sensor Tower na época do lançamento — julho de 2023 — e encontrou uma realidade bem interessante. 

Na semana do lançamento, o Threads alcançou bem rápido os 100 milhões de usuários ativos diariamente. Tão rápido que a própria Sensor Tower teve dificuldade de acompanhar os dados, dizendo inclusive para a reportagem que “o lançamento quebrou a internet”. 

Mas daí pra frente foi só pra baixo 📉

O lançamento foi no sábado, e na quarta-feira o Threads já tinha perdido 20% desses usuários. Lembrando que são usuários ativos diariamente! 

O tempo gasto na rede também diminuiu em 50% ao longo da semana seguinte ao lançamento. 

Hoje é bem difícil dizer exatamente quantos usuários estão registrados, como vimos. 

Mas mesmo o crescimento projetado é bastante conservador: um ano de Threads para saltar de 100 milhões diários para pouco mais de 350 milhões de usuários ativos mensalmente. 

Conclusão: flopou ou não flopou?

Se a gente olhar para os números absolutos e o esforço que a Meta está fazendo para não divulgá-los, o principal argumento que fica é que sim, o Threads flopou. 

A quantidade de usuários, mesmo sendo uma projeção e não estando completamente de acordo com a realidade, ainda assim não é impressionante o suficiente pra fazer alguém pausar e dizer “Nossa!”. 

Na verdade, o número de 160 milhões de usuários ainda é um terço do Twitter, que apesar de ter mais de uma década de atividade, vem sangrando usuários desde a compra pelo Elon Musk. 

Mas esse é um outro ponto que precisamos considerar. 

Acontece que o Twitter está, nesse momento, passando por algumas dificuldades. Os usuários vêm abandonando a plataforma e acusando Elon Musk não só de ignorar fake news no seu algoritmo, mas inclusive de levar as fake news adiante. 

O Threads vai no caminho contrário, dizendo que seu algoritmo busca ser mais justo, honesto e verdadeiro. 

Esse é um exemplo para mostrar que o Threads está de olho em tudo o que o X está fazendo de errado. E não só de olho: ele está fazendo o contrário. 

Então, ainda não é possível dizer o que vai virar do Threads porque ele é o principal competidor do Twitter hoje. 

O Zuckerberg nesse momento está como um tigre: na espreita, esperando o próximo movimento em falso do Elon Musk. 

O flop, então, pode ser apenas um setback. Pode ser que esse ano ainda o Threads consiga vencer o X. Quem vai dizer? 

E é justamente com isso que a gente começa a próxima parte desse texto. Me acompanhe para saber se vale a pena sua agência trabalhar com o Threads: 

Sua agência deveria estar no Instagram Threads?

Mão segurando smartphone com logo do Instagram dentro.

A resposta definitiva para essa pergunta, na verdade, não existe no momento. 

É diferente para o Instagram, por exemplo: a grande maioria das marcas brasileiras reconhece que é necessário ter um perfil por lá. 

Você precisa enumerar alguns pontos antes de tomar essa decisão de uma vez por todas. Todos eles, juntos, vão determinar se vale a pena ou não sua agência entrar no Threads de vez. 

Mas não salte nenhuma etapa! Todas são importantes para chegar nessa conclusão, ok? 

Vamos lá: 

Avaliando o esforço necessário

Primeiro: qual é o investimento que você vai precisar fazer para estar no Instagram Threads? 

O investimento vem em esforço e em dinheiro também. Você tem um social media dedicado para esse trabalho? Tem quem faça a revisão dos posts? Tem quem faça planejamento e o aprove? Tem equipe de design para caso surja a necessidade?

É claro que nada disso precisa ser tão estruturado desse jeito. Você não vai precisar necessariamente de redatores e designers trabalhando exclusivamente para a sua agência no Threads. 

Você pode compartilhá-los com outros clientes, algo 100% normal no ambiente de agências. 

Mas mesmo assim, esse trabalho ainda precisa ser feito. A equipe pode ser compartilhada? 

Esse é o único investimento que você vai precisar fazer no momento, já que o Threads ainda não tem anúncios. 

Depois, você vai precisar levar em conta um outro ponto tão importante quanto: 

Avaliando se outras agências estão

Fantástico, você percebeu que, apesar de ser um esforço colocar sua agência no Threads, é um esforço simples e que não vai impactar muito nas rotinas da sua agência. 

Mas agora me diga: será que vale a pena fazer esse esforço? 

O primeiro passo para determinar se compensa é entender se outras agências do seu segmento estão lá, e quais são os resultados que elas estão tendo. 

Pesquise por palavras-chave relacionadas a sua área de atuação: SEO, Marketing Digital, Design, Experiência do Usuário, Google Ads, Social Ads etc. 

Fazendo essas pesquisas você vai se deparar com vários perfis. Veja se eles estão tendo alguma tração, e se você consegue um engajamento parecido. 

Por exemplo: se agências estão liderando a conversa, com muitos comentários e compartilhamentos, vale a pena se inserir na rede e começar a pautar o assunto também. 

Agora, se pouca gente está falando sobre o assunto e os comentários estão muito baixos, você pode ter uma ideia boa de como vai ser o seu próprio engajamento. 

Avaliando se seus clientes estão

Essa é a pergunta de 1 milhão de Zucks dólares. 

