Sumário
- 1 O que são objeções?
- 2 Quais são os tipos de objeções?
- 3 Por que é importante saber lidar com objeções?
- 4 Por que e como as objeções surgem no processo de vendas?
- 5 O que é uma matriz de objeções?
- 6 Como montar uma matriz de objeções?
- 6.1 Mapeie os tipos de objeções que você enfrenta
- 6.2 Descreva em uma frase a objeção em questão
- 6.3 Classifique a objeção com os tipos de objeções identificadas acima
- 6.4 Explique o porquê dessa objeção
- 6.5 Em qual momento do processo de vendas surgiu a objeção
- 6.6 Como contornar essas objeções
- 6.7 Descreva as etapas do seu processo
- 6.8 Escreva qual o seu discurso para contornar essas objeções
- 7 Conclusão
Se você trabalha como representante comercial ou gestor de vendas está acostumado a lidar com as objeções dos prospects em relação à compra.
Nesse cenário, a matriz de objeções entra como uma ferramenta essencial no processo de vendas.
Neste post você vai encontrar o que são as objeções, quais os principais tipos, porque e como as objeções surgem no processo de vendas e como montar uma matriz de objeções que solucione os problemas apresentados pelo consumidor.
O que são objeções?
Uma objeção de vendas é uma consideração, questão ou impedimento colocado pelo consumidor que está com contato com o comercial, em relação à proposta que está sendo oferecida.
Esse obstáculo precisa ser contornado pelo representante comercial, para dar prosseguimento à negociação.
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Quais são os tipos de objeções?
As objeções de venda variam de acordo com o perfil do consumidor, etapa do estágio de compra e fit com a solução oferecida.
Confira os principais tipos:
Concepção errada
Se o lead apresenta uma objeção do tipo concepção errada isso significa que houve alguma falha ou no processo de educar esse contato antes da abordagem comercial, ou que a abordagem está acontecendo no momento errado.
Esse tipo de objeção mostra que o lead não sabe do que se trata a sua solução.
E isso pode ocasionar problemas depois da compra, já que se o lead comprar algo que não entende completamente, pode se frustrar.
Com esse tipo de objeção, o representante comercial precisa primeiro explicar e tirar todas as dúvidas sobre a solução, inclusive enviar materiais de suporte, para então seguir com o processo comercial.
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Ceticismo
As objeções de ceticismo estão relacionadas com insegurança e desconfiança.
O lead, nesses casos, ainda não comprou a ideia e os benefícios que a solução entrega, ou pode estar “com o pé atrás” em relação à sua empresa.
O representante comercial, nessas situações, pode explorar cases e depoimentos de clientes que já utilizam o produto ou serviço, ainda mais contextualizando esses argumentos no cenário do lead.
São esses resultados reais que auxiliam a contornar esse tipo de objeção.
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Real problema
Os reais problemas são aqueles relacionados a questões como preço, funcionalidades, negociações melhores com a concorrência.
Aqui, vale explorar os diferenciais competitivos da sua marca e também entender quando a objeção de fato é um impedimento para que a compra se concretize.
Reclamação real
A objeção de vendas do tipo reclamação real acontece quando o lead já teve alguma experiência ruim com a marca.
Imagine o cenário: você entra em contato com um lead, aparentemente qualificado que já foi cliente, para oferecer uma novidade.
Mas esse antigo cliente, na verdade, teve diversos problemas e reclamações.
Sem ter esse histórico em mãos, você não consegue fazer uma abordagem adaptada para a realidade do consumidor e as chances de falhar são muito grandes.
Por isso ter o histórico em mãos é tão importante, para preparar a comunicação da melhor forma.
Deal breaker
Esse tipo de negociação é a que normalmente encerra a negociação comercial.
Estão entre elas: a falta de poder aquisitivo, o timing errado ou algum outro fit importante que não se encaixa.
É importante que o representante comercial consiga ter a maturidade de entender esse tipo de objeção e abra mão de uma negociação que só se tornará perda de tempo.
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Por que é importante saber lidar com objeções?
Entre as habilidades que separam bons vendedores de ótimos vendedores está a capacidade de contornar as objeções de vendas.
Saber ouvir, entender o perfil do seu contato e explorar a argumentação da forma certa faz com que o trabalho do vendedor se destaque, que os leads avancem no funil e que um maior número de oportunidades de negócio seja fechado.
Por que e como as objeções surgem no processo de vendas?
As objeções de venda fazem parte de um processo comercial, pois o consumidor precisa se sentir confortável de que está fazendo a melhor escolha e de que sairá satisfeito depois da compra.
Criar uma matriz é o que faz com que as objeções de vendas sejam sanadas corretamente, com que os novos representantes sejam treinados e que os clientes saiam mais satisfeitos com o processo.
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O que é uma matriz de objeções?
A matriz de objeções é uma ferramenta visual que auxilia no processo comercial.
Ela é uma forma de mapear as principais objeções apresentadas pelos leads da sua marca, entender o que essas objeções realmente significam, além de organizar como os vendedores devem agir quando cada questão surgir.
Como montar uma matriz de objeções?
A matriz de objeção pode ser criada de forma visual, em uma planilha ou em algum software de vendas que ofereça essa função.
Para montar a sua própria matriz de objeção, facilitar o trabalho da equipe comercial e melhorar os resultados financeiros da empresa, siga esse passo a passo:
Mapeie os tipos de objeções que você enfrenta
O primeiro passo é entender quais são os tipos de objeções apresentados pelos leads que você e sua equipe abordam.
Isso fará com que você encontre padrões.
Descreva em uma frase a objeção em questão
As objeções, mesmo que relacionadas a um mesmo problema apontado pelos leads, podem aparecer de diferentes formas.
Para auxiliar o vendedor, escreva na matriz uma frase que simbolize cada tipo de rejeição.
Por exemplo, uma objeção de problema real relacionada ao poder aquisitivo pode ser “Não tenho dinheiro”.
Classifique a objeção com os tipos de objeções identificadas acima
Se recorda dos tipos de objeção?
Cada contato também deve ser classificado dentre os tipos apresentados.
Isso enriquecerá o histórico do lead e auxiliará o vendedor a ter acesso a todos os dados e objeções já levantadas em uma próxima abordagem.
Explique o porquê dessa objeção
Quanto mais detalhes de cada abordagem, melhor.
Então, recomendamos que você inclua as explicações do porquê e como essas objeções apareceram, pois isso pode auxiliar com insights e análises futuras.
Em qual momento do processo de vendas surgiu a objeção
O momento de surgimento de objeção na conversa também é interessante de ser apontado na matriz, pois assim o vendedor pode se antecipar e preparar para o próximo passo.
Como contornar essas objeções
Você vai incluir também — e esse é um dos passos mais importantes — como o representante comercial deve contornar cada um desses tipos de objeções.
De preferência, você pode criar um passo a passo ou mesmo um fluxo com diferentes caminhos, de acordo com como o lead reage a cada argumentação do vendedor.
Descreva as etapas do seu processo
Com essas etapas anteriores em mãos, você conseguirá descrever todas as etapas do processo comercial, todas as abordagens necessárias e as objeções relacionadas a cada uma delas.
Explore ferramentas visuais para que os vendedores possam se antecipar e entender as motivações, os timings que as objeções costumam aparecer e os caminhos que ele pode seguir.
Escreva qual o seu discurso para contornar essas objeções
As explicações e investigações mais aprofundadas são importantes, mas durante a abordagem comercial o vendedor precisa ter um direcional rápido para contornar as objeções.
Por isso, inclua na matriz como ele deve montar a argumentação para contornar as objeções e conseguir continuar a comunicação com aquela oportunidade de negócio.
Conclusão
Se sente mais preparado para criar a sua matriz de objeções e melhorar o trabalho do seu time?
As objeções de venda fazem parte desse trabalho, mas com preparo, técnicas e padronização, contorná-las será muito mais fácil!
Continue sua leitura e deixe sua matriz ainda melhor com a leitura do post: “As Objeções de Vendas que Fazem todo Vendedor Tremer na Base — E como Contorná-las”.
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