Mais importante do que seus competidores estarem no Instagram Threads é a presença dos seus clientes por lá. 

Não adianta nada você colocar uma estratégia em prática e não ter nenhum cliente seu lá acompanhando o trabalho que você vem fazendo. 

Você vai precisar fazer uma pesquisa de marketing rápida, simples, um benchmarking mesmo, para fazer essa verificação. 

E não precisa ser necessariamente os seus clientes. Pode ser outras marcas que fazem sentido para o seu ICP ou que são traduzidas por alguma das suas personas. 

Bom, isso já é o suficiente para determinar se a sua agência deveria estar lá ou não. 

A minha sugestão é que você já a coloque no Twitter/X por enquanto: lá estão grandes profissionais do marketing, outras marcas e seus clientes também. 

E fique monitorando o Threads. Por mais que não esteja valendo tanto a pena fazer um esforço para a rede social, que tem uma das menores quantidades de usuários ativos hoje, pode ser que amanhã o cenário mude, ok? 

E se você já quiser fazer essa estreia, logo abaixo você confere um passo a passo de como criar sua conta e fazer suas primeiras postagens. 

Me acompanhe: 

Como usar o Instagram Threads?

Então você decidiu: sua agência vai usar o Instagram Threads começando agora

Mas quais são os passos iniciais? É muito difícil?

Não mesmo. Começar a usar o Instagram Threads é muito, mas muito fácil mesmo. 

Trouxe aqui alguns prints que mostram o processo de cadastro e de importação da sua conta do Instagram, nada muito complicado. 

Só falta isso pra você começar? Então pronto: não falta mais nada. Começando do primeiro passo: 

Configurando o usuário da marca

O primeiro passo é fazer o seu registro no Instagram Threads. 

Você não vai conseguir entrar no Threads se você não tiver uma conta no Instagram. Ele é somente para usuários já cadastrados, ok? 

Para fazer seu registro, é só você entrar no site do Threads e colocar seu usuário e senha do Instagram. 

Você também pode fazer a importação completa da sua conta, desde que você esteja logado no Instagram. É só clicar no botão logo abaixo na tela: 

Quando você logar, o Threads vai te dar as boas vindas e te indicar pessoas que te seguem no Instagram, mas que você ainda não segue no Threads. 

Selecione todas para aumentar a visualização da sua marca e pronto: você já está no Threads. 

Tem como ser mais simples que isso? 

Criando um tópico

O próximo passo é criar um tópico. Isso pode ser feito tanto no PC quanto no Smartphone, mas com uma ressalva: o PC não suporta arquivos de áudio e vídeo. 

Para iniciar uma Thread, simplesmente clique na opção que fica lá no topo da sua timeline. 

Depois, essa tela vai aparecer. Agora é só escrever o que você quer publicar — ou fazer o upload dos seus arquivos — e pronto: você já fez sua primeira postagem. 

Compartilhando conteúdo

O Threads também permite que você compartilhe conteúdo de outras pessoas, do mesmo jeito que o Twitter/X. 

Para fazer isso, é só você clicar no botão logo abaixo da postagem, esse com as setinhas: 

Bem ao lado do botão de comentários, o botão de compartilhar é a terceira opção da esquerda para a direita. 

Limites de caracteres e formatos disponíveis

Já começamos a falar sobre o assunto lá em cima, quando trouxemos todos os recursos que o Instagram Threads já disponibiliza na plataforma. 

Mas agora precisamos conversar sobre os formatos mesmo, de imagem e de vídeo, que a ferramenta disponibiliza. 

Mas são só boas notícias: os formatos são praticamente os mesmos de postagens no feed do Instagram. 

Olha só: 

  • Imagens: 1080×1080 pixels, 1080×1350 pixels ou 1080×566 pixels;
  • Vídeos: 1920X1080p (Full HD);
  • Texto: até 500 caracteres; 
  • Gifs: um por post; 

Threads ou Twitter? Como escolher entre os dois

Por tudo o que a gente conversou até aqui, fica claro que se você quer investir em marketing para redes sociais no estilo Twitter, é melhor focar no Twitter por enquanto. 

O Threads, apesar de ainda ter muita história pra contar, está nesse momento com a pecha de flopado. 

Veja bem: não estou dizendo que o Threads flopou, só que ele ainda não chegou no nível do Twitter. 

A questão é que não dá pra saber se o Twitter vai continuar sendo o rei por muito tempo. 

Por isso, é importante focar no Twitter agora, mas sempre ter um plano B — o Threads.

Esse é o status do Threads nesse momento. Ele é o plano B de todo mundo que está no Twitter. E é exatamente por isso que ele não deve ser ignorado. 

Mas agora, antes da gente fechar o texto, uma palavrinha: quantos dragões de marketing você mata por dia? 

Quem trabalha em agências precisa ser um verdadeiro paladino. Além de saber de tudo sobre as várias plataformas, você também precisa ficar de olho porque — é claro — tudo muda o tempo todo. 

Que tal testar seus conhecimentos nesse jogo interativo que preparamos? É um jogo mesmo! Nem vou entrar em muitos detalhes pra não te dar spoiler, ok? 

Clique no banner abaixo e bora matar uns dragões! 🐉 


Thiago Sgobero

Especialista de Conteúdo na Leadster

